fbpx Skip to main content

Planejamento de Metas: O segredo para o Sucesso

By 18 de março de 2019agosto 11th, 2022Blog, Gestão de Projetos

Muitas pessoas sentem como se estivessem à deriva no mundo. Elas trabalham duro, mas não parece a valer a pena. Com isso, um dos principais motivos pelos quais as pessoas se sentem assim é porque não gastaram tempo suficiente pensando sobre o que querem da vida e não estabeleceram objetivos formais. Afinal, você faria uma grande jornada sem ter uma ideia real do seu destino?

Provavelmente não!

É justamente por isso que vamos entender a importância do planejamento de metas.

Por que fazer o planejamento de metas?

Atletas de nível superior, empresários bem-sucedidos e empreendedores em todos os campos fazem do planejamento estratégico um hábito. Definir metas te dá visão de longo prazo e motivação de curto prazo.

Ele concentra sua aquisição de conhecimento, ajuda organizar seu tempo e seus recursos para que possa aproveitar ao máximo a sua vida.

Ao estabelecer metas claras e definidas, você cria uma espécie de “passo a passo” para o futuro ideal e ainda pode medir e se orgulhar da conquista dessas metas, e verá o avanço no que poderia ter parecido um longo esforço inútil.
Sendo assim, também aumentará sua autoconfiança ao reconhecer sua própria capacidade e competência para atingir as metas que definiu.

Como definir uma meta

Primeiro, considere o que quer alcançar. Depois, se comprometa com isso.

Defina metas SMART (específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e com limite de tempo) que o motivem e as anotem para que se sintam tangíveis.

Em seguida, planeje as etapas que você deverá seguir para realizar sua meta e sempre que for concluindo as tarefas estipuladas, risque-as.

O planejamento de metas é um processo poderoso para pensar sobre o seu futuro ideal e motivar-se para transformar a sua visão desse futuro em realidade. O processo de definição de metas ajuda você a escolher onde deseja ir na vida.

Ao saber exatamente onde você quer chegar, você saberá onde deverá concentrar seus esforços. Você também verá rapidamente as distrações que podem, tão facilmente, levá-lo ao erro.

Começando a definir metas pessoais

Para começar a definir metas pessoais, você precisará defini-las em vários níveis. Sendo assim, primeiro, você cria seu “quadro geral” do que deseja fazer com sua vida ou, por exemplo, nos próximos 10 anos, e identifique os objetivos em grande escala que deseja alcançar.

Então, você divide esses pontos nos alvos menores que você precisa atingir para alcançar suas metas de vida.

Finalmente, depois de ter seu plano, você começa a trabalhar para atingir esses objetivos.

O processo de definição de metas é iniciado quando observamos nossas metas de vida. Então, trabalhamos para as coisas que podemos fazer nos próximos cinco anos, depois no próximo ano, no próximo mês, na próxima semana e hoje, para assim, irmos avançando em direção a eles.

Etapa 1: Definindo metas de vida

O primeiro passo para o planejamento de metas pessoais é considerar o que você quer alcançar em sua vida ou, pelo menos, por uma idade significativa e distante no futuro. A definição de metas vitalícias oferece a perspectiva geral que molda todos os outros aspectos de sua tomada de decisão.

Para fornecer uma cobertura ampla e equilibrada de todas as áreas importantes da sua vida, tente definir metas em algumas das seguintes categorias abaixo ou, em outras categorias próprias, onde elas são importantes para você.

Carreira: Em que nível deseja alcançar sua carreira ou o que deseja alcançar?

Financeiro: Quanto quer ganhar e em que estágio? Como isso está relacionado aos seus objetivos de carreira?

Educação: Existe algum conhecimento que deseja adquirir em particular? Quais informações e habilidades precisará ter para atingir outras metas?

Família: Você quer ser pai? Se sim, como vai ser um bom pai? Como quer ser visto por um parceiro ou por membros da sua família?

Artístico: Deseja alcançar algum objetivo artístico?

Atitude: Alguma parte da sua mentalidade está te impedindo? Existe alguma parte da maneira que se comporta que o perturba? (Nesse caso, defina uma meta para melhorar seu comportamento ou encontrar uma solução para o problema).

Físico: Existe algum objetivo atlético que deseja atingir ou deseja ter uma boa saúde na velhice? Alguma nova dieta para o ano novo? Que passos vai dar para conseguir isso?

Prazer: Como quer se divertir? (Garanta qual parte da sua vida é para você!).

Serviço Social: Você quer tornar o mundo um lugar melhor? Se sim, como?

Passe algum tempo discutindo essas coisas e, em seguida, selecione um ou mais objetivos em cada categoria que reflitam melhor o que deseja fazer. Em seguida, considere reduzir novamente para que tenha um número pequeno de metas realmente significativas nas quais possa se concentrar.

Ao fazer isso, certifique-se de que as metas definidas são aquelas que deseja genuinamente alcançar, e não aquelas que seus pais, família ou empregadores possam querer. (Se você tem um parceiro, provavelmente quer considerar o que ele quer – no entanto, certifique-se de que permaneça fiel a si mesmo!).

Etapa 2: Definir metas menores

Depois do planejamento de metas focado nos seus objetivos de vida, defina um plano de cinco anos de metas menores que precisa concluir para chegar ao seu plano vitalício.

Em seguida, crie um plano de ação de um ano, um plano de metas de seis meses e um plano de um mês de metas progressivamente menores que deverá alcançar para atingir suas metas de vida. Cada um deles deverá ser feito tomando como base o plano anterior. Crie uma lista de afazeres diária de coisas que deverá realizar hoje para trabalhar em direção às suas metas de vida.

Em um estágio inicial, seus objetivos menores podem ser ler livros e coletar informações sobre a realização de suas metas de nível mais alto. Isso ajudará você a melhorar a qualidade e o realismo de sua definição de metas.

Finalmente, revise seus planos e certifique-se de que eles se encaixem na maneira de como deseja viver sua vida.

Permanecendo no caminho certo

Depois de decidir o primeiro conjunto de metas, continue o processo analisando e atualizando sua lista de tarefas todos os dias.

Revise periodicamente os planos de longo prazo e modifique-os para refletir suas mudanças de prioridades e experiência. Uma boa maneira de fazer isso é agendar revisões regulares e repetidas usando um diário.

Objetivos SMART

Uma maneira útil de tornar as metas mais poderosas é usar o conceito de metas SMART.
Embora existam muitas variantes, algumas das quais incluímos entre parênteses, SMART normalmente significa:

S: Específico (ou significativo);

M: Mensurável (ou substancial);

A: Atingível (ou orientado por ação);

R: Relevante (ou recompensador);

T: Limite de tempo (ou rastreável).

Dessa forma, em vez de “navegar pelo mundo” como uma meta, é mais eficiente usar a meta SMART: “Ter completado minha viagem ao redor do mundo até 31 de dezembro de 2027”, por exemplo. Obviamente, isso só será atingível se muita preparação tiver sido concluída de antemão!

Mais dicas para seu planejamento de metas

As diretrizes gerais a seguir ajudarão no seu planejamento de metas efetivas e alcançáveis:

1. Declare cada meta como uma declaração positiva: expresse seus objetivos positivamente – “Executar bem essa técnica” é um objetivo muito melhor do que “não cometa esse erro estúpido”.

2. Seja preciso: defina metas precisas, colocando datas, horas e valores para que possa medir o aproveitamento. Se fizer isso, saberá exatamente quando alcançou o objetivo e pode ter completa satisfação por tê-lo alcançado.

3. Definir prioridades: quando você tem vários objetivos, dê a cada um uma prioridade. Isso ajuda evitar se sentir sobrecarregado por ter muitos objetivos e ajuda a direcionar sua atenção para os mais importantes.

4. Escreva as metas em algum lugar: isso torna seus objetivos tangíveis e te dá mais força e motivação.

5. Mantenha as metas operacionais pequenas: mantenha as metas de baixo nível com as quais está trabalhando para alcançar pequenas e realizáveis. Assim sendo, se um objetivo é muito grande, pode parecer que não está progredindo nesse sentido. Manter as metas pequenas e incrementais oferece mais oportunidades de recompensa.

6. Defina metas de desempenho, e não metas de resultado: tenha cuidado ao definir metas sobre as quais você tenha tanto controle quanto possível. Pode ser muito desanimador falhar em atingir um objetivo pessoal por razões além do seu controle. Nos negócios, essas razões podem ser ambientes de negócios ruins ou efeitos inesperados da política do governo. No esporte, eles podem incluir maus julgamentos, mau tempo, ferimentos ou simplesmente má sorte. Se basear suas metas em desempenho pessoal, poderá manter o controle sobre a realização de suas metas e objetivos e obter satisfação delas.

Em suma, todos os tipos de pessoas, por exemplo, empregadores, pais, mídia ou sociedade, podem estabelecer metas irreais para você. Eles farão isso frequentemente ignorando seus próprios desejos e ambições. Com isso, também é possível definir metas que são muito difíceis porque podemos não apreciar os obstáculos no caminho ou entender quanta habilidade precisa desenvolver para alcançar um nível específico de desempenho.

Sobre o planejamento de metas

O planejamento de metas é um método importante para:

● Decidir o que deseja alcançar em sua vida;

● Separar o que é importante do que é irrelevante ou uma distração;

● Motivar-se.

E o melhor é que você pode usar isso para qualquer área da sua vida!

Pode usar para definir as metas da sua empresa ou suas metas pessoais como vendedor em alguma companhia. Realmente não importa.

Se ainda não definiu nenhum objetivo, comece agora a traçar metas. Ao tornar essa técnica parte de sua vida, sua carreira será acelerada e você se perguntará como foi que viveu sem ela até hoje!