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Conhecimento: um diferencial para poucos

By 16 de agosto de 2018Blog, CRM

Como vocês já devem ter percebido, gosto de contar algumas experiências da minha jornada, pois sei que podem agregar à você, leitor. Então lá vai mais uma:

Quando entrei para trabalhar em uma Pousada, foi para o cargo de auxiliar administrativo. Era eu e uma outra colaboradora na mesma função e um colaborador para o setor de compras. Isso era meados de abril. No final do mesmo ano, o responsável pelas compras saiu e tive que assumir juntamente com todas as funções que já estava exercendo.

Estava muito animada, cursando Administração e o que eu mais queria era aprender, então tudo o que eu podia assumir, que não comprometesse meu trabalho, ia aceitando, mesmo não sendo da minha alçada. Após alguns meses entrou uma nova gerente que teria que escolher entre eu e a outra funcionária à ficar na empresa. Como eu estava mais preparada, fui a escolhida. Recebi uma promoção e assumi o setor de Compras, e lógico, um aumento de salário.

A Pousada fazia eventos, além das hospedagens, então gastava-se muito com alimentos e bebidas. Notou-se então que esse gasto estava afetando a economia da empresa e tivemos que fazer um estudo para descobrir onde estava o gargalo. Minha gerente dizia que era dentro da cozinha, pela má manipulação e desperdício de alimentos. Eu, por estar mais tempo na casa dizia que era o preço equivocado que estavam cobrando por cardápios de alta gastronomia. Por este motivo, comecei a fazer extras de garçonete  nos eventos para que eu pudesse estar mais dentro da cozinha e avaliar o que estava ocorrendo.

Em alguns eventos já pude perceber que não era desperdício, sendo o valor do preço de venda o motivo do prejuízo. Fizemos toda a reformulação e sanamos este problema.

Essa foi uma das minhas experiências, outra delas foi quando estavam  mudando o sistema de gestão hoteleira e precisavam de alguém interno que acompanhasse a absorvesse todo o treinamento, eu me dispus. Para isso passei por todos os setores (comercial, eventos, recepção, restaurante, governança e os que eu já trabalhava e conhecia, compras, financeiro e RH).

No decorrer de um ano e meio eu sabia trabalhar em todas as áreas da pousada, com exceção da cozinha que requeria conhecimentos mais específicos.

Relatei tudo isso à vocês para que pudessem ver o quão importante para a sua função é saber sobre as demais.

A eficiência do seu trabalho só se transformará em eficácia quando você abrir a sua mente, sair da sua zona de conforto e buscar a entender a empresa como um todo. Quando você estiver apto à trabalhar em qualquer setor da organização, você será indispensável. Conhecimento é um diferencial para poucos.

 

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