Quando se trata do crescimento da receita de uma empresa, as equipes de vendas e marketing têm uma participação igual na responsabilidade. No entanto, o desafio para um profissional de marketing ou representante de vendas é: como alinhar os processos de ambas as equipes para maximizar a produção?
Onde os profissionais de marketing ajudam na habilitação de vendas e encontram o melhor conjunto de leads, os profissionais de vendas agem com base nesses leads, realizando assim todos esses esforços de marketing. Em última análise, ambas as equipes se esforçam para impulsionar o sucesso de uma marca em sua forma mais tangível – geração de receita. Por isso, é ideal para profissionais de marketing e profissionais de vendas trabalharem juntos sem aborrecimentos.
Para muitas empresas, no entanto, esse movimento ainda é apenas um sonho. Para os que tentaram unificar seus processos de vendas e marketing, surgiram desafios.
Recentemente, porém, chegou uma solução para simplificar a comunicação de vendas / marketing e o fluxo de processos: a automação de marketing .
A automação de marketing pode unir equipes
Veja como a automação de marketing pode ajudar a estabelecer uma maneira suave e estruturada de mesclar seus processos de vendas e marketing:
Configurando pontos de contato para identificar fontes que contribuem para o sucesso geral da sua marca. Entender as principais fontes que têm um bom desempenho simplifica as atividades de geração de leads.
Conhecer as plataformas e canais que geram sua receita. Investir seu orçamento em várias plataformas é ótimo, mas descobrir quais geram mais receita é crucial. Isso ajuda você a otimizar as despesas da sua campanha.
Usando a análise de comportamento da web para avaliar os interesses do seu público. Estudar os padrões comportamentais on-line do público pode ajudá-lo a mapear rapidamente sua jornada de engajamento. Estabeleça metas para várias ações e veja o quanto seus leads são capazes de alcançar.
Configurando jornadas de conteúdo personalizado para diferentes tipos de leads. Isso torna seu processo de marketing mais segmentado, ajudando você a enviar mensagens por vários canais.
A categorização conduz a diferentes etapas com base em seus níveis de engajamento. Para tornar o canal mais fácil para sua equipe de vendas, qualifique os melhores leads usando ferramentas como pontuação e marcação. Dessa forma, você ajuda seu representante de vendas a fechar mais negócios em um tempo muito mais curto do que o esperado.
Maximizar seus esforços de marketing de qualificação de leads. Enquanto sua equipe de vendas trabalha para capturar as melhores apostas, o ciclo de conversão é fácil, pois seus representantes sabem que tipo de engajamento funciona para cada lead exclusivo. Isso permite que eles adicionem mais significado ao processo de marketing.
A principal vantagem da automação de marketing é que sua equipe de vendas estará ciente de seus movimentos de marketing, o que inclui o aprendizado de onde seus leads vêm, o que eles querem e como são convertidos em clientes. Isso preenche a lacuna de informações que de outra forma prejudica o funcionamento orquestrado das equipes de marketing e vendas.
O software de automação de marketing, como o Zoho MarketingHub, pode combinar perfeitamente as funções de suas equipes de marketing e vendas e atingir suas metas de receita conforme o planejado. As integrações do MarketingHub com outras plataformas de CRM permitem lidar com dados em várias plataformas e garantir que seus profissionais de marketing e profissionais de vendas estejam sempre cientes sobre tudo.