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A importância de um setor comercial estruturado

By 16 de agosto de 2018Blog, CRM, E-mail Marketing

Vender, seja produto ou serviço, é lidar com um dos bens mais valiosos de seu cliente: dinheiro. Quando se trata deste assunto e do bom investimento do mesmo, entramos em um assunto delicado. Podemos avaliar por nós mesmos, quando o produto comprado ou o serviço prestado não atende as nossa expectativas, vamos em busca de ressarcimento ou de alguma forma que faça nosso dinheiro valer a pena. Inclusive há uma pesquisa que data que um cliente satisfeito propaga para mais três pessoas sua satisfação, enquanto o insatisfeito para mais onze (clique aqui e veja o artigo) .

Uma empresa de sucesso, além de uma boa administração, deve-se ter um setor comercial bem estruturado e integrado, visto que é ele quem sustentará a operação.

Você já ouviu o ditado: “a primeira impressão é a que fica”? Pois bem, você já parou para analisar qual é a primeira impressão do seu cliente em relação a sua empresa? Já avaliou se o processo comercial está sendo executado da melhor forma possível? Sabemos que processo não tem nem nunca terá fim, sempre haverão mudanças. Hoje pode funcionar de uma maneira e daqui a dois meses, por exemplo, sofrer alterações. E um dos fatores de triunfo de um negócio é a capacidade de se adequar às mudanças.

Você pode estar pensando agora: mas por onde começo a organizar tudo isso? Então agora segue um passo a passo de como você pode iniciar isso em sua empresa.

Lembrando que está destinado à qualquer tipo de negócio e de qualquer tamanho. Let’s do it:

  • Em primeiro lugar, e de grande importância, reúna as pessoas chaves para este estudo. Nem sempre será apenas o diretor comercial, visto que as funções dele são diferentes de quem realmente está operacionalmente atendendo seu cliente;
  • Interrogue o máximo de pessoas possível: muitas vezes os outros setores também podem contribuir para uma boa estruturação do setor comercial. Quanto mais base de dados, quanto mais informações, mais fácil será traçar procedimentos eficazes e que melhor se adequem ao seu negócio;
  • Identifique os pontos a serem mudados e em conjunto com sua equipe jogue na mesa soluções para que exista um debate e então a escolha da que melhor se enquadra nos resultados almejados;
  • Padronize os processos: Evite reclamações do tipo: “ah mas o fulano me falou diferente” ou então “não foi esta a informação que me passaram”;
  • Treine sua equipe: uma equipe bem treinada e que sabe do que fala passa a impressão de seriedade e segurança, inspirando confiança nos atuais e potenciais clientes;
  • De tempos em tempos, que você mesmo pode determinar, ou quando preciso for, recomece do primeiro passo e veja se há a necessidade de adequações dos processos.
  • Avalie resultados: reuniões periódicos e análise de métricas e resultados são imprescindíveis para adequação de estratégias, equipe e metas.

 

Uma dica importante: durante este estudo, pense fora da caixa! Escolha alternativas que automatizam seus procedimentos. Ganhando tempo você ganha dinheiro. Não seja engessado! Um erro muito comum é postergar tarefas. Não deixe para amanhã o que você podia ter feito ontem. Comece, mude, transforme, invista e depois vem contar pra gente os resultados.

 

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