Dicas Para Uma Gestão De Vendas Campeã - CRM7 - Zoho Partner Brasil

Dicas Para Uma Gestão De Vendas Campeã

By 18 de dezembro de 2018Blog, Gestão de projetos, Zoho Projects

Embora todos os departamentos de qualquer organização estejam indiretamente concentrados em impulsionar as vendas, a gestão de vendas como um termo se aplica a essa seção do negócio que interage diretamente com o lead ou o cliente em potencial e tenta fazer com que eles façam uma compra.

É o processo de planejamento de estratégias, execução e análise de sua força de vendas e seus objetivos e resultados.
Existem muitos fatores que ajudam a empresa a perceber que seu produto vende bem. Um dos fatores primordiais é a própria capacidade de vendas da empresa e o quanto eles estão investindo em gestão de vendas. Uma vez que o produto tenha sido fabricado, e o plano de marketing decidido, é preciso ter alguém para ir lá fora de uma maneira organizada e entrar em contato direto com cada um de seus potenciais clientes.

A gestão de vendas precisa ser eficiente em qualquer organização porque é ela que:

Gera Receita Para A Empresa

Com uma boa equipe de vendas é possível obter margens melhores, ao passo que uma equipe de vendas fraca lutará por mínimas margens de preço e constantemente estarão no sufoco.
A gestão de vendas é responsável por ajudar o plano de negócios da empresa, atingindo o público-alvo e convertendo-os em clientes

Boas práticas de vendas também podem contribuir para a construção da marca da empresa.

Excelentes vendedores trabalham como consultores de vendas e serviços para seus clientes, impulsionando a presença no mercado das empresas.
Se você é B2B, sua equipe de vendas é essencial na sua estratégia, pois ela é a voz da sua empresa. Na verdade, seus representantes podem ser as únicas pessoas com interação direta com o cliente.

Eles podem ser responsáveis ​​pela prospecção, venda e gerenciamento de clientes existentes.

Eles controlam o diálogo com seu mercado, coletam feedback e cumprem sua proposta de valor e promessa de marca. A equipe de vendas pode e vai impulsionar ou destruir os seus esforços de marketing. Mesmo que você não seja pessoalmente responsável pela equipe de vendas, é importante entender o papel deles e aproveitar todos os pontos positivos para criar melhores programas de marketing.

Quando os departamentos não estão alinhados, sua empresa desperdiça tempo e novas oportunidades. Por exemplo, quando os vendedores criam seus próprios conteúdos sobre a marca de maneira completamente independente, suas mensagens são diluídas e os vendedores estão fazendo algo diferente de vender.

Pequenos aprimoramentos nas habilidades e nos processos de venda da sua equipe podem produzir resultados substanciais. Mesmo grandes vendedores podem se beneficiar de uma boa estratégia de gestão de vendas e coaching; Se a sua equipe está com dificuldades, há espaço para melhorias. E, com a devida atenção ao seu canal e suas metas, você pode garantir que está no caminho certo para atingir seus números e fazer ajustes conforme necessário.

Pontos Importantes Na Gestão De Vendas

Antes De Começar

Sua equipe de vendas deve apoiar seu posicionamento e estratégia de marca, contribuindo para a experiência que você deseja oferecer e para a motivação que você deseja possuir.
Isso é conseguido por uma boa contratação, treinamento e forte estratégia de gerenciamento e do ciclo de venda. Peça à sua equipe que represente os traços de personalidade de sua marca e procure contratar pessoas que se encaixem bem nela.

Plano De Remuneração

Grandes vendedores querem ganhar dinheiro.
Vincule o plano a suas metas de receita e certifique-se de compensar seus representantes pelas coisas certas. Por exemplo, se seus representantes não ganharem comissão pelo gerenciamento de contas recorrentes, eles gastarão seu tempo indo atrás de novos negócios e você poderá perder clientes valiosos existentes.

Metas Realistas

É fundamental ser realista sobre o que um vendedor pode realizar em um prazo definido. Bons vendedores podem ser desmotivados por metas irreais, o que pode levar à rotatividade.

Pessoas Certas

Para construir uma ótima equipe, comece com um forte esforço de recrutamento. Crie uma descrição detalhada do trabalho para saber exatamente o que você precisa em seus candidatos. Busque alguém na sua rede de contatos, use um processo de entrevista completo e vá atrás dos candidatos que você realmente quer.

Treinamento E Feedback

Um bom gerente trabalha ativamente com a equipe de vendas. Treine seus representantes completamente e os treine para melhorar suas habilidades. Faça chamadas, estabeleça medições de desempenho e forneça feedback. Se um representante tiver problemas em uma área específica, crie um plano de ação e meça a melhoria.

Bons Relatórios

Você precisará de bons relatórios de vendas para avaliar o progresso individual e da equipe. No entanto, você não quer que seus representantes de vendas gastem um tempo valioso de vendas criando listas e relatórios manuais.
Em vez disso, desenvolva processos automatizados de geração de relatórios – por exemplo, crie relatórios em seu sistema CRM. Com bons relatórios, você pode ver os problemas muito mais cedo e agir mais rapidamente.

Motivação

Bons representantes de vendas querem melhorar – incentive-os a ler, participar de seminários, fazer contatos e continuar aprimorando suas habilidades.

Assim, se você olhar, a importância de uma boa gestão de vendas está aumentando dia a dia. E hoje, as vendas também podem ser a vantagem competitiva de uma empresa.

O cliente é o mesmo. No entanto, as empresas são diferentes. Se todos os outros fatores forem mantidos constantes, o cliente ficará com a empresa que tem melhores vendedores.

Vendas e marketing servem a um propósito: gerar receita.

Eles devem estar completamente alinhados em sua compreensão das necessidades do cliente, suas mensagens e no processo que usam para identificar, vender, fechar e gerenciar prospectos e clientes. Eles devem trabalhar juntos como uma unidade, fornecendo feedback valioso para melhorar todas as suas estratégias.