A sua empresa é da época que anota as informações do cliente num rascunho que está sobre a mesa? Ou então numa planilha de excel?
Uma das principais dificuldades para uma empresa é administrar a sua carteira de clientes. Às vezes, perde-se mais tempo tentando organizar todas as informações do processo de vendas do que fazendo o que mais importa para qualquer negócio: conquistar mais clientes! Seria perfeito se existisse um sistema para otimizar o tempo e facilitar o manuseio dos dados em cada etapa do processo de venda, não é mesmo? Então, comemore!
Essa solução já existe e tem nome: CRM.
Muitos ainda não sabem o que é e para que serve um CRM. Então segue aqui alguns conceitos básicos para iniciarmos nossa conversa.
CRM da sigla inglês, significa Customer Relantionship Management, um termo usado para o gerenciamento do relacionamento com o cliente ou ainda um sistema integrado de gestão com foco no cliente, que reúne vários processos\tarefas de uma forma organizada e integrada.
E então você me pergunta: E o que minha empresa tem a ver com tudo isso? Eu respondo: Tudo!
Vamos lá, vou exemplificar na prática.
Visualize seu funcionário recebendo uma ligação de um possível cliente a comprar seu produto ou contratar seu serviço. A pessoa se identifica e explana a sua necessidade.
Penso que o primeiro passo seria captar as informações básicas como nome, telefone e e-mail, por exemplo. Suponhamos que esse lead (caso não conheça este termo o mesmo refere-se à uma oportunidade de negócio) está em busca de um produto que no momento está em falta na sua empresa e que chegará em cinco dias.
Então ele pede a gentileza de avisá-lo assim que o mesmo chegar. O que você faria hoje? Anotaria na sua agenda no dia em questão para retornar ao cliente? É uma opção, claro.
Porém você corre o risco de esquecer dessa tarefa. Agora pensa comigo, com um CRM você poderia cadastrar esse lead e seus devidos dados, enviar uma apresentação ou catálogo da sua empresa, criar uma tarefa para lembrá-lo e ainda ter em sua base de dados para enviar promoções, novidades, etc.
Caso esse cliente compre seu produto ou contrate seu serviço, você terá todo esse processo de vendas registrado para futuros dados como produtos mais vendidos, tempo de venda, estimativa de compras em cima de vendas, entre outras informações relevantes para que possa traçar metas e definir processos internos.
Agora imagine que você criou uma promoção para anunciar um novo produto que chegou na sua empresa. Além de divulgar no instagram, facebook e site, você tem um mailing list de clientes que já compraram e de leads, podendo atingir pessoas em específico aumentando a chance de vendas e fidelização do seu novo produto.
Vamos a um terceiro exemplo. Idealize em seu negócio uma automação de processos de vendas. Um CRM pode te proporcionar todas as etapas de vendas de forma rápida, eficaz e padronizada. Você pode ter toda a negociação, seja a mesma por e-mail, telefone ou física, em um só lugar. Desde o momento que o lead entra em contato até quando ele efetiva a compra ou contratação da sua empresa.
E o mais importante, tudo em um único lugar, sem informações espalhadas, onde qualquer um pode acessar e dar continuidade a negociação.