Construir uma comunidade em torno de sua empresa é, talvez, a atividade de divulgação mais importante que você pode realizar. Merece destaque, especialmente porque é uma atividade de longo prazo. É uma atividade contínua, como o faturamento de clientes ou a solução de consultas de suporte.
Uma comunidade tem amplos benefícios em vários aspectos do seu negócio. Isso ajuda você a manter seus clientes atuais satisfeitos. Isso ajuda você a conquistar novos clientes. Isso ajuda a reduzir a carga da sua equipe de atendimento ao cliente. E isso ajuda a construir sua marca.
Toda comunidade começa como uma ideia na mente de alguém. Mas, eventualmente, tem que se mover para um espaço mais “propício”. Esse espaço é diferente para cada um. Para alguns, é um fórum simples. Para alguns, é um blog interessante. Para alguns outros, pode ser uma rede social como o Facebook ou o LinkedIn. O Quora também é um lugar popular. Também é possível que as comunidades “existam” em uma combinação dessas. Vamos dar uma olhada em cada um desses ‘lugares’ e tentar traçá-los.
Facebook :
A maioria das empresas geralmente usa uma página do Facebook para construir uma comunidade. Comunidades sem fins lucrativos e independentes usam o Facebook Groups. Em geral, o Facebook é um lugar onde as pessoas deixam seus cabelos soltos. Eles procuram partes interessantes de conteúdo que também são divertidas. Então, se você tem um tópico realmente sério sobre a influência da dívida governamental em cascata na economia global, é melhor você ficar longe do Facebook!😉
Twitter :
O Twitter é realmente para os tipos “mantenha-o curto e doce”. Mas isso não significa que não seja adequado para uma conversa! O Twitter é, na verdade, uma ótima ferramenta para criar seguidores para o seu negócio. Você começa a ter conversas nítidas, mas interessantes, com seus clientes e prospects. Também é um ótimo lugar para propagação de conteúdo. O que você diz ou compartilha pode se espalhar para uma grande parte das pessoas.
LinkedIn :
Sendo uma plataforma de rede para profissionais, o LinkedIn é muito mais sério quando comparado ao Facebook e Twitter. É principalmente a plataforma para conversas “sérias” em um nível “pessoal”. Ao contrário do Facebook, o LinkedIn permite que as empresas tenham uma identidade mais “séria”. Algumas empresas usam o LinkedIn para recrutar funcionários. Alguns outros constroem comunidades técnicas / profissionais. Fóruns e comunidades independentes também prosperam no LinkedIn.
Quora :
Quora é o novo garoto no quarteirão. Só que ele não é mais um garoto! O que começou como uma simples rede social para ‘Q & A’ agora se tornou um tipo de mercado para o conhecimento. É organizado de forma mais frouxa quando comparado ao Facebook ou LinkedIn. É muito provável que os prospects façam perguntas e encontrem respostas no Quora antes de tomar uma decisão de compra. Além disso, o que acontece no Quora não fica apenas lá. Ele é compartilhado em outras redes sociais também. Então, vale a pena gastar seu tempo para envolver as pessoas no Quora.
Seu próprio fórum e blog :
No final do dia, vale a pena ter sua própria ‘infraestrutura de divulgação’. De certo modo, construir uma comunidade exclusivamente em qualquer rede social significa que você pode ter que influenciar a maneira como ela funciona. Quando você cria sua comunidade em seu próprio fórum e blog, você reduz esse risco. Você sempre pode usar as redes sociais para alcançar mais pessoas para sua comunidade, enquanto hospeda a comunidade em sua própria infraestrutura. Dessa forma, você obtém o melhor dos dois mundos.
A maioria das empresas não consegue lidar com uma comunidade que se espalha por todas essas opções. Então, pensamos em perguntar e descobrir o que você faz com sua comunidade. Não podemos esperar para ver os resultados!
Fonte: zoho.com