A Revolução Causada Pelo Marketing De Conteúdo Na Sua Empresa
Hoje em dia, a estratégia que sua empresa usa para encontrar seu público alvo é completamente diferente de algumas décadas atrás.
O marketing de conteúdo tornou-se uma das técnicas mais eficazes da era digital em termos de encontrar clientes em potencial e reter os que já compraram algo.
Graças à ascensão da Internet, os consumidores de hoje são muito mais independentes em sua jornada de compra.
Com tantas informações na ponta dos dedos, eles estão assumindo as rédeas da pesquisa e usando as informações que descobrem para tomar suas decisões de compra.
Na verdade, pesquisas mostram que os compradores B2B realizam uma média de 12 pesquisas antes de irem ao site de uma marca.
É claro que isso significa que as técnicas tradicionais de publicidade e marketing estão se tornando menos eficazes, e muitos profissionais de marketing estão procurando outra maneira de atingir com sucesso seus públicos-alvo. E é aí que entra o marketing de conteúdo.
O marketing de conteúdo não é usado apenas para atrair pessoas interessadas para as propostas de sua marca, mas também é a melhor maneira de transmitir a identidade e os valores de sua empresa, ao mesmo tempo em que você garante um lugar na vida cotidiana dessas pessoas através do uso de redes sociais e de outras plataformas.
Toda imagem ou percepção anexada à sua marca, seja verdadeira ou falsa, tem valor.
Em um mundo digitalizado, todo trabalho da empresa é maximizar as experiências positivas do usuário e reduzir os pontos problemáticos do cliente online.
O conteúdo é o mecanismo para fazer exatamente isso.
Por meio da publicação e distribuição de ativos de marketing autênticos e informativos, como blogs, vídeos, informes oficiais ou infográficos, você multiplica os pontos de contato digitais em todas as etapas da jornada do compras: se alguém tiver uma pergunta, ela é encaminhada para você.
É por isso que existe o marketing de conteúdo – para oferecer aos clientes em potencial e aos clientes a experiência mais relevante e memorável que eles podem encontrar na Web.
Não é fácil, mas funciona.
Marketing De Conteúdo: O Que É Isso?
O marketing de conteúdo é sobre informação.
Em outras palavras, é o marketing através do compartilhamento de informações educacionais, divertidas ou interessantes que ajudarão os leitores a melhorar suas vidas.
Isso pode ser na forma de uma mudança no comportamento pessoal ou, como muitos profissionais de marketing esperam, pode ser na forma de uma decisão de compra.
Não se trata de forçar um discurso de vendas para as pessoas, mas ajudá-las a avançar para o melhor curso de ação (que pode ser comprar de você).
O marketing de conteúdo abrange uma ampla gama de táticas e processos, necessidades de conteúdo e informação.
Todo o material é desenvolvido para atender a essas necessidades em alinhamento com metas de marketing predefinidas, o conteúdo criado é então disponibilizado, otimizado e utilizado para atender aos clientes e objetivos de negócios em todas as áreas possíveis de marketing, relações públicas, vendas, etc., de forma integrada e mensurada.
O marketing de conteúdo não é novo.
Estamos praticando desde muito mais tempo do que o termo existia, assim como muitos outros exemplos que falarei sobre.
A maioria das organizações vem fazendo marketing de conteúdo mesmo que sem saber, no sentido de usar o conteúdo para qualquer possível função de marketing ou atendimento ao cliente, independentemente do formato de conteúdo, mídia ou canal.
O marketing de conteúdo cria valor e o público avalia a narrativa criada, a proposição e relevância do seu conteúdo.
O que há de novo, no entanto, é a maneira de ver o papel do conteúdo de uma forma mais estratégica, planejada, integrada, inteligente e centrada no cliente.
O conteúdo gira em torno de emoções e experiências: experiências de marca, experiências do usuário, todas altamente emocionais por natureza, mesmo quando “uma peça” de conteúdo é “apenas” uma resposta informativa a uma pergunta.
O conteúdo é o alicerce de uma visão de marketing centrada no cliente, com relevância, consistência e valor mútuo.
Ao oferecer valor a grupos de pessoas pré-definidos, o conteúdo cria valor para o cliente no sentido mais amplo, em sintonia com os objetivos da marca e do negócio, e levando valor para a organização e ainda reduzindo o custo de aquisição de cada um dos novos clientes. Além disso, o marketing de conteúdo tem relação com gerenciamento de conteúdo e gerenciamento de informações, bem como várias plataformas de marketing, como sistemas de engajamento e inteligência, ajudando a obter insights sobre o público e a alcançar uma abordagem de tempo certo e lugar certo, alavancando vários canais e fontes de informação.
O valor do marketing de conteúdo para a organização, em última análise, sempre se traduz em um impacto no ROI de marketing geral.
O valor e a relevância do conteúdo estão nos olhos do público e do “consumidor” individual e podem variar de um valor de entretenimento a uma resposta valiosa a uma pergunta ou a uma experiência valiosa de qualquer outra natureza.
As Muitas Definições De Marketing De Conteúdo
As práticas e os princípios do “bom” marketing de conteúdo, vieram para ficar, independentemente das definições e até mesmo como o marketing de conteúdo continua a fazer parte de um marketing bom, integrado e centrado no cliente.
Em vez de “vender” o conceito de marketing de conteúdo, é melhor ter uma abordagem prática, olhando para o contexto mais amplo do uso de conteúdo valioso de forma sistemática, relevante, envolvente e contínua.
Em vez de se concentrar no rótulo, é importante se concentrar na realidade de que os consumidores e os compradores em potencial têm mais poder e que o uso de conteúdo para fins de marketing exige uma abordagem estratégica.
Marketing de conteúdo nos negócios é sobre contexto do cliente, focado em oferecer valor através de grande experiência do cliente, experiências de marca, etc.
Conteúdo que realmente ajuda, faz uma declaração de marca e pode gerar leads e resultados tangíveis em todo o ciclo de vida do cliente.
Embora o marketing de conteúdo não seja apenas sobre marketing digital, a dimensão digital desempenha um papel cada vez maior (mesmo que as linhas entre digital e físico não existam para um consumidor independente de canal).
Nos últimos anos e devido ao sucesso do termo e à crescente conscientização dos profissionais de marketing de que o conteúdo relevante é necessário e desvalorizado, o termo marketing de conteúdo é usado para muitos propósitos e táticas no contexto de marketing digital e social, desde conteúdo social e pesquisa; otimização de mecanismos para até mesmo publicidade online (a chamada “publicidade nativa”).
Aparentemente hoje tudo é marketing de conteúdo.
As Origens Do Marketing De Conteúdo
O termo marketing de conteúdo é relativamente novo – mas a prática do marketing de conteúdo vem acontecendo há muito tempo.
No final do século 19, a John Deere começou a produzir uma revista impressa, The Furrow, para fornecer aos agricultores dicas e informações valiosas.
O século XX está repleto de exemplos espalhados de marketing de conteúdo (os guias Michelin e as novelas da Procter & Gamble são dois outros). Mas o marketing de conteúdo realmente começou a explodir com o surgimento da internet.
Por quê?
Em 1999, Seth Godin publicou um livro que mudaria o marketing. Em Permission Marketing, ele argumentou que o marketing mais moderno estava fadado ao fracasso.
O motivo? Interrupção.
Antes da internet, a maior parte do marketing era “interruptiva”, significando que ela encontrava pessoas durante o curso de suas vidas cotidianas – e as interrompia.
Para um exemplo, pense em um anúncio sendo reproduzido enquanto você está assistindo a um episódio do seu programa de TV favorito. Até mesmo um outdoor enquanto você está dirigindo pela estrada está tentando roubar sua atenção de outra coisa.
Mas, argumentou Godin, há um limite para a interrupção.
Como a internet, e agora os smartphones, fazem com que as pessoas fiquem expostas a centenas de mensagens de marketing por dia, é difícil fazer com que as pessoas prestem atenção.
A solução? Permissão.
Se você tiver permissão para enviar mensagens de marketing para pessoas, porque suas mensagens são valiosas e elas querem saber de você, seu marketing será muito mais bem-sucedido.
Essa ideia, de criar um público escolhido, tornou-se uma peça fundamental do marketing de conteúdo.
O marketing de conteúdo é baseado no envio de informações que as pessoas realmente querem.
Como Godin declarou dramaticamente em 2008, “Marketing de conteúdo é todo o marketing que resta”.
No Que O Marketing De Conteúdo Pode Ajudar?
Dado o fato de que o conteúdo desempenha um papel em praticamente todas as técnicas e táticas de marketing, não há metas que não possam ser alcançadas usando o conteúdo.
As metas de marketing normalmente mencionadas em uma infinidade de relatórios de pesquisa diferem um pouco entre o marketing de conteúdo B2B e B2C e também dependem de fatores contextuais, como geografia, tipo de negócio, público-alvo etc.
A questão não deve ser quais objetivos de marketing você pode realizar usando conteúdo (marketing).
Dada a importância do conteúdo, mas também da informação relevante e oportuna em TODAS as áreas de negócio hoje, a questão é “como vou alavancar o conteúdo e a informação como parte dos meus esforços para realizar tal objetivo?”.
No entanto, na prática, vemos que os profissionais de marketing se concentram em alguns objetivos principais, como:
Consciência da marca.
Geração de leads.
Engajamento.
Vendas.
Nutrição de leads.
Retenção e fidelização de clientes.
Evangelismo do cliente.
Melhoria da experiência do cliente.
Qual A Diferença Entre Marketing De Conteúdo E Marketing Tradicional?
A diferença entre marketing de conteúdo e marketing tradicional é, em muitos aspectos, uma questão de tempo.
No marketing tradicional, o objetivo é convencer as pessoas em seu público a fazer uma compra.
Mesmo em campanhas de construção de marca de longo prazo que não pressionam por uma venda imediatamente, o objetivo do marketing ainda é colocar sua empresa na frente dos clientes.
Embora isso seja verdade no marketing de conteúdo de algumas maneiras, o método de entrar na frente de clientes em potencial é muito diferente.
Em vez de divulgar os benefícios de um produto ou serviço ou empresa, o marketing de conteúdo está focado na solução de problemas.
A lógica é simples: se você resolver os problemas das pessoas, você cria uma relação de confiança e de longo prazo. Quando chegar a hora de tomar uma decisão de compra, eles vão procurar as pessoas que estiveram ajudando nos problemas desde o início.
É por isso que o marketing de conteúdo funciona. Ele resolve problemas para criar confiança.
Tipos de Marketing de Conteúdo
Como você deve ter percebido ao analisar as estatísticas anteriores, mais e mais empresas estão entendendo a importância dessa estratégia como meio de atingir seu público na Internet.
É exatamente por isso que o Marketing de Conteúdo está se tornando uma ferramenta insubstituível para o posicionamento da marca.
Agora, qual canal se encaixa no espectro do Marketing de Conteúdo?
Quais plataformas podem ser usadas para concluir essa atividade para atingir um público-alvo específico?
Aqui estão as respostas para estas perguntas:
Artigos no seu site e blogs
Uma das melhores estratégias para tirar o máximo proveito do Marketing de Conteúdo é criar seus próprios artigos para o seu blog ou site e depois promovê-los nas redes sociais.
Por quê?
Porque isso permite trabalhar as palavras chave ideais e aumentar o tráfego da web para seu site e oferecer conteúdo original e relevante para seu público.
E-mail marketing
O E-mail marketing, que envia conteúdo e promoções para o seu público por e-mail, é uma excelente forma de manter seu público informado sobre suas novidades e notícias, além de divulgar suas propostas comerciais.
Vídeos
Tornar a criação de vídeos uma parte integrante de qualquer estratégia de conteúdo é muito favorável, já que essa classe de conteúdo é uma das mais compartilhadas nas redes sociais.
Por isso, é recomendável criar um canal no YouTube (atualmente a plataforma de vídeo mais importante) e compartilhar seus vídeos a partir daí.
Redes sociais
As redes sociais permitem que você encontre e interaja com seu público, o que o torna o meio de escolha para divulgar seu conteúdo.
Assim, otimizar seu site, landing pages ou blog é fundamental para que as pessoas possam compartilhar seus artigos nas mídias sociais.
Além disso, como não é possível gerar seu próprio conteúdo todos os dias e publicá-lo nas redes sociais, é importante encontrar fontes qualificadas nas quais você possa obter artigos relevantes para compartilhar em seus canais.
Para manter sempre as suas contas atualizadas, é aconselhável usar uma ferramenta para agendar suas publicações para a semana ou mês e para que elas sejam automaticamente compartilhadas. Dessa forma, você economiza tempo de trabalho e não precisa ficar online o dia todo.
E finalmente, as plataformas sociais não devem ser vistas como um mero meio de difusão, mas sim para interação.
É com a comunicação que os relacionamentos duradouros são construídos e é por isso que você não pode esquecer de interagir com o público com coisas como comentários, responder a mensagens e dar um “curtir” sempre que puder.
Peças Gráficas
Outro pilar do Marketing de Conteúdo é a produção e difusão de peças gráficas em blogs e redes sociais.
Esse tipo de conteúdo é amplamente compartilhado nas mídias sociais, graças à sua atratividade visual e incluem a criação de infográficos e GIFS animados, fotografias, ilustrações e imagens com texto.
Outras
Certamente há muitos outros tipos de conteúdo que você pode compartilhar para acompanhar sua estratégia de marketing, já que é basicamente sobre o compartilhamento de informações relevantes (ou seja, informações que entretêm, ensinam, informam e movem seu público).
Assim, por exemplo, você pode criar Podcasts (partes de áudio) para compartilhar, você pode participar organizando Webinários (seminários online sobre seus produtos, serviços ou temas relevantes para o seu setor), você pode desenvolver aplicativos, você pode publicar e-books e até mesmo desenvolver jogos temáticos.
Por Que Seu Conteúdo Ainda É Importante
O processo de converter um cliente requer paciência.
Você tem que construir um relacionamento e ganhar confiança em vez de pedir imediatamente um endereço de e-mail, número de telefone, cargo ou qualquer outra informação pessoal que as corporações tentam obter dos consumidores.
Produção de conteúdo ajuda a mudar a percepção da marca que o cria.
Isso não quer dizer que os leads, os downloads e os reais não sejam importantes, mas são fatores que devemos analisar no futuro.
Leva meses, até mesmo anos, para as empresas traduzirem conteúdo em oportunidades no funil de vendas.
A percepção da marca é mais impactada no curto prazo, o que é mais intangível do que as métricas que estamos acostumados a medir.
Claro, os profissionais de marketing podem avaliar o aumento realizando pesquisas, mas métricas mais brandas, como o feedback das vendas, também são úteis.
Não importa como você mede seu impacto, o conteúdo de qualidade ainda é importante.
Se você criar conteúdo útil, as pessoas pensarão que você é uma referência .
Se você criar conteúdo útil suficiente, ele valorizará você como um recurso e respeitará sua marca.
Se eles aparecerem repetidamente para você e precisarem do seu produto, eles pensarão em você antes de seus concorrentes.
Gostamos de complicar demais as coisas, mas pode ser assim tão simples.
Em outras palavras, o marketing de conteúdo vale a pena, desde que você saiba o que esperar.
Agora você entende por que o marketing de conteúdo funciona e como ele ajuda a criar confiança e relacionamentos de longo prazo com seu público e clientes.
Você tem os recursos de que precisa para começar a aprender mais sobre marketing de conteúdo – caso decida incluir tudo em sua estratégia marketing de conteúdo.
O único passo restante é começar a criar.