Como se Adaptar ao Processo de Vendas com Automação de CRM

Como se Adaptar ao Processo de Vendas com Automação de CRM

By 14 de novembro de 2018CRM, Processos de negócios

Se você é uma empresa de médio a grande porte, é essencial usar um sistema de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM). Fazer com que seus vendedores se adaptem ao uso do CRM da maneira apropriada, para que a administração possa relatar a receita, veja o canal e acompanhe o progresso – essa é uma história diferente.

Essa história soa familiar? A empresa A investe no treinamento de processos para toda a força de vendas. Investe simultaneamente em um sistema de CRM. O CEO libera os representantes de vendas e espera por resultados! Mas eles nunca vêm. Os representantes de vendas revertem para seus antigos padrões de vendas. O CRM mostra conformidade esporádica com o “novo” processo de vendas da empresa. O CEO, naturalmente, agora está lívido e começa a pairar sobre os ombros de sua administração e equipe de vendas. A equipe está confusa e sente a pressão que vem do microgerenciamento … as vendas ainda não vêm. O ciclo continua.

Por que compartilhar essa história?  De acordo com a CSO Insights , as empresas estão gastando muito dinheiro anualmente em busca de produtividade de vendas, mas quase metade (44,8%) dessas produtividades começam a falhar por atender apenas algumas expectativas. Por que eles falham? O principal motivo é a falta de automação. 

Durante alguns anos, as pessoas consideraram o software de CRM, como software de automação. Não demorou muito para que a maioria das pessoas percebesse que os sistemas de CRM são essencialmente notebooks eletrônicos com alguma estrutura específica de vendas, e não sistemas automatizados. A distinção se resume em como a qualidade, a consistência e a eficiência dos vendedores não são garantidas pelo uso de um CRM – e a qualidade das informações no CRM depende totalmente da organização e das opiniões subjetivas do representante de vendas individual.

As empresas de tecnologia e serviços são particularmente afetadas pela adesão ineficiente e inconsistente ao processo de vendas. Ofertas complexas ou de alto valor normalmente exigem que os vendedores façam perguntas perspicazes para ajudá-los a entender e qualificar oportunidades, navegar nas relações corporativas para encontrar coaches e patrocinadores, avaliar e reavaliar o status e o tamanho do negócio. Sem eficiência e consistência, os ciclos de vendas se alongam e o valor de um pipeline de vendas é muito difícil de avaliar com precisão.

O impacto nas organizações pode ser terrível: o planejamento é baseado em receitas que podem não ser realizadas e resultam em ineficiências e inconsistências (como na história acima) em tensões culturais que destroem a moral e impedem que os funcionários contribuam com o melhor de suas habilidades.

A verdadeira automação solicita automaticamente que um gerente atribua um lead, atribua tarefas aos representantes para serem concluídas, alimente formulários de representantes com perguntas de qualificação padrão, design de emails com modelos de representantes para preencher e encaminhar as decisões para os gerentes. 

E a automação consome grande parte do fardo de registrar informações de vendas e artefatos dos representantes de vendas e gerentes, enquanto avança automaticamente as oportunidades por meio de marcos definidos. A otimização do processo de vendas significa que qualquer pessoa seguirá o processo de vendas e a solução seria liberada para vender em vez de fazer a entrada de dados do CRM. Além disso, o processo de SaaS pode ser facilmente atualizado e melhorado.

Se você é proprietário de uma empresa e quer automatizar o processo de vendas, veja algumas dicas para ajudá-lo a começar:

• Dica nº 1: reserve tempo para definir bem o seu processo de vendas e garantir que cada etapa seja acionável – e que os pontos de decisão sejam baseados em informações mensuráveis.

Dica 2: escolha um CRM com uma API que suporte automação e defina etapas do processo de vendas para corresponder às descritas no processo de vendas.

• Dica número 3: otimize as tarefas definindo perguntas padrão e formulários de qualificação que tornarão fácil para os representantes registrar rapidamente informações críticas que seu fluxo de trabalho automatizado pode registrar instantaneamente em seu CRM.

Então, quais são as opções para equipes de vendas e gerenciamento? Experimentar um aplicativo de terceiros pode valer a pena investigar. A vantagem de usar um aplicativo SaaS de terceiros como O Zoho CRM, por exemplo, que é altamente respeitável ​​e se integra facilmente a diversas ferramentas para a gestão do seu negócio.

A receita é a força vital de qualquer negócio, e utilizar a automação pode liberar os funcionários para ajudá-lo a atingir sua lucratividade.  É uma ótima maneira de garantir que os processos sejam usados ​​e aprimorados.

Fonte Revista Forbes, autor Harold Engstrom