Processos de Recrutamento de RH: Como Contratar os Melhores Profissionais

Processos de Recrutamento de RH: Como Contratar os Melhores Profissionais

By 13 de novembro de 2018Processos de negócios
processo de rh

Os processos de recrutamento de recursos humanos são uma parte essencial de qualquer organização. E a razão é simples: as pessoas são os agentes que executam as tarefas e você precisa encontrar as pessoas certas para realizar as tarefas da maneira mais eficaz.

E não apenas quando se trata de contratação e seleção , mas os processos gerais de recrutamento de Recursos Humanos também devem garantir a atração e a retenção de talentos, a definição de benefícios, empregos e salários, políticas de carreira e treinamento.

Neste post, vamos nos concentrar no que acontece durante os processos de recrutamento de Recursos Humanos. Nesses momentos, um gerente de RH e sua equipe executarão uma série de etapas para determinar o melhor ocupante possível para uma determinada função.

Nós preparamos para você um exemplo de um fluxograma de processo de recrutamento de Recursos Humanos, confira os detalhes.

Etapas e participantes dos processos de recrutamento de recursos humanos

Podemos dizer que três atores principais fazem parte desse processo de recursos humanos, eles estão divididos em 3 em nosso fluxograma:

Participantes do processo:

Solicitante: O gerente sênior que requer o novo funcionário e é responsável pela entrevista técnica e pela escolha do candidato mais adequado. 
RH: A equipe de RH é responsável por conduzir todo o processo. 
Gerente de Área: O Gerente de Área é responsável pela contratação de funcionários e pelos custos.

processos de recrutamento de recursos humanos 1

Etapas dos processos de recrutamento de recursos humanos:

Normalmente, dizemos que os processos de recrutamento de Recursos Humanos seguem estas etapas:

  1. O solicitante preenche um formulário solicitando a abertura de uma nova posição e a envia ao gerente da área.
  2. O gerente de área aprova ou não aprova a solicitação.
  3. O RH consulta seu histórico de currículos selecionados de processos de contratação anteriores.
  4. O RH anuncia o trabalho tanto interna como externamente, para obter mais currículos.
  5. Depois de receber os currículos, o RH adiciona mais de exibições anteriores e envia todos eles para o solicitante.
  6. O solicitante analisa os currículos e decide se eles têm candidatos adequados para continuar no processo de RH. Se não houver candidatos apropriados, eles solicitarão que uma nova triagem de candidato seja aberta.

processos de recrutamento de recursos humanos 2

  1. Se não for necessário selecionar novos candidatos, o RH chama os candidatos pré-selecionados para uma entrevista.
  2. Testes e entrevistas são realizados com os candidatos pelo RH para selecionar aqueles que serão entrevistados pelo solicitante inicial.
  3. O solicitante faz entrevistas e seleciona o candidato que ele acredita ser o mais adequado para o trabalho.
  4. Agora HR pega a indicação do solicitante e formalmente seleciona o (s) candidato (s).
  5. O RH entra em contato com o (s) candidato (s) selecionado (s), informando que ele foi aprovado e informando sobre as próximas etapas. Então eles recebem um email formal. O RH não entrará em contato formal com os candidatos vencidos. Eles recebem uma notificação informando que não foram selecionados e que seus currículos serão analisados ​​em outras oportunidades futuras.
  6. O RH envia ao candidato aprovado um e-mail de boas-vindas e também uma lista completa dos documentos necessários para a contratação.
  7. Finalmente, o RH abre a nova posição e inicia mais processos de RH: como registro e integração de novos funcionários.

 

processos de recrutamento de recursos humanos 3

Como você pode ver, todos esses processos de RH são longos e complexos, daí a importância de descrevê-los adequadamente em um diagrama com documentação e fluxos bem definidos.

Assim, as responsabilidades são claras e todas as autorizações e avaliações ocorrem no momento certo, evitando atrasos ou retrocessos.

Adaptação a estes processos de recrutamento de RH

Cada organização tem suas especificações e seus processos de recrutamento de Recursos Humanos podem variar de acordo. Se necessário, outro nível hierárquico pode ser incluído para permitir o início do processo de contratação. Ou o departamento jurídico pode ser solicitado a dar uma opinião antes que a solicitação do processo de registro do funcionário de RH seja iniciada.

Além disso, em algumas empresas é necessário, a quem quer que o solicitante se reporte, também entrevistar alguns candidatos após sua pré-seleção, criando mais um passo no processo. Da mesma forma, você poderia usar um processo de entrevista de dinâmica de grupo , onde futuros pares de candidatos atuam como observadores. Tudo vai depender das regras de RH da sua empresa.