Definião de CRM. Gestão de Relacionamento com o Cliente

By 1 de janeiro de 2017CRM, Integração, Zoho CRM

Gestão de relacionamento com clientes (CRM) é um termo que se refere as práticas, estratégias e tecnologias que as empresas utilizam para gerenciar e analisar as interações com clientes e dados em todo o ciclo de vida do cliente, com o objetivo de melhorar as relações comerciais com os clientes, auxiliando na retenção de clientes e impulsionando o crescimento das vendas. Os sistemas de CRM são projetados para compilar informações sobre os clientes através de diferentes canais, o que poderia incluir o site da empresa, telefone, chat, mala direta, materiais de marketing e mídias sociais. Um sistemas de CRM também pode dar informações detalhadas para as equipes focadas no relacionamento com o cliente, obtendo todas as informações pessoais, histórico de compras, a compra de preferências, necessidades e preocupações do cliente.

Softwares de CRM
Os Software de CRM consolidados armazenam as informações dos clientes e documentos em um único banco de dados para que os utilizadores do software possa acessar com facilidade e gerenciar mais informações centralizadas. Outras principais funções de um software de CRM incluem a gravação de várias interações com o cliente (por e-mail, telefonemas, mídias sociais ou outros canais, dependendo das capacidades do sistema), automatizando vários processos de fluxo de trabalho como tarefas, calendários e alertas, e dando aos gerentes a capacidade de rastrear o desempenho e a produtividade baseada na informação registada no sistema.

Características comuns de um software CRM incluem:

Automação de marketing: Ferramentas de CRM com capacidades em automatizar o marketing de uma empresa, automatizam tarefas repetitivas para aumentar a dedicação do marketing direcionando o foco no clientes em diferentes pontos do ciclo de vida das vendas. Por exemplo, como a entrada de informações relevantes no CRM, o sistema pode automaticamente comunicar-se com o cliente, enviando materiais de marketing, normalmente via e-mail ou por comunicação nas redes sociais, com o objetivo de transformar um lead em uma negociação em potencial, permitindo que a ferramenta trabalhe para você nesse momento.

Automação da força de vendas :  Também conhecido como gerenciamento da força de vendas, a automação da força de vendas existe para evitar o retrabalho e esforços entre um vendedor e um cliente. Um sistema de CRM pode ajudar uma empresa a conseguir isso através do rastreamento automático de todos os contatos, organiza-lo, categoriza-los, e evitar que desperdícios com leads desqualificados. Um sistema de CRM que se preze, está apto a facilitar a venda desde o primeiro contato com o cliente, automatizando todo os processos da negociação, propostas e até mesmo os contratos.

Automação do call-center: Projetado para reduzir os aspectos tediosos de trabalho de um agente de call center, a automação pode incluir os áudios pré-gravados que auxilia os clientes a as equipes de resolução de problema a disseminação da informação. Várias ferramentas de software existem hoje para que se integre com os software de CRM para lidar com as solicitações dos clientes, a fim de reduzir o tempo de chamadas e simplificar os processos de atendimento ao cliente.

Tecnologia de geolocalização, ou serviços baseados em localização: Alguns sistemas de CRM incluem a tecnologia que podem criar campanhas de marketing geográficas com base em localizações físicas dos clientes, por sua vez, é necessário a integração com aplicativos populares de GPS baseados em localização. A tecnologia de geolocalização também pode ser usado como uma ferramenta de gerenciamento de rede e contato a fim de encontrar as oportunidades de vendas com base no local.

O mercado de tecnologia CRM
Os quatro principais fornecedores de sistemas de CRM são Salesforce.com , Microsoft , SAP e da Oracle . Outros fornecedores são populares entre as pequenas e as empresas do mercado médio, mas estes quatro tendem a ser a escolha de grandes corporações.

Um CRM instalado localmente em um servidor físico, priorizam e necessitam de uma administração, controle, segurança e manutenção do banco de dados e informações dentro da própria empresa. Com esta abordagem, a empresa adquire licenças de uso para os servidores, ou utilizam softwares de CRM opensource, em vez de comprar assinaturas anuais. Esses software locais são isntalados nos próprios servidores da empresa e o usuário e a empresa assumem os riscos e custo de qualquer atualização, geralmente, exige um processo de instalação prolongada para integrar e implementar plenamente os dados de uma empresa em um CRM personalizado. As empresas com necessidades de CRM muito complexos pode se beneficiar sobre uma implantação local.

Com CRM baseado em nuvem – também conhecido como SaaS (software-as-a-service) ou CRM on-demand – os dados são armazenados em uma rede externa, remoto que os funcionários podem acessar a qualquer hora, em qualquer lugar há uma Internet conexão, por vezes, com um prestador de serviços de terceiros supervisionam a instalação e manutenção. Recursos de implantação de nuvem ´[e rápido ou quase imediato comparado com instalações locais, relativamente fácil para a empresas com necessidades ou recursos tecnológicos avançados porém limitados.

As empresas podem considerar um CRM baseado em nuvem como uma opção mais rentável. Fornecedores como Zoho.com e Salesforce.com oferecem aos utilizadores uma base de assinatura possibilitando a opção de pagamentos mensais ou anuais.

CRM Open source oferecem o código fonte disponível para o público, permitindo que as empresas façam alterações sem custo para as personalizações dos seus negócios. Sistemas de CRM de código aberto também permitem a adição e personalização de ligações de dados de canais de mídia social, auxiliando as empresas que procuram melhorar o CRM com as práticas sociais. Fornecedores como a SugarCRM são escolhas populares no mercado de código aberto.

A aquisição de qualquer destes métodos de implantação de CRM depende das necessidades de negócios, recursos e metas da empresa, uma vez que cada um tem diferentes custos associados a ele.

Trends
Tradicionalmente, as práticas de admissão de dados para sistemas de CRM têm sido da responsabilidade dos departamentos de vendas e marketing, bem como agentes de T.I. Equipes de vendas e de marketing necessitam da captação de leads e acompanhamento das informações em todo o ciclo de vida do cliente e a equipe de suporte ao cliente reúne os dados, faz a revisão dos registros de histórico dos cliente através de solicitações de serviços e interações do cliente com o suporte.

No auge das mídias sociais e a proliferação de dispositivos móveis fez com que os fornecedores de CRM, para melhorar as suas ofertas incluiram novos recursos que atendem a clientes que utilizam estas tecnologias.

CRM Social refere-se a empresas que adquirem clientes diretamente através de plataformas de mídia social como Facebook , Twitter e LinkedIn. A mídia social apresenta um fórum aberto para os clientes compartilharem experiências com uma marca, dando a possibilidade aos clientes comprarem, se queixarem e até mesmo solicitarem suporte através das redes sociais conectadas com o CRM.

Para agregar valor a interações com clientes nas redes sociais, as empresas usam várias ferramentas que monitoram conversas sociais, de menções específicas de uma marca para a frequência de palavras-chave utilizadas, para determinar o seu público-alvo e quais plataformas que utilizam. Outras ferramentas são projetadas para analisar o feedback de mídia social e as consultas dos clientes e endereços em questões. As empresas estão interessadas em captar sentimentos como a probabilidade de um cliente em recomendar os seus produtos de satisfação geral do cliente, a fim de desenvolver estratégias de marketing e de serviços baseadas nas ações dos clientes. As empresas tentam integrar dados de CRM Social, com outros dados de clientes obtidos de vendas ou departamentos de marketing a fim de obter uma visão única do cliente.

Outra maneira de agregar valor com um CRM Social com as empresas e clientes é a criação de comunidades, onde os clientes postam comentários de produtos e pode se envolver com outros clientes para solucionar problemas ou produtos de pesquisa em tempo real. Comunidades de clientes pode prestar serviço ao cliente de baixo nível para certos tipos de problemas e reduzir o número de chamadas da central de suporte. Uma Comunidades de clientes pode beneficiar as empresas, fornecendo idéias para novos produtos ou feedback sem a necessidade de as empresas recorrerem a grupos de feedback.

CRM Mobile – As aplicações de CRM construído para smartphones e tablets – Está se tornando um ponto crucial para os representantes de vendas e profissionais de marketing que desejam acessar as informações dos clientes e executar tarefas quando não estão fisicamente em seus escritórios. CRM Mobile tira proveito dos recursos que são exclusivos para dispositivos móveis, tais como recursos de GPS e de reconhecimento de voz, a fim de melhor e servir os clientes, dando aos funcionários acesso a esta informação em movimento.

Desafios de um CRM
Para todos os avanços na tecnologia de CRM, sem a gestão adequada, um sistema CRM pode tornar-se pouco mais do que um banco de dados glorificado na medida em que as informações do cliente são armazenadas. É necessário ter uma gestão e conjuntos de dados precisos e conectado, distribuídos e organizados de modo que os usuários podem facilmente acessar as informações do que necessitam.

As empresas também luta para conseguir uma “visão única do cliente”, onde muitos conjuntos de dados diferentes podem ser facilmente acessado e organizado em um único painel ou interface para criar um ponto de vista da conta de um cliente e informações relevantes. Desafios surgem quando os dados do cliente estão divididos em vários sistemas separados ou quando os dados estão duplicadas ou desatualizado que retarda e dificulta o processo de negócios. Estes problemas podem levar a um declínio na experiência do cliente devido a longos tempos de espera durante as chamadas telefónicas, manipulação indevida de casos de suporte técnico e outras questões. Os softwares da Zoho CRM estão inclinado em oferecer soluções para todos os departamentos de uma empresa, integrando de forma nativa todas as informações de clientes sem correr os risos de duplicidade de informação.

Estudos mostram que os clientes, particularmente a nova geração de clientes, estão cada vez mais insatisfeitos com a experiência do suporte das empresas. Eles exigem múltiplas vias de comunicação com uma empresa e esperar uma interação contínua através de muitos canais diferentes, o mais popular tendem a ser conversas pela Web, aplicativos móveis e mídia social. O principal desafio de um sistema de CRM é entregar uma experiência de cliente cross-channel consistente e confiável.

As mídias sociais, por exemplo, tem sido apontado como um canal mais eficiente pelo qual os clientes podem atingir empresas e obter os problemas resolvidos ou perguntas respondidas, em vez de suportar o método tradicional de espera em uma fila de telefone ou à espera de uma resposta de e-mail. Em alguns casos, especialmente em cenários de atendimento ao cliente de alto nível, plataformas sociais podem ser integrados ao atendimento ao cliente em plataformas de CRM.

As empresas também continuam a lutar para identificar as oportunidades de vendas reais com os seus dados de clientes. Novas tecnologias de geração de leads que combinam dados de CRM com dados de terceiros de empresas e fluxos sociais também têm sido emergente para fornecer equipes de vendas e de marketing melhores perspectivas de vendas. Esses métodos funcionam muito bem, porém, é desafiador quando as empresas gastam tempo limpando os seus dados existentes para eliminar registros duplicados e incompletos.

 

fonte: http://searchcrm.techtarget.com/definition/CRM

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