Há uma mudança ocorrendo na maneira como os negócios estão sendo conduzidos. As formas tradicionais de marketing e vendas estão sendo gradativamente eliminadas para uma abordagem cada vez mais social e interativa.
Novos modelos de negócios se formaram a partir desse ambiente de vendas em rápida evolução e é importante que as empresas permaneçam no topo desse paradigma alternativo.
O CRM Social é o mais recente desenvolvimento do CRM tradicional, trazendo ferramentas de gerenciamento de relacionamento com o cliente. Essa plataforma pode ser usada internamente, externamente ou uma combinação de ambos.
Portanto, pode atender a comunidade de clientes e impulsionar as vendas, ou pode ajudar a facilitar a comunicação dentro das unidades de negócios de uma empresa.
Uma mudança no foco
Um CRM Social é a evolução de um sistema de CRM ( Customer Relationship Management) um passo adiante ao permitir a troca de dados em tempo real. Como um feed de notícias em uma plataforma de mídia social, atualizações constantes permitem a análise mais precisa.
Ele permite o uso das mídias sociais para envolver os clientes em uma comunidade bem guardada e gerenciada. Isso também é conhecido como monitoramento de mídia social.
Com forte concorrência em todos os mercados, o foco mudou para a experiência do cliente. Mecanismos analíticos e de suporte à decisão são necessários para gerenciar a grande variedade de mídias sociais.
O discurso de vendas foi substituído pelo envolvimento do cliente e o objetivo é melhorar os relacionamentos por meio de interações mais significativas e agradáveis.
Domine a comunidade do consumidor
O marketing tradicional sempre foi uma conversa de mão única. Quer se trate de um comercial de TV, anúncio ou transmissão de rádio, a publicidade está falando ao cliente, e não com eles.
Nunca houve um fórum imediato para o consumidor responder até agora. Isso pode ter um efeito positivo ou negativo, dependendo de como a empresa está digerindo a tendência do CRM.
O que as empresas precisam entender é que as comunidades surgirão para praticamente qualquer produto, independentemente de sua intervenção.
Assim, é de seu interesse se envolver e ter voz nessa arena o mais rápido possível.
Ser “social” é barato
A maneira mais comum como a plataforma de CRM Social está sendo usada é através da análise de dados.
Tomada de decisão estratégica baseada no cliente é agora conduzida através de relatórios, monitoramento e análises em tempo real. Ao acompanhar variáveis como comportamento do cliente, palavras-chave e cliques, as empresas podem determinar fatores como a melhor hora para postar e quais produtos são populares.
Eles podem usar esses dados para gerar receita. Embora tedioso às vezes, este aspecto moderno de marketing é consideravelmente rentável em comparação com o modelo tradicional.
O programa avalia o engajamento, permite acompanhar o que os clientes estão falando sobre os produtos, percepções e interação na comunidade como um todo. Essas informações são usadas para direcionar estratégias de produtos, marketing, marketing digital e vendas.
Colaboração com os colegas de trabalho
Empresas com plataformas internas de CRM também se beneficiam de uma perspectiva social. Um CRM Social interno facilita a comunicação e a colaboração entre as unidades de negócios e permite um ciclo de vendas centrado no cliente.
Com newsfeeds internos, tópicos e a capacidade de “seguir” ou “curtir” colegas, a transparência entre as filiais organizacionais nunca foi tão grande. Ter um feed aberto entre produto, suporte e vendas permite simplificar os processos de negócios como nunca antes.
O que procurar na hora de escolher um CRM Social?
Os melhores CRMs Sociais no mercado ajudam a garantir o menor custo de aquisição e retenção de clientes por meio de vários processos de análise cruzada.
Eles auxiliam as empresas a tomar decisões acertadas durante todo o ciclo de vendas, desde a geração de leads até os custos de conversão. Isso se baseia no sucesso relativo de suas várias campanhas de mídia social. As empresas maiores podem casar análises de big data com estatísticas sociais para analisar a interação com o cliente em relatórios em tempo real.
Por fim, uma boa estratégia de CRM Social fornecerá suporte à decisão para impulsionar o crescimento por meio de marketing personalizado e direcionado.
O geral é que o advento da tecnologia é inescapável e está crescendo exponencialmente. É necessário acompanhar os movimentos do consumidor e se utilizar desta estratégia para captar informações sobre impressões e preferência dos clientes, podendo assim otimizar o produto ou mesmo a comunicação por meio do marketing digital.
Os consumidores são a força motriz por trás do que está moldando o mercado nos dias de hoje. Eles têm uma voz mais alta do que nunca e as empresas são muito suscetíveis a serem evitadas ou listadas na lista negra, com base nas opiniões dos clientes.
Um CRM social é o futuro na gestão de clientes e que melhor maneira de ser levado ao sucesso do que com a voz do consumidor no seu bolso?
Já teve alguma experiência com CRM Social? Compartilhe conosco nos comentários!