Os processos de recrutamento de recursos humanos são uma parte essencial de qualquer organização. E a razão é simples: as pessoas são os agentes que executam as tarefas e você precisa encontrar as pessoas certas para realizar as tarefas da maneira mais eficaz.
E não apenas quando se trata de contratação e seleção , mas os processos gerais de recrutamento de Recursos Humanos também devem garantir a atração e a retenção de talentos, a definição de benefícios, empregos e salários, políticas de carreira e treinamento.
Neste post, vamos nos concentrar no que acontece durante os processos de recrutamento de Recursos Humanos. Nesses momentos, um gerente de RH e sua equipe executarão uma série de etapas para determinar o melhor ocupante possível para uma determinada função.
Nós preparamos para você um exemplo de um fluxograma de processo de recrutamento de Recursos Humanos, confira os detalhes.
Etapas e participantes dos processos de recrutamento de recursos humanos
Podemos dizer que três atores principais fazem parte desse processo de recursos humanos, eles estão divididos em 3 em nosso fluxograma:
Participantes do processo:
Solicitante: O gerente sênior que requer o novo funcionário e é responsável pela entrevista técnica e pela escolha do candidato mais adequado.
RH: A equipe de RH é responsável por conduzir todo o processo.
Gerente de Área: O Gerente de Área é responsável pela contratação de funcionários e pelos custos.
Etapas dos processos de recrutamento de recursos humanos:
Normalmente, dizemos que os processos de recrutamento de Recursos Humanos seguem estas etapas:
- O solicitante preenche um formulário solicitando a abertura de uma nova posição e a envia ao gerente da área.
- O gerente de área aprova ou não aprova a solicitação.
- O RH consulta seu histórico de currículos selecionados de processos de contratação anteriores.
- O RH anuncia o trabalho tanto interna como externamente, para obter mais currículos.
- Depois de receber os currículos, o RH adiciona mais de exibições anteriores e envia todos eles para o solicitante.
- O solicitante analisa os currículos e decide se eles têm candidatos adequados para continuar no processo de RH. Se não houver candidatos apropriados, eles solicitarão que uma nova triagem de candidato seja aberta.
- Se não for necessário selecionar novos candidatos, o RH chama os candidatos pré-selecionados para uma entrevista.
- Testes e entrevistas são realizados com os candidatos pelo RH para selecionar aqueles que serão entrevistados pelo solicitante inicial.
- O solicitante faz entrevistas e seleciona o candidato que ele acredita ser o mais adequado para o trabalho.
- Agora HR pega a indicação do solicitante e formalmente seleciona o (s) candidato (s).
- O RH entra em contato com o (s) candidato (s) selecionado (s), informando que ele foi aprovado e informando sobre as próximas etapas. Então eles recebem um email formal. O RH não entrará em contato formal com os candidatos vencidos. Eles recebem uma notificação informando que não foram selecionados e que seus currículos serão analisados em outras oportunidades futuras.
- O RH envia ao candidato aprovado um e-mail de boas-vindas e também uma lista completa dos documentos necessários para a contratação.
- Finalmente, o RH abre a nova posição e inicia mais processos de RH: como registro e integração de novos funcionários.
Como você pode ver, todos esses processos de RH são longos e complexos, daí a importância de descrevê-los adequadamente em um diagrama com documentação e fluxos bem definidos.
Assim, as responsabilidades são claras e todas as autorizações e avaliações ocorrem no momento certo, evitando atrasos ou retrocessos.
Adaptação a estes processos de recrutamento de RH
Cada organização tem suas especificações e seus processos de recrutamento de Recursos Humanos podem variar de acordo. Se necessário, outro nível hierárquico pode ser incluído para permitir o início do processo de contratação. Ou o departamento jurídico pode ser solicitado a dar uma opinião antes que a solicitação do processo de registro do funcionário de RH seja iniciada.
Além disso, em algumas empresas é necessário, a quem quer que o solicitante se reporte, também entrevistar alguns candidatos após sua pré-seleção, criando mais um passo no processo. Da mesma forma, você poderia usar um processo de entrevista de dinâmica de grupo , onde futuros pares de candidatos atuam como observadores. Tudo vai depender das regras de RH da sua empresa.