Segmentação De Mercado: 4 Tipos Principais E Como Começar - CRM7 - Zoho Partner Brasil

Segmentação De Mercado: 4 Tipos Principais E Como Começar

By 14 de dezembro de 2018Marketing

O processo de segmentação é a pesquisa de mercado que determina como sua organização divide seus clientes em grupos menores com base em características como idade, renda, traços de personalidade ou comportamento. Esses segmentos podem ser usados posteriormente para otimizar produtos e criar ações de marketing para diferentes clientes.

É importante dizer que em sua essência, segmentação de mercado é a prática de dividir seu mercado alvo em diferentes grupos acessíveis. A segmentação de mercado cria subconjuntos de um mercado com base em dados demográficos, necessidades, prioridades, interesses comuns e outros critérios psicográficos ou comportamentais usados para entender melhor o público alvo.

Existem diversos tipos de segmentação, mas os 4 tipos mais comumente usados são os seguintes:

  • demográfica;

  • comportamental;

  • psicográfica;

  • geográfica.

Vale a pena saber que a segmentação de mercado é um dos mais antigos truques de marketing nos livros. A importância da segmentação está no fato de que com a população e as preferências dos clientes se tornando mais amplas, e as opções competitivas se tornando mais disponíveis, segmentar públicos se tornou uma etapa crítica em qualquer plano de negócios ou marketing.
Na verdade, as pessoas lançam produtos ou serviços tendo a segmentação de mercado em mente. Existem três maneiras de classificar o que o cliente deseja: necessidades, desejos e demandas.
No entanto, para decidir as necessidades, desejos e demandas, você precisa primeiro realizar a segmentação. E na segmentação, o primeiro passo é determinar que tipo de cliente prefere seus produtos. Depois é preciso analisar quem iria querer o seu produto e se ele se enquadra no segmento de necessidades, no segmento de desejos ou no segmento de demandas.

Existem 4 tipos diferentes de segmentação de mercado e todos eles variam em sua implementação no mundo real. Vamos discutir cada um deles em detalhes.

Tipos de Segmentação de Mercado

1- Segmentação Demográfica

A segmentação demográfica é um dos tipos de segmentação de mercado mais simples e mais amplamente usados. A maioria das empresas o utiliza para obter a população certa ao usar seus produtos. A segmentação geralmente divide uma população com base em variáveis.
Assim, é possível afirmar que a segmentação demográfica também tem suas próprias variáveis, como idade, sexo, tamanho da família, renda, ocupação, religião, raça e nacionalidade.
Segmentação demográfica pode ser vista no mercado automobilístico.
O mercado automobilístico tem diferentes faixas de preços nas quais os automóveis são fabricados. Por exemplo – FIAT tem a faixa de preço médio/baixo e, portanto, fabrica carros dirigidos por pessoas mais comuns. Audi e BMW possuem uma faixa de preço alta e focam em grande parte os compradores de luxo.
Assim, neste caso, a segmentação está sendo feita com base na renda que faz parte da demografia. Da mesma forma, idade, estágios do ciclo de vida, gênero, etc. podem ser usados ​​para o tipo demográfico de segmentação de mercado.

2- Segmentação Comportamental

Esse tipo de segmentação de mercado consiste em dividir a população com base em seu comportamento, uso e padrão de tomada de decisão.
Por exemplo, os jovens têm preferência pela pasta de dentes Closeup, enquanto a mães de família tendem a comprar as pastas da Colgate. Este é um exemplo de segmentação baseada em comportamento. Com base no comportamento de um indivíduo, o produto é comercializado.
Esse tipo de segmentação de mercado está em alta, especialmente no mercado de smartphones.
Por exemplo – o Blackberry foi lançado para usuários que eram pessoas de negócios, a Samsung foi lançada para usuários que gostam do Android e gostam de vários aplicativos por um preço mais acessível, e a Apple foi lançada para os clientes premium que querem fazer parte de um nicho exclusivo e popular .
Outro exemplo de segmentação comportamental é o marketing durante as datas comemorativas.
Digamos que no Natal, os padrões de compra serão completamente diferentes em comparação com os padrões de compra em dias normais. Assim, a segmentação de uso também é um tipo de segmentação comportamental.

3- Segmentação Psicográfica

Segmentação psicográfica é aquela que usa o estilo de vida das pessoas, suas atividades, interesses e opiniões para definir cada segmento de mercado. Segmentação psicográfica é bastante semelhante à segmentação comportamental. Mas a segmentação psicográfica também leva em conta os aspectos psicológicos do comportamento de decisão de compra do consumidor. Esses aspectos psicológicos podem ser o estilo de vida dos consumidores, sua posição social e sua AIO (Atividades, Interesse e Opiniões).
Aplicação de segmentação psicográfica pode ser visto em todo hoje em dia. Por exemplo, a Zara comercializa-se com base no estilo de vida, onde os clientes que querem as roupas mais recentes e diferenciadas podem visitar as lojas da Zara. Da mesma forma, a Ralph Lauren se dedica ao estilo de vida de escritório de primeira linha, onde provavelmente seus chefes e super chefes compram seus incríveis modelitos. Assim, este tipo de segmentação baseia-se principalmente no estilo de vida ou AIO.

4- Segmentação Geográfica

Esse tipo de segmentação de mercado divide as pessoas com base na geografia.
Seus clientes em potencial terão necessidades diferentes com base na geografia em que estão localizados. Por exemplo, pessoas que estão localizadas em áreas não municipais podem precisar de um purificador de água, enquanto aquelas localizadas em áreas litorâneas podem precisar de mais protetores solares. Assim, a necessidade por um produto pode variar com base na geografia.
Da mesma forma, em países frios, uma empresa pode estar vendendo aquecedores, onde em países quentes, a mesma empresa pode estar mirando em máquinas de ar condicionado. Assim, muitos negócios usam a segmentação geográfica como base para segmentação de mercado.
Esse tipo de segmentação de mercado é o mais fácil, e foi muito usado na última década, onde as indústrias eram novas e o alcance era menor. Hoje com o marketing digital, o alcance é alto, mas os princípios de segmentação geográfica ainda são usados ​​quando você expande os negócios em áreas mais locais, bem como em territórios internacionais.

Como Começar Com A Segmentação

 

A segmentação de mercado não precisa ser complicada para ser eficaz. É necessário incluir cinco etapas principais de segmentação.

  • Realize Pesquisas Preliminares – Conheça melhor seus clientes fazendo algumas perguntas iniciais e abertas;
  • Determine como segmentar seu mercado: decida por quais critérios (por exemplo, dados demográficos, psicográficos, comportamentais ou geográficos) você deseja segmentar seu mercado.
  • Projete seu estudo – Faça uma mistura de questões demográficas, psicográficas, comportamentais e geográficas. Certifique-se de fazer suas perguntas quantificáveis.
  • Crie seus segmentos de clientes – analise suas respostas manualmente ou com software estatístico para criar seus segmentos.
  • Teste e repita – avalie seus segmentos garantindo que eles sejam úteis e úteis. Se não estiverem, tente segmentar com base em outros critérios.

 

Segmentação de mercado não é uma ciência exata, mas com certeza pode trazer ótimos resultados.
Convém comentar sobre suas descobertas para garantir que você tenha encontrado as melhores adaptações às características necessidades para sua estratégia de marketing, vendas e produtos.