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Técnicas e estratégias de CRM para retenção de clientes

By 9 de novembro de 2018CRM
técnicas e estratégias de crm

Técnicas e estratégias de CRM para retenção de clientes

O cenário de negócios está em constante evolução, com o cliente empoderado acessando informações ilimitadas através da mídia e da internet. 

A revolução digital marcou uma mudança de poder das mãos dos chefes de negócios para os clientes são altamente conscientes do cenário competitivo e, portanto, têm direito à liberdade de escolha entre seus produtos.

É essencial manter um relacionamento saudável e contínuo com o cliente. Para isso, o objetivo deve mudar para o desenvolvimento de uma estrutura centrada no cliente, que incute insights que atendam às necessidades e exigências do cliente. 

Portanto, os líderes de negócios precisam começar a pensar mais nos processos de pensamento dos profissionais de marketing para aumentar a escala de receita. É preciso envolver os compradores nas últimas tendências do mercado para oferecer o máximo benefício e aqui é onde o CRM é de grande valor.

O objetivo básico de uma solução de CRM é melhorar a retenção de clientes. Seu objetivo secundário é aumentar a aquisição de clientes a um baixo custo, sem prejudicar as relações existentes com os clientes e garantir a transição suave de um novo cliente para um cliente fiel e de longo prazo.

Aqui estão algumas maneiras em que o CRM ajuda na retenção de clientes:

1.  Constrói uma visão abrangente do mapa de “jornada do cliente”.

A coleta de dados sobre o cliente é essencial, pois ajuda a acompanhar os impactos da estratégia de marketing em relação à interação com o consumidor. Além disso, as necessidades e demandas do público-alvo podem ser rastreadas. Os dados brutos não são suficientes para comunicar as experiências dos clientes. Mapear a jornada do cliente ajuda a anotar os pontos focais da experiência do cliente: desde o contato inicial (conscientização), passando pelo processo de engajamento (pedindo ao cliente para comprar) e -termo de relacionamento (envolvimento pós-compra). Ferramentas de gestão de relacionamento com clientes ajuda a fornecer uma visão sobre os pontos de contato de interação do consumidor e engajamento pós-compra, em comparação com os dados do mapa de viagem. Isso ajudará você a avaliar os pontos fortes e fracos de sua estratégia de marketing e também fornecerá diretrizes para reconquistar o cliente,

2. Cliente alvo através de ofertas sob medida.

Cada cliente tem um padrão de compra / consumo, através do qual pode-se extrair o ponto de interação adequado para engajar-se para maior fidelidade. O software CRM reúne o consumo de mídia do cliente e o histórico de compras para plotar que tipos de ofertas serão atraentes para cada indivíduo e, por sua vez, adicionar relevância, o que manterá o valor de reconhecimento da marca elevado. Identificar maneiras de converter o interesse do cliente em uma compra real é o principal ônus aqui, o que pode ser alcançado através de descontos e ofertas para agregar valor à experiência. Isso ajuda na criação de um relacionamento proativo com o cliente, em que a compra repetida seria possível devido a ofertas inteligentes centralizadas no público-alvo para aumentar o valor.

3. Ajuda a criar programas de fidelidade.

Cada marca tem sua parcela de clientes fiéis, cuja experiência os incentiva a reverter com frequência. As informações coletadas no software de CRM podem destacar os níveis variados de envolvimento dos clientes, revelando quais das contas são responsáveis ​​pela maior receita. Essas informações ajudam você a criar programas de fidelidade para esses clientes valiosos. Isso garante um relacionamento proativo com esses clientes lucrativos, criando uma experiência memorável para eles e também referências desses clientes fiéis para estender o alcance da meta. Você pode criar uma lista do seu cliente mais lucrativo, através do software CRM. Depois disso, você pode começar a acompanhá-los informando sobre as recompensas e os incentivos, para que eles continuem sendo seus clientes mais lucrativos.

4. Personalizando as interações.

Um relacionamento é algo que é estabelecido entre as pessoas. O software CRM ajuda-o a ver o seu cliente para além das rotações de receitas. Os efeitos da personalização têm um grande impacto não só na compra mas também na relação pós-compra, onde é igualmente essencial chegar aos clientes com frequência, aumentar o valor do seu serviço. Como pesquisas recentes no Reino Unido descobriram que a personalização, as preferências do usuário e outras informações relevantes encontradas no software CRM proporcionam um ROI de alto impacto, com uma extensão maior no alcance e na nova base de destino coberta. Isso geralmente acontece quando a experiência otimizada solicita que os clientes satisfeitos consultem os serviços em várias plataformas, aumentando assim o interesse em seções não exploradas. Ao finalizar os campos de informações para registrar um contato, use detalhes pessoais como aniversário, cidade natal para personalizar o seu alcance. Armado com esta informação, você pode ajustar suas estratégias de acompanhamento de acordo.

5. Ajuda a avaliar performances

Os feedbacks são essenciais para conceber e executar uma campanha de marketing bem-sucedida. É preciso estar ciente da taxa de sucesso e as deficiências de sua estratégia para torná-lo mais eficaz. Não há lugar melhor para obtê-lo do que os próprios clientes. O CRM pode ser utilizado aqui por meio de painéis para revisar a execução do serviço e identificar áreas para melhoria. Além disso, as métricas para identificar problemas de suporte repetidos examinam a porcentagem de problemas que estão sendo resolvidos em uma única chamada. Use esse insight para desenvolver esquemas de incentivo que recompensem a equipe por um excelente desempenho nas principais métricas.

Conclusão

Como uma organização, a pessoa está sempre em busca de maneiras de melhorar o atendimento ao cliente, mantendo insights no leme. O CRM ajuda a mesclar informações comerciais relevantes de vários departamentos em um único banco de dados de fácil acesso. O CRM monitora as atividades em torno do envolvimento do cliente, não apenas para a própria retenção do cliente.

Fonte https://www.entrepreneur.com/article/284650#