
Como escolher a plataforma de mídia social certa?
Vamos orientá-lo nas considerações mais importantes para escolher uma plataforma de mídia social e qual delas melhor se adequa ao seu negócio.
Este é o guest post de Gaetano DiNardi, Diretor de Growth Marketing da Nextiva e tem um histórico de sucesso trabalhando com marcas como Major League Baseball, Pipedrive, Sales Hacker e Outreach.io. Fora do marketing, Gaetano é um produtor musical e compositor talentoso – ele trabalhou com grandes artistas como Fat Joe, Shaggy e adora fazer música para se manter turbinado.
Por que você deve usar os canais de marketing de mídia social para o seu negócio?
Bom, para começarmos, sabemos que a mídia social é uma forma popular de marketing, e não é difícil entender o porquê. Se você não estiver usando as mídias sociais, poderá estar perdendo oportunidades valiosas para impulsionar as vendas e se conectar com seus clientes. Mas com tantas plataformas e tanto tempo e recursos, fica complicado determinar onde concentrar seus esforços. Sendo assim, as plataformas de mídia social podem ajudar sua empresa com diferentes metas de marketing e conversão, tais como:
Construindo o reconhecimento da marca.
Postar nas redes sociais permite que sua marca se mantenha atualizada nos feeds das pessoas. Ele aumenta a capacidade de descoberta de sua marca, tornando as informações sobre seus produtos ou serviços mais acessíveis para qualquer pessoa que esteja navegando, seja procurando ativamente sua marca ou rolando casualmente.
Compartilhe atualizações.
Mantenha as pessoas atualizadas com os últimos acontecimentos com sua empresa através das mídias sociais. Cada vez que você atinge um novo marco, lança um novo produto, ganha um novo prêmio ou participa de um evento, pode informar as pessoas postando sobre isso.
Conectando-se com os clientes.
A mídia social lhe dá o poder de falar diretamente com seus clientes. Os clientes podem iniciar um diálogo com você nas mídias sociais, que você pode aproveitar para obter feedback honesto e construir uma comunidade.
Fortalecendo seu SEO.
Embora a mídia social tenha um impacto indireto no SEO, ela tem um impacto. Os mecanismos de pesquisa usam suas plataformas de mídia social para ajudar a determinar seu EAT (expertise, autoridade e confiança). Marcas com EAT forte são mais propensas a ter uma classificação mais alta nos resultados de pesquisa.
Crescendo sua lista de e-mail.
Você pode aproveitar as mídias sociais para expandir seus outros canais de mercado, como sua lista de e-mail. Continue enviando clientes mais abaixo no funil promovendo sua lista de e-mail nas mídias sociais.
Aumente o tráfego do site.
As mídias sociais podem ajudá-lo a obter mais visitas ao seu site. Você pode vincular a páginas da Web relevantes em suas postagens para que as pessoas possam descobrir e acessar facilmente seu site a partir de seus canais sociais.
Aumente a receita.
A mídia social apresenta muitas oportunidades para aumentar as vendas. Alguns canais permitem que você vincule seus produtos diretamente em cada postagem, enquanto outros têm recursos de compras integrados.
Oferecendo um excelente atendimento ao cliente.
35% dos consumidores recorreram às mídias sociais para relatar problemas de atendimento ao cliente. Você pode transformar erros em acertos com muita rapidez e facilidade respondendo às perguntas dos clientes.
Aproveite a prova social.
55% dos clientes elogiaram uma empresa nas redes sociais. Peça aos clientes uma prova social por meio da mídia social ou use os comentários que eles deixaram em suas postagens ou em suas mensagens diretas como prova social em seu site e outros materiais de marketing.
Como escolher os canais sociais certos para o seu negócio
Há uma tonelada de plataformas de mídia social para escolher, por isso é importante ter sua estratégia de marketing de mídia social em primeiro lugar. Para elaborar isso, porém, você precisa saber as respostas para algumas perguntas. Aqui estão algumas coisas a serem consideradas antes de selecionar uma plataforma ou plataformas de mídia social para usar em seu negócio.
Descubra quem é o seu público-alvo
Diferentes demografias se encontram em diferentes canais e plataformas de mídia. Onde seu público mora ou trabalha? Seu público está no lado mais jovem? Eles gostam de conteúdo mais sério ou leve? Descobrir isso irá ajudá-lo a diminuir as plataformas que você deve seguir.
Considere suas metas gerais de marketing
Algumas plataformas são melhores para criar conscientização e iniciativas de topo de funil, enquanto outras são melhores para conversão. O que você está tentando alcançar? Você vai querer escolher as plataformas que correspondem aos objetivos que você tem em mente.
Seja realista sobre os recursos disponíveis
O gerenciamento de mídia social e a criação de conteúdo são uma indústria por um motivo: dá muito trabalho! Seja realista sobre quanto tempo e recursos você precisa dedicar para administrar seus canais. Você tem um funcionário ou equipe dedicado para ajudá-lo a criar e publicar conteúdo visual? Caso contrário, você pode escolher canais com menor manutenção ou limitar o número de plataformas que você gerencia ativamente.
Identifique os tipos de conteúdo que você já criou
Você tem fotos, vídeos curtos ou postagens de blog já feitas? Cada plataforma tem tipos específicos de conteúdo que apresenta melhor, portanto, o caminho de menor resistência pode ser permitir que seu conteúdo já existente o leve a uma plataforma que permitirá compartilhá-lo com mais facilidade.
Pesquise como os concorrentes e outros em seu setor usam as mídias sociais
A pesquisa competitiva ajudará você a ter uma ideia de quais plataformas são populares em seu setor. Em quais contas seus concorrentes têm presença ativa? Que tipos de postagens estão tendo um bom desempenho? Que tipo de comentários as pessoas estão deixando? Você também pode ter uma noção da cadência, como quantas postagens por dia, por semana ou mês seu setor normalmente compartilha?
Além disso, você também pode usar suas descobertas para identificar lacunas. Existem sites de mídia social que seus concorrentes não estão usando? Talvez você possa começar a usá-los para se destacar e se destacar.
As melhores redes sociais para o seu negócio
Com quase três bilhões de usuários ativos mensais, o Facebook ainda é a plataforma de mídia social mais popular do mundo. Por causa de seu status legado e enorme base de usuários, a maioria das empresas se sente obrigada a criar uma conta.
O Facebook é popular entre os usuários mais velhos. Isso pode ser porque os idosos são o grupo demográfico que mais cresce na plataforma. Na verdade, a base de usuários do Facebook é bastante dividida entre os usuários da Geração Z, Millennials e Geração X.
Devo usar o Facebook para o meu negócio?
Se o seu público-alvo ainda estiver usando ativamente a rede social, você deve tentar usá-la também.
Sua página comercial do Facebook pode direcionar tráfego para seu site, interagir com clientes existentes e veicular anúncios para seu público-alvo por um custo relativamente baixo. Você também pode usar o recurso Grupo do Facebook para criar um grupo oficial relacionado aos seus produtos ou setor.
Também é importante observar que, como o Facebook é dono do Instagram, você precisa ter uma conta comercial do Facebook para veicular anúncios no Instagram, mesmo que não pretenda usar o Facebook ativamente.
O Instagram continua sendo uma das redes de mídia social mais populares em todo o mundo, com mais de um bilhão de usuários ativos mensais. Metade deles estão ativos na plataforma todos os dias e 90% seguem pelo menos uma conta de marca . O aplicativo é muito popular entre o público mais jovem, com cerca de 62% na faixa etária de 18 a 34 anos.
O Instagram é mais do que apenas compartilhar fotos nos dias de hoje. Com Instagram Stories, Reels, IGTV e feeds de compras, o Instagram se posicionou como um vídeo de formato curto e um destino de compras. Ele também possui um recurso ao vivo que permite hospedar um vídeo ao vivo sozinho ou com outra conta, tornando-o adequado para hospedar bate-papos ao lado da lareira em um ambiente mais íntimo.
Devo usar o Instagram para o meu negócio?
O Instagram é uma plataforma muito visual, tornando-se uma faca de dois gumes. Se você puder compartilhar conteúdo visualmente atraente, poderá prosperar. Por outro lado, se você não fizer isso, será gritantemente óbvio se o seu conteúdo não for tão esteticamente agradável quanto o outro conteúdo da plataforma. Se você não possui uma biblioteca de conteúdo visual ou recursos para criar alguns, provavelmente deve colocar o Instagram em segundo plano.
No entanto, o Instagram é um ótimo canal para marketing de clientes em comparação com a geração de leads. Se seus clientes existentes estão usando o Instagram, você pode usar a plataforma para oferecer um melhor atendimento ao cliente e fortalecer sua retenção de clientes. Por exemplo, se você é uma empresa de software de PDV para pequenas empresas, pode se conectar com os proprietários de empresas de varejo ou hotelaria que usam sua plataforma por meio do Instagram e se envolver com eles.
Relacionado: Tirar conversas do Instagram para e-mail pode ser difícil, mas pode ser necessário para o seu negócio. Aqui está um processo fácil de seguir para encontrar e-mails no Instagram e validá-los com o Planilhas Google.
O LinkedIn é mais do que apenas um site de rede profissional. Agora também é um centro para recrutar os melhores talentos, fornecer liderança de pensamento, fortalecer a marca do empregador e gerar leads de negócios graças ao recurso InMail.
O LinkedIn tem mais de 744 milhões de usuários em todo o mundo e 97% das empresas da Fortune 500 estão presentes na plataforma. O LinkedIn é um dos principais destinos para profissionais de marketing B2B – as empresas que anunciam no site relataram um aumento de 10 a 15% no desempenho de vendas de curto prazo. As marcas que usam a plataforma também são mais provavelmente percebidas como profissionais, respeitáveis e inteligentes.
Devo usar o LinkedIn para o meu negócio?
Uma pesquisa rápida no Google por “melhores plataformas de mídia social B2B” retornará rapidamente ao LinkedIn como o principal site de mídia social. Isso porque o LinkedIn permite que você pesquise, segmente e envie mensagens diretamente para clientes em potencial para uma abordagem mais personalizada e precisa. No lado do conteúdo orgânico, o algoritmo do LinkedIn ajudará a impulsionar seu conteúdo para uma ampla rede de pessoas, aumentando a capacidade de descoberta da sua marca.
O LinkedIn é a única grande plataforma de mídia social voltada para a marca do empregador. Seu design e foco em conectar candidatos a emprego a vagas abertas o tornam uma opção natural para mostrar como sua empresa trata seus funcionários. Isso faz com que você pareça mais confiável e legítimo para clientes e funcionários em potencial.
O conteúdo do Twitter é curto, mas ainda poderoso. As empresas podem interagir com os clientes, desencadear discussões e participar de eventos atuais com apenas 280 caracteres ou menos. O Twitter tem mais de 192 usuários ativos diariamente , 77% dos quais disseram ter uma impressão mais positiva de uma marca quando ela responde a um tweet.
Devo usar o Twitter para o meu negócio?
O Twitter é uma plataforma de muito baixo esforço em termos de copy e design, mas para causar um impacto positivo, você precisará verificar a conta com frequência. A vida útil de um tweet é de apenas 15 a 20 minutos , portanto, você precisará postar ou retweetar com frequência para aparecer nos feeds das pessoas.
Os clientes também esperam tempos de resposta rápidos às reclamações no Twitter. Verificar suas menções ou mensagens diretas com pouca frequência pode acabar prejudicando a reputação da sua marca em vez de ajudá-la.
O Pinterest é popular e poderoso. Com mais de 450 usuários ativos mensais , cresceu e se tornou um destino de compras e informações. Mais de 60% dos usuários relataram usar a plataforma para encontrar novas ideias, produtos ou serviços em que podem confiar. Isso pode ser você!
O Pinterest também é uma plataforma muito top de funil, pois quase todas as pesquisas são sem marca . Isso significa que os usuários estão pesquisando palavras-chave sem nenhum nome de marca anexado, por isso é extremamente importante entender a intenção do seu público para otimizar o conteúdo de forma eficaz.
Devo usar o Pinterest para o meu negócio?
O Pinterest não é amplamente usado entre as marcas B2B, mas isso não significa que não possa ou não deva ser. Quando bem feito, o Pinterest pode se transformar em um canal gerador de leads como uma extensão natural do seu blog. O Pinterest é mais um mecanismo de pesquisa do que uma plataforma de mídia social, pois as pessoas o usam para procurar inspiração e respostas. Ao fixar o conteúdo do seu blog no Pinterest e otimizar seus pins para pesquisa, você poderá alcançar diretamente as pessoas que estão pesquisando esse conteúdo.
Se você não tem um blog, no entanto, o Pinterest pode não ser a melhor opção. Como uma plataforma mais topo de funil, fixar mais páginas de vendas provavelmente não repercutirá na plataforma. Além disso, você precisará de alguém para projetar gráficos de pinos para usar a plataforma de forma eficaz. Se você não tiver alguém que possa criar esses ativos, talvez queira abandonar esta plataforma.
TikTok
O TikTok é um dos aplicativos que mais crescem no mundo, com mais de 98 milhões de usuários ativos mensais em todo o mundo em dispositivos iOS e mais de 32 milhões no Android. Durante o verão de 2021, o TikTok se tornou o primeiro aplicativo não pertencente ao Facebook a atingir 3 bilhões de instalações em todo o mundo.
O TikTok não é apenas para a geração Z. Na verdade, sua base de usuários nos EUA agora está quase dividida igualmente entre 20-29 anos, 30-39 anos e 40-49 anos.
Devo usar o TikTok para o meu negócio?
Uma das maiores vantagens de usar o TikTok é que você não precisa de muitos seguidores para obter muitas visualizações ou engajamento. O algoritmo do TikTok foi projetado para mostrar às pessoas no que elas estão interessadas. Isso significa que você pode ter mais confiança de que seus vídeos chegarão às pessoas certas com menos esforço de sua parte.
O TikTok também é muito orientado a tendências, então a melhor pessoa para gerenciar a conta conhece os vídeos virais mais recentes e como incorporá-los à sua estratégia de marketing. Você também não precisa investir em equipamentos sofisticados para começar a criar vídeos. Tudo o que você precisa é de um telefone e um aplicativo básico de edição de vídeo para criar conteúdo.
Embora possa não ter a aparência mais polida ou profissional, o TikTok está inegavelmente crescendo rapidamente e se tornando um destino para descobrir novos produtos ou informações. Se seus concorrentes ainda não criaram contas, ser um early adopter em seu espaço pode lhe servir bem a longo prazo.
Youtube
O YouTube é mais do que apenas vloggers de beleza – tornou-se um destino para vídeos de instruções e análises de produtos para praticamente qualquer coisa. Quase 51% dos tomadores de decisão B2B usam o YouTube para pesquisar produtos e serviços em potencial. O YouTube também fica atrás do Facebook no total de usuários globais, totalizando pouco mais de dois bilhões .
Embora o YouTube tenha se tornado popular entre os usuários mais jovens, os Boomers e os Gen Xers são os grupos demográficos que mais crescem na plataforma. Com uma variedade de idades representadas, os vídeos do YouTube podem ajudar você a alcançar vários públicos diferentes.
Devo usar o YouTube para o meu negócio?
O conteúdo de vídeo é trabalhoso, e o YouTube exige uma aparência mais polida do que o TikTok. Se você decidir fazer o YouTube, precisará ter um software de edição de vídeo à mão que possa ajudá-lo a criar conteúdo com aparência profissional.
Dito isto, assim como o Google e o Pinterest, o YouTube também é um poderoso mecanismo de pesquisa que pode ajudá-lo a atrair pessoas que estão procurando respostas para os problemas que sua empresa resolve. Se você otimizar seus vídeos corretamente para SEO , poderá se conectar com pessoas que estão procurando um negócio como o seu e movê-las para baixo no funil de marketing.
Assim como no Instagram, o YouTube pode ser mais adequado para o marketing de clientes, se esse for um objetivo seu. Seu canal do YouTube pode ser um lugar fantástico para enviar tutoriais de produtos mais detalhados e gerar hype sobre os lançamentos de novos recursos.
Relacionado: Pensando em maneiras de aumentar seu público no YouTube? Confira este podcast na Supermetrics sobre estratégias de conteúdo para o YouTube, bem como formas de otimizar seus vídeos para o máximo de engajamento.
Deixe seus objetivos guiarem suas escolhas de negócios
A lista de plataformas de mídia social continua crescendo, mas você não precisa usar cada uma para o seu negócio. Pense em onde seus clientes passam o tempo online para tomar uma decisão informada. Lembre-se, a mídia social é demorada para gerenciar, portanto, defina expectativas e metas realistas para sua equipe sobre quanto trabalho é colocado nela e os resultados que surgem. Ao alinhar seus objetivos aos canais certos, você terá mais chances de ter sucesso e se divertir mais!
Texto escrito por: ASHWIN RAM.
Fonte: Zoho.