Skip to main content

Health Score – O que é e para que serve

By 17 de fevereiro de 2022maio 25th, 2022b2b, Blog, Customer Success, Processos de Negócios

Health Score – O que é e para que serve?
Descubra em nosso artigo!

O termo “Health Score”, quando traduzido para português, nada mais é do que um “Quadro de Saúde”.

Na realidade corporativa, usamos essa palavra para analisar a “saúde” do relacionamento de uma empresa com o seu cliente!

É mais fácil compreender isso a partir do que nós, humanos, entendemos como qualidade em nossa saúde.

Geralmente, quando vamos ao médico, é porque não nos sentimos bem e algo parece estar errado, certo? Além disso, o ideal é realizar visitas periódicas ao médico para monitorar a sua saúde antes que os problemas apareçam. Assim, com esses hábitos, sua saúde se manterá estável e saudável.

Bem… e se você pudesse ser o médico do seu cliente? É justamente por meio do Quadro de Saúde que podemos diagnosticar e monitorar como o cliente está lidando com seu produto ou serviço!

As coisas estão indo bem? Ele tem sentido progresso e melhorias no dia a dia? Há alguma melhoria a ser feita?

Quando a saúde do cliente está boa, significa que ele está usando seu produto de forma apropriada e que ficará feliz com a experiência que você está proporcionando!

Vale lembrar que o Quadro de Saúde é uma “métrica-mãe”. Ou seja: assim como o diagnóstico médico, o Quadro de Saúde do cliente engloba diversos indicadores diferentes, que precisam ser analisadas em conjunto!

Saiba mais sobre a importância de uma cultura centrada no cliente aqui

Então, para que serve o Health Score (Quadro de Saúde) dos clientes?

De forma geral, o Quadro de Saúde ajuda a monitorar o desempenho, esforço e engajamento do cliente.

Além disso, a equipe responsável pelo Sucesso do Cliente (Customer Sucess) usa essa métrica para entender a taxa de rotatividade (churn), criando estratégias para tentar manter os clientes.

Por fim, o Quadro de Saúde ajuda a identificar oportunidades de Upsell (incentivo à compra de um produto mais avançado do que o cliente pretendia comprar) ou de Crossell (venda cruzada de produtos complementares ao que o cliente se interessa).

Quando um profissional dessa área está atento ao Quadro de Saúde, ele também consegue transformar um cliente satisfeito em um promotor da marca! Não é tudo o que uma empresa precisa?

Quando devo usar essa metodologia na minha empresa?

Desde o início do uso do seu produto, passando pela fase de adoção e todas as outras até o final da jornada do seu cliente. Ou seja: sempre!

É importante lembrar que, assim como a sua saúde, a do seu cliente pode oscilar. Por isso, é importante que haja um monitoramento constante,  que pode evitar ou contornar diversos problemas sérios!

Então, pare por um instante e pergunte-se:
Como está a saúde do meu cliente?

Close Menu