Técnicas e estratégias de CRM para retenção de clientes
O cenário de negócios está em constante evolução, com o cliente empoderado acessando informações ilimitadas através da mídia e da internet.
A revolução digital marcou uma mudança de poder das mãos dos chefes de negócios para os clientes são altamente conscientes do cenário competitivo e, portanto, têm direito à liberdade de escolha entre seus produtos.
É essencial manter um relacionamento saudável e contínuo com o cliente. Para isso, o objetivo deve mudar para o desenvolvimento de uma estrutura centrada no cliente, que incute insights que atendam às necessidades e exigências do cliente.
Portanto, os líderes de negócios precisam começar a pensar mais nos processos de pensamento dos profissionais de marketing para aumentar a escala de receita. É preciso envolver os compradores nas últimas tendências do mercado para oferecer o máximo benefício e aqui é onde o CRM é de grande valor.
O objetivo básico de uma solução de CRM é melhorar a retenção de clientes. Seu objetivo secundário é aumentar a aquisição de clientes a um baixo custo, sem prejudicar as relações existentes com os clientes e garantir a transição suave de um novo cliente para um cliente fiel e de longo prazo.
Aqui estão algumas maneiras em que o CRM ajuda na retenção de clientes:
1. Constrói uma visão abrangente do mapa de “jornada do cliente”.
A coleta de dados sobre o cliente é essencial, pois ajuda a acompanhar os impactos da estratégia de marketing em relação à interação com o consumidor. Além disso, as necessidades e demandas do público-alvo podem ser rastreadas. Os dados brutos não são suficientes para comunicar as experiências dos clientes. Mapear a jornada do cliente ajuda a anotar os pontos focais da experiência do cliente: desde o contato inicial (conscientização), passando pelo processo de engajamento (pedindo ao cliente para comprar) e -termo de relacionamento (envolvimento pós-compra). Ferramentas de gestão de relacionamento com clientes ajuda a fornecer uma visão sobre os pontos de contato de interação do consumidor e engajamento pós-compra, em comparação com os dados do mapa de viagem. Isso ajudará você a avaliar os pontos fortes e fracos de sua estratégia de marketing e também fornecerá diretrizes para reconquistar o cliente,
2. Cliente alvo através de ofertas sob medida.
Cada cliente tem um padrão de compra / consumo, através do qual pode-se extrair o ponto de interação adequado para engajar-se para maior fidelidade. O software CRM reúne o consumo de mídia do cliente e o histórico de compras para plotar que tipos de ofertas serão atraentes para cada indivíduo e, por sua vez, adicionar relevância, o que manterá o valor de reconhecimento da marca elevado. Identificar maneiras de converter o interesse do cliente em uma compra real é o principal ônus aqui, o que pode ser alcançado através de descontos e ofertas para agregar valor à experiência. Isso ajuda na criação de um relacionamento proativo com o cliente, em que a compra repetida seria possível devido a ofertas inteligentes centralizadas no público-alvo para aumentar o valor.
3. Ajuda a criar programas de fidelidade.
Cada marca tem sua parcela de clientes fiéis, cuja experiência os incentiva a reverter com frequência. As informações coletadas no software de CRM podem destacar os níveis variados de envolvimento dos clientes, revelando quais das contas são responsáveis pela maior receita. Essas informações ajudam você a criar programas de fidelidade para esses clientes valiosos. Isso garante um relacionamento proativo com esses clientes lucrativos, criando uma experiência memorável para eles e também referências desses clientes fiéis para estender o alcance da meta. Você pode criar uma lista do seu cliente mais lucrativo, através do software CRM. Depois disso, você pode começar a acompanhá-los informando sobre as recompensas e os incentivos, para que eles continuem sendo seus clientes mais lucrativos.
4. Personalizando as interações.
Um relacionamento é algo que é estabelecido entre as pessoas. O software CRM ajuda-o a ver o seu cliente para além das rotações de receitas. Os efeitos da personalização têm um grande impacto não só na compra mas também na relação pós-compra, onde é igualmente essencial chegar aos clientes com frequência, aumentar o valor do seu serviço. Como pesquisas recentes no Reino Unido descobriram que a personalização, as preferências do usuário e outras informações relevantes encontradas no software CRM proporcionam um ROI de alto impacto, com uma extensão maior no alcance e na nova base de destino coberta. Isso geralmente acontece quando a experiência otimizada solicita que os clientes satisfeitos consultem os serviços em várias plataformas, aumentando assim o interesse em seções não exploradas. Ao finalizar os campos de informações para registrar um contato, use detalhes pessoais como aniversário, cidade natal para personalizar o seu alcance. Armado com esta informação, você pode ajustar suas estratégias de acompanhamento de acordo.
5. Ajuda a avaliar performances
Os feedbacks são essenciais para conceber e executar uma campanha de marketing bem-sucedida. É preciso estar ciente da taxa de sucesso e as deficiências de sua estratégia para torná-lo mais eficaz. Não há lugar melhor para obtê-lo do que os próprios clientes. O CRM pode ser utilizado aqui por meio de painéis para revisar a execução do serviço e identificar áreas para melhoria. Além disso, as métricas para identificar problemas de suporte repetidos examinam a porcentagem de problemas que estão sendo resolvidos em uma única chamada. Use esse insight para desenvolver esquemas de incentivo que recompensem a equipe por um excelente desempenho nas principais métricas.
Conclusão
Como uma organização, a pessoa está sempre em busca de maneiras de melhorar o atendimento ao cliente, mantendo insights no leme. O CRM ajuda a mesclar informações comerciais relevantes de vários departamentos em um único banco de dados de fácil acesso. O CRM monitora as atividades em torno do envolvimento do cliente, não apenas para a própria retenção do cliente.
Fonte https://www.entrepreneur.com/article/284650#