Templates de Email
Como posso…
A comunicação com os clientes é uma atividade importante em qualquer cenário de negócios. Zoho CRM fornece modelos de email para enviar uma mensagem para vários destinatários. Os modelos de e-mail também podem ser usados para enviar e-mails em massa para leads / contatos ou enviar notificações por e-mail para os usuários do Zoho CRM ao acionar uma regra de fluxo de trabalho. Existem três maneiras pelas quais você pode criar um modelo de email:
- Crie um modelo de email a partir do zero
- Escolha um modelo da lista de modelos pré-definidos
- Inserir um HTML
Crie um modelo de email
Para criar um novo modelo
- Vá para Configuração > Personalização > Modelos > E-mail .
- Clique em + Novo modelo .
- Selecione o módulo para o qual o modelo de email deve ser criado na lista suspensa e clique em Avançar para a página Galeria de modelos .
Você pode então continuar a criar o modelo de três maneiras diferentes:
Criando um modelo de email a partir do zero
Isso facilita a criação de modelos de correio. Tudo o que você precisa fazer é arrastar e soltar componentes no modelo para criá-lo. Um painel Todos os Componentes estará disponível ao criar um modelo a partir do qual você pode arrastar e soltar componentes. Com componentes predefinidos, o nível de personalização necessário é muito pequeno.
Depois de clicar no + Novo modelo ,
- Escolha o modelo em branco na galeria de modelos.
- Arraste e solte todos os componentes necessários da seção Todos os componentes no modelo e personalize-o conforme necessário.
- Mencione o nome e o assunto do modelo.
- Salve o modelo na pasta apropriada.
- Você pode então prosseguir para personalizar o modelo usando o construtor de modelo. Saiba mais .
Escolha um modelo pré-programado
Para facilitar a criação de modelos, os modelos pré-definidos são fornecidos na galeria de modelos. Você pode escolher qualquer modelo da lista que atenda às suas necessidades e personalizá-lo usando o editor de arrastar e soltar. Você pode visualizar o modelo antes de selecioná-lo. Saiba mais .
Inserindo HTML
- No Zoho CRM, vá para Setup > Customization > Template .
- Na galeria de modelos, clique no link Inserir código HTML / Texto simples .
- Clique no ícone HTML , cole seu código HTML e clique em Inserir .
- Clique em Salvar .
Modelo de email de amostra
Abaixo está um exemplo de modelo de email que mostra como os campos de mesclagem recuperam dados relevantes.
Congratulamo-nos com suas sugestões e comentários para melhorar ainda mais o produto.Atenciosamente,
$ {User.First Name}
Saída de e-mail
Congratulamo-nos com suas sugestões e comentários para melhorar ainda mais o produto.Atenciosamente,
Zoho CRM Team
Nota
- Você pode criar um modelo com no máximo 200.000 caracteres.
- Você pode fornecer um link para seu vídeo no seu modelo de e-mail. Você não pode incorporar o vídeo no próprio modelo.
- Modelos de email são específicos do registro. Ele é criado para um tipo de registro específico. Por exemplo, você pode criar um modelo para leads ou contatos. Quando você envia e-mails para leads, somente os modelos criados para registros de leads estarão disponíveis. Da mesma forma, se você estiver criando um modelo de email para enviar emails para leads, não mescle os campos relacionados a contatos e vice-versa.
- Você pode adicionar anexos no modelo clicando no botão de anexo e inserindo-os. Você pode anexar no máximo 10 arquivos e o limite de tamanho total é de 3MB.
- O comprimento máximo do nome do modelo é de 75 caracteres.
- O comprimento máximo do assunto é de 150 caracteres.
Organizar modelos de e-mail
Organize seus modelos de email classificando-os em pastas de modelos. Visualize seus modelos de e-mail antes de salvá-los e veja também a análise de modelos para ver quais deles tiveram melhor alcance.
Visualizar modelos de e-mail
Você pode visualizar a visualização e a análise do modelo na própria página da lista, facilitando a visualização de um modelo após o outro. Com isso, você pode ter uma ideia de como o modelo se parece e do desempenho dele, ajudando você a decidir se alguma melhoria precisa ser feita.
Excluir e mover modelos
Às vezes, você pode querer excluir modelos que não são muito usados, modelos que têm desempenho inferior e modelos indesejados. Você pode excluir um modelo selecionando-o e clicando no botão Excluir .
Você pode mover um modelo de uma pasta para outra. Isso será útil nos casos em que você tiver que compartilhar alguns modelos com alguém. Você pode mover os modelos necessários para uma pasta e compartilhar. Isso pode ser feito selecionando-o, clicando no botão Mover para pasta e escolhendo a pasta apropriada na lista suspensa. Você também pode criar uma nova pasta e mover o modelo para ela, se quiser.
Ver o modelo de análise
Com a análise de modelos, você pode conhecer o desempenho de cada modelo. Sempre que forem feitas alterações no modelo, ele será considerado como uma nova versão do modelo. Isso permite analisar como cada versão do modelo foi realizada e dá uma ideia de como as alterações implementadas foram aceitas. Saber mais .
- Vá para Configuração > Personalização > Modelos > E-mail .
- Clique no modelo de e-mail desejado e selecione a guia ” Analytics” ou clique na taxa de abertura na coluna ” Estatísticas”. Um gráfico com as estatísticas do modelo será mostrado.
- Você pode alternar entre:
- Taxa Aberta: A taxa aberta é a porcentagem que informa muitas vezes que o e-mail contendo o modelo foi aberto pelos clientes.
- Taxa de cliques: a taxa clicada é a porcentagem que informa quantos cliques foram registrados pelos clientes para aquele e-mail específico que contém o modelo.
- Versão : A guia Versão fornece uma lista de quando um modelo foi modificado e por quem. Clique nele para visualizar um resumo do modelo com detalhes como versões diferentes, taxa de abertura, taxa de cliques, quando foi feito e por quem.
- Você pode optar por visualizar o gráfico com base na Porcentagem , Contagem ou Versão na lista suspensa.
- Você pode escolher se deseja que uma versão específica ou todas as versões apareçam no gráfico.
- Você pode definir o intervalo de datas para o qual os dados devem aparecer no gráfico.
- Você pode alternar entre:
Ordenar e pesquisar modelos de e-mail
A classificação facilita o acesso aos modelos necessários, colocando-os no topo da lista. Por exemplo, você pode classificar os modelos de forma que os modelos mais usados apareçam no topo da lista. No Zoho CRM você não pode apenas ordenar modelos, você também pode procurar por modelos.
- Você tem duas opções para classificar modelos com base no tempo.
Para classificá-lo com base no último horário de uso, clique na coluna Último Usado . Com a ajuda da coluna Last Used, você pode conhecer quais modelos são mais usados.
Para classificar o modelo com base no horário modificado, clique na coluna Modified Time .
Você também pode pesquisar e filtrar modelos com base em suas necessidades.
- Você pode procurar um modelo pelo nome com a ajuda da barra de pesquisa fornecida.
- Escolha o módulo na lista suspensa para exibir os modelos relacionados a esse módulo específico.
Modelos de e-mail clone
Às vezes, pode haver pequenas alterações que precisam ser feitas no conteúdo de um modelo existente antes de enviá-lo a um cliente. Em vez de ter que se dar ao trabalho de criar um modelo totalmente novo, você pode clonar o modelo antigo, fazer as alterações necessárias e enviá-lo. Para clonar um modelo, selecione o modelo e clique no botão clone que aparece na seção de visualização do modelo.
Marcando Favoritos
Você pode ter modelos que você usa com freqüência e pode querer que eles apareçam no topo da lista em locais onde você seleciona modelos. Para este efeito, você tem a opção de definir modelos como favoritos, clicando na estrela que aparece antes do nome do modelo.
Modelos Associados
Às vezes, alguns modelos serão associados a outras funções do CRM, como Fluxo de Trabalho, Escalação de Casos, Macro, etc. Nessas instâncias, é possível visualizar as funções com as quais o modelo está associado clicando no botão que aparece no final dos detalhes do modelo.
Você não pode excluir um modelo associado a outras funções diretamente. Caso você queira excluí-lo, é necessário remover o modelo de todos os lugares aos quais ele está associado e excluí-lo.
Trabalhando com pastas de modelos
Com pastas de modelos, você pode agrupar modelos semelhantes juntos. Quando você tem um grande número de modelos, pesquisá-los pode se tornar exaustivo. Ao agrupar modelos semelhantes, você pode acessá-los facilmente em um único local
Criar uma nova pasta
Ao criar uma nova pasta, você pode categorizar os modelos adicionando modelos semelhantes à pasta. Você pode criar uma pasta somente quando quiser salvar um modelo ou mover modelos de uma pasta para outra.
- Crie um novo modelo.
- Clique em Salvar .
- Ao salvar o modelo, você será solicitado a salvá-lo em uma pasta. Para criar uma pasta, clique em + Nova pasta .
- Digite o nome da nova pasta e escolha com quem a pasta deve ser compartilhada.
Você pode optar por compartilhá-lo com todos os usuários, usuários específicos ou apenas você mesmo.
- Uma nova pasta será criada e o modelo será adicionado automaticamente.
Nota:
- Se você quiser criar uma pasta ao mover modelos, clique na + Nova Pasta depois de criar o modelo e insira os detalhes da pasta e clique em Criar .
- Você tem pastas padrão em modelos de e-mail como Todos os modelos, Favoritos, Modelos associados, Criados por mim e Compartilhados comigo.
Essas pastas não podem ser excluídas ou personalizadas.
Compartilhar pastas de modelos
Você pode compartilhar pastas de modelos com outros usuários quando necessário. Quando você deseja compartilhar apenas modelos específicos, você pode adicioná-los a uma pasta e compartilhá-los. Isso pode ser útil nos casos em que o usuário não tem permissão para criar modelos, mas precisa enviá-los aos clientes.
- Clique nas mais opções que aparecem quando você passa o mouse sobre a pasta de modelos.
- Clique em Compartilhar .
- Na seção Compartilhar pastas , escolha se você deseja compartilhar a pasta com Todos os usuários, Somente para mim ou especificar os usuários com os quais deseja compartilhar.
Caso você escolha selecionar usuários específicos, você pode selecionar o tipo de fonte na lista suspensa e selecionar os usuários. - Clique em Concluído .
Reordenar pastas
Você preferiria ter as pastas importantes no topo da lista. Para fazer isso, você precisa reordenar as pastas clicando no botão Reordenar pastas . Depois de reordenar, clique em Concluído .
Usando modelos de email
Existem dez instâncias em que você pode usar o modelo de email. Eles são:
- Enviar correio
- E-mail em massa
- Agendar email em massa
- Auto Responders
- Macros
- Automação de fluxo de trabalho
- Processo de aprovação
- Escalonamento de casos
- Webforms
- Regras de Resposta Automática
Você pode visualizar uma lista de todos os modelos de email disponíveis antes de enviá-los, em todos os dez recursos. Se desejar, você também pode marcar um modelo como favorito na lista exibida.
Você também pode optar por visualizar uma prévia do modelo de que precisa antes de enviá-lo. Você obtém uma visão consolidada da análise de modelos aqui. A porcentagem de taxa de abertura, taxa de cliques e taxa de rejeição para as diferentes versões do modelo são representadas na forma de um gráfico.
Perguntas frequentes
1. Por que minha assinatura não está preenchida nas mensagens de e-mail que eu envio do Zoho CRM?
Existem duas maneiras de enviar e-mails.
- Você pode enviar se a partir da aba E-mail (através do Zoho Mail)
- Você pode enviá-lo com um registro específico (leads, contatos, etc.)
Quando você o envia através da guia E-mail, a assinatura que você adicionou no Zoho Mail será preenchida em seu e-mail. Considerando que, quando você escreve um email a partir de um lead ou contato, a assinatura do Zoho CRM será preenchida.
Certifique-se de que você tenha a assinatura ativada para cada modo de envio de e-mails.
2. Posso incluir apenas o primeiro nome ou sobrenome no modelo de email?
Sim. Se necessário, você pode usar apenas o primeiro nome ou sobrenome no modelo de email.
Por exemplo – você deseja enviar um email onde somente o primeiro nome do contato precisa ser mencionado. Você precisa seguir os passos abaixo:
- Clique em Configuração > Modelos > Modelos de Email .
- Clique no link Editar correspondente ao modelo de email (para Contatos) que você deseja editar.
- Na página Editar modelo de email , faça o seguinte:
- Selecione Contatos na lista suspensa dos campos Mesclar disponíveis .
- Selecione o campo First Name na lista suspensa Select Field.
- Copie o campo de mesclagem $ {Contacts.First Name} e cole-o no corpo do modelo de email.
- Clique em Salvar .
3. Como posso configurar o formulário de cancelamento de assinatura em meus modelos de email?
Você pode usar o formulário de cancelamento de inscrição para permitir que os destinatários do email deixem de participar do próximo acompanhamento e evitem reclamações anti-spam. O processo para configurar o formulário consiste em três etapas:
Etapa 1 – Forneça o URL de retorno e gere o código HTML para o formulário.
Etapa 2 – Use o código HTML para publicar o formulário na página da web.
Etapa 3 – Forneça a página da web (onde o formulário de cancelamento de inscrição é publicado) como um link no modelo de email.