Skip to main content

Porque integrar um CRM e seu efeito nas vendas

By 23 de julho de 2019Blog, CRM

Ter relacionamentos sólidos com seus clientes é importante se você deseja construir um negócio estável e bem-sucedido. No entanto, o processo de aprimoramento de atendimento ao cliente pode ser bastante complexo. 

 

É aí que entram os sistemas de Customer Relationship Management (CRM), pode ser traduzido como Gestão de Relacionamento com o Cliente. Basicamente são sistemas que possuem ferramentas que possibilitam automatizar os contatos com os clientes, guardar informações sobre atividades e interações deste com a empresa.

 

Essas soluções de software servem como bancos de dados centralizados, onde você pode obter facilmente informações sobre seus leads e clientes existentes, como interações anteriores, compras recentes e transações atuais. Mas afinal, qual o efeito de um CRM nas vendas? 

 

Com o auxílio dessas ferramentas à sua disposição, você pode otimizar seu fluxo de trabalho quando se trata de interagir com seus clientes.

 

Listamos no artigo de hoje, algumas das principais justificativas para implantar um sistema de CRM e quais seus efeitos, principalmente no setor de vendas da sua empresa.

Então, por que as pessoas de vendas precisam de CRM?

Sem medo de simplificar demais, podemos dizer que os maiores desafios enfrentados pelas equipes de vendas são: 

 

  1. Como qualificar e acompanhar os leads 
  2. Como priorizar as atividades de vendas

 

No entanto, o CRM é uma ferramenta que não apenas resolve esses problemas principais. De fato, é capaz de lidar com outros problemas diversos problemas, não menos importantes.

1. Desfrute de um espaço de armazenamento seguro

O CRM ajuda os profissionais de vendas a armazenar seus contatos, oportunidades de vendas, atividades e planos programados de maneira segura e centralizada em um único local, além de ter acesso ininterrupto ao banco de dados a partir de vários locais. 

 

Dessa forma, a força de vendas tem a tranquilidade e a certeza de que seus dados não serão perdidos.

2. Planeje e gerencie o tempo como um profissional

O CRM ajuda os profissionais de vendas a otimizar suas programações diárias e priorizar tarefas para garantir que os clientes não sejam ignorados e os principais prospectos sejam contactados no prazo adequado, garantindo assim a experiência do cliente. 

 

Na verdade, o CRM otimiza o tempo de contato entre vendedores e clientes, o que consequentemente acaba gerando uma base mais qualificada, sendo que os clientes com maior potencial de venda não correm perigo de serem esquecidos. Possibilitando que os contatos tenham melhor qualidade e como consequência aumentar as vendas. 

3. Simplifique os relatórios de atividades

O CRM ajuda os vendedores a prepararem facilmente seus relatórios semanais ou mensais para gerenciamento. 

 

O processo é automatizado e transparente, podendo também ser útil para automação de marketing. Leva apenas alguns cliques para informar outras pessoas sobre quais vendas estão em andamento.

4. Mantenha-se atualizado sobre o que está acontecendo

O CRM oferece calendários compartilhados, modelos de documentos e integração de e-mail, unindo todos os membros da equipe e mantendo-os atualizados. 

 

Compartilhar padrões e processos de vendas ajuda a entender melhor o que funciona e o que não funciona. Ou seja, o pessoal de marketing pode acompanhar a força de vendas, melhorando a comunicação.

5. Planeje seus movimentos de vendas

O CRM ajuda a agilizar todo o funil de vendas, o que resulta em fechar negócios em seu pipeline de vendas e ajudar todos na equipe a atingir metas mais rapidamente. 

 

Como o processamento de pedidos e a preparação de cotações são automatizados no CRM, as equipes de vendas podem reduzir os custos de produção e aumentar a receita de vendas.

6. Reduza as tarefas administrativas

O CRM libera as equipes de vendas das tarefas burocráticas. Ele armazena detalhes de produtos e preços, aciona lembretes de atividades e leva o pessoal de vendas pelo pipeline de vendas, passo a passo.

O CRM para o setor de vendas

Em suma, unir os vendedores e o CRM pode não parecer a melhor combinação num primeiro momento, mas quanto mais tempo os dois passam juntos – mais forte se torna a atração e a interação entre eles.

 

Se adotado e usado corretamente, o CRM vai impulsionar o desempenho de qualquer equipe de vendas e ajudará não só os vendedores, como também todos os que estão envolvidos nos processos de de marketing e vendas, por exemplo:

 

  • Melhor pesquisa, classificação e qualificação leads;
  • Acompanhamento das oportunidades de vendas de forma sistemática e pontual;
  • Priorização e racionalização das atividades de acompanhamento; 
  • Aumento das taxas de alcance do alvo mais rapidamente;
  • Maior facilidade em organizar campanhas de marketing.

 

As melhorias que o CRM traz, no entanto, não vêm sem esforço, sem a compreensão e determinação do lado de seus usuários. Os representantes de vendas precisam entender unanimemente que a atualização do CRM é fundamental para o sucesso deles.

 

Além disso, as equipes de vendas precisam sincronizar suas atividades e baseá-las nas melhores práticas. Isso permitirá um melhor compartilhamento de informações e garantirá um trabalho mais eficaz com o CRM.

 

Mais ainda, as equipes devem adotar a ideia de que, registrando todas as atividades e seguindo as rotinas estabelecidas, é mais provável que atinjam suas metas de vendas. 

 

Também é importante perceber que todas as pessoas do setor de vendas vão se beneficiar muito, sendo capazes de atualizar e compartilhar as informações mais recentes sobre clientes potenciais e clientes – tudo em um lugar que é de fácil acesso.

 

Por fim, o CRM aprimora a mobilidade das pessoas de vendas, pois o banco de dados e todas as suas atividades relacionadas ao trabalho podem ser acessadas em vários dispositivos e em diferentes locais. As informações estarão disponíveis mesmo com a mudança dos consultores de vendas, permitindo um gerenciamento de carteira de clientes constante.

 

Você tem outras razões pelas quais as pessoas de vendas precisam de CRM? Por favor, compartilhe seus pensamentos nos comentários abaixo.

 

Close Menu