Modificando Campos Especiais
Como posso…
Existem certos campos no Zoho CRM, que não são comuns a todos os módulos. Eles estão disponíveis e são aplicáveis somente a módulos específicos, dependendo do propósito de sua função. Esses campos especiais são:
- Termos e Condições Campos
- Campos de taxas de imposto
- Probabilidade de Estágio
- Papéis de contato
Personalize os Termos e Condições
Esse campo fornece uma opção para definir o texto para termos e condições ao criar faturas, cotações e pedidos.
Disponibilidade
Permissão necessária do perfil : os usuários com permissão de acesso no nível de campo podem acessar esse recurso.
Para personalizar os Termos e Condições
- Faça o login no Zoho CRM com privilégios de administrador.
- Vá para Configuração> Personalização> Módulos e Campos .
- Selecione o módulo necessário na exibição de lista de módulos.
O Editor de Layout é exibido. - Role para baixo até a seção Termos e Condições e clique no ícone Configurações no campo Termos e Condições .
- Clique em Editar Propriedades.
- No pop-up Propriedades de várias linhas , especifique o valor .
- Clique em Salvar .
Dependendo do módulo para o qual os Termos e Condições são criados, o texto será automaticamente exibido na página (Fatura / Cotação / Pedido).
Nota:
- O campo Termos e condições está disponível apenas para os módulos Fatura, Cotação e Pedido.
- Este campo é exibido apenas para novos registros e não é acumulado para a página de registros existente.
Personalize taxas de imposto
O campo Taxa de imposto permite definir diferentes tipos de taxas de imposto para os produtos que você vende para seus clientes. Depois que as taxas de impostos são adicionadas, você pode selecionar o tipo e a taxa do imposto ao criar uma cotação, um pedido ou uma fatura para os clientes. Por exemplo, imposto sobre vendas = 10,5%; IVA = 1%; etc.
Disponibilidade
Permissão necessária do perfil : os usuários com permissão de acesso no nível de campo podem acessar esse recurso.
Para adicionar taxas de imposto
- Faça o login no Zoho CRM com privilégios de administrador.
- Vá para Configuração> Personalização> Módulos e Campos .
- Selecione o módulo Produtos na exibição de lista de módulos.
- Role para baixo até a seção Informações de preço .
- Clique no ícone Configurações no campo Imposto e selecione a opção Personalizar taxas tributárias .
- Na janela pop-up, clique nos ícones Adicionar ou Excluir para adicionar novos impostos ou excluir impostos existentes, conforme necessário.
Clique e arraste as linhas para reorganizar o pedido. - Clique em Salvar .
Para usar taxas de imposto
- Clique na guia Faturas .
- Na página inicial da fatura , clique no botão + .
- Na página Nova fatura , especifique os detalhes do cliente e do produto.
- Na seção Detalhes do produto , clique no ícone Editar ao lado de Imposto . (após o subtotal dos itens de linha).
- No pop-up exibido, adicione ou modifique as taxas de impostos.
- Clique em Aplicar .
Mapear valores de probabilidade do estágio
Definir os critérios para o estágio de vendas é importante para identificar o desempenho de um pipeline de vendas em toda a organização. A probabilidade do estágio pode ser determinada com base em dois fatores importantes – Tipo de previsão e Categoria de previsão . Esses dois valores são úteis para descrever o estágio de uma transação.
Na página de mapeamento Probabilidade de Fase, você pode executar as seguintes operações:
- Crie diferentes tipos de etapas de vendas de acordo com o processo de vendas em toda a organização.
- Associar valores de probabilidade aos estágios de vendas.
- Associe os tipos de previsão (Aberto, Fechado-vencido ou Fechado-perdido) aos estágios de vendas.
- Categorias de previsão de associação (Pipeline, Fechado, Omitido, Melhor Caso, Confirmado)
Nota:
- Para uma melhor análise de pipeline de vendas, atribua probabilidades diferentes aos valores do estágio de vendas.
- Para cada estágio, atribua a probabilidade no intervalo de 0 a 100.
- Você pode considerar usar o valor de probabilidade como 100 quando a oferta for fechada e 0 para a negociação fechada.
Para mapear valores de estágio e probabilidade
- Faça o login no Zoho CRM com privilégios de administrador.
- Vá para Configuração> Personalização> Módulos e Campos
- Clique no módulo Negócios da exibição de lista de módulos.
- Clique no ícone Configurações do módulo e selecione Mapeamento de probabilidades do estágio.
- Na página Mapeamento de Probabilidade de Fase , faça o seguinte:
- Adicione o (s) estágio (s) de vendas e a probabilidade correspondente de fechar a transação de vendas clicando no ícone Adicionar .
- Exclua o (s) estágio (s) de vendas e atribua a Probabilidade existente a outro valor do Estágio de Vendas, clicando no ícone Excluir .
- Para modificar os Estágios de Vendas existentes , clique duas vezes dentro do Nome do Estágio desejado e digite o novo nome.
- Clique e arraste as linhas para reorganizar a ordem dos estágios.
- Clique em Salvar .
Nota:
- Para uma melhor análise de pipeline de vendas, atribua probabilidades diferentes aos valores do estágio de vendas.
- Para cada estágio, atribua a probabilidade no intervalo de 0 a 100.
- Você pode considerar usar o valor de probabilidade como 100 quando a oferta for fechada e 0 quando a oferta for fechada.
Personalizar funções de contato
Durante a prospecção, é necessário entrar em contato com pessoas diferentes (contatos) para finalizar o acordo de vendas. Os papéis de contato ajudam a conhecer o papel do contato na organização em perspectiva, para que você tenha sempre a conversa certa com a pessoa certa. Por exemplo, explicar os detalhes sobre o preço do produto e os descontos é sempre melhor com o Gerente Financeiro, ao passo que a explicação dos recursos do produto deve ser discutida com o Gerente de Produto.
Algumas das funções de contato, como Decision Maker, Gerenciamento de Produtos, Compras e outras funções, estão disponíveis. No entanto, as funções de contato podem ser personalizadas de acordo com processos de negócios específicos.
Disponibilidade
Permissão necessária do perfil : os usuários com permissão de acesso no nível de campo podem acessar esse recurso.
Para personalizar os valores da função de contato
- Faça o login no Zoho CRM com privilégios de administrador.
- Vá para Configuração> Personalização> Módulos e Campos .
- Selecione o módulo Negócios na exibição de lista de módulos.
- Clique no ícone Configurações do módulo e selecione Funções de contato.
- Na página Editar Funções de Contato , faça o seguinte:
- Clique em Adicionar ou Excluir ícones para adicionar uma nova função ou excluir uma função existente, conforme necessário.
- Modifique as funções existentes na caixa de texto Função de contato .
- Clique e arraste as linhas para classificar seu pedido, conforme necessário.
- Clique em Adicionar ou Excluir ícones para adicionar uma nova função ou excluir uma função existente, conforme necessário.
- Clique em Salvar após atualizar as funções de contato.
Para adicionar funções de contato aos contatos
- Clique na guia Ofertas .
- Na página inicial da transação, selecione a oferta desejada.
- Na página Detalhes da transação , na seção Funções de contato , uma lista de contatos associados à transação é exibida. Clique no link Adicionar Funções de Contato .
- Na página Mapeamento de Funções de Contato , marque as caixas de seleção dos contatos que você deseja adicionar.
Para associar todos os contatos, marque a caixa de seleção Selecionar todos .
- Para cada contato, selecione a função na lista suspensa Função de contato .
- Clique em Salvar depois de associar as funções a todos os contatos.
Adicionar gerente de relatórios para contatos
O gerenciamento de qualquer acordo de vendas envolve várias rodadas de discussões e várias reuniões com os contatos. No entanto, pode haver casos em que a pessoa de contato principal não esteja disponível ou não possa comparecer às reuniões. Esses cenários imprevistos podem, às vezes, levar a atrasos incessantes nos processos de vendas. Para evitar tais situações, você pode mencionar um gerente de relatórios para o contato principal que pode atuar como um ponto de contato alternativo na ausência do primeiro.
No módulo Contatos do Zoho CRM , você pode atribuir um gerente de relatórios a um contato usando o campo ” Reportando para “. Este campo é um campo de pesquisa e você pode visualizar apenas os contatos associados a uma conta.
No entanto, há casos em que os contatos não serão exibidos no campo Relatórios para , abaixo estão dois exemplos destacando o mesmo:
- Se o nome da conta for alterado, o contato associado a essa conta não será mais exibido. Por exemplo, se o nome da conta ABC Corp for alterado para Zylker Inc., os contatos associados à ABC Corp serão removidos do campo de relatório para.
- Se o contato for transferido para outra conta, o nome do contato será removido do campo de relatório para. Por exemplo, se Matha Willis for transferida da ABC Corp para a Zylker Inc., o nome dela será removido dos contatos relacionados à conta da ABC Corp.
Nota:
- O relatório para o campo não será exibido sob os campos do mapa durante a importação.
- Caso o nome da conta seja editado ou alterado manualmente ou por meio da API, o campo de relatório não exibirá o nome do contato definido.
Ver hierarquia de contatos
Você pode visualizar os relatórios diretos de um contato e a estrutura geral de relatórios diretamente nas listas relacionadas de um registro nos módulos Contas e Contatos .
No módulo Contatos – É criada uma lista relacionada chamada ” Contatos do Relatório ” que exibe os relatórios diretos e a estrutura da hierarquia de relatórios dos contatos.
No módulo Contas – Você pode visualizar a hierarquia de contatos na lista relacionada ” Contatos “.
Perguntas frequentes
1. Como posso personalizar o mapeamento de estágio e probabilidade para transações?
Você pode usar o recurso Mapeamento de Probabilidade de Estágio para personalizar o mapeamento de Estabilidade e Probabilidade para transações. Isso ajuda você a fazer o seguinte:
- Crie diferentes tipos de etapas de vendas de acordo com o processo de vendas em toda a organização
- Associar valores de probabilidade aos estágios de vendas
- Associar os tipos de previsão (Aberto, Fechado-vencido ou Fechado-perdido) aos estágios de vendas
- Categorias de previsão de associação (Pipeline, Fechado, Omitido, Melhor Caso, Confirmado)
Para mapear o estágio de vendas para valores de probabilidade, tipos de previsão e categorias de previsão
- Clique em Configuração > Personalização > Campos .
- Selecione o módulo potencial na lista suspensa.
- Clique em Mapeamento de Probabilidade de Estágio .
- Na página Mapeamento de probabilidade do estágio , os estágios de vendas existentes são exibidos.
- Clique no link Adicionar estágio e adicione novos estágios.
- Clique no link Excluir Estágio e exclua novos estágios.
- Na página Mapeamento de Probabilidade de Fase , faça o seguinte:
- Digite o nome do estágio, sua probabilidade (%) e a ordem de classificação nas respectivas caixas.
- Selecione o tipo de previsão e a categoria de previsão nas respectivas listas.
- Clique em Salvar .
2. Posso alterar o tipo de dados para o campo personalizado que já criei?
Não, você não pode alterar o tipo de dados para o campo personalizado que você já criou. Por exemplo, se você criar um campo personalizado de moeda, não poderá alterá-lo para um campo de texto.
3. Como adicionar Termos e Condições comuns aos registros de Inventário?
Você pode adicionar um valor comum aos Termos e Condições fazendo o seguinte:
- Clique em Configuração> Personalização> Campos.
- Na página Lista de Campos, clique no link Editar correspondente ao campo Termos e Condições.
- Especifique os termos e condições na caixa de texto Valores.
- Clique em Salvar.
Você pode fazer isso para ordens de compra, faturas, cotações e ordens de venda. Ao fazer isso, todos os registros no módulo terão os Termos e Condições padrão que você especificou.