Desenvolvendo uma estratégia poderosa de posicionamento de marca

Quando falamos em “posicionamento” em branding, não estamos falando de um local físico, mas de uma participação de mercado – aquela que você está tentando ganhar. Isso significa encontrar uma maneira de diferenciar sua oferta de todas as outras ofertas lá fora … e, em seguida, comunicar esse valor para o segmento certo, através dos canais corretos, com o idioma correto.

Capítulos

Introduzindo o Posicionamento da Marca

A posição de uma marca é uma criação colaborativa: é tudo o que uma empresa faz para criar uma impressão única de si mesma para os consumidores, além de todas as maneiras pelas quais o mercado percebe esses esforços. Para melhorar a percepção do mercado, você precisa conhecer os elementos de uma estratégia de posicionamento bem-sucedida.

Descobrir como sua marca está atualmente percebida

Você não pode mergulhar totalmente em uma estratégia de posicionamento (ou reposicionamento) sem saber como seu mercado atualmente percebe você. Isso significa conhecer as perguntas mais úteis a serem feitas sobre o prospecto e a percepção do cliente, onde encontrar as respostas para essas perguntas e quais ferramentas e recursos ajudarão a avaliar o sentimento do consumidor.

Entendendo o posicionamento da marca de seus concorrentes

As estratégias de posicionamento são sempre relativas: sua empresa não é rápida; é mais rápido. Você deve conhecer seus concorrentes intimamente se planeja se destacar deles. Isso significa avaliar tanto suas estratégias de posicionamento quanto as percepções de seus mercados sobre essas estratégias. Onde eles são bem sucedidos, onde eles estão falhando, e onde estão as lacunas que você pode preencher?

Estratégias para diferenciar sua marca

Agora é hora de articular o valor primário que o diferencia da concorrência. Seu diferenciador deve ser único, relevante para o seu mercado-alvo e algo que você pode entregar a longo prazo. Há uma variedade de estilos de diferenciação que você pode usar para destacar sua vantagem competitiva e o valor que você oferece ao seu mercado.

Criando sua personalidade do cliente

Uma persona é uma representação semi-ficcional de seus prospectos e clientes reais, com base em insights e dados reais da pesquisa de mercado. É uma ferramenta essencial para ter empatia com o seu mercado-alvo: o que eles esperam realizar, quais metas direcionam seu comportamento, quais fatores fazem com que eles comprem. Saiba onde encontrar os dados para construí-los e quais detalhes incluir.

Definindo a missão, a visão e os valores essenciais da sua empresa

Você não pode posicionar corretamente sua marca até ficar claro sobre o que a sua empresa representa – os valores que você deseja respeitar a longo prazo. As declarações de missão, visão e valores dão à sua empresa uma visão de mundo e um propósito compartilhados que servirão de âncora por meio da monotonia e do caos de administrar um negócio. Saiba como tornar o seu efetivo.

Conclusão da proposta de valor e USP da sua empresa

Quando bem feitas, proposições de valor e proposições únicas de venda chocarão seus prospectos, ajudando-os a perceber que eles têm um ponto problemático que eles nem sabiam que precisavam resolver. Eles são as duas ferramentas mais importantes que você tem para explicar aos seus clientes potenciais por que eles devem fazer negócios com você.

Escrevendo sua declaração de posicionamento da marca

Sua declaração de posicionamento de marca é como os cristais concentrados que permanecem no fundo do vidro depois de ter misturado toda a pesquisa e a escrita acima e deixá-los assentar … até que todos os não-essenciais evaporem ao sol de Contemplando seu Negócio Objetivo Em última análise, irá apoiar todas as suas mensagens de marketing e trazer clareza a todas as suas estratégias de vendas.

Implementando sua estratégia de posicionamento de marca

Agora que sua declaração de posicionamento da marca está em vigor, é hora de transformar toda essa escrita em uma estratégia em tempo real – para viver e respirar as alegações que você fez. O lançamento da marca envolve socializar seu posicionamento internamente, mapear pontos de contato, determinar a voz da sua marca, atender à sua presença digital e criar um guia de estilo para suas equipes.