Entenda O Que É E Como A Buyer Persona Pode Mudar Seu Negócio
A Buyer Persona no marketing de conteúdo é a definição dos clientes ideais do seu produto ou serviço. Isso pode ajudá-lo a conhecer e entender melhor o seu público, suas necessidades e aspirações.
Com isso, podemos definir estratégias específicas para esses perfis, entregando conteúdo realmente interessante e aumentando os níveis de conversão de leads para clientes.
Qualquer estratégia de marketing digital deve se basear em uma Buyer Persona bem definida e desenvolver a jornada de compras do cliente, por meio da qual conduziremos nossa Buyer Persona até que ela faça uma compra.
O objetivo de ter uma Buyer Persona muito detalhada é ser capaz de oferecer ao nosso alvo o conteúdo de interesse para ele, sendo assim mais eficaz em nossas estratégias de inbound marketing e alcançando taxas de conversão muito melhores.
Para saber mais sobre o conceito, o primeiro passo é entender que “Buyer Persona” aparece pela primeira vez na década de 1990, no livro de Alan Cooper “The Inmates Are Running the Asylum”, que procura entender melhor os aspectos individuais, motivações, desafios, necessidades e preocupações do público de uma empresa através de um método muito mais próximo e individualizado.
Foi assim que surgiu o termo Buyer Persona, que hoje se tornou básico e indispensável para lançar as bases de qualquer projeto e estratégia do time de marketing em que queremos ter sucesso.
O Que É Buyer Persona?
Buyer Persona é a descrição quase real e altamente detalhada da nossa meta, com a qual a empresa pode conhecer melhor o cliente, quem ele é e o que ele precisa.
Com essa informação bem utilizada, o objetivo é se tornar mais preciso em nossos processos de marketing digital.
Buyer Persona, em suma, é a descrição perfeita da pessoa que compra seu produto ou serviço.
Portanto, se você souber quem são as pessoas que comprarão seu produto ou serviço, você não acha extremamente útil trabalhar se baseando nessas informações e oferecer seus produtos e serviços diretamente a eles sem perder mais tempo?
Como A Buyer Persona Ajuda Sua Estratégia De Marketing De Conteúdo?
A Buyer Persona é quem vai interagir com o conteúdo que você cria e publica em seus sites.
Portanto, você deve considerar sua Buyer Persona no centro de sua estratégia de marketing e como um pilar de tudo o que você faz na estratégia.
Existem diferentes aspectos dentro de sua estratégia da sua equipe de marketing de conteúdo em que sua Buyer Persona é essencial:
Tom de comunicação corporativa
Tom de comunicação em suas postagens e redes sociais
Redes sociais onde seu alvo está localizado
Tipo de conteúdo que deve ser criado e entregue
Tipo de palavras-chave que usaremos
Fases da jornada de compra pelas quais nosso alvo passa
Formato do conteúdo que publicamos
Tipo e formato de CTA e Geração de leads que oferecemos
Por Que A Buyer Persona É Importante?
Uma Buyer Persona ajuda a visualizar com quem você está falando enquanto cria cada parte do seu mix de marketing.
Tudo, desde e-mail marketing e conteúdo de mídia social até blogs e vídeos, deve ser criado em torno de uma Buyer Persona.
Imagine que você receba um e-mail de uma loja de artigos esportivos local que fala sobre: “Oferta só para quem não é mão de alface!”.
Talvez você não saiba o que é um “mão de alface”. (é o goleiro que não segura a bola direito e toma o gol)
A mensagem não vai entrar em contato com você e você pode não estar inclinado a clicar e ler o e-mail.
Agora, se você fosse um grande fã e de futebol e o Campeonato Brasileiro estivesse em pleno andamento, então provavelmente você estaria muito mais interessado em ver o que é a oferta.
O e-mail pode até incluir algumas biografias de jogadores de futebol ou livros sobre o esporte.
Isso seria realmente direcionado e valioso para o fã de futebol receber o e-mail!
Agora, como você pode aplicar esse tipo de estratégia de marketing digital na sua audiência?
Muitas marcas têm várias Buyer Personas, dependendo do público alvo, especialmente se você estiver atendendo a diferentes mercados com seus vários produtos e serviços.
A maneira como você fala com a Maria vai ser diferente do jeito que você fala com o João, e é assim que deve ser.
Você quer construir esse relacionamento com cada um deles e, quando há uma desconexão, seus relacionamentos não serão tão fortes quanto deveriam.
Crie Experiências Personalizadas Para Cada Pessoa
A melhor parte de ter Buyer Personas bem definidas é que fica mais fácil criar experiências personalizadas para seus clientes. Isso é crucial porque a personalização pode ter um impacto enorme nas decisões de compra das pessoas.
Na verdade, a maioria dos consumidores estão mais propensos a comprar de varejistas que os reconhecem pelo nome, conhecem seu histórico de compras e fornecem recomendações de compra de acordo.
Você pode criar experiências únicas personalizando sua mensagem e sua entrega de conteúdo para diferentes Buyer Personas.
Um exemplo disso em ação seria configurar uma página de destino diferente para cada Buyer Persona, na qual a copy (texto persuasivo) atende especificamente às necessidades e preferências dessa pessoa.
Por exemplo, a copy da página de destino para viajantes com baixo orçamento poderia destacar o preço com desconto de seus pacotes de viagem.
Turistas de luxo, por outro lado, podem ver uma imagem de um resort luxuoso com copy que destaca as atividades de lazer disponíveis.
Personalize A Copy Do Anúncio
Você também pode usar suas personas para exibir anúncios relevantes para diferentes tipos de clientes em potencial.
O que atrai certo tipo de comprador pode não ser necessariamente tão atraente para outro comprador.
Se considerarmos novamente nosso exemplo de agência de viagens, um indivíduo de alta renda que desfruta de férias de luxo pode não se sentir compelido a clicar em um anúncio para pacotes de férias de baixo orçamento.
Da mesma forma, alguém que precisa de férias em família baratas pode não estar tão interessado em um anúncio promovendo locação de luxo na praia.
Você pode desenvolver diferentes abordagens de anúncios para atrair a personalidade de cada comprador.
Você pode entregar a copy certa aos clientes depois de determinar qual Buyer Persona eles parecem ser os mais adequados.
Como Definir A Buyer Persona?
A descrição da sua Buyer Persona deve ser muito detalhada, respondendo a perguntas e detalhes muito específicos. Nossa Buyer Persona deve até mesmo ter um nome completo.
Os aspectos que devem ser tratados são muitos, mas os campos mais importantes que você deve descobrir sobre a sua Buyer Persona são:
Nome
Idade e status familiar
Localização
Emprego atual e salário
Suas preocupações: o que ela está procurando, o que ela precisa
Suas motivações: desafios e objetivos
Propomos algumas ideias que você pode colocar em prática para obter informações sobre sua Buyer Persona:
Analise o comportamento dos visitantes do seu site e seus leads atuais. Tire conclusões de padrões comuns entre todos eles.
Solicitar informações relevantes para definir seu cliente ideal nos formulários do seu site.
Faça entrevistas com o seu alvo por telefone, email ou pessoalmente e tente descobrir quais são as suas motivações e preocupações.
Conclusão
Essas dicas devem ajudar você a gerar mais vendas criando Buyer Persona precisas.
Então não tenha medo de gastar um pouco de tempo no processo de pesquisa.
Você precisa ser muito minucioso se quiser criar personas que gerem valor real para o seu negócio.
Trabalhar sua Buyer Persona é estabelecer as bases para uma estratégia de marketing digital bem-sucedida.
Conheça bem quem é sua Buyer Persona, vá até ele, dê a ele o que ele precisa, ajude-o a resolver seus problemas e supere seus desafios e ele acabará se tornando um cliente.