
Antes de falarmos sobre Jornada de Compras, começaremos com o seguinte questionamento: como atraio pessoas para meu site e converto-as em leads?
Bom, a metodologia do inbound marketing existe para nos ajudar com isso. Ela atrai estranhos na Internet, converte-os em leads e, eventualmente, em clientes satisfeitos.
Atraindo estranhos para meu site
Mas como atrair esses estranhos, ganhar sua confiança e formar relacionamentos de longo prazo com os clientes? – Com ótimo conteúdo você conseguirá. Produzir conteúdo de ótima qualidade atua como um ímã para capturar a atenção de seus prospects para que eles cheguem até você. Mas lembre-se, antes de criar esse ótimo conteúdo, é preciso saber exatamente para quem está criando.
Estas são suas buyer personas – as pessoas que você está segmentando com seu produto ou serviço. Depois de ter uma persona, você estará pronto para entender sobre a jornada de compras e criar uma para sua estratégia e aumentar suas vendas do comércio digital.
O que é Jornada de Compras?
A jornada do comprador é o caminho que cada pessoa do seu público alvo toma para se tornar um cliente. A HubSpot (uma referência no marketing digital) define a jornada do comprador como o processo ativo de pesquisa pelo qual os clientes em potencial passam até a compra. Em termos mais simples, com quais perguntas, problemas ou oportunidades seus potenciais clientes se deparam e como você poderia ajudá-los? Qual é o momento ideal para a abordagem?
É tudo uma questão de aprendizado e descoberta.
A produção de conteúdo deve ter como alvo os problemas que suas personas específicas estão enfrentando ou quaisquer necessidades que possam ter. Para manter as coisas organizadas, existem três estágios muito importantes do ciclo de vida a serem considerados na jornada:
1. ESTÁGIO DE CONSCIENTIZAÇÃO:
O prospect percebe que possui um problema que ainda não sabia que tinha ou tem um problema que precisa ser resolvido.
Eles começam a pesquisar (normalmente pela Internet) para entender e definir com mais clareza o problema.
2. ESTÁGIO DA CONSIDERAÇÃO
Os prospects têm uma definição clara de seu problema ou oportunidade.
Eles estão comprometidos em pesquisar, buscam informações e querem entender as opções à sua disposição.
3. FASE DE DECISÃO:
Nesse momento os prospects avaliaram todas as diferentes soluções e chega a hora de escolher qual solução usarão para resolver o problema.
Por que ela é importante?
A maioria das empresas e equipes de marketing é responsável por concentrar a maior parte de seu conteúdo online na fase de decisão (Compre nossos produtos, Participe do nosso clube, etc.), em vez de focar no porquê de seu produto ou serviço. Na verdade, o método inbound incentiva você a criar conteúdo para cada uma das etapas da jornada de compras, pois é essencial para o sucesso a longo prazo.
Mas por quê?
Bom, ele ajudará a construir confiança e enquadrará sua empresa como um líder em seu campo de negócios.
A era digital mudou a forma como os consumidores e donos de empresas pesquisam e compram produtos e serviços. Antes da internet, se você quisesse aprender mais sobre um produto, muitas vezes era difícil encontrar informações sem ir a uma loja física ou entrar em contato com uma pessoa de vendas. Por exemplo, se você quiser comprar um novo aspirador de pó, precisará ir até a loja para ver suas opções, descobrir diferentes recursos e comparar preços.
O processo de compra pode ser ainda maior para os proprietários de empresas que precisam pesquisar produtos ou serviços para seus próprios negócios. Por exemplo, se uma empresa precisava encontrar uma empresa para projetar a embalagem de seu novo produto, precisaria falar com vendedores de várias empresas diferentes antes de tomar uma decisão de compra.
Jornada de Compras online
Hoje, a maior parte da jornada de compras ocorre online. De fato, pesquisas recentes mostraram que 67% da jornada de compras agora é feita digitalmente. Tanto os consumidores quanto as empresas podem pesquisar exaustivamente as soluções de que precisam, às vezes sem nunca entrar em contato com os vendedores.
No mercado digital de hoje, quando um consumidor ou empresa alcança um vendedor, ele já é informado e está próximo ao ponto de fazer uma compra. Como resultado, as empresas precisam manter a jornada do comprador moderno em mente ao desenvolver suas estratégias de marketing de conteúdo.
Com um conteúdo que ajuda você a encontrar seus compradores onde eles estão (online), você poderá ajudar a fornecer aos consumidores as informações necessárias para fazerem uma compra.
Otimizando seu Site para a Jornada de Compras
Como seu site desempenha um papel integral em cada etapa do processo, é importante otimizá-lo para cada etapa da jornada do comprador. Sendo assim, você precisará projetar seu site para que seja fácil para os visitantes encontrarem o conteúdo relacionado ao seu estágio, ou seja, tornar a navegação simples, intuitiva e clara.
Use a barra de ferramentas de navegação e as chamadas da barra lateral para garantir que os visitantes encontrem exatamente o que estão procurando quando acessarem seu site.
Uma maneira de ajudar a guiar as prospects de um estágio da jornada de compras para o próximo é por meio de calls-to-action (CTAs) claros.
Onde você coloca o CTA dependerá do tipo de conteúdo que você está entregando. Por exemplo, você pode usar um CTA no final de uma postagem de blog ou vídeo orientando o espectador para outro conteúdo que ofereça uma pesquisa mais aprofundada para sua consideração.
Quando se trata de conteúdos mais longos que são direcionados aos compradores na fase de consideração, você pode incluir um CTA que os convide a se inscrever para uma avaliação gratuita ou fazer o download de uma demonstração.
É importante observar que as empresas precisam de conteúdo para cada estágio da jornada de compras para cada buyer persona que ele segmentar. Isso significa que, se você tiver várias personas, precisará considerar cuidadosamente como cada uma delas se move pela jornada de compras e o que elas procuram ao longo do caminho.
Se possível, deixe claro em seu site onde cada pessoa pode obter as informações de que precisam. Por exemplo, se você oferecer soluções para pequenas e médias empresas e grandes empresas, certifique-se de diferenciar onde cada uma pode ir para obter o conteúdo direcionado às suas necessidades e interesses.