Os dados de seus clientes são bem valiosos para ficarem espalhados por aí. São muitos e-mails, bloco de notas e arquivos de textos. Logo, é fundamental o uso de um CRM que possa tornar as informações centralizadas e faça com que o acesso a elas seja mais ágil — fator que possibilita que o time venda com rapidez.
No momento, existem inúmeras organizações (independente de seu porte) que encaram um desafio um tanto quanto complexo quando o assunto se refere a gerenciar dados de clientes em sistemas de CRM.
Tais informações podem ser encaradas como ações difíceis de ser gerenciadas, assim como são um dos itens de grande valor para uma empresa.
Logo, para lidar com o gerenciamento de dados de clientes é fundamental adotar o uso de um sistema de CRM. Quer saber o porquê e como? Basta continuar com a gente neste post! Saiba mais a seguir.
Por que é importante centralizar dados de clientes em sistemas de CRM?
Inúmeras organizações visando à redução de riscos, bem como a minimização das falhas, e com a finalidade de obter maior controle sobre as informações de seus clientes, passaram a recorrer à transformação digital.
Então, contar com uma excelente abordagem estratégica que seja capaz de centralizar e organizar esses dados, é o que toda empresa precisa.
E, se você for pensar logicamente, vai chegar à conclusão de que deter tais informações fazê-las trabalhar a favor de seu crescimento profissional e reduzir risco de falhas, é um quesito essencial.
Isso porque, devido à rotina (que exige muito) de sua equipe de vendas, seu time sempre se encontra ocupado.
Desse modo, pense bem em quanto tempo o time vai levar com a organização dos dados, procurando de informações de certos clientes — esse tempo empreendido significa deixar de lucrar.
Assim, é indispensável organizar e centralizar dados de clientes em sistemas de CRM. Pois, ao fazer isso, vai ser possível obter:
- Rapidez e maior acessibilidade a toda carteira de clientes;
- Facilidade para ter acesso às informações em qualquer lugar;
- Relatórios personalizados, completos e transparentes a todos de seu time.
Como efetuar uma boa gestão de dados e informações de seus clientes pelo CRM?
Uma das questões que mais desafiam quanto ao gerenciamento de informações da carteira de clientes se refere ao fato de saber estruturar esses dados corretamente.
Ao tocarmos mais uma vez no assunto tecnologia, vale destacar a importância em sempre possuir em uma planilha, um backup atualizado de seus clientes.
Afinal de contas, é necessário ficar a par da jornada de compra de cada cliente — uma vez que o prospect pode apresentar mudanças com relação ao funil de vendas. E, é impossível acompanhar essa jornada sem o uso da tecnologia.
É nesse momento que entra em cena o CRM. Com ele, fica assegurado que nada vai ser perdido ao longo do caminho. Além disso, não existirá perda de tempo ao montar relatórios e tabelas.
De forma geral, o uso de um CRM vai viabilizar uma solução automática para promover a coleta e o gerenciamento da cartela de dados de todos os clientes.
Reunimos alguns tópicos com o intuito de auxiliar você e seu time de vendas a colocar em prática uma gestão correta dessas informações valiosas. Confira:
Estímulo e foco quanto à adoção do CRM
A implementação de uma estratégia de CRM, para algumas empresas, é encarada como uma ação difícil de ser executada.
E é importante destacar que essa falha não tem apenas um motivo, pois a falta de comprometimento do time é um dos fatores que mais contribuem para tal falha.
Como a adoção de um sistema CRM não é algo fácil de ser implementado em toda organização, torna-se necessário empregar medidas contínuas e disciplinadas a respeito dos treinamentos para as equipes aprendam a utilizar o software.
Quanto ao estímulo, é muitíssimo justo empreender em campanhas com a finalidade de incentivar os colaboradores da empresa, divulgando que aqueles vendedores que conseguirem preencher no CRM todos os dados de clientes, vão receber o pagamento integral da comissão.
Assim, essa ação vai fazer com que os usuários do software se empenhem quanto a coleta e registro de informações por meio da plataforma.
Utilize um CRM com muitas adaptações
Apostar todas as fichas somente na entrada de informações feita manualmente, não é uma estratégia tão confiável, pois ela é passível à falha.
Em vista disso, é de fundamental importância que o CRM de sua organização detenha integrações automatizadas a outras ferramentas.
Exemplo dessa integração é visto na utilização de uma plataforma de automação de marketing, que tende a receber os leads gerados de campanhas realizadas.
Definir o momento certo para a mudança de etapas
Qual é o momento exato para ocorrer a mudança de etapas? Ou melhor, quando o lead se encontra pronto para seguir adiante no funil de vendas?
A respeito desses questionamentos retóricos, na medida em que essa mudança de estágio acontecer, os dados dos clientes devem estar todas inclusas no CRM. E isso deve ocorrer automaticamente, sem haver necessidade de preencher a mão.
Restrições às permissões do usuário
Um bom sistema CRM deve conceder que o usuário-gestor imponha alguns limites aos demais usuários.
Como exemplo, o acesso ao funil pós-venda não precisa ser feito pelo time de SDR — Sales Development Representative.
De forma similar, após empreenderem esforços em seus leads no funil de vendas, as pessoas que fazem parte da equipe de marketing não precisam checar o pipeline de vendas.
Além do mais, para se precaver que as informações de clientes sofram alterações por terceiros, é de extrema importância organizar as permissões.
Descarte informações quando for preciso
Deve haver distinção entre a organização, coleta dos dados de clientes e empilhamento de informações.
Isso significa que nem toda a informação coletada possui grande relevância, assim como não é preciso reter todos os registros realizados.
Dessa forma, surge a necessidade em adotar uma estratégia eficaz sobre o descarte. Com ela, os dados e as iniciativas de segurança e boas práticas sempre vão estar alinhados e organizados.
Informações de clientes em benefício da empresa
De primeira, pode ser que um sistema de gestão de informações CRM e os seus processos não sejam capazes de fazer com que as vendas alavanquem.
Entretanto, um leque de possibilidades é aberto quando a forma de gerenciamento ocorre corretamente. Pois, as dores apresentadas pelos seus prospects podem ser evitadas.
Com isso, o atendimento ao cliente pode ser personalizado. Além disso, ajuda a promover a entrega do conteúdo certo na devida etapa da jornada de compra.
Então, como foi possível observar, se você e seu time utilizarem todo o conhecimento de um CRM a favor da organização, vai ser possível obter muito mais ganho no momento de prospectar, qualificar, vender e reter clientes.
Confira também: Como o CRM pode ajudar no relacionamento com os clientes?