Skip to main content

Desvendando O Conceito de Kaizen

By 19 de março de 2019Blog

Kaizen tornou-se um termo moderno e uma filosofia no mundo dos negócios. É um dos conceitos mais amados pelos agentes de mudança Lean e Agile, por empresas e até funcionários, que se relacionam fortemente com ele.

Claro, existe uma razão, mas vamos explorar o que significa, de onde veio e nos certificar de que nos referimos à coisa certa quando usamos a palavra kaizen.

O Que Significa Kaizen?

Kaizen é uma palavra japonesa que significa literalmente algo como “O ato de fazer os pontos ruins melhor”. A tradução mais popular significa “mudança para melhor”, também representando melhorias.

No entanto, em seu sentido central, o kaizen não implica explicitamente melhoria contínua.

Também não foi usado no sentido de filosofia ou cultura.

Na verdade, o sentido moderno da palavra originou-se nas fábricas da Toyota. Após a Segunda Guerra Mundial, muitas empresas japonesas foram influenciadas pelas metodologias trazidas pelos conselheiros americanos, enviadas como parte do plano Marshall.

Embora essa prática tenha sido implementada em outros lugares, a Toyota é o exemplo mais brilhante de uma empresa que fez uma excelente prática de melhoria contínua, criando um sistema de gestão eficaz para gerar, capturar e analisar melhorias em ciclos intermináveis.

O sistema geral de técnicas de gerenciamento de produção da Toyota é chamado de Toyota Production System (TPS). O sistema baseia-se em vários princípios fundamentais, um dos quais é denominado kaizen.

Para os propósitos do uso da Toyota (ou, em geral, qualquer processo produtivo de fabricação), significa em grande parte melhoria contínua. O princípio do Kaizen tornou-se uma das principais práticas por trás da manufatura enxuta nos EUA e, posteriormente, na gestão Lean.

Agora, de acordo com o New Oxford American Dictionary, o kaizen é “uma filosofia empresarial japonesa de melhoria contínua de práticas de trabalho, eficiência pessoal, etc.” No ambiente empresarial dinâmico e inseguro, mais e mais empresas estão se tornando mais eficientes, aplicando o Pensamento Lean. Uma parte muito importante disso é a cultura Kaizen.

Cultura Kaizen Na Prática

Por exemplo, a cultura kaizen na Toyota difere da conceituação moderna.

O Sistema Toyota de Produção é conhecido pelo kaizen, onde todo o pessoal do local de trabalho deve parar a linha de produção em movimento caso ocorra uma anormalidade e, junto com seu supervisor, sugerir uma melhoria para resolver a anormalidade que inicia um kaizen.

Essa abordagem geralmente fornece pequenas melhorias, enquanto a cultura de pequenas melhorias e padronização contínuas alinhadas leva a mudanças significativas em termos de melhoria geral na produtividade.

A metodologia Kaizen desenvolvida inclui a realização de mudanças e o monitoramento dos resultados, depois o ajuste.

O planejamento em larga escala e a programação extensiva de projetos são substituídos por experimentos menores, que podem ser rapidamente ajustados quando novas melhorias são sugeridas.

O ciclo da atividade kaizen pode ser feito e definido como: Plan → Do → Ckeck → Act.

 

  • PLANEJE: Planeje suas melhorias, incluindo a definição de metas.
  • FAÇA: Coloque em prática as ações necessárias para melhoria.
  • VERIFIQUE: Meça o seu sucesso em relação à sua linha de base.
  • AJA: Ajuste ou ajuste suas alterações.

A representação gráfica deste processo como uma roda é conhecida como “Ciclo PDCA” ou “roda de Deming”. Conforme você avança em cada etapa, você mantém a roda em movimento, representando uma melhoria contínua. Quando você chega novamente ao seu estágio inicial, você leva em consideração suas melhorias anteriores e planeja as próximas.

Existem várias práticas que você pode implementar para impulsionar a melhoria contínua do processo e dos membros da equipe.

Uma delas é fornecer acesso a recursos (por exemplo, livros, cursos, seminários) para aqueles que querem melhorar a produtividade e incentivar todos a aumentarem seus conhecimentos.

O Que O Kaizen Pode Trazer De Bom?

Uma parte importante da cultura Kaizen é que ela é percebida como uma mentalidade, um modo de vida. Você não apenas melhorará seu processo, mas melhorará a si mesmo.

Uma boa prática comum é o compartilhamento de conhecimento entre os membros da equipe e o incentivo ao desenvolvimento de cada um. Os benefícios de uma cultura Kaizen estabelecida são incontáveis. Vamos dar uma olhada nos mais notáveis.

Todos falam a mesma língua

Pequenas mudanças contínuas e padronização garantem quase que automaticamente que todos devem estar mesma página. Todos os colaboradores de todas as áreas fazem parte do processo e da sua criação, aprimorando-se junto com ele.

Cria uma mentalidade de crescimento

Os valores da empresa estão entre os componentes mais importantes de um negócio de sucesso. Kaizen é uma maneira de unir todos entre eles, compartilhando a mesma mentalidade e abordagem em relação ao trabalho e desenvolvimento.

Aumenta a Motivação

Os membros da equipe são motivados a se envolver e melhorar quando percebem que fazem parte da mudança. Quando vêem suas pequenas idéias incorporadas em um processo de melhoria contínua, eles ficam mais ansiosos para acompanhar e contribuir.

Melhor aceitação de novas idéias

Quando sua organização está acostumada a aceitar o status quo, novas ideias e oportunidades podem às vezes ser vistas de maneira negativa. Com uma estratégia de melhoria contínua implantada, suas equipes se acostumarão e apreciarão trabalhar com a noção de que a mudança é positiva.

Além disso, vale ressaltar que, como parte importante da metodologia Lean, aplicar o Kaizen é um componente necessário quando você embarca na jornada rumo a uma empresa Lean, minimizando o desperdício. O segredo da história de sucesso da Toyota marcou o início da cultura de melhoria contínua e da filosofia Kaizen de melhoria contínua.

A metodologia é fácil de implementar em qualquer cenário profissional ou pessoal, o que a torna uma das práticas mais famosas da atualidade.

É justamente isso que a torna uma filosofia tão querida no mundo dos negócios. todos aqueles que aplicam já sentem os benefícios e entendem a razão de ser um princípio tão famoso assim.

Close Menu