Lançar um novo produto no mercado pode ser o começo de um grande sucesso … ou um fiasco total. É um momento chave que precisa de todo o cuidado e atenção que podemos ter.
O termo “growth hacking” se tornou uma palavra de ordem ao longo dos últimos anos, referindo-se a estratégias de marketing digital não tradicionais para garantir um crescimento rápido. Muitas startups usam esses tipos de técnicas para garantir uma rápida penetração no mercado, mas o growth hacking pode ser tão útil para empresas de qualquer tamanho e experiência.
Hoje, gostaríamos de compartilhar com você 10 estratégias de marketing baseadas no growth hacking para lançar seu produto.
10 estratégias de marketing para lançar seu produto
1 # Organize uma oferta de pré-lançamento
Para um produto decolar rapidamente, você precisa criar um sentimento de expectativa e entusiasmo pelo lançamento, começando semanas ou até meses de antecedência.
Uma das técnicas mais populares para fazer isso é através de brindes e concursos pré-lançamento. Dê o seu produto para um grupo exclusivo de participantes sortudos, em troca de eles ajudarem a espalhar a palavra. Há uma variedade de opções: concursos de fotografia, prêmios para as ideias mais criativas, brindes, etc.
Seja qual for a opção escolhida, tente encontrar um sistema que a torne tão viral quanto possível, por exemplo, fazendo com que os usuários compartilhem sua participação em suas mídias sociais. Seja criativo em suas mensagens para garantir que as pessoas não vejam isso como spam e ofereçam pontos extras para trazer amigos.
2 # Aumente sua visibilidade orgânica
Ou, em outras palavras, o SEO perfeito.
Ter um site bem posicionado nos motores de busca dá a você uma “base” de tráfego para se comunicar sobre seus novos produtos, o que torna as coisas muito mais fáceis do que ter que começar do zero.
Para que a otimização do mecanismo de pesquisa funcione, você precisa fornecer aos usuários informações que realmente serão úteis para eles. Concentre-se especialmente na otimização de três áreas:
- Palavras-chave. Não pense no que você chamaria ou como descreveria seu produto, mas sim como um novo usuário o procuraria.
- Descrições Meta. Os usuários veem meta descrições como o resumo do seu site nos mecanismos de pesquisa, por isso seria curto e atraente. Mas cuidado! Às vezes, o Google ignora essa descrição e mostra as primeiras linhas de texto na sua página, portanto, certifique-se de que elas também sejam adequadas.
- Os primeiros parágrafos do texto. O objetivo é certificar-se de que sabe qual é o seu produto na menor quantidade possível de tempo de leitura.
3 # Criar conteúdo compartilhável
A criação consistente de conteúdo é uma das estratégias de marketing digital mais confiáveis, especialmente no médio a longo prazo.
Invista tempo na criação de um blog de alta qualidade que fala sobre seus negócios ou tópicos relacionados que os consumidores terão interesse em ler. O objetivo é fazer com que os próprios usuários compartilhem seu conteúdo, trazendo tráfego ao seu site regularmente.
4 # Dê uma chance ao remarketing.
Uma estratégia de marketing inteligente reconhece que não se trata apenas de impactar cegamente os usuários, mas de orientá-los no funil de conversão.
Os consumidores estão em momentos diferentes do processo de compra e podem não estar prontos para comprar de você na primeira vez que souberem da sua existência. Isso não é razão para abandoná-los, no entanto. Tente fazê-los fornecer suas informações de contato e certifique-se de cultivar seu relacionamento com eles.
No mesmo sentido, não se esqueça dos seus regulares. Mantenha contato com seus clientes mais dedicados (por meio de um boletim informativo, por exemplo) e, claro, não se esqueça de informá-los sobre o seu lançamento.
5 # Criar um sistema de recomendação
O boca a boca continua a ser uma maneira incrivelmente eficaz de obter um produto lá fora. Os usuários conversam naturalmente com seus amigos sobre os produtos que eles usam e recomendam. Mas você também pode dar um pequeno empurrão para que as rodas girem. Como? Criando um sistema de incentivo para recomendações.
Todo mundo gosta de receber “brindes”, então tudo que você precisa fazer é oferecer um cupom de desconto ou frete grátis em troca de contar aos amigos.
6 # Otimize a velocidade do seu site
Um truque tão simples quanto eficaz: verifique se o seu site funciona na velocidade da luz.
Não há nada mais frustrante do que um site que leva muito tempo para carregar. Um site rápido e fluido, por outro lado, melhora a experiência do usuário e a percepção da marca.
Há várias coisas que você pode fazer para melhorar o tempo de carregamento do seu site, por isso fale com um especialista. Enquanto isso, uma solução rápida: certifique-se de que as imagens são de qualidade suficientemente alta para serem exibidas com clareza e nitidez em um computador de mesa, mas não mais.
7 # Estabelecer relações com blogueiros
Influenciadores são os novos reis e rainhas das estratégias de marketing digital. Como especialistas em uma determinada área ou setor, eles tendem a ter uma audiência fiel esperando e dispostos a seguir suas recomendações, as quais você pode aproveitar para divulgar seu produto.
Para que blogueiros e influenciadores falem sobre sua marca, as estratégias mais comuns são organizar eventos e enviar amostras grátis. Lembre-se, no entanto, de que você não pode “comprar” a opinião ou recomendação deles, pois eles devem ser leais ao público e ser honestos sobre o que pensam. Para evitar desastres, reserve um tempo para investigar quais blogueiros podem ser mais interessantes para o seu produto.
8 # Cuide do seu atendimento ao cliente.
Nos últimos anos, os clientes se acostumaram a obter respostas de empresas às quais chegaram 24 horas por dia e 7 dias por semana, portanto, verifique se você está disponível on-line para ajudá-los.
O atendimento ao cliente é provavelmente uma das áreas em que a seleção cuidadosa de funcionários é mais importante. Os embaixadores da sua empresa devem ser pacientes, empáticos e resolutivos para oferecer ao seu cliente a experiência que merecem.
9 # Prepare o FAQ antes de lançar seu produto
Quando você lança um novo produto no mercado, os usuários geralmente têm um monte de perguntas sobre como ele funciona e o que podem fazer com ele. Quanto mais inovador for, mais você terá que explicá-lo. Nossa recomendação é fazer o máximo possível e preparar antecipadamente, criando uma seção completa e fácil de encontrar “Perguntas frequentes”. O ideal é incentivar os usuários a acessá-lo antes de entrar em contato com você com as perguntas deles.
10 # Não se esqueça do email marketing
E-mail é uma estratégia de marketing digital que pode parecer fora de moda, mas que continua a ser mais eficaz do que nunca. Certifique-se de aproveitar ao máximo!
A fim de efetivamente implementar uma estratégia de marketing por e-mail, o primeiro passo é criar um banco de dados com seus clientes. Quanto mais informações você tiver sobre cada uma delas, melhor. Pense em coisas como idade, residência, filhos e, é claro, compras anteriores ou produtos nos quais eles demonstraram interesse.
Use essas informações para criar uma estratégia de mensagens altamente personalizada quando o usuário achar que os e-mails foram escritos especialmente para eles individualmente. A automação de marketing pode ser uma grande ajuda para gerenciar com eficiência todas essas informações.