Skip to main content

Os seis elementos da motivação dos funcionários

By 24 de julho de 2019Blog

A pressão no local de trabalho pode fazer a pessoa se encolher , independentemente de qual seja seu trabalho, e a baixa motivação para o trabalho torna o impacto muito pior. Se uma organização perder um de seus funcionários importantes devido à falta de motivação, pode levar um longo tempo – às vezes até anos – para preencher essa posição com outro funcionário que corresponda ao seu calibre. As organizações devem motivar seus funcionários, o que permitirá que trabalhem contentes por muitos anos.

 Abaixo estão seis idéias essenciais que uma organização pode incorporar para manter seus funcionários motivados.

  1. Comunicação é a chave

Comunicar-se com os funcionários é uma maneira simples de gerar motivação. Abrir um diálogo agradável faz com que os funcionários se sintam valorizados como pessoas e os deixa saber que há alguém na organização que eles podem abordar com perguntas ou preocupações. Tornar as informações importantes claras e encorajar os funcionários a fazer perguntas esclarece equívocos, então todos estão na mesma página. Oportunidades de apoio para os funcionários conversarem entre si e com seus gerentes podem ajudar muito a nutrir um local de trabalho feliz e produtivo.

  1. Mostre sua apreciação

O reconhecimento vem com dedicação

Todos os funcionários que trabalham em uma empresa desejam ser reconhecidos, independentemente de seu campo ou nível de experiência. Gestos simples de apreciação podem tornar o dia de alguém e os manterão motivados. A apreciação pode significar qualquer coisa, desde um simples elogio verbal a um trabalho bem feito, ou qualquer coisa que eleve a confiança de um funcionário e o faça seguir em frente. É sempre observado que as pessoas que recebem reconhecimento tendem a pressionar ainda mais do que as que são privadas disso.

 

  1. Criando um ambiente de trabalho livre de problemas

A produtividade depende em grande parte do local de trabalho. Dois aspectos importantes que nos vêm à mente quando pensamos em um ambiente de trabalho são aparência e conforto. Coisas como móveis, desordem de mesa e iluminação são as maiores preocupações quando se trata de aparência. A configuração geral do local de trabalho pode afetar como um funcionário age, se envolve e sente. Uma vez que o local de trabalho tenha o ambiente certo, a comodidade é acompanhada. Um estudo realizado pela Business.com mostra que a iluminação adequada  diminui a depressão, aumenta o humor e a produtividade, e cerca de 18% dos funcionários expostos à iluminação natural trabalham de forma mais produtiva.

 

  1. Dominar a arte da crítica construtiva 

Motivação não é nada sem positividade, e obter feedback positivo mantém o trabalho otimista. No entanto, muita positividade às vezes pode parecer insincera e inútil. O feedback, seja positivo ou negativo, permite que um indivíduo se avalie com precisão e ajude-o a melhorar. Um sistema de bate-papo como o Cliq  pode ser útil em situações em que o empregador acha difícil fornecer feedback ao funcionário. Um empregador pode dar feedback simplesmente mencionando-os em um canal ou em um bate-papo. Enviar um elogio a um funcionário em um bate-papo privado ou em grupo aumentará seu humor e estimulará um bom trabalho, e oferecer críticas construtivas gentis em particular ajudará a construir hábitos melhores.

 

  1. Benefícios que unem os funcionários

Uma organização que valoriza a opinião de todos os funcionários provavelmente os unirá. Tornar o ambiente de trabalho livre de estresse e permitir que os funcionários trabalhem em casa pode melhorar sua concentração e deixá-los relaxar um pouco. Os benefícios monetários, como assistência médica e auxílio-pessoal, aumentam o desempenho no trabalho, a lealdade e o moral e mantêm os funcionários motivados durante todo o tempo que passam com a empresa.

 

  1. Deixe-os saber que você confia neles

Preencher a lacuna entre um empregado e um empregador sempre foi difícil. Desenvolver conversas entre eles pode tornar isso mais fácil porque estabelecer confiança envolve conhecer bem um funcionário. Os empregadores que demonstram confiança em seus funcionários podem fazê-los sentir-se em casa e motivados.

É sempre importante apoiar a motivação e o bem-estar dos funcionários. Uma pessoa que esteja mentalmente bem pode trabalhar para melhorar a si mesma, e os funcionários permanecerão fiéis a uma organização que cuide deles.

 

Fonte: https://www.zoho.com/cliq/blog/the-six-elements-of-employee-motivation.html

 

Close Menu