Skip to main content

A inovação na indústria é o único caminho

inovação na indústria

Será que a sua empresa está precisando inovar? Entenda como a inovação na indústria é fundamental para o crescimento empresarial!

Dois mil metros quadrados, geração de aproximadamente 140 empregos diretos e um investimento de R$ 15 milhões.

Esses são os dados que descrevem a mais nova fábrica da Krona Tubos e Conexões, em Joinville (SC).

Inaugurada em 2021, ela foi criada para ser referência na Indústria 4.0, conceito que define o desenvolvimento industrial mediado por serviços de tecnologia.

A criação do espaço inovador da Krona só foi possível com o trabalho conjunto de startups, universidades, institutos e associações de tecnologia.

Juntos, eles implementaram o conceito da Indústria 4.0 na fábrica, viabilizando melhorias na performance, menos custos e mais produtividade.

Descubra os impactos da Indústria 4.0

Em Joinville, esse movimento tem ganhado força nas últimas duas décadas.

O resultado? A construção da sede da Associação Brasileira de Internet Industrial (ABII) e a criação de diversas incubadoras e centros de fomento à tecnologia.

Com todas essas transformações, a proximidade entre homem e máquina nunca foi tão grande.

Além disso, houve uma grande digitalização de processos que eram considerados muito mecânicos ou perigosos para serem constantemente desempenhados por humanos.

Por isso, hoje muitos deles são realizados por robôs, programas e equipamentos.

Inclusive, esses recursos também fornecem, em tempo real, dados que ficam armazenados na nuvem e podem ser acompanhados de qualquer lugar do mundo pela internet.

Assim, a análise dessas informações, realizada com rapidez e confiabilidade, ajuda a prever eventuais falhas e atuar preventivamente.

Dentro do contexto da chamada Quarta Revolução Industrial, as empresas precisam estar preparadas para oferecer respostas rápidas, precisas e integradas – e é aí que a tecnologia pode dar uma mãozinha!

Inovação é o presente, não o futuro

Quando falamos em “inovação na indústria”, muitas pessoas dizem que “esse é o futuro”.

Porém, a verdade é que inteligência artificial, robótica e dados já são parte do cotidiano da maioria das pessoas e das empresas… ainda que muita gente não tenha se dado conta!

De fato, a indústria 4.0, responsável por trazer todos esses elementos para dentro das fábricas, está ganhando cada vez mais espaço.

Assim, essa forma de empreender tem mudado profundamente a forma como armazenamos e trocamos dados, organizamos as etapas de produção e pensamos modelos de negócios.

E não é sem razão: a aplicação desse conceito realmente aumenta a produtividade de maneira significativa, tanto pela maior eficiência no uso de recursos como pela produção em larga escala.

Além disso, esse modelo amplia a cooperação entre a área de produção e a áreas de tecnologia de informação (TI).

Atualmente, os processos inovadores estão presentes em empresas de todos os segmentos: alimentos, peças, construção civil, petróleo, entre outros.

Inclusive, de acordo com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), a implementação da Agenda Brasileira para a Indústria 4.0 deve reduzir as despesas em, pelo menos, R$ 73 bilhões/ano no país!

Isso é possível não apenas por causa dos ganhos de eficiência, mas pela redução de despesas relacionadas com manutenção de máquinas e consumo de energia.

Afinal, essas tecnologias permitem atuar preventivamente nos cuidados com o maquinário, além de otimizar a energia da forma mais inteligente possível.

Vale lembrar que um sintoma comum de que está faltando inovação na indústria é quando os gestores não conseguem visualizar dados e ações realizadas na empresa de forma completa e precisa.

Por fim, a ausência de uma comunicação centralizada é sempre um sinal de alerta para a produtividade de qualquer empresa.

Então… será que a sua empresa está precisando inovar?

Tecnologias que promovem inovação na indústria

Conheça as tecnologias da Indústria 4.0 que são responsáveis por inovar os ambientes corporativos:

Inteligência artificial
É a aplicação de técnicas de lógica e aprendizado de máquina para interpretar e analisar eventos e tendências, visando automatizar e apoiar decisões inteligentes na empresa.

Computação em nuvem
A computação em nuvem permite acesso remoto, via internet, a programas, bancos de dados, arquivos em todos os formatos e diversos outros serviços.

Assim, esse recurso reduz os investimentos em equipamentos e equipes de suporte.

Big data
É uma abordagem que para armazenar e analisar grandes quantidades de dados complexos, usando-os para resolver problemas com mais inteligência.

Mediado por programas baseados em estatística e aprendizagem de máquina, esse recurso processa as informações com mais rapidez e precisão que um humano.

Cyber segurança
É o conjunto de estruturas de hardware e software criados para proteger as informações de ameaças enquanto os dados são processados, armazenados e transportados em rede.

Internet das Coisas
Se refere a objetos do cotidiano (como eletrodomésticos, meios de transporte e acessórios) que estão conectados a celulares e computadores, passando a transmitir dados por meio de Wi-Fi, Bluetooth e sensores.

Robótica 
Descreve dispositivos que agem de forma total ou parcialmente autônoma, interagindo com pessoas ou com seu ambiente, enquanto modificam seu comportamento com base em dados.

Manufatura digital
É o uso de um sistema integrado que simula e visualiza estruturas 3D de forma colaborativa.

Manufatura aditiva
Consiste em fabricar peças sobrepondo camadas de plástico, metal e outros materiais em uma impressora 3D, a partir de um desenho digital, criado em programas de modelagem tridimensional.

Integração de sistemas
União de diferentes sistemas e aplicações para que trabalhem de forma coordenada, trocando informações.

Sistemas de simulação
Descreve o uso de computadores e técnicas que geram modelos digitais para descrever a interação complexa entre diversas variáveis, imitando processos do mundo real.

Digitalização
Consiste no uso de tecnologias digitais para transformar processos de produção, de desenvolvimento de produtos e/ou modelos de negócios.

Descubra mais sobre as novidades da indústria 4.0 

Como a CRM7 promove a inovação na indústria

Fundada em 2011, nossa empresa se orgulha em já ter nascido com um espírito tecnológico.

De fato, ele foi o grande responsável pela nossa alta performance e por ajudar tantos clientes a tornar seus processos escaláveis, melhores e mais rápidos.

Assim, nos alegramos em implementar soluções inteligentes para gestão de tarefas, projetos, pessoas, finanças e clientes (CRM) por meio da tecnologia Zoho!

Nossos serviços ajudam gestores ocupados a administrarem seus negócios de forma integrada, reduzindo custos e ampliando oportunidades.

Além disso, temos um novo escritório em Joinville, o maior polo industrial de Santa Catarina!

Inclusive, ele está localizado dentro do Ágora Tech Park, um espaço criado especialmente para ser um um ecossistema de inovação, tecnologia e empreendedorismo.

Dessa forma, promovemos a inovação na indústria unindo o melhor da tecnologia indiana com a criatividade brasileira!

Por isso… que tal deixar a gente transformar o seu negócio?

Conheça o novo escritório da CRM7 em Joinville

Close Menu