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Construindo uma estrutura de marketing digital para sua organização

By 25 de julho de 2019julho 30th, 2019Blog, Marketing

 A palavra, tecnologia, evoca imediatamente muitas imagens – um vôo espacial, um primeiro transplante de coração ou até mesmo linhas de código aparentemente intermináveis ​​-, mas certamente não uma pedra de sílex que lascou o hard rock para fazer uma ponta de flecha para nossos ancestrais pré-históricos. Para aqueles na Idade da Pedra, porém, isso era literalmente tecnologia de ponta.

 

Com a ajuda da tecnologia, o século 21 inaugurou uma era que era uma mudança da era industrial existente. Uma era feita não de porcas e parafusos, mas de uns e zeros. Essa era revolucionária afetou todos os aspectos da sociedade, da cultura, da economia e, é claro, do marketing. Bem-vindo à era digital.

 

O marketing existe desde que os humanos queriam se envolver na troca de idéias e artigos , mas o que mudou desde o surgimento da era digital, e devemos levar a onda digital a sério? Estas são perguntas válidas.

 

Vamos abordar a segunda questão primeiro. No momento em que escrevo este post, a  eMarketer prevê que, em 2019, os anunciantes gastarão US $ 20 bilhões a mais em canais digitais globalmente do que os canais tradicionais, como o impresso e a TV. Este número só é previsto para aumentar junto com o número de usuários na internet.

 

Não se trata apenas de marketing diretamente para o consumidor. A lista de canais em crescimento da eMarketer coloca a Microsoft LinkedIn em quarto lugar. A era digital também está moldando a maneira como encaramos o marketing business-to-business também! Ignorar os canais de marketing digital significaria cortar uma enorme quantidade de futuros clientes.

 

O que mudou?

Voltando à primeira questão, para qualquer negócio – e isso inclui empresas especializadas como firmas de consultoria de tecnologia – o que mudou é que a principal plataforma de interação com um cliente ou lead potencial se tornou a internet. Isso significa que o endereço da Web de uma empresa, por padrão, se torna sua vitrine.

 

 Este artigo é uma abordagem qualitativa para ajudar as empresas a pensar sobre marketing digital agora e no futuro. Estamos cientes de que este artigo pode não ser totalmente relevante para os parceiros que já são adeptos do marketing digital, mas ofereceria um ponto de partida e uma maneira estrutural de pensar sobre marketing digital para aqueles que ainda não o fizeram.

 

 Também estamos cientes do outro lado do impulso para o digital – seria um milagre se um leitor casual não recebesse uma lista sobre “10 maneiras de abordar o marketing digital”. Mas é improvável que 10 maneiras sejam adequadas para o marketing digital. toda organização. Pode levar à homogeneidade em um mercado onde a ideia é se destacar.

 

Data é o novo melhor amigo do profissional de marketing

Ao contrário do marketing outbound tradicional, quase tudo na internet pode ser rastreado – visitas ao website (tráfego), sessões de usuários, taxas de rejeição, análise de palavras-chave, análise de conteúdo, engajamento nas mídias sociais e muito mais. O marketing digital está agora mais profundamente ligado ao crescimento de uma organização do que nunca.

 

A análise desses dados fornece um feedback imediato sobre o desempenho de uma campanha de marketing. Isso oferece espaço para experimentar novos formatos, pois cada um deles pode ser rastreado e analisado a partir de um nível micro, e o sucesso e o crescimento não são mais um conceito abstrato, mas são tangíveis. Os dados também atuam como eliminadores – se algo não funcionar, a correção do curso pode ser rápida e os gastos podem ser mais prudenciais.

 

Essa é a mudança fundamental que aconteceu no marketing – uma mudança em direção a dados, mensuração e responsabilidade. Uma mudança que agora faz os profissionais de marketing usarem os lados esquerdo e direito do cérebro igualmente.

 

Métricas – Pode ser avassalador no começo, mas a chave para nadar com sucesso em um mar de dados é saber o que é fundamental para o seu negócio e o que precisa ser medido.

 

Um bom lugar para começar seria o que John Doerr, o bem-sucedido capitalista de risco por trás da Amazon e do Google,  chama OKRs ou Objetivos e Principais Resultados. Isso significa obter uma única métrica, analisar suas implicações e definir metas. Então você está no seu caminho.

 

O conteúdo é o ímã constante do cliente 

Fizemos um pequeno estudo dos sites da cobiçada consultoria Big Four e descobrimos que a criação de conteúdo para uma empresa de consultoria não é um mero exercício. Em vez disso, é a base de como eles interagem com seus clientes atuais e futuros.

 

A melhor maneira de demonstrar expertise, que é a base para um consultor, é criar confiança através do conteúdo. Se você olhar para os sites da empresa de consultoria acima mencionados, seu conteúdo varia de forma – artigos longos, relatórios do setor, vídeos e depoimentos.

 

Aqui vemos uma mudança na forma como as organizações fazem marketing de conteúdo. Não se trata muito de capturar atenção – é mais sobre estabelecer confiança. Assim, o conteúdo criado deve ser útil.

 

O que não mudou? 

Canais podem ir e vir, mas o que nunca muda no foco do cliente no marketing . Com o cliente firmemente afixado no centro, podemos começar a propor uma estrutura de marketing digital simples.

Vamos chamar de PACTO, e esperamos que ele tenha um impacto positivo em todas as suas iniciativas de marketing digital, independentemente do canal.

 

Perfil ou conheça seu cliente

 

Analisar canais

 

Crie conteúdo

 

Acompanhe continuamente 

 

Perfil

Descobrir quem é seu cliente dependeria de vários fatores. As chances são de que pode não haver apenas uma persona do cliente para os serviços oferecidos pela sua empresa.

Usar a pesquisa para definir seu cliente por meio de atributos, interesses, histórico, percepção digital e metas é o primeiro passo ideal. Um perfil de cliente típico seria algo como isto.

Analisar

 Enquanto o acima é apenas uma persona inicial, uma persona de cliente mais detalhada teria dados mais ricos para analisar. Mas esses dados nos levam diretamente ao nosso próximo passo, que é descobrir qual canal digital serviria para esse cliente e qual conteúdo atrairia a persona.

 Para o Sr. Adams, poderia ser um longo artigo na Classic Car Magazine, respondendo a perguntas relacionadas em fóruns sobre carros ou até mesmo um anúncio contextual em um boletim informativo sobre automóveis.

 

 Criar

 Embora muitas pessoas possam começar a criar conteúdo imediatamente, nossa abordagem envolve evitar a criação de conteúdo até que estejamos cientes de nossos futuros clientes, seus atributos e como alcançá-los. Nesse estágio, também estamos contextualmente prontos porque conhecemos o cliente o suficiente para determinar o tom do conteúdo criado e dos canais para distribuir.

 

 Track

Criamos essa estrutura com base na diferença fundamental que acompanha o marketing digital: a capacidade de rastrear uma grande quantidade de dados, extrair análises significativas e dimensionar suas campanhas.

O framework PACT não é um modelo linear, mas um loop de reforço que pode ser dimensionado para qualquer um dos canais de marketing digital em voga. Embora seja universal, quando aplicado no contexto do negócio, é obrigado a fornecer resultados exclusivos.

Com uma estrutura em vigor, o marketing digital não é mais uma atividade que só “precisa ser feita” – agora é uma vantagem estratégica.

Sinta-se à vontade para nos contar seus pensamentos sobre este post ou sobre como você aborda o marketing digital em sua organização nos comentários abaixo

Fonte: https://www.zoho.com/partners/blog/building-a-digital-marketing-framework-for-your-organiz