A extensão MailChimp para Zoho CRM
Como posso…
Com a extensão MailChimp para o Zoho CRM, agora você pode sincronizar suas campanhas e inscritos no MailChimp com o Zoho CRM.
Você também tem a opção de sincronização bidirecional, para que você possa escolher se deseja mover dados apenas do MailChimp para o Zoho CRM ou nos dois sentidos. Todos os seus contatos e leads serão importados com base em suas configurações de mapeamento e suas campanhas serão importadas para o módulo de campanhas do Zoho CRM automaticamente.
Instalar o MailChimp
Você pode instalar a extensão MailChimp no Zoho Marketplace ou na sua conta Zoho CRM.
Para instalar a extensão MailChimp:
- Clique em Configurações > Configuração > Marketplace > Todos . Todas as extensões instaladas estão listadas.
Em Todas as extensões, você pode ver todas as extensões suportadas pelo seu CRM. - Clique em Todas as Extensões, navegue até MailChimp e clique nele. Os detalhes sobre a extensão estarão disponíveis.
- Clique em Instalar agora.
- Concorda com os termos de serviço e clique em Continuar para instalar .
- Escolha um dos seguintes e clique em Confirmar .
- Instalar apenas para admin – A extensão será instalada no CRM apenas para os usuários com o perfil de administrador.
- Instalar para todos os usuários – A extensão será instalada no CRM para todos os usuários. Os usuários precisam ter uma conta MailChimp para usar esse recurso.
- Escolher perfis – A extensão será instalada no CRM para todos os usuários com um perfil específico. Para usar essa opção, clique em Continuar e, em seguida, selecione os perfis desejados.
- Clique em Autorizar . (Observação: se você pular essa etapa, poderá autorizá-lo mais tarde na sua página Configurações. Para fazer isso, clique em Configurações , em Configuração , em Marketplace e em Marketplace . Abra a página de detalhes da extensão MailChimp e clique em Autorizar .)
- Na nova guia surgida, insira o email e a senha da sua conta MailChimp e clique em Login .
Sincronizar dados do MailChimp
Sincronize seus dados do MailChimp com o Zoho CRM, e vice-versa, usando esta extensão. Você pode escolher a direção da sincronização, selecionar se deseja importar tudo ou apenas contatos específicos e verificar se os campos estão mapeados corretamente para manter seus registros organizados.
Se você importar suas campanhas e assinantes do MailChimp para o CRM, poderá visualizá-los e gerenciá-los na guia “Campanhas”. Se você importar contatos do Zoho CRM para o MailChimp, poderá visualizá-los e gerenciá-los na lista Contatos do Zoho CRM.
Para configurar suas configurações de sincronização:
- Vá para o módulo MailChimp e clique na guia Configurações .
- Escolha entre Sincronização em massa ou seletiva . A sincronização em massa importa todos os seus contatos ou leads, enquanto a sincronização seletiva permite que você escolha determinadas listas de contatos para importar.
- Se você escolher a sincronização seletiva, marque as caixas ao lado das listas que você deseja importar. As listas selecionadas serão adicionadas a um módulo personalizado chamado MailChimp Lists e seus contatos serão visualizados nas respectivas listas.
- Selecione One-way ou Ambos-maneiras sincronia. A sincronização unidirecional traz os contatos do MailChimp para os módulos do Zoho CRM ou vice-versa, mas não os dois. A sincronização de ambas as maneiras move simultaneamente os dados do CRM para os dados MailChimp e MailChimp no CRM.
- Uma maneira: escolha se você deseja mover dados do MailChimp para o Zoho CRM ou de outra forma.
- Ambas as formas: Escolha sua preferência em caso de duplicação de dados. Se o CRM Sempre vencer for escolhido, novos registros do MailChimp que já existem no Zoho CRM não serão sincronizados, evitando assim que os dados do MailChimp sobrescrevam registros existentes do CRM.
- Se você tiver ativado a sincronização agendada, escolha se deseja que ela ocorra diária ou semanalmente.
- Clique em Sincronizar.
- Na seção Mapeamentos , selecione onde você deseja que os dados do MailChimp sejam armazenados no CRM. Escolha o módulo para o qual os assinantes do MailChimp devem ser armazenados. Nos próximos menus suspensos, selecione em quais campos do CRM você deseja que o Email e Nome do MailChimp sejam armazenados.
- Clique em Salvar .
No módulo MailChimp Lists , você pode visualizar todas as listas e adicionar novos contatos. Os contatos nessas listas são mapeados para contatos / leads do Zoho CRM, com a respectiva lista do MailChimp como fonte, para fácil visualização.
Depois que a sincronização é feita, é assim que os campos correspondentes são mapeados:
Campos MailChimp | Zoho CRM Fields |
Campanhas | Campanhas |
Título da campanha | Nome da campanha |
Tipo de campanha | Tipo de campanha |
Status da campanha | Status da campanha |
data criada | Data de início da campanha |
URL do arquivo de campanha | URL de visualização do MailChimp |
ID da campanha | ID do MailChimp |
Contatos do MailChimp | Contatos / leads do Zoho CRM |
Primeiro nome | Primeiro nome |
Último nome | Último nome |
O email | O email |
Status | Status do MailChimp |
ID do membro | ID do MailChimp |
Lista de nomes | Lista MailChimp |
Padrão do endereço de e-mail (lista) | MailChimp Contact Criado por |
Os contatos do MailChimp serão adicionados ao módulo Contatos ou Leads. Esses registros terão um valor LeadSource de ‘MailChimp’.
Quando os contatos ou leads já existentes e as campanhas presentes no Zoho CRM são sincronizados do MailChimp, os respectivos contatos, leads e campanhas são atualizados. Novas entradas são criadas somente quando nenhum registro correspondente é encontrado.
Você também pode escolher dados para sincronizar a partir de suas listas de contatos no Zoho CRM.
Para sincronizar dados selecionados do CRM para uma lista de discussão:
- Abra seu módulo Leads ou Contacts no Zoho CRM.
- Marque a caixa ao lado de cada lead ou contato a ser sincronizado.
- Clique em Adicionar contato à lista do MailChimp .
- Selecione a lista MailChimp para a qual você deseja sincronizar as entradas selecionadas.
- Clique em Adicionar Contatos para finalizar.
Visualizar e Personalizar Notificações SalesSignals
O recurso SalesSignals notifica você sobre eventos importantes relacionados às suas campanhas do MailChimp. Por padrão, ele avisa quando um novo assinante é adicionado, quando um contato cancela a inscrição e quando o perfil de um contato é atualizado.
Para ver as notificações do SalesSignals, clique no ícone Bell no canto superior direito do seu painel.
Para personalizar suas notificações do SalesSignals
- Clique no ícone Bell no canto superior direito do seu painel.
- Clique em Configurações na parte inferior da sua janela SalesSignals.
- Escolha as notificações que você deseja receber.
- Clique em Salvar.
Desinstalar o MailChimp
Se você desinstalar a extensão MailChimp, os dados da Lista MailChimp que foram sincronizados para o Zoho CRM serão excluídos permanentemente junto com os campos personalizados como Origem de leads, ID do MailChimp, URL de visualização do MailChimp, etc.
Contatos e campanhas que foram sincronizados com o Zoho CRM permanecerão intactos. Antes de desinstalar, certifique-se de ter sincronizado todos os dados que deseja manter; os dados excluídos não podem ser recuperados.
Para desinstalar a extensão:
- Vá para Setup > Marketplace > All . Todas as extensões instaladas estão listadas. Em Todas as extensões, pode ver todas as extensões suportadas no seu CRM.
- Procure por MailChimp e clique no link Desinstalar correspondente .
- Clique em Ok para confirmar e desinstalar a extensão.