Inteligência Artificial – Os CRMs podem ajudá-lo a identificar desvios e permanecer no caminho certo, usando machine learning – é uma área da ciência da computação que permite automatizar respostas ao usuário a partir de inteligência artificial e big data..
Todo relatório de negócios é constituído por uma montanha-russa de tendências. Seus números de vendas, marketing ou receita raramente serão consistentes em todos os aspectos; altos e baixos fazem parte do negócio. Se você conseguiu fechar negócios X no mês passado, a esperança de fechar mais negócios X é ambiciosa, mas idealista, enquanto espera fechar algo em torno de negócios N é persistente e realista. Você, como empresa, deve tentar estabelecer expectativas que atinjam o equilíbrio entre as duas.
Desde que uma métrica tenha um desempenho acima ou abaixo da média mediana, chamamos de normal, porque esse padrão é permitido e natural. No entanto, as montanhas-russas têm um ponto alto e baixo fixo, além do qual uma viagem não pode ir. Da mesma forma, as empresas precisam definir o quão alto uma métrica pode subir e quão baixa ela pode chegar – os pontos além dos quais qualquer aumento ou queda será considerado uma anomalia.
O que é uma anomalia?
Uma anomalia é qualquer desvio do que é considerado normal, esperado ou padrão. Quando 600 dos e-mails que você enviou ontem à noite foram devolvidos, e a taxa de rejeição dos últimos e-mails enviados foi entre 163 e 319, isso é uma anomalia; a diferença é muito grande para ser permitida.
Uma anomalia também não precisa necessariamente ser ruim. Se o seu ROI de um determinado AdWord for extremamente alto neste mês em comparação ao que você ganhou no mês anterior, isso também é uma anomalia.
Quando ocorre uma anomalia, seu gráfico se inclina repentinamente em uma direção, destacando-se da tendência atual. É importante que as empresas identifiquem essas anomalias e investiguem suas causas e efeitos, a fim de impedir ou recriá-las no futuro.
Anomalias no CRM
Quase todas as empresas modernas usam um CRM para gerenciar suas atividades de vendas diárias. O CRM é um repositório sofisticado e sempre crescente de grandes volumes de dados, que pode convidar anomalias regularmente. Se sua empresa usa relatórios para analisar, revisar e melhorar o desempenho individual de funcionários, produtos, serviços, campanhas e anúncios, você certamente já encontrou anomalias agora.
No entanto, com que frequência você vê uma anomalia acontecer de antemão? Risque isso – com que frequência você os vê quando eles acontecem? Um dos principais obstáculos que as empresas com CRMs desatualizados enfrentam é a falta de uma funcionalidade dedicada para ajudá-los a lidar com anomalias. A identificação manual de anomalias pode custar horas de produtividade e atrasar sua corrida para controlá-la. Quando seu plano não está funcionando como você pretende, você deve orientá-lo de volta aos trilhos, antes que as coisas saiam do controle.
A inteligência artificial é a chave
A inteligência artificial está avançando no mundo da tecnologia, ajudando as empresas a resolver problemas complexos e automatizar tarefas mundanas e trabalhosas. As soluções baseadas em IA estão sendo rapidamente incorporadas pelos setores e os fornecedores de CRM não são estranhos a essa tendência. Entre a infinidade de oportunidades que a IA oferece, a detecção de anomalias é a proposta. Quão grande seria se o seu CRM fosse inteligente o suficiente para ajudá-lo a ficar um passo à frente no tratamento de anomalias?
A aprendizagem de máquina é a arte de ensinar uma máquina a realizar uma tarefa sem nenhuma intervenção humana, por meio de observação, análise e prática. Quando você fornece dados históricos, treinamento e regressão suficientes, seu CRM pode aprender sobre anomalias e detectá-las, economizando tempo, recursos e reputação – exatamente assim. Com o tempo, o algoritmo de detecção se torna mais preciso por tentativa e erro, tornando a IA uma alternativa cada vez mais eficiente para a detecção manual.
IA preditiva para permanecer proativo
A IA apresenta uma lista interminável de possibilidades para resolver problemas. Quando você pode ensinar um software a detectar anomalias à medida que elas acontecem, por que não ensiná-lo a prever antes que elas aconteçam? É isso que CRMs poderosos, como o Zoho CRM, oferecem – uma ferramenta inteligente de previsão que cria um estudo abrangente de suas tendências históricas, para fazer previsões informadas sobre tendências futuras.
A IA preditiva permite que você tome decisões proativas que ajudam a controlar as anomalias futuras, potencialmente minimizando ou capitalizando-as no momento certo. Se você prevê uma queda na conversão de leads, pode criar rapidamente um catalisador para aumentar seus números antes que a anomalia ocorra. Portanto, a IA preditiva permite que você se prepare com antecedência para lidar com anomalias, ajudando você a sempre seguir a tendência.
Como a IA faz isso?
A inteligência artificial requer dados robustos para trabalhar. Quando você preenche seu CRM com dados abrangentes e de qualidade, sua IA pode fazer previsões a partir de qualquer lugar. Embora toda IA seja alimentada com um extenso conjunto de dados de treinamento antes de sua implantação, são seus dados internos que personalizam a base de conhecimento da IA para você. Depois que a IA tiver acesso às tendências históricas da sua empresa, como a conversão de leads, o encerramento de tarefas e as chamadas eliminadas, poderá fazer previsões bastante precisas de onde essas tendências estão indo em seguida.
Toda anomalia tem certos atributos, alguns dos quais são mais comuns que outros. Agora, sempre que a IA detectar um cenário que se assemelha a uma anomalia, também será marcada como uma anomalia em potencial. Com o tempo, essa previsão se torna mais precisa por tentativa e erro.
Assistentes inteligentes
Detectar anomalias quando elas ocorrem e prevê-las antes que elas ocorram é uma façanha tremenda da IA, mas de que servem se você não as ouvir a tempo? É por isso que é importante ter um assistente digital baseado em IA que possa alertá-lo sempre que uma anomalia aparecer.
O Zia, juntamente com o Zoho CRM, é um desses assistentes inteligentes que podem ajudá-lo a manter-se atualizado sobre qualquer anomalia que se insinue no seu processo de negócios. Isso pode ser útil para usuários móveis que estão fugindo, para serem notificados instantaneamente sobre desvios urgentes. Como você pode ver, quando todo o processo de detecção, previsão e notificação é automatizado por um assistente inteligente, as empresas podem se concentrar livremente em encontrar maneiras de controlar anomalias, em vez de desperdiçar seus recursos em encontrá-las.
Adote hoje um CRM rico em IA!
Se várias chamadas de vendas foram interrompidas este mês, quando você gostaria de saber mais sobre elas? No relatório mensal de vendas ou quando as quedas aconteciam, em tempo real? Aqui está uma escolha melhor – que tal uma semana antes de eles acontecerem? Inteligência artificial não é a próxima grande novidade, porque ela já é. A IA pode fazer muito mais do que detectar anomalias; eles podem ser um assistente geral para suas atividades comerciais. Zoho CRM, para sua avaliação.
Escrito por Akilan S,
Product Marketer na Zoho Corp.
Fonte: https://www.zoho.com/crm/blog/anomaly-detection.html