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Tendências de compradores de CRM

By 9 de dezembro de 2023B2B, B2C, Blog, Consultoria CRM, CRM, Vendas, Zoho CRM

Conheça as tendências de compradores de CRM de acordo com uma pesquisa com usuários de CRM baseada em 1.940 vendedores, insights vitais estão sendo descobertos sobre os recursos indispensáveis, os principais benefícios e os requisitos significativos dos sistemas de CRM móveis.

As principais questões durante a realização da pesquisa foram:

  • Quais são os benefícios e desafios do sistema CRM?
  • O que um bom sistema de CRM móvel precisa ter?
  • E quanto ao futuro? Como as empresas planejam investir em tecnologia de CRM?

As respostas a essas perguntas e muitas informações valiosas sobre CRM estão resumidas neste artigo.

Estas são as 10 principais descobertas:

  • Benefícios do CRM:

A maioria dos participantes (74%) concordou que os sistemas de CRM aperfeiçoam o acesso aos dados dos clientes. Outra proporção significativa (64%) acredita que aperfeiçoam a gestão de relacionamento. Outros benefícios observados incluem rastreamento de interação e interação com o cliente.

  • Desafios de CRM:

Mais da metade dos usuários (56%) mencionaram que a personalização do sistema e a integração com outros sistemas podem ser desafiadoras. Outros desafios, como a adoção pelo utilizador final e a importação de dados, foram considerados moderados ou menores.

  • Satisfação do Usuário:

As pequenas empresas foram mais propensas a dizer que estavam muito satisfeitas (37%) ou um pouco satisfeitas (33%) com seu sistema CRM. Os resultados foram semelhantes para grandes empresas.

  • Uso da Indústria:

Vários setores adotam o CRM, com a manufatura liderando (21%).

  • Uso de Dispositivos:

Quase metade dos usuários acessa seu sistema CRM através de smartphones (48%) e/ou tablets (45%). A maioria prefere usar vários dispositivos (81%).

  • Benefícios do Uso do CRM Móvel:

53% dos vendedores afirmam que, graças ao acesso ao seu sistema CRM no tablet ou smartphone, notaram uma melhoria significativa na qualidade dos dados do CRM. Outros benefícios mencionados incluem o aumento da eficiência (50%) e a tomada de decisões mais rápida e informada (42%).

  • Principais Funções do CRM Móvel:

A função mais utilizada é o gerenciamento de conteúdo de vendas (37%), seguida pelo gerenciamento de dados do cliente (31%).

  • Requisitos para CRM Móvel:

Os principais requisitos são sincronização perfeita de dados em todos os dispositivos (38%), um aplicativo nativo fácil de usar e acesso offline.

  • Investimento Futuro:

47% dos entrevistados da área de Help Desk/Atendimento ao Cliente e 42% da área de Automação de Marketing planejam aumentar seus gastos com CRM no futuro.

  • Impacto Geral do CRM:

As empresas que já implementaram o CRM observaram melhorias nos retornos demonstráveis sobre seu investimento, dados de CRM, adoção de usuários, eficiência, dados de leads e mais negócios fechados

Tendências de compradores de CRM

Principais benefícios que o sistema CRM oferece

Não é nenhuma surpresa que a maioria dos participantes (74%) tenha concordado que o sistema CRM melhorou o acesso aos dados do cliente . 64% acreditam na melhoria da gestão de relacionamento . Outras melhorias visíveis são o Rastreamento de Interação ou Interação com o Cliente.

Um gráfico dos principais benefícios do CRM

Desafios com sistema CRM

Como tudo no mundo dos negócios, o CRM pode nos desafiar de vez em quando. O que os usuários acham que pode ser um pouco chato ao trabalhar com sistema CRM?

Mais da metade deles (56%) apontou que a customização do sistema e a integração com outros sistemas podem ser difíceis. Não se pode pensar nisso como algo negativo. Desafios como a adoção pelo utilizador final ou a importação de dados ainda são muito moderados ou menores, de acordo com a pesquisa.

Um gráfico dos desafios do CRM

Satisfação do usuário com o sistema CRM

Não existe uma simples satisfação. Porque como usuário regular (especialmente de um sistema CRM), você pode ficar muito satisfeito ou muito insatisfeito. Alguns de vocês podem estar um pouco satisfeitos ou um pouco insatisfeitos. Parece que os entrevistados que representam pequenas empresas eram mais propensos a dizer que estavam muito satisfeitos (37%) ou um pouco satisfeitos (33%) com o seu sistema CRM. Os resultados não diferiram muito com as grandes empresas.

Um gráfico de satisfação do usuário de CRM

Usuários de CRM por setor

Sim. Vários setores usam CRM. A manufatura está definitivamente no topo do “jogo CRM” e 21% das empresas comprovam isso. Não há necessidade de análise profunda aqui.

Todos podem se beneficiar de um bom sistema de CRM . Fim da história.

Um gráfico de uso da indústria de CRM

Dispositivos usados ​​para acessar o sistema CRM

Você sabia que quase metade dos usuários acessa seu sistema através de Smartphones (48%) e/ou tablets (45%) ?

Um gráfico de dispositivos usados ​​para acessar o CRM

Na verdade a maioria prefere usar vários dispositivos (81%). Cerca de 20% usam uma combinação de três dispositivos e 29% todos os quatro tipos.

Um gráfico do número de dispositivos usados ​​para acessar o CRM

Benefícios e impacto do uso de CRM móvel

53% dos vendedores afirmam que graças ao acesso ao seu sistema CRM no seu tablet ou smartphone, notaram uma grande melhoria na qualidade dos dados CRM e outros 29% afirmam que melhora moderadamente a qualidade dos seus dados.

Apenas 18% dos entrevistados consideraram que houve impacto mínimo ou nenhum impacto do Mobile CRM.

Um gráfico de benefícios do CRM

Um dos maiores problemas dos sistemas CRM é a falta de uma interface amigável para dispositivos móveis. Ser móvel significa estar intimamente conectado aos dados. Na maioria das vezes, os dados simplesmente não entram.

Os contatos são perdidos e isso pode ter um impacto significativo na qualidade dos negócios e no relacionamento geral com os clientes.

Outra conclusão importante da pesquisa é que quem usa CRM em tablets e/ou smartphones obtém mais benefícios.

O que eles são?

Um gráfico de benefícios do CRM em tablets

A qualidade dos dados é uma coisa. Mas há muito mais no Mobile CRM. 50% do primeiro grupo mencionou que aumentou a sua eficiência e 42% afirma que facilitou uma tomada de decisão mais rápida e informada. Isso é o dobro do que acontecia com os usuários de um único dispositivo!

Uma das razões pelas quais os dispositivos móveis aumentam a eficiência é que podemos usá-los quando viajamos ou aguardamos reuniões no local. Eles podem simplesmente usar o tempo livre para inserir os dados ou enviar um acompanhamento.

Funções mais utilizadas do sistema CRM móvel

E o vencedor é… Gerenciamento de conteúdo de vendas .

37% daqueles que indicaram usar um ou mais dos aplicativos e recursos listados relataram usar regularmente seu sistema de CRM móvel para gerenciar conteúdo de vendas, como apresentações de slides e relatórios.

31% usam regularmente o CRM para “brincar” com os dados do cliente. Não admira. A capacidade de acessar as informações certas no momento certo é fundamental para uma venda bem-sucedida.

Cada recurso móvel interessante e de nicho é importante. Especialmente quando economiza tempo. Por exemplo, 26% dos entrevistados afirmam estar satisfeitos em usar rotineiramente a digitalização de cartões de visita.

Requisitos favoritos para CRM móvel

“Eu obteria totalmente o sistema CRM móvel com sincronização de dados em todos os dispositivos. Os dados devem estar o mais atualizados possível.”
“Bem, meu sistema não seria um verdadeiro CRM móvel sem aplicativos nativos. Eles são projetados especificamente para fornecer uma experiência de usuário intuitiva em smartphones e tablets. Isso é obrigatório.”

Ai está. Dois vendedores conversando.

Um gráfico de requisitos de CRM móvel

Estes são os principais requisitos. 38% dos usuários sabem que a sincronização contínua de dados deve fazer parte de um excelente sistema de CRM móvel. Um aplicativo nativo fácil de usar e acesso offline também são necessários.

Investimento futuro por aplicativo CRM

Vamos ficar de olho no que vem a seguir. 47% dos entrevistados vindos da área de Help Desk/Atendimento ao cliente planejam aumentar os gastos com CRM no futuro. Da mesma forma com a automação de Marketing, 42% aumentarão seus gastos.

Muito bem, CRM!

Um gráfico de investimentos futuros em aplicativos de CRM

CRM significa Melhoria

Mostramos os números, demonstramos os fatos. Apenas no caso de você ter perdido alguma coisa…

As empresas que já implementaram CRM apresentam a melhoria de:

  • Retornos demonstráveis ​​sobre seu investimento
  • Dados de CRM
  • Adoção do usuário
  • Dados de eficiência e leads
  • Mais negócios fechados

Este artigo destaca as conclusões de uma pesquisa abrangente sobre as principais tendências de compradores de CRM , realizada pela Software Advice , uma empresa especializada em avaliação de software de CRM.

Sua empresa já utiliza CRM? Ficou com alguma dúvida? Fale com os nossos consultores.