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Outbound Marketing: Ainda Vale A Pena Insistir Nessa Estratégia?

By 19 de março de 2019Blog, Marketing

Como uma empresa pode divulgar seu novo produto ou serviço?

Foi exatamente dessa questão que surgiu o campo de marketing que conhecemos hoje.

Fora que essa pergunta ainda é o principal problema dos profissionais atuais.

Embora várias abordagens tenham surgido e desaparecido, uma estratégia testada e comprovada permaneceu no campo desde o início.

O Outbound Marketing tenta iniciar uma conversa sobre um produto ou serviço divulgando rapidamente sua existência por meio de uma variedade de métodos tradicionais de marketing.

Se um comerciante coloca anúncios na televisão ou no jornal, esses métodos tradicionais ainda são altamente considerados por muitos profissionais da indústria.
É preciso entender que quando a maioria dos não-marqueteiros pensa na palavra”marketing”, é nessa definição clássica que eles se referem.

O Que É Outbound Marketing?

O outbound marketing tenta alcançar os consumidores por meio da publicidade em mídia geral, bem como por meio de contato pessoal.

Dependendo do local, a abordagem pode ser extremamente ampla (publicidade na TV), totalmente pessoal (reuniões presenciais) ou “impessoalmente pessoal” (e-mails ou ligações).

Por meio de cada abordagem, surgem os leads que serão trabalhados pelo time de vendas.

Na década passada, o marketing tradicional (outbound) entrou em conflito com o inbound marketing.

O inbound marketing é muito mais baseado na web e no marketing digital e posiciona a empresa para ser facilmente encontrada na Internet, atraindo os clientes à medida que eles pesquisam, em vez de “sair” agressivamente para procurá-los.

Embora muitas empresas maiores argumentem que o inbound marketing é mais eficaz e eficiente, o fato é que, até que as pessoas saibam e confiem em uma empresa, haverá um nível baixo de chances de trazer resultados.

Pense no inbound como o desenvolvimento contínuo de um relacionamento; no entanto, você não pode ter um relacionamento sem uma introdução inicial (ou pelo menos um encontro casual).

O outbound marketing aumenta muito a probabilidade desse “primeiro contato”, de modo que uma relação comercial possa se desenvolver posteriormente.

Outbound Marketing Tem Benefícios?

O principal benefício do outbound marketing é que os consumidores estão familiarizados com ele.

A mídia não atrapalha a mensagem, como ocorre com o inbound marketing, que é fornecido por meio de tecnologias que muitos consumidores ainda lutam para entender e confiar.

Os consumidores estão acostumados com anúncios de rádio e televisão, por exemplo, e podem até mesmo esperar pelos jornais de domingo especificamente por causa dos anúncios. Mesmo em casos como mala direta, que gera lixo que os consumidores precisam eliminar, a familiaridade não é ameaçadora.

Quais As Desvantagens?

A mesma familiaridade que torna sua mensagem “segura” para consumidores em potencial consumir também facilita a desativação.

Além disso, o outbound marketing é mais caro e menos eficaz do que o inbound marketing porque os métodos de entrega custam mais e são transmitidos para um público amplo, a maioria dos quais não tem interesse algum em seu produto ou serviço.

Aqueles que estão interessados geralmente precisam ver sua mensagem várias vezes antes de agir sobre ela, por isso a redundância embutida na maioria dos ciclos de vendas (beirando às vezes até o excesso).

Aaron Ross, guru de vendas e autor do livro Receita Previsível afirma que um dos problemas do outbound marketing é a necessidade de ser o mais claro e conciso possível em suas abordagens.

Clientes em potencial querem saber o que você faz e como você os ajudará.

Sua mensagem na hora das vendas é super importante.Só porque você sabe o que significa e entende alguma coisa, não significa que seu cliente vai entender.Você deve ser capaz de explicar o que você faz a uma criança de 10 anos.

Quem Usa Outbound?

À medida que a Internet e os dispositivos móveis crescem em popularidade e oferecem novos e criativos métodos de publicidade, o outbound marketing perdeu parte de seu apelo de longa data.

No entanto, algumas empresas continuam dedicando até 90% de seus orçamentos de marketing ao outbound marketing.
O objetivo do outbound marketing é a geração de leads, tornando-o essencial para as empresas que buscam conquistar clientes. Para as empresas que procuram entrar no mapa, o outbound marketing é a maneira mais frequente de alcançar o maior público possível no menor tempo possível.

Além disso, como certas estratégias de outbound marketing já não são mais tão populares quanto antes – por exemplo, o processo de vendas de cold calling-, o ticket médio da publicidade por esses meios se tornou realmente mais barato.

Assim, um restaurante local pode ter um melhor retorno do investimento por esses meios do que criando uma presença na mídia social.

Qual Melhor Público Para O Outbound Marketing?

De um modo geral: quanto mais antigo o cliente, maior a chance de que o outbound marketing tenha impacto sobre ele.

Por um lado, é o estilo de marketing que a maioria dos clientes mais antigos está acostumado. Eles se sentem confortáveis com anúncios de rádio e televisão e podem até mesmo fazer uma varredura de anúncios e panfletos de jornal quando estiverem prontos para comprar.

Enquanto o inbound marketing geralmente é feito por meio de tecnologias que os consumidores mais velhos ainda lutam para entender – e confiar – (a maior parte), a mídia usada no outbound marketing se sente mais familiar e receptiva.

O outbound marketing também se mostra particularmente eficaz no modelo B2B e/ ou em transações envolvendo algum produto ou serviço mais sofisticado.

Embora as empresas possam pesquisar outras empresas (inbound marketing), em última análise, elas buscam contatos pessoais estabelecidos por meio de reuniões presenciais, ou networking em eventos do setor e feiras.

Como Desenvolver Uma Estratégia?

Embora muito do outbound marketing envolva a disseminação de uma mensagem para o público mais amplo possível, as melhores estratégias, no entanto, serão um pouco direcionadas.

Independentemente do tipo de estratégia usada, os clientes – individuais ou empresariais – estarão passando por várias mensagens de marketing e branding, e cabe à empresa destacar sua mensagem.

O primeiro passo em uma campanha de outbound marketing é avaliar adequadamente um produto ou serviço.

O que faz sobressair – ou pode fazer sobressair?

Qual é a necessidade de se encontrar no mercado – e quem, em particular, tem essas necessidades?

Para determinar as respostas, as empresas devem coletar dados.

O feedback dos clientes ajuda as empresas a entender quais os botões eles já estão pressionando (ou quais ainda não conseguiram “apertar”).

Com uma meta estabelecida, as empresas se movimentam para criar suas mensagens.Essas mensagens geralmente incluem algo que produz uma resposta específica do cliente -um link para um site, um número de telefone ou um endereço físico onde alguém pode obter mais informações (ou usar) o produto ou serviço

Dependendo do tamanho do seu público alvo, as empresas optam por divulgar sua mensagem em uma variedade de plataformas.

Um público de massa exigirá alguma combinação de meios de comunicação de massa -televisão, rádio, jornal, revista; ou uma forte presença na Internet que pode incluir vídeos virais, publicidade agressiva no Facebook e / ou afiliados, etc.

Por outro lado, uma empresa local ou regional pode optar por realizar uma campanha de mala direta ou por telefone, ou mesmo distribuir panfletos porta a porta para que haja um senso de engajamento pessoal (e, portanto, confiança e / ou obrigação pessoal) envolvido.

Por sua vez, os profissionais de marketing B2B buscarão estabelecer alianças pessoais por meio de sua presença em eventos nacionais e regionais do setor, e por meio do acompanhamento pessoal regular com os possíveis clientes corporativos a partir de então.

O Mix De Outbound E Inbound

Algumas verdades antes de continuar…

Outbound é “push marketing”, enquanto inbound é “pull marketing”.

Ou seja, os esforços de outbound tendem a “se intrometer” onde eles não são desejados, enquanto o inbound atende às pessoas quando elas desejam aprender mais.

Com estratégias de outbound, as empresas perseguem os clientes.

Com estratégias de inbound, os clientes chegam às empresas por conta.

Mas ainda assim, com toda essa diferença, uma coisa é clara: Não existe a ideia de “um ou outro”.
É possível trabalhar inbound e outbound para atrair clientes e manter seu relacionamento com eles.

 

Tome as medidas necessárias para otimizar seu site e blog para os mecanismos de pesquisa.

Crie conteúdo original e relevante para sua empresa e para os interesses de seus clientes.

Use posts no Facebook e Tweets para anunciar novos conteúdos em seu site e blog.

Resista ao desejo de spam.

O inbound marketing sabe que manter a confiança do consumidor é algo sagrado. Seus esforços de outbound também ter isso em mente.

Outbound Vai Morrer?

Quando o rádio foi introduzido pela primeira vez na década de 1920, os “especialistas” previram que substituiria os jornais.

Mais tarde, na década de 1950, havia muitos que previam que a TV substituiria o rádio.

Nada disso aconteceu.

Em vez disso, as empresas aproveitaram os pontos fortes de cada meio para refinar cada vez mais suas estratégias de marketing.

Da mesma forma, a noção de que o inbound pode substituir o outbound é igualmente infundada.

A sinergia do inbound e do outbound marketing pode ser comparada com um freezer e um microondas.

Eles são aparelhos muito diferentes.

Mas eles trabalham maravilhosamente bem quando estão juntos.