Definindo CRM
Um acrônimo para Customer Relationship Management, CRM é um termo que foi inicialmente definido e projetado para melhorar o atendimento ao cliente. Hoje, porém, refere-se a toda uma estratégia de negócios. O software CRM atua como um repositório único para reunir suas atividades de vendas, marketing e suporte ao cliente e simplificar seu processo, política e pessoas em uma única plataforma.
Fonte: pesquisa do Gartner
Por que as empresas escolhem o software CRM
O CRM é o maior mercado de software do mundo e cada vez mais provou ser o melhor recurso tecnológico em que as empresas podem investir. Com a proeminência que o mercado de software de CRM na nuvem vem conquistando ao longo dos anos e a facilidade com que os CRMs podem se integrar Com outros aplicativos que as empresas geralmente usam, os sistemas de CRM ajudam os implementadores a cobrir todos os aspectos de seu ciclo de negócios com um aumento nos retornos de vendas e marketing, tudo isso ajudando-os a reduzir seus custos.
Oito blocos de construção essenciais do CRM
Cuidado com esses indicadores
Não importa se você é uma pequena empresa que procura um local para armazenar informações e tê-las acessíveis em vários dispositivos, ou se você é uma grande empresa que deseja gerenciar interações com clientes e se concentrar em melhorar a satisfação do cliente, você precisará de um Software de Gestão de de Relacionamento com o Cliente (CRM) se o seu processo atual for incapaz de encontrar soluções para esses problemas prementes.
Obtendo respostas para as perguntas mais básicas
Pergunte a si mesmo se você pode obter respostas rápidas para as perguntas mais básicas como estas – Qual é o meu número de clientes e quantos vencemos / perdemos no trimestre anterior? Qual foi a minha receita no mês passado? Quem fechou mais negócios?
Verificando a entrada de dados incorretos
Decisões ruins vêm de dados ruins. Não verificar a precisão dos dados que entram no seu sistema é uma verdadeira causa de preocupação. Uma vez que você tenha um esquema de validação com entrada automatizada de dados, a entrada de informações incorretas pode ser evitada antes que cause qualquer problema.
Conectando-se com clientes e prospects
Os clientes podem vir de uma variedade de meios – sites, mídias sociais, telefonemas, etc. – e somente um sistema de comunicação multicanal pode aproximá-los da sua empresa e permite cobrir todos os pontos de contato relevantes para sua venda. processo.
Personalizando os esforços de marketing
Seus esforços de marketing podem simplesmente ir pelo ralo se seus métodos não estão atraindo perspectivas para experimentar o seu serviço. Tarefas como o envio de promoções, emails informativos, etc. podem ser personalizadas para garantir que ele se conecte com cada cliente em um nível pessoal.
Reunindo equipes
Quando as informações do cliente em tempo real não podem ser compartilhadas entre as equipes, isso afeta a maneira como você atende às necessidades do cliente.
Quem usa um sistema de CRM?
Os sistemas de gerenciamento de relacionamento com o cliente podem ser facilmente personalizados para atender às necessidades específicas de qualquer tipo e tamanho de negócio. Start-ups, grandes empresas e setores como imóveis, saúde, seguros, jurídico, mídia, restaurantes, viagens, bancos, impostos, freelancers, construtoras, imobiliárias e organizações sem fins lucrativos usam um software de gerenciamento de relacionamento com clientes para aumentar suas vendas, marketing, e esforços de suporte ao cliente.
B2B
Desde gerenciar as informações de contato de uma conta até se manter atualizado com negócios, pagamentos e relatórios, as empresas B2B se saem melhor com um CRM de vendas. Isso os ajuda a criar uma plataforma comum para manter seus parceiros, fornecedores e outras partes interessadas de seus negócios em sincronia uns com os outros.
B2C
As empresas B2C têm ciclos de vida de cliente mais curtos e, normalmente, exigem uma solução mais direta e menos demorada. Uma ferramenta de CRM multicanal com recursos como gerenciamento de pipeline, envio de pesquisas instantâneas, automação de marketing etc. ajuda os B2Cs a alcançar seus clientes com mais facilidade.
SMBs
As SMBs não são empresas pequenas e médias, mas empresas inteligentes e modernas. Não há verdade no equívoco comum de que o CRM na nuvem é muito caro e complicado para pequenas e médias empresas. Eles sempre podem iniciar sua jornada de CRM com um software gratuito de CRM. Por ser um ótimo nivelador tecnológico, o sistema de CRM oferece às PMEs condições de concorrência equitativas e a capacidade de competir com os maiores participantes de sua indústria.
Empreendimentos
Com recursos avançados de CRM, como gerenciamento de fluxo de trabalho, análise avançada, gerenciamento de territórios, automação de vendas e marketing, o software CRM corporativo pode ajudar a reduzir o tempo gasto pelos vendedores em tarefas rotineiras, a ter mais tempo para se concentrar em seus clientes e unificar suas operações em vários locais geográficos.
BENEFÍCIOS DE USAR UM SISTEMA DE CRM
- Automação Aumentada
- Todas as informações em um só lugar
- Estratégia operacional clara
- Corte de custos
- Mais tempo para vender
- Força de trabalho móvel
- Cultura de negócios orientada por dados
- Processo de vendas descomplicado
- Comunicação contextual
- Colaboração de equipe sem esforço
- Engajamento de ponta a ponta com o cliente
- Conformidade com o SLA
* Métricas de crescimento relatadas pelos clientes da Zoho CRM em uma pesquisa interna.
Com o CRM você obtém
300%
Melhoria nas taxas de conversão de leads.
41%
Aumento de receita por vendedor.
27%
Melhoria na retenção de clientes.
24%
Ciclos de vendas reduzidos
23%
Diminuição dos custos de vendas e marketing.
Principais recursos do software de CRM
Gestão de leads
Se obter leads de qualidade é uma coisa, rastreá-los e gerenciá-los para lidar com o encerramento é outra. O CRM oferece tudo o que você precisa saber sobre seus leads para convertê-los em clientes satisfeitos e pagantes. Com a pontuação de leads e a atribuição automatizada de leads, você pode atribuir leads com base em vários parâmetros e saber quais leads têm a maior chance de passar pelo pipeline.
Gerenciamento de contatos
Os recursos de gerenciamento de contatos do CRM ajudam você a organizar seus contatos comerciais em um só lugar. Você saberá quando e por que entrou em contato com um cliente pela última vez, o melhor momento para alcançá-lo, citações de interações de mídia social e análises para alcançar clientes por meio de e-mail e outras formas de comunicação.
Gerenciamento de negócios
Um acordo perdido uma vez é perdido para sempre. Os recursos de gerenciamento de ofertas no CRM oferecem a visão completa de seus negócios atuais e futuros, além de permitir que você saiba o que deu errado com seus últimos sem êxito. O CRM permite segmentar ofertas com base em seu estágio atual no canal e pode dizer a você a probabilidade de obter qualquer acordo.
Gerenciamento de e-mail
O gerenciamento de e-mail é uma função essencial para qualquer empresa e uma solução de CRM on-line permite que você assuma o controle total. Qualquer cliente de email que você usa pode ser integrado à sua ferramenta de gerenciamento de relacionamento com o cliente, o que significa que você economiza tempo alternando entre as guias para realizar o trabalho. O sistema de gerenciamento de e-mail dentro de um CRM permite que você priorize e-mails, analise a resposta a cada e-mail e garante que você tenha acompanhamento completo com seus destinatários.
Automação de vendas
Como um implementador de CRM para o seu negócio, você quer que sua equipe de vendas passe mais tempo vendendo e menos tempo fazendo outros trabalhos administrativos. Aqui é onde automatizar seu processo de vendas ajudará. A automação de vendas ajudará você a substituir suas atuais tarefas rotineiras por fluxos de trabalho e macros inteligentes. Os leads também fluirão com mais facilidade no seu pipeline com a atribuição automática de leads aos representantes de vendas certos.
Relatórios e análises
Uma cultura de negócios orientada por análises pode ajudar muito a transformar o estilo de tomada de decisão da sua organização de “intuição” para “orientada a dados”. O software CRM oferece às empresas a inteligência necessária para processar dados de várias fontes e gerar informações valiosas para orientá-los com dados. De gráficos básicos a insights avançados de análise, como detectar anomalias em seus negócios, um mecanismo de análise embutido no CRM pode ajudar as empresas a obter uma vantagem competitiva crucial.
Automação de marketing
Muitas vezes, as empresas encontram-se perdendo seu orçamento de marketing devido ao mau planejamento e à incapacidade de identificar o verdadeiro público-alvo de sua marca. Uma desconexão entre as equipes de vendas e marketing pode dificultar esses esforços. Com um CRM de marketing com recursos incorporados de automação de marketing e gerenciamento de campanhas, você pode gerar novos leads, executar campanhas de marketing por e-mail segmentadas, comparar os gastos com publicidade com receita de vendas e obter o ROI máximo dos seus gastos com marketing.
Customização
Nunca há uma abordagem única para todos quando se trata de implementar uma plataforma de CRM para o seu negócio. Se houver qualquer solução de software de negócios no mercado que possa ser verdadeiramente personalizada para a maneira como sua empresa funciona, ela precisa ser um sistema de CRM. Você pode personalizar seu CRM com funções, botões, módulos, campos e layouts personalizados, ou até mesmo criar um CRM totalmente a partir do zero, com ofertas exclusivas para a sua empresa vertical.
CRM móvel
No momento em que o uso móvel global ultrapassou os desktops, é vital que seu sistema de CRM permita que sua força de trabalho seja totalmente móvel. O Mobile CRM ajuda os representantes de vendas a fechar mais negócios em qualquer lugar. Ele permite que os gerentes adicionem e atualizem dados quando são transferidos entre vários compromissos comerciais e até mesmo quando estão off-line. Feiras, reuniões de negócios, eventos de networking, tanto em voos quanto em trânsito, os aplicativos móveis de CRM ajudam você a estar pronto para o negócio, não importa onde sua empresa o leve.
Então, você decidiu que é hora de implementar um CRM e até escolheu o seu sistema. E agora? As práticas recomendadas a seguir ajudarão você e sua equipe a implementar e usar um CRM com sucesso.
Mapeie seu processo de vendas e insira-o em sua equipe de vendas.
Como os clientes em potencial encontram você e como eles vão entrar no seu CRM?
O que acontece com esses potenciais quando eles estão no seu sistema?
Quais etapas sua equipe de vendas deve seguir quando um lead é atribuído a ela?
O que acontece quando sua equipe de vendas fecha um negócios?
Treine sua equipe e equipes de gerenciamento em CRM.
Sua equipe entende por que você está implementando um sistema de CRM?
Sua equipe de gerenciamento está ciente dos benefícios de economia de tempo que receberão usando um sistema de CRM?
Sua equipe entende o valor do ciclo de vida do cliente e como um sistema de CRM pode ajudar?
Você pode reestruturar a remuneração dos funcionários para reforçar os benefícios de usar um sistema de CRM?
Use automação para tarefas repetitivas.
Quais ações são executadas em cada lead, contato e potencial, e elas poderiam ser automatizadas?
Quais tarefas específicas devem ser atribuídas automaticamente a uma pessoa de vendas quando elas receberem ou converterem um lead?
Fonte: zoho.com