Layouts condicionais

Layouts Condicionais – Uma Visão Geral

Os layouts condicionais no Zoho CRM oferecem uma interface para você gerenciar a dependência entre os campos em um layout.

Seus dados de vendas costumam ser interdependentes. Considere os seguintes exemplos.

  • Em uma empresa imobiliária, os detalhes exigidos de um cliente podem ser diferentes, dependendo se ele deseja comprar um apartamento ou villa.
  • Em uma instituição educacional, os detalhes exigidos de um aluno podem ser diferentes, dependendo se ele escolheu Física ou Economia.
  • Em uma companhia de seguros, os participantes exigidos para uma apólice de seguro automóvel podem ser diferentes dependendo do tipo de veículo – carro particular ou veículo comercial.

Assim, o valor que você insere para um campo determinará a necessidade de vários outros campos. Quando você está preenchendo os detalhes de uma apólice de seguro de carro, os campos relacionados ao veículo comercial não são nem requeridos – mas eles ainda estão no seu layout. Você pode estar olhando para 10 campos quando você precisa apenas de 5.

No entanto, você não pode eliminar os 5 campos restantes no layout – como eles são necessários quando o Veículo Comercial é escolhido. É aqui que os layouts condicionais entram na imagem. Os layouts condicionais são criados com regras de layout, através das quais você pode estabelecer uma interface na qual determinados campos são exibidos dependendo do valor inserido em um campo anterior.

Como resultado, você pode tornar seus layouts dinâmicos – conforme a estrutura inteira de um layout é alterada com base nos valores de campo inseridos. Observe que você não está eliminando campos do layout, você está controlando apenas como um layout é exibido com base em determinados valores de campo.

Disponibilidade

Permissão necessária : os usuários com a permissão de perfil Personalizar Zoho CRM podem acessar esse recurso.

Características Livre Padrão Profissional Empreendimento
Layouts condicionais 10 regras por layout

Como criar um layout condicional

Vamos ver como criar um layout condicional com a ajuda de um cenário.

A Zylker Insurance oferece produtos de seguro automotivo, como seguro de carro e seguro de veículo comercial.

Nesse caso, se o Zylker incluir todos esses detalhes em um único formulário / layout, haverá uma pequena dificuldade. Ou seja, quando um cliente precisa de uma política para um carro, o formulário também pede detalhes desnecessários sobre os veículos comerciais. Observe os detalhes na tabela abaixo:

Campo Carro particular Veículo comercial
Finalidade para qual veículo será usado
Natureza das mercadorias normalmente transportadas
Tipo de Permissão (Veículo de Transporte de Mercadorias)
Tipo de Permissão (Veículos de Transporte de Passageiros)
Descrição de Substâncias Perigosas

A tabela acima lista campos que são necessários para um veículo comercial, mas não para um carro particular. Isso significa que uma seção inteira em um formulário se torna desnecessária no momento em que você escolhe “Carro particular”.

Isso só causa confusão em sua forma e atrasa o processo de criação de um registro.


É aqui que os layouts condicionais entram na imagem.

No exemplo acima, usando regras de layout, você pode obter uma configuração dinâmica na qual somente quando ” Veículo Comercial ” é escolhido, os detalhes do Veículo Comercial aparecem – em outros casos, ele permanece oculto. Dessa forma, você pode otimizar seus formulários.

Crie regras de layout

Para criar regras de layout

  1. Vá para Setup> Customization> Modules and Fields .
  2. Na lista de módulos, selecione o módulo necessário. 
    Nesse cenário, selecione Leads .
  3. Selecione o layout desejado. Exemplo, layout do Seguro Automóvel.
  4. Vá para a seção Regras de layout .
  5. Clique em Nova Regra de Layout.
  6. No pop-up Nova Regra de Layout , insira os seguintes detalhes:
    • Digite um nome para a regra.
    • Descreva a regra.
    • Escolha o layout para o qual esta regra é aplicável. Exemplo, Seguro Automóvel
    • Escolha um campo principal que controla essa regra. Exemplo, tipo de veículo
    • Escolha uma condição para iniciar a regra. Exemplo, tipo de veículo é veículo comercial.
    • Clique em Avançar
  7. Na página Regra, a Condição especificada é pré-preenchida. Então, clique em Acionar uma ação.
  8. Escolha na lista de ações. Exemplo, Mostrar seção.
  9. Na área de janela Criar ação , especifique a seção a ser mostrada. Neste cenário, seção de detalhes do veículo comercial

    Se você tiver mais condições e ações, poderá especificá-las conforme necessário de maneira semelhante.

Resultado da regra de layout

Agora, quando você cria um lead no layout de Seguro Automóvel, a seção de detalhes do Veículo Comercial é exibida somente quando você seleciona o tipo de Veículo Comercial. Caso contrário, está oculto.

Ações que podem ser acionadas

Existem três ações que podem ser acionadas quando os critérios de regra de layout são atendidos.

  • Mostrar Campo : Escolha esta ação quando quiser que campos específicos sejam exibidos somente quando os critérios estabelecidos forem atendidos.
  • Mostrar Seção : Escolha esta ação quando quiser que seções específicas sejam mostradas somente quando os critérios prescritos forem atendidos.
  • Definir campos obrigatórios : escolha esta ação quando desejar tornar alguns campos obrigatórios somente quando os critérios estabelecidos forem atendidos.
  • Mostrar subformulários:  Escolha esta ação quando quiser que o subformulário seja exibido apenas quando os critérios estabelecidos forem atendidos.

Exemplo:

No mesmo cenário do Seguro Zylker, assuma as seguintes condições.

  1. Você deseja exibir o campo Tipo de seguro somente se o que você está procurando? campo é escolhido como seguro .
  2. Você deseja que a seção Informações Dependentes seja exibida somente quando você selecionar o tipo de seguro como Seguro de Vida . Caso contrário, está oculto.
  3. Ao escolher o Seguro de Vida , você quer que o Nome e Data de Nascimento do Dependente sejam obrigatórios. Para uma apólice de seguro de veículo, detalhes dependentes não são obrigatórios.
  4. Você deseja exibir o subformulário Detalhes do seguro de vida , somente quando o tipo de seguro escolhido for Seguro de vida . Se não, o subformulário deve estar oculto.

Nestes casos, o seguinte poderia ser regras e ações de layout.


Como você pode ver, com base em valores de campo específicos, você pode fazer com que campos, seções e subformulários apareçam ou desapareçam e marquem os campos como obrigatórios. Isso torna seu layout muito dinâmico.

Pontos para lembrar

  • Clique aqui para tomar nota das instâncias em que as atualizações de campo têm precedência sobre as regras de layout.
  • O campo [Record] Owner atualmente não pode ser escolhido como o campo primário que controla a regra de layout.
  • Regras de layout são aplicadas em Criar / editar e visualizar páginas.
  • As regras de layout não estão disponíveis para registros gerados por meio de importação, formulários da web, Criação rápida / Criação de pesquisa e APIs.
  • Ao escolher as ações do acionador, a opção Mostrar subformulário estará disponível somente se um subformulário estiver presente no layout escolhido.
  • Quando você edita um campo principal usado em uma regra de layout, se houver campos obrigatórios associados à regra, esses campos obrigatórios serão capturados por meio de um prompt pop-up. 
    Por exemplo, digamos que você tenha uma regra de layout dizendo “Se Quantidade> 50000 USD, torne o Descontoobrigatório”. Quando você edita o campo Valor na página Detalhes do registro, o campo Desconto será solicitado por meio de uma janela pop-up. 

    Da mesma forma, os campos obrigatórios pelas regras de layout serão verificados conforme mencionado abaixo:

    • Se você tiver configurado uma regra de layout com base em um Estágio de oferta, ao editar o estágio na página Detalhes, no Blueprint ou na visualização Pipeline, os campos obrigatórios pela regra de layout serão capturados por meio de uma janela pop-up.
    • Se você configurou uma regra de layout com base no Status da tarefa – Exemplo, você determinou um campo Descrição quando uma tarefa está fechada. Nesse caso, quando você fechar uma tarefa na Lista relacionada Atividades / Exibição Kanban / Página inicial ou na exibição personalizada, o CRM verificará a regra de layout, antes de fechar a tarefa e solicitar os campos conforme exigido pela regra.
    • O suporte à regra de layout é fornecido para a exibição do kanban, portanto, o recurso arrastar e soltar avaliará a regra de layout.
    • Regras de layout também são eficazes na aprovação de registros.
  • As regras de layout não podem ser criadas com base em um campo de lista de opções de seleção múltipla como o campo principal. 
  • Limites das Regras de Layout 
    • Regras máximo permitido – 10 por disposição
    • Condições parentais máximas permitidas – 25
    • Condições de ramificação máxima permitidas – 5 por condição pai 
    • Critérios de condições de ramificação máxima permitidas – 5 por condição de ramificação 
    • Máximo de ações permitidas – 25 por condição de filial 
      (o número total inclui todas as ações. Não há limites individuais por ação).