Guia rápido

Este guia explica os pontos importantes que você precisa saber para criar aplicativos no Zoho Creator. Aqui está um vídeo para ajudá-lo a começar a criar seu primeiro aplicativo Zoho Creator.

Criar novo aplicativo

Reúna suas necessidades

Antes de criar um aplicativo usando o Zoho Creator, é crucial saber o que você deseja fazer com seu aplicativo. Quais informações você deseja manter? Aqui estão alguns passos para guiá-lo a reunir seus requisitos:

  1. Identifique as informações que você deseja que o aplicativo gerencie. Como você pode categorizar as informações? Por exemplo, para um aplicativo de vendas, você pode categorizar as informações a serem gerenciadas sob dois títulos amplos – Produto e Vendas. No Zoho Creator, essas categorias se tornam o Formulário na sua aplicação
  2. Em seguida, liste os itens em cada categoria. Por exemplo, a categoria Produto terá entradas relacionadas a ID do Produto, Nome do Produto, Fornecedor, Preço Unitário etc. Enquanto a categoria Vendas terá entradas relacionadas a ID do Produto, Unidades Vendidas, Receita, Custo, Lucro, etc. um campo no formulário.
  3. Identifique o relacionamento entre os dados em uma categoria e os dados na outra categoria. No Banco de Dados de Vendas , as informações na categoria de produto não precisam ser repetidas na categoria Vendas. Você pode criar um relacionamento entre o formulário Produto e o formulário Venda, de forma que Vendas se refiram ao registro específico do produto no formulário Produto.

Depois de ter reunido seus requisitos, entre no Zoho Creator em  creator.zoho.com . A página de boas-vindas do Zoho Creator se parece com a imagem a seguir. Você encontrará dois botões abaixo da mensagem de boas-vindas – Criar aplicativoImportar dados .

                                                             Página de boas-vindas do Zoho Creator

A opção Criar aplicativo permite que você crie um novo aplicativo a partir do zero ou instale aplicativos prontos. A opção “Importar dados” permite que você crie um aplicativo migrando seus dados existentes para o Zoho Creator. Você pode escolher uma opção adequada com base nas suas necessidades de negócios. Cada opção é explicada em detalhes abaixo.

Criar aplicativo do zero

Etapas para criar um aplicativo a partir do zero:

  • Selecionar a opção Criar aplicativo exibirá a página Criar aplicativo. Para criar um novo aplicativo, clique na opção Create from Scratch  , como mostrado na captura de tela abaixo. 
  • Especifique o nome do aplicativo. Por exemplo, vamos criar um aplicativo de gerenciamento de vendas .
  • Clique em  Criar  para criar o aplicativo, conforme mostrado na captura de tela abaixo.
  • O aplicativo denominado  Sales Management  será criado com um formulário em branco exibido na área  Form Builder  . Vá para  Propriedades do formulário à direita e especifique o nome do formulário na caixa de texto fornecida. Por exemplo, especifique o nome do formulário como Produto para inserir informações sobre o produto.
  • Um aplicativo Zoho Creator pode ser privado ou público . Um aplicativo público pode ser acessado por qualquer pessoa e indexado pelos mecanismos de pesquisa. Um aplicativo particular pode ser acessado somente se o proprietário do aplicativo compartilhar com usuários específicos. Usuários compartilhados podem adicionar, modificar e excluir registros com base nas permissões de edição fornecidas pelo proprietário. Por padrão, um aplicativo criado no Zoho Creator é Particular.
  • Você pode arrastar e soltar os tipos de campo necessários para o seu formulário e renomeá-los, conforme mostrado na captura de tela abaixo.
  • O criador do Zoho usa Relatórios para exibir os dados coletados por meio do Formulários. Os relatórios não são nada além de tabelas, que são preenchidas automaticamente com dados que são adicionados a um formulário. Por padrão, cada formulário tem seu relatório criado e listado no link Relatórios exibido abaixo de cada formulário. O nome é normalmente o relatório [FORM-NAME]. Na captura de tela abaixo, um Relatório de produtos é criado para o Formulário de produto que criamos acima e também é listado na opção Relatórios.
  • Para enviar dados para seus formulários e visualizar os dados enviados, clique no botão Acessar este aplicativo. Para mais detalhes, consulte a seção Acessar este aplicativo .
  • Para adicionar novos formulários, modificar formulários, configurar campos, configurar ações de formulário / campo ou definir notificações por email, consulte a seção chamada Formulários .
  • Para adicionar novos relatórios, modificar ou configurar relatórios, consulte a seção Relatórios .

Criar aplicativo importando dados

Você pode importar dados de arquivos armazenados no computador ou de arquivos armazenados em aplicativos na nuvem. Etapas para criar um aplicativo importando dados:

  • Se você estiver criando seu primeiro aplicativo, clique no botão Importar dados na página Criar Aplicativo. (ou) Se você já tiver aplicativos em sua conta, clique no   menu suspenso Criar aplicativo e selecione a opção Importar um arquivo .
  • A página do aplicativo Importar será exibida conforme mostrado na captura de tela abaixo:
  • Clique em clique para escolher o link e selecione Do computador , nas opções suspensas para importar dados de .xls. Arquivos xlsx,  .csv ou .tsv armazenados em seu sistema.
  • Selecione o arquivo e clique em escolher para criar o aplicativo, importando dados.
  • Se os dados contiverem um campo de data, selecione o formato de data que corresponda ao formato de data contido no arquivo do Excel.
  • Selecione o Fuso Horário para o aplicativo na lista de fusos horários.
  • Clique em Concluir para importar os dados. A caixa de diálogo Importing Data exibirá os dados no seguinte formato.
  • O formulário será criado com o nome do aplicativo.
  • Os dados na primeira linha serão exibidos como os nomes de rótulo padrão para cada coluna. Se você quiser alterar um nome de campo, digite um novo nome no campo Nome do rótulo.
  • O Tipo de campo padrão é exibido com base no tipo de dados colados para cada coluna. Se você achar que o tipo de campo listado não é adequado à sua necessidade, você pode alterá-lo selecionando o tipo de campo apropriado na lista suspensa.
  • Clique em Concluir para criar o aplicativo com dados. Na captura de tela abaixo, o aplicativo chamado Banco de Dados de Vendas  é criado com os dados e é exibido no Relatório do Banco de Dados de Vendas. Para editar os formulários e relatórios no aplicativo, clique na opção Editar este aplicativo .
  • Para adicionar novos formulários, modificar formulários, configurar ações de formulário / campo ou definir notificações por email, consulte a seção Formulários .
  • Para adicionar novos relatórios, modifique ou configure relatórios, consulte a seção Relatórios .

Importar banco de dados do MS Access

A ferramenta de migração Zoho para MS Access e Excel é uma ferramenta simples que você pode usar para carregar seus aplicativos existentes do MS Access ou XL Spreadsheets para o Zoho Creator. Tudo o que você precisa é do seu arquivo MDB do MS Access para importar as informações para essa ferramenta. Cada tabela, com os relacionamentos intactos, será importada para o Zoho Creator como um aplicativo ou um relatório. No caso de planilhas do Excel, você pode importar o arquivo XL e cada folha se torna um Formulário e os Relatórios correspondentes são criados no aplicativo. Clique aqui para saber mais.

Instalar do mercado

Zoho Creator mercado fornece o maior repositório de aplicações de negócios para as suas necessidades do dia-a-dia. As categorias de aplicativos variam de gerenciamento de TI, vendas, marketing, recursos humanos, educação, organizações sem fins lucrativos, etc. Você pode visualizar a demonstração do aplicativo desejado e instalá-lo em sua conta com apenas um clique.

Para resumir, um aplicativo Zoho Creator é basicamente composto por formulários e relatórios. Formulários para coletar as informações do usuário e armazená-las no banco de dados e Relatórios para visualizar, filtrar e procurar as informações coletadas por meio do Formulários.

Formulários

Nesta seção, explicaremos brevemente as várias configurações que você pode fazer nos Formulários e Campos em seu aplicativo.

Criar novos formulários

Para adicionar novos formulários,

  • Clique na opção Criar Novo -> Formulários . Na página Novo formulário,
  • Na página Novo formulário,  escolha o formulário de tipo de formulário necessário Selecione a opção Tipo de formulário . Você pode criar um novo formulário a partir do zero ou usar um formulário de modelo existente ou importar um arquivo para criar um formulário.
  • Especifique um nome para o seu formulário no campo Nome do formulário .
  • Por padrão, a opção  Armazenar dados no criador é selecionada, indicando que os dados inseridos por meio deste Formulário serão armazenados no banco de dados. (isto é) uma tabela única será criada no back-end para armazenar os dados do formulário. Desmarcar esta opção irá criar um formulário sem estado. Os dados inseridos em um formulário Stateless não serão armazenados no banco de dados.
  • Na página inicial do seu aplicativo, clique em Criar Novo -> Formulário.
  • A nova página do formulário é exibida conforme mostrado abaixo. O nome do formulário e o tipo de formulário são fornecidos pelo usuário. Quando os detalhes são fornecidos e o botão Criar é clicado, o formulário é criado. O formulário pode ser acessado na página inicial do seu aplicativo.

    Nota:

    • Para obter mais informações sobre formulários sem estado e seu uso, consulte a seção Stateless Forms

Campos

O Zoho Creator suporta 20 tipos de campos. Você pode adicionar campos ao seu formulário e reorganizá-los através de um simples recurso de arrastar e soltar  . Escolha um tipo de campo com base no tipo de dados que ele deve conter. Por padrão, o Zoho Creator suporta validação para um número adequado de tipos de campo. Por exemplo, se você quiser que os usuários insiram seu ID de e-mail em um determinado campo, selecione o tipo de campo E – mail . O Zoho Creator verifica se os dados inseridos no formulário para esse campo são um ID de e-mail válido, senão ele exibirá uma mensagem de erro para o usuário.

  • Arraste e solte o tipo de campo desejado na caixa Campos exibida à esquerda, como mostrado na captura de tela abaixo.
  • Nas propriedades do campo , especifique o nome do campo  como mostrado na captura de tela. O nome do campo é o nome exibido para o campo em seu formulário. Existem parâmetros adicionais que podem ser configurados para todos os tipos de campo, exceto para o tipo de campo Fórmula . Para um campo Fórmula, você precisa especificar a expressão estereotipada necessária com base na qual o valor do campo será calculado. Consulte Campos de Fórmula para mais informações.
  • O Zoho Creator fornece as seguintes opções para configurar seu campo.
    • Exija que os usuários insiram um valor, tornando o campo  obrigatório .
    • Defina um valor de campo para ser  exclusivo, para que ele não aceite nenhum valor duplicado.
    • Definir caracteres máximos para entradas em um campo de texto / número.
    • Oculte um campo de ser exibido no formulário e torne-o acessível apenas ao proprietário do aplicativo.
    • Definir um valor inicial  por padrão para um campo.
    • Forneça ajuda de dica de ferramenta para seus campos.

Criar relacionamento entre formulários

Um relacionamento é um link entre dois formulários. Você pode criar um relacionamento entre os formulários do mesmo aplicativo ou entre diferentes aplicativos. Para criar um relacionamento entre o Formulário A e o Formulário B, você deve adicionar um campo Pesquisar no Formulário B, importado do Formulário A.

Como eu faço isso? 
Vamos pegar o exemplo do aplicativo Banco de Dados de Vendas que criamos na seção Criar aplicativo a partir do zero com um Formulário do Produto . Vamos agora criar o Formulário de Vendas para registrar a venda de cada produto, com os campos Produto , Unidades Vendidas, Receita, Custo, Lucro etc. Aqui, o campo Produto  será uma referência ao campo Nomedo Produto no formulário “Produto”. Isso é explicado nas seguintes etapas:

  • Adicione um campo de pesquisa no formulário de vendas .
  • Importar dados de, Banco de Dados de Vendas -> Produto -> Nome do Produto
    ( Nome do aplicativo – Nome do formulário – Nome do campo)
  • Exibir como suspenso (seleção única)
  • Clique em Concluído para importar os dados.
  • Nas propriedades do campo, especifique o nome do campo na caixa de texto como “Produto”.
  • O campo de pesquisa O produto que refere o Nome do produto no formulário Produto é adicionado conforme mostrado abaixo. Usando o campo de pesquisa, você pode acessar os detalhes do produto no Formulário do Produto .

Definir notificações por email

Você pode configurar as notificações por e-mail para serem entregues sempre que o formulário for enviado por um usuário.

Como eu faço isso?

  • Selecione o ícone Configurações de formulário -> E – mail no cabeçalho do formulário para configurar as notificações por e-mail.
  • A caixa de diálogo Definir notificação por email é exibida, onde é possível especificar o endereço De e o endereço Parado destinatário de email. As opções Cc , Cco e Responder a podem ser adicionadas selecionando o link necessário exibido abaixo do endereço Para. Você também pode atribuir ids de e-mail e valores de campo de formulário dinamicamente aos campos De / Para e Mensagem. Para fazer isso, clique no ícone exibido no lado direito da caixa de texto “De”, “Para” ou no campo Inserir campo exibido no cabeçalho da mensagem. Isso mostrará os campos Zoho Variables e Form, como mostrado na captura de tela abaixo:
    Variáveis ​​Zoho

    • TheZoho Variable O zoho.adminuserid retorna o ID de email do proprietário do aplicativo.
    • OZhoho Variable zoho.loginuserid retorna o email-id do usuário atualmente logado.

    Campos de Formulário:

    Outros campos deste formulário são explicados abaixo:

    • A seleção da caixa de seleção Incluir dados enviados pelo usuário incluirá os dados enviados no formulário na mensagem de e-mail.
    • Certifique-se de que a caixa Ativar  notificação de email na parte superior da janela pop-up esteja marcada. Para parar as notificações por email, desmarque a opção Ativar  notificação por email .
    • Selecione Salvar para salvar as configurações ou Redefinir para retornar ao formulário.

Você também pode enviar notificações por e-mail quando os dados existentes de um Formulário forem modificados / excluídos ou para registros selecionados em um Relatório, adicionando o Deluge Script à tarefa Enviar Email .

Definir notificações por SMS

Para configurar as Notificações por SMS a partir da GUI, clique no  ícone Configurações  no construtor Formulário ou na guia Formulários da sua página Painel. Selecione  Notificações – SMS , para exibir a página Notificações por SMS. Especifique os seguintes detalhes:

  • Clique na  caixa de seleção Ativar notificação por SMS  para ativar ou desativar as notificações por SMS.
  • Conexão: Você pode usar a conexão padrão fornecida pelo Zoho Creator ou criar uma nova conexão com qualquer um dos Provedores de SMS com os quais você tem uma conta. Os provedores de SMS suportados estão listados abaixo:
    • Twilio
    • Clickatell
    • Mágica de tela
    • ClockWorkSMS
    • Hoiio
  • Para usar a conexão padrão, selecione  Padrão  na lista de nomes de conexão  (ou)  adicione uma nova conexão  e selecione o nome da conexão recém-adicionada da lista.
  • Especifique o número do celular com o código do país no  campo Para  . O formato do número de celular varia de acordo com o provedor de serviço do qual a conexão é feita. Se a conexão padrão estiver selecionada, o número do celular deve começar com o código do país sem o sinal de +. Por exemplo, 91xxxxxxxxxx, onde “91” é o código do país da Índia. Você também pode atribuir dinamicamente os valores do número móvel ao campo “Para”. Para fazer isso, passe o mouse sobre o campo Para e selecione o ícone exibido no lado direito do campo “Para”. Isso exibirá os campos de linha única e numérico em seu formulário. Selecione o campo obrigatório que contém o número do celular.
  • Especifique a mensagem SMS no  campo Mensagem  . Você também pode atribuir valores dinamicamente ao campo “Mensagem”. Para fazer isso, passe o mouse sobre o campo da mensagem e selecione o ícone exibido no lado direito do campo. Isto irá mostrar as variáveis ​​e campos do zoho em seu formulário. Selecione o campo obrigatório para inserir seus valores na caixa de mensagens. Por exemplo, na captura de tela abaixo, a Mensagem começa com “Dear $ {Added_User}”, em que Added_User é o nome do campo que armazena o nome do usuário  que adicionou o registro.
  • Clique no  botão Salvar  , para criar a notificação por SMS. O SMS será enviado quando novos dados do formulário forem enviados.
Para uma explicação detalhada, clique aqui .

Configurar ações de formulário

Torne seu aplicativo poderoso e dinâmico adicionando lógica complexa a seus formulários com a ajuda do Deluge Scripting. O Deluge Script Builder fornece uma interface de usuário de arrastar e soltar para adicionar scripts de ação de formulário. Ele pode ser chamado no cabeçalho do formulário, selecionando-se o ícone Configurações  no modo de edição ou selecionando diretamente a guia Script . Você pode configurar os seguintes scripts de ação para o seu formulário, quando um novo registro é adicionado ou quando um registro existente é modificado ou excluído:

  • Os scripts “On load” são executados quando o formulário é carregado para adicionar ou editar um registro. Por exemplo, defina um campo de data no formulário com a data atual ou oculte um campo que você não deseja exibir.
  • Os scripts “Validate” são executados quando um novo registro é enviado ou quando um registro existente é modificado e enviado ou quando um registro existente é excluído. Esses scripts são executados antes que os dados do formulário sejam armazenados no banco de dados. Por exemplo, verifique se um valor de campo está dentro de um intervalo especificado, restrinja o número de registros ao seu formulário etc.
  • Os scripts “no sucesso” são executados quando um novo registro é enviado com êxito ao banco de dados ou quando um registro existente é atualizado ou excluído do banco de dados. Esses scripts são executados depois que os dados do formulário são armazenados no banco de dados. Por exemplo, envie um e-mail para o user_id admin quando um registro for excluído.
  • Os scripts “Ao clicar” são executados ao clicar nos botões personalizados que você criou em seus formulários sem estado. Por exemplo, crie um formulário sem estado para especificar os critérios de pesquisa e, ao clicar no botão Pesquisar, exiba uma exibição HTML com os resultados da pesquisa obtidos de um formulário de Gerenciamento de contatos.
  1. Ações na carga do formulário

    formulário de vendas no banco de dados de vendas tem um campo chamado Sale_Date . Na captura de tela abaixo, configuramos um script “on load” para definir o campo “Sale_Date” com a data atual, quando o formulário é carregado. Isso é explicado nas etapas a seguir:

    • Selecione o formulário de vendas no painel de aplicativos.
    • Selecione Fluxos de Trabalho da esquerda e selecione Ações de Formulário -> Em Adicionar -> Em Carga.
    • Arraste e solte a tarefa Set Variable Deluge para a área do editor.
    • Clique em Editar e selecione a variável como Sale_Date e o valor como a variável Zoho zoho.currentdate . Para mais informações sobre variáveis ​​Zoho, consulte o tópico Variáveis ​​do sistema de dilúvio .
    • Salve o script. Quando o formulário é carregado, o campo Sale_Date será exibido com a data atual.

      Nota:

      • Para executar um script On Load quando um formulário é carregado para editar um registro, selecione Ações de formulário -> On Edit -> On Load e adicione o script necessário.
  2. “Validar” ação do formulário

    formulário de vendas no banco de dados de vendas tem um campo chamado Units_Sold . Na captura de tela abaixo, configuramos um script “Validar” para verificar se esse campo contém um valor de 5 ou mais. Caso contrário, uma mensagem de alerta é exibida e o envio é cancelado. Isso é explicado nas etapas a seguir :

    • Selecione o formulário de vendas no painel de aplicativos.
    • Selecione Fluxos de Trabalho da esquerda e selecione Ações de Formulário -> em Adicionar -> Validar
    • Arraste e solte a tarefa se Deluge para a área do editor.
    • Clique em Editar e especifique a condição if como “input.Units_Sold <5”
    • Arraste e solte a tarefa do Deluge de alerta e especifique a mensagem de alerta necessária,
    • Arraste e solte a tarefa de cancelamento de submissão de envios.
    • Salve o script. Quando o formulário é submetido, o valor do campo Units_Sold será validado. Se for 5 ou menos, os dados não serão enviados.

      Nota:

      • Para executar um script de Validação quando um registro for enviado após a edição, selecione Ações de Formulário -> On Edit -> Validate e adicione o script necessário.
      • Para executar um script de validação antes de excluir um registro, selecione Ações de formulário -> Excluir -> Validar e adicione o script necessário.
  3. Ações “no sucesso”

    Na captura de tela abaixo, configuramos um script “On success” para redirecionar o usuário para um determinado URL quando um registro é enviado para o formulário “Vendas”.

    • Selecione o formulário de vendas no painel de aplicativos
    • Selecione Fluxos de Trabalho da esquerda e selecione Ações de Formulário -> em Adicionar -> On Success
    • Arraste e solte a tarefa Abrir URL Dilúvio na área do editor.
    • Clique em Editar e especifique o URL a ser aberto e selecione a opção para abrir o URL na mesma janela, nova janela, janela pai, pop-up ou iframe.
    • Salve o script. Quando um novo formulário de dados é enviado, a tarefa openUrl é executada, o que redireciona o usuário para o URL especificado.

      Nota:

      • Para executar um script do On Success quando um registro é enviado após a edição, selecione Ações do formulário -> On Edit -> On Success e adicione o script necessário.
      • Para executar um script On Success quando um registro for excluído, selecione Ações de formulário -> On Delete -> On Success e adicione o script necessário.
  4. Ações no clique do botão Formulário

    O Zoho Creator suporta a criação de formulários sem estado que não geram uma tabela no back-end. Você pode adicionar botões personalizados a este formulário e escrever um script dilacerante no evento “ao clicar” do botão personalizado. Os scripts podem ser programados para fazer qualquer coisa que você queira fazer no Deluge Script. Isso lhe dá a flexibilidade de armazenar os dados inseridos em qualquer campo de qualquer registro de qualquer Tabela no Zoho Creator. Você pode até usá-lo para recuperar dados de qualquer campo em qualquer registro de qualquer Tabela no Zoho Creator. Consulte o tópico de ajuda Stateless Forms para obter mais informações.

    Consulte os tópicos em Deluge Reference para obter mais informações sobre a descrição, sintaxe, exemplos de todas as tarefas e expressões suportadas pelo idioma do dilúvio.

Configurar ações de campo

Você pode escrever scripts para executar ações em campos de formulário específicos. Você pode validar dados de campo específicos, exibir outros valores de campo com base nos dados inseridos em um campo, enviar e-mail quando um valor de campo é atualizado, etc. Os scripts configurados no nível de campo são classificados como No script de entrada do usuário e No script de atualização . Para adicionar um script de ação de campo, selecione a opção Configurar ações de campo , conforme mostrado na captura de tela abaixo. Isso exibirá o Construtor de scripts do dilúvio .

  • Ações no script de entrada do usuário é uma ação do lado do cliente que será chamada sempre que o valor de um campo for modificado pelo usuário ou pelo script . Ele é usado para melhorar a usabilidade de um formulário validando os dados de campo antes mesmo de serem enviados ou exibindo outros valores de campo com base no valor especificado nesse campo. O script de entrada On do usuário é executado antes que os dados alterados sejam persistidos no banco de dados. O script de entrada On User não será chamado se não houver alteração no valor do campo (ou seja, se o novo valor que estiver sendo definido for igual ao valor antigo).
  • As ações no script de atualização são executadas sempre que o valor de um campo é modificado e os dados alterados são persistidos no banco de dados. Por exemplo, envie um email se o valor de um campo de status for atualizado.
  1. Ações de campo -> Na entrada do usuário

    O formulário Sales no banco de dados de vendas tem um campo chamado Quantity . Na captura de tela abaixo, configuramos um script de entrada On user para calcular o valor total com  base na Qiantity vendida para um produto. O script será executado quando o usuário inserir o valor em Quantity . Isso pode ser alcançado pelas seguintes etapas:

    • Selecione o formulário de vendas no painel.
    • Selecione Fluxos de Trabalho à esquerda e clique em Ações do Campo> Quantidade (nome do campo)> Na entrada do usuário.
    • Arraste e solte a tarefa Fetch Deluge para a área do editor. Selecione o produto do formulário .
    • Declare a variável de coleta como rec , que armazenará o registro buscado no Formulário do Produto.
    • Especifique os critérios de busca como ID == input.Product
    • Arraste e solte a tarefa Set Variable Deluge para a área do editor. Clique em Editar e defina o campo Preço com o valor de rec.Price
    • Arraste e solte a   tarefa Set Variable Deluge para a área do editor. Clique em  Editar  e defina o campo Total com o valor de input.Quantity * rec.Price
    • Salve o script. Quando o usuário insere o valor no campo Quantidade, o script calculará o Total e o definirá no campo Total.
  2. Ações de campo – na atualização

    Se você deseja executar uma ação sempre que o valor de um campo é modificado, você pode escrever um script de atualização para esse campo. O script on update é executado depois que os dados atualizados são mantidos no banco de dados.

    Consulte os tópicos em Deluge Reference para obter mais informações sobre a descrição, sintaxe, exemplos de todas as tarefas e expressões suportadas pela linguagem do dilúvio.

Relatórios

O criador do Zoho usa Relatórios para exibir os dados coletados por meio do Formulários. Todo formulário por padrão tem um relatório. O nome geralmente é [FORM NAME] Report. Por exemplo, se você criou um Formulário do Produto , um relatório padrão chamado Relatório do Produto será criado na guia Relatórios, conforme mostrado na captura de tela abaixo. Você pode criar qualquer número de relatórios com critérios, filtros, agrupamento e classificação na guia Relatórios . Para enviar e visualizar dados, clique no botão Acessar este aplicativo .

Crie um novo relatório

Você pode adicionar qualquer número de relatórios para um único formulário. Para adicionar um novo relatório,

  • Selecione a opção Criar Novo> Relatório .
  • O Zoho Creator suporta os seguintes formatos de relatório. Você pode exibir os dados do Formulário como uma Lista, Calendário, Resumo, Grade, Tabela Dinâmica e Gráfico Dinâmico.
  • Especifique o nome do relatório, selecione o tipo de relatório, selecione o formulário com base no qual o relatório é criado e defina os critérios.
  • Clique em Criar para criar a visualização.
  • Os dados inseridos no formulário serão exibidos no relatório. Para visualizar os dados enviados, clique no botão Acessar este aplicativo .

Definir critérios e filtros

O Zoho Creator permite que você crie facilmente visualizações personalizadas para necessidades de relatórios especializados. Você pode:

  • Definir critérios : Configure um relatório para exibir registros que correspondam a um critério específico. Por exemplo, na captura de tela abaixo, configuramos o Relatório de vendas com um critério para exibir a receita de vendas que ultrapassa US $ 3.000. Você também pode definir critérios complexos com operadores AND / OR ou uma combinação de ambos, da GUI usando a opção Add Group ou usando o Deluge Script.
  • Definir filtros : os filtros são um conjunto de critérios nomeados que permitem aos usuários visualizar registros específicos em um relatório. Filtros padrão serão criados para campos suspensos e de data. Você pode criar filtros personalizados selecionando o botão Novo Filtro Personalizado .
  • Defina critérios e filtros complexos usando operadores AND / OR ou uma combinação de ambos, da GUI ou usando o Deluge Script.

Configurações de relatório

  1. Alterar ordem de campo

    • O Zoho Creator permite que você reorganize a ordem dos campos com um simples arrastar e soltar.
    • Selecione o relatório na guia Relatórios
    • Selecione Configurações do Relatório -> Propriedades da Coluna
    • Para alterar a ordem da coluna, arraste e solte as colunas no local desejado, conforme mostrado na captura de tela abaixo
  2. Mostrar / ocultar colunas, Alterar nome de exibição, Colunas numéricas de soma

    • Selecione a opção Propriedades da coluna Configurações do formulário .
    • Passe o mouse sobre o nome da coluna e clique no botão Excluir para ocultar o campo ou arraste e solte os campos necessários da esquerda para mostrar os campos.
    • Clique no nome da coluna e insira um novo nome para alterar o nome de exibição das colunas no relatório.
    • Ative a soma para campos numéricos clicando no ícone de soma que é exibido.
    • O nome de usuário e a hora em que um registro é adicionado ou modificado e seu endereço IP é gravado automaticamente pelo Zoho Creator. Para exibir essas informações no relatório, selecione a coluna desejada com o nome Usuário adicionado, Hora adicionada, Último usuário modificado, Hora da última modificação, Endereço IP do usuário adicionado, Endereço IP do usuário modificado .
    • Clique em Concluído para atualizar as alterações.
  3. Registros de Grupo

    • Os registros podem ser agrupados por coluna (s) específica (s) – por status, por categoria, etc. para exibir registros de maneira organizada. Você deve selecionar pelo menos um campo para agrupar selecionando a opção Definir Agrupamento e Classificação . Registros com o mesmo valor para o (s) campo (s) selecionado (s) serão agrupados.
  4. Ordenar registros

    • Por padrão, os registros são classificados pela ordem em que são adicionados. Os últimos registros estão no topo.
    • Para classificar por outro campo, selecione a opção Agrupar configurações e classificação Definir configurações e arraste e solte o campo do lado esquerdo.
    • Para alterar a ordem de classificação, selecione o campo e clique no botão Classificar Asc / Desc .
    • Clique em Concluído para atualizar as alterações.

Definir permissões

Usuários compartilhados de um aplicativo particular ou usuários de um aplicativo público poderão adicionar, editar ou excluir registros em um Relatório somente se a permissão de acesso for fornecida pelo proprietário do aplicativo. A opção Restringir visibilidade  é usada para controlar as permissões de acesso fornecidas aos usuários. No entanto, o proprietário do aplicativo poderá adicionar, editar ou excluir registros, independentemente de o acesso estar desabilitado ou habilitado para o usuário.

Para convidar usuários a compartilhar seu aplicativo, consulte Compartilhamento .

Executar ações personalizadas

Ações personalizadas são chamadas de função que podem ser chamadas em registros selecionados em um Relatório. Por exemplo, você pode definir uma função que envia um email e configurar essa função como uma ação personalizada para esse relatório. Você pode então invocar a ação para registros selecionados no modo ao vivo. Para obter mais informações sobre como definir funções e configurá-las como ações personalizadas, consulte o tópico Funções.

Criar relatório combinado

Você pode criar um Relatório combinado com dois ou mais formulários relacionados. Conforme demonstrado no tópico Criar Relacionamento entre Formulários , criamos dois formulários – Formulário de Produto para inserir detalhes do produto e Formulário de Vendas para inserir detalhes de vendas e estabelecer relações entre os dois formulários. Um relatório combinado exibirá colunas de dois ou mais formulários relacionados. Para criar um relatório combinado do produto e do formulário de vendas:

  • Crie um relatório com o formulário que contém o campo Pesquisa. Em nosso exemplo, o formulário Vendas contém o campo de pesquisa “Produto” relacionado ao formulário do produto.
  • Selecione a opção Configurações do formulário -> Propriedades da coluna .
  • O campo de pesquisa terá o link. Clique no link e selecione as colunas a serem exibidas no formulário do produto

Criar páginas (exibição HTML)

Um dos recursos mais poderosos do Zoho Creator é a capacidade de criar páginas . O  recurso  Páginas permite que você crie relatórios personalizados combinando o código HTML e o script Deluge. Você pode criar uma página HTML estática como um relatório e usar essa página para fornecer conteúdo dinâmico de seu banco de dados usando o Deluge Script. O Construtor de HTML fornece uma interface de usuário intuitiva de arrastar e soltar para criar facilmente as  Páginas necessárias . Conhecimento de HTML não é necessário.

Para mais informações consulte as Páginas

Personalizar aparência e sensação

opção Personalizar oferece uma variedade de layouts e temas para personalizar a aparência de seus formulários e visualizações. Layouts e temas  podem ser combinados para criar um site visualmente atraente.

  • Um layout é o arranjo dos formulários e vistas em um aplicativo Zoho Creator. Selecione o layout desejado para o seu aplicativo na guia Configurações -> Personalizar -> Escolher Layout .
  • Os temas definem o esquema de cores da aplicação, ou seja, as cores que serão aplicadas à faixa de cabeçalho, o cabeçalho do componente, os botões nos formulários, etc., a fonte geral que será aplicada à aplicação, os estilos diferentes que serão ser aplicado aos cabeçalhos / guias / cabeçalhos de componentes / formulários / visualizações, etc. Você pode escolher entre uma variedade de temas na guia Configurações -> Personalizar -> Selecionar tema para atender às suas necessidades. Por exemplo, vamos selecionar o tema Gradiente com a cor desejada e clicar em Aplicar.
  • Selecione Configurações -> Seções para organizar os formulários e relatórios em seções diferentes ou para adicionar novas seções. Por padrão, todos os formulários e relatórios serão listados na seção Início .

Acesse o aplicativo

  • Clique no botão, para acessar o aplicativo no modo Live.

    Nota:

    • Por padrão, um aplicativo ZC é privado e pode ser acessado apenas pelo proprietário do aplicativo. Pode ser acessado pelos usuários, somente se o proprietário compartilhar com usuários específicos.
  • Agora, vamos adicionar um registro de amostra ao formulário Vendas e clicar em Enviar .
  • Veja os registros enviados selecionando o Relatório de vendas . O registro enviado para o formulário Vendas é exibido no Relatório de vendas , conforme mostrado na captura de tela abaixo:

Compartilhar aplicativo

Um aplicativo Zoho Creator pode ser privado ou público. Um aplicativo público é indexado por mecanismos de pesquisa e pode ser acessado por qualquer pessoa. Um aplicativo particular pode ser acessado somente se o proprietário do aplicativo compartilhar com usuários específicos. Usuários compartilhados podem adicionar, modificar e excluir registros com base nas permissões de edição fornecidas pelo proprietário. Por padrão, um aplicativo criado no Zoho Creator é privado. O proprietário do aplicativo pode compartilhar todo o aplicativo – ou – pode compartilhar alguns formulários / visões. Os usuários devem ter uma conta do Zoho Creator para acessar o aplicativo compartilhado com eles. Para compartilhar um aplicativo:

  • Clique na opção Configurações do aplicativo -> Compartilhar .
  • Selecione o Relatório de Vendas e clique em Compartilhar para Usuários . Se você quiser compartilhar todo o aplicativo com os usuários (ou seja, todos os formulários e visualizações do aplicativo), selecione a seção Banco de Dados de Vendas e adicione usuários.
  • Adicione a lista de endereços de e-mail das pessoas com quem você deseja compartilhar o aplicativo
  • Se você quiser enviar um convite, marque a caixa de seleção Enviar convite .
  • Clique em Compartilhar para compartilhar o formulário de contato. Os endereços de e-mail compartilhados serão listados em Detalhes compartilhados.

    Nota:

    • O número de usuários com os quais o aplicativo é compartilhado depende do seu plano de assinatura . Clique na opção Ir para -> Configurações da conta exibida no canto superior direito para visualizar os detalhes do plano atual e a lista de usuários compartilhados.

Incorporar no site

O Zoho Creator permite vincular ou incorporar formulários e relatórios em seu site / blog apenas colando algumas linhas de código. Você também pode personalizar a aparência do relatório / formulário incorporado para corresponder ao seu site. Isso torna mais fácil para os visitantes do seu site preencher seus dados sem qualquer aborrecimento.

  • Para vincular ou incorporar um formulário, selecione o formulário a ser incorporado e clique no ícone Configurações -> Publicar .

                                 Captura de tela do diálogo Publicar e Incorporar com o código do iframe

  • URL de publicação
    • Você pode usar o URL de publicação para vincular o formulário, o relatório ou a página do seu site / blog ou compartilhá-lo com seus usuários por e-mail.
    • Consulte o tópico  Formulário, Relatório e Página e permalink  para mais informações.
  • URL de incorporação
    • O URL de incorporação é um snippet de código de iframe que pode ser usado para incorporar o formulário, relatório ou página em seu site / blog.
    • Para incorporar um Relatório, selecione o Relatório a ser incorporado e clique no ícone Configurações -> Incorporar em seu site .
    • Para Páginas, a opção incorporada estará disponível apenas no modo de edição. Portanto, selecione a visualização HTML necessária na opção Páginas e clique em Configurações -> Publicar  no cabeçalho.
    • Consulte o tópico Inserir formulários e relatórios para mais informações.

Importar e exportar dados

  • Importe planilhas existentes ou arquivos .csv / .tsv para o Zoho Creator e tenha seu aplicativo de banco de dados funcionando em poucos minutos. Você pode criar um novo aplicativo por meio de importação (ou seja, converter seus dados .xls / .csv /.tsv em um novo aplicativo Zoho Creator) ou importar dados para o aplicativo existente do Zoho Creator. Consulte o tópico Criar novo aplicativo importando dados para obter mais informações.
  • O recurso Exportar Dados no Zoho Creator permite que você exporte seus dados a qualquer momento no formato de Grade (formato Excel), PDF, HTML, RSS, JSON, CSV e TSV. Você pode exportar dados como planilha e levá-los para Zoho Sheet se quiser analisar dados, exportá-los como PDF se quiser imprimir / enviar os dados por email, exportar como HTML para visualizar dados em seu navegador, usar feed RSS para assinar alterações no feed JSON baseado em dados ou javascript, use formatos CSV, TSV quando necessário. Para exportar seus dados para diferentes formatos,
    • Selecione o relatório do qual você deseja exportar os dados.
    • Clique no ícone Configurações -> Exportar Dados . Os links para os formatos de exportação suportados serão exibidos, conforme mostrado na captura de tela abaixo.