Skip to main content

Conhecimento: um diferencial para poucos

By 16 de agosto de 2018agosto 21st, 2018Blog, CRM

Como vocês já devem ter percebido, gosto de contar algumas experiências da minha jornada, pois sei que podem agregar à você, leitor. Então lá vai mais uma:

Quando entrei para trabalhar em uma Pousada, foi para o cargo de auxiliar administrativo. Era eu e uma outra colaboradora na mesma função e um colaborador para o setor de compras. Isso era meados de abril. No final do mesmo ano, o responsável pelas compras saiu e tive que assumir juntamente com todas as funções que já estava exercendo.

Estava muito animada, cursando Administração e o que eu mais queria era aprender, então tudo o que eu podia assumir, que não comprometesse meu trabalho, ia aceitando, mesmo não sendo da minha alçada. Após alguns meses entrou uma nova gerente que teria que escolher entre eu e a outra funcionária à ficar na empresa. Como eu estava mais preparada, fui a escolhida. Recebi uma promoção e assumi o setor de Compras, e lógico, um aumento de salário.

A Pousada fazia eventos, além das hospedagens, então gastava-se muito com alimentos e bebidas. Notou-se então que esse gasto estava afetando a economia da empresa e tivemos que fazer um estudo para descobrir onde estava o gargalo. Minha gerente dizia que era dentro da cozinha, pela má manipulação e desperdício de alimentos. Eu, por estar mais tempo na casa dizia que era o preço equivocado que estavam cobrando por cardápios de alta gastronomia. Por este motivo, comecei a fazer extras de garçonete  nos eventos para que eu pudesse estar mais dentro da cozinha e avaliar o que estava ocorrendo.

Em alguns eventos já pude perceber que não era desperdício, sendo o valor do preço de venda o motivo do prejuízo. Fizemos toda a reformulação e sanamos este problema.

Essa foi uma das minhas experiências, outra delas foi quando estavam  mudando o sistema de gestão hoteleira e precisavam de alguém interno que acompanhasse a absorvesse todo o treinamento, eu me dispus. Para isso passei por todos os setores (comercial, eventos, recepção, restaurante, governança e os que eu já trabalhava e conhecia, compras, financeiro e RH).

No decorrer de um ano e meio eu sabia trabalhar em todas as áreas da pousada, com exceção da cozinha que requeria conhecimentos mais específicos.

Relatei tudo isso à vocês para que pudessem ver o quão importante para a sua função é saber sobre as demais.

A eficiência do seu trabalho só se transformará em eficácia quando você abrir a sua mente, sair da sua zona de conforto e buscar a entender a empresa como um todo. Quando você estiver apto à trabalhar em qualquer setor da organização, você será indispensável. Conhecimento é um diferencial para poucos.

 

Close Menu