fbpx Skip to main content

A Melhoria Contínua Para O Crescimento Contínuo

By 20 de março de 2019Blog, Processos de Negócios

 

Um plano de melhoria contínua é um conjunto de atividades projetadas para levar melhorias graduais e contínuas a produtos e serviços ou processos por meio de revisão, medição e ação constantes.

O Ciclo PDCA (também conhecido como Ciclo de Deming), ou uma abordagem chamada Kaizen, são os dois frameworks mais conhecidos usados para suportar a melhoria contínua.

A melhoria contínua é uma dimensão crítica de todos os principais frameworks e metodologias onde a cultura da qualidade é prioridade, incluindo Six Sigma e ISO 9001 2015.

As organizações dedicadas à melhoria contínua reconhecem cada vez mais a importância dessas ações e das ferramentas de qualidade para melhorar a satisfação do cliente e melhorar a eficiência, a produtividade e os lucros.

 

Kaizen

Kaizen é um termo japonês que significa “mudar para melhor”. O Kaizen suporta a perspectiva de que tudo pode ser melhorado, mesmo que seja incremental.

As melhorias incrementais contínuas ao longo do tempo são consideradas desejáveis e podem se traduzir em melhor qualidade, custos reduzidos, processos de trabalho simplificados, menos desperdício e melhor satisfação e lucros do cliente.

O Kaizen é uma parte crítica do mais amplo Sistema Toyota de Produção.

 

O Ciclo PDCA

O PDCA é na maioria das vezes um círculo sem começo ou fim, o que significa que a melhoria contínua é um processo que nunca para.

Uma descrição simples do ciclo PDCA é:

  • Planeje: Identifique uma oportunidade e crie um plano de ação para melhoria
  • Faça: Teste a mudança em pequena escala, onde as alterações podem ser melhoradas e facilmente observadas e medidas
  • Verifique: Avalie os resultados do teste e resuma as lições aprendidas
  • Aja: Se o teste funcionou, implemente a alteração em uma escala ligeiramente maior e monitore os resultados

Lembre-se, o processo é um ciclo. Se o teste falhar, repita todo o processo. Se funcionar, monitore os resultados e comece tudo de novo com um novo plano para promover melhorias adicionais. O trabalho de melhoria contínua é interminável. Os processos de negócio e a gestão da qualidade também.

4 Aplicações Diferentes Da Melhoria Contínua

As diferentes aplicações do setor incluem o seguinte:

Indústrias Focadas no Processo

Em setores e aplicações intensivas em processos, o programa de melhoria contínua permite que indivíduos e grupos identifiquem ineficiências ou gargalos. Isso é importante pois proporciona às pessoas a oportunidade de simplificar processos e minimizar o tempo, o esforço e o desperdício. A melhoria contínua é inerente ao Sistema de Gestão Toyota de Produção (conhecido como metodologias Lean) e ao uso do Kaizen.

Produtos de hardware

Em aplicações centradas em produtos de hardware, um programa de melhoria contínua baseado no feedback do cliente permite que o fabricante melhore a qualidade do produto, aprimore as capacidades do produto em produtos subsequentes e identifique oportunidades para simplificar os processos de fabricação, resultando em redução de custos.

Serviços industriais

Em indústrias focadas em serviços, a melhoria de processos contínua é implementada para melhorar a eficiência e fortalecer a qualidade da prestação de serviços. De uma operação de fast food a um negócio de lavagem de carros, essas empresas devem medir regularmente a satisfação do cliente e observar as atividades, a fim de identificar oportunidades para melhorar os resultados.

Empresas de Software

Em muitas atividades e metodologias de desenvolvimento de software – incluindo abordagens em cascata e ágil – a teoria e a prática da melhoria contínua são inerentes.

Em cascata, um produto é desenvolvido de acordo com especificações detalhadas e o aplicativo completo é testado para verificar a existência de bugs.

Os bugs são reparados e uma nova versão é testada, com a expectativa de um número decrescente de bugs ao longo do tempo.

Os métodos ágeis incorporam ciclos de desenvolvimento mais curtos e fornecem feedback contínuo ao cliente, com versões subsequentes aprimoradas em termos de capacidade, qualidade e desempenho.

Melhoria Contínua É Um Modo de Vida

O falecido guru da qualidade, W. Edwards Deming, disse que os gerentes e as organizações devem ter uma consistência de propósito e uma dedicação profunda e duradoura à constante melhoria contínua, a fim de satisfazer os clientes, vencer a concorrência e reter empregos.

O foco de Deming era garantir que a melhoria contínua fosse introduzida na cultura, não algo que fosse momentâneo ou ocasional.

Ele frequentemente criticava os gerentes por serem míopes e se concentrar nas medidas erradas. Ele incentivou os gerentes a investir no longo prazo, concentrando-se em medidas significativas de melhoria contínua que todos podemos fazer.

É preciso dizer que as organizações que se destacam na melhoria contínua incorporam-na em seus valores e a refletem em sua contratação e treinamento. Eles também incorporam isso em seu sistema de avaliação e compensação de todos os colaboradores, desde a alta cúpula até os níveis mais baixos da pirâmide.

Se você visitar uma empresa que se destaca neste trabalho, os sinais de melhoria contínua são visíveis em todos os aspectos da cultura.

Para entender o potencial verdadeiro da melhoria contínua devemos interpretá-la é um modo de vida, não uma moda passageira ou uma correção de curto prazo.