A extensão MailChimp para Zoho CRM

Com a extensão MailChimp para o Zoho CRM, agora você pode sincronizar suas campanhas e inscritos no MailChimp com o Zoho CRM.

Você também tem a opção de sincronização bidirecional, para que você possa escolher se deseja mover dados apenas do MailChimp para o Zoho CRM ou nos dois sentidos. Todos os seus contatos e leads serão importados com base em suas configurações de mapeamento e suas campanhas serão importadas para o módulo de campanhas do Zoho CRM automaticamente.

Instalar o MailChimp

Você pode instalar a extensão MailChimp no Zoho Marketplace ou na sua conta Zoho CRM.

Para instalar a extensão MailChimp:

  1. Clique em  Configurações  >  Configuração  >  Marketplace > Todos . Todas as extensões instaladas estão listadas.
    Em  Todas as extensões,  você pode ver todas as extensões suportadas pelo seu CRM.
  2. Clique em  Todas as Extensões,  navegue até  MailChimp e clique nele. Os detalhes sobre a extensão estarão disponíveis.
  3. Clique em  Instalar agora.
  4. Concorda com os termos de serviço e clique em  Continuar  para instalar .
  5. Escolha um dos seguintes e clique em  Confirmar .
    • Instalar apenas para admin  – A extensão será instalada no CRM apenas para os usuários com o perfil de administrador.
    • Instalar para todos os usuários  – A extensão será instalada no CRM para todos os usuários. Os usuários precisam ter uma conta MailChimp para usar esse recurso.
    • Escolher perfis  – A extensão será instalada no CRM para todos os usuários com um perfil específico. Para usar essa opção, clique em Continuar e, em seguida, selecione os perfis desejados.
  6. Clique em  Autorizar . (Observação: se você pular essa etapa, poderá autorizá-lo mais tarde na sua página Configurações. Para fazer isso, clique em Configurações , em Configuração , em Marketplace e em Marketplace . Abra a página de detalhes da extensão MailChimp e clique em Autorizar .)
  7. Na nova guia surgida, insira o email e a senha da sua conta MailChimp e clique em Login .

Sincronizar dados do MailChimp

Sincronize seus dados do MailChimp com o Zoho CRM, e vice-versa, usando esta extensão. Você pode escolher a direção da sincronização, selecionar se deseja importar tudo ou apenas contatos específicos e verificar se os campos estão mapeados corretamente para manter seus registros organizados.

Se você importar suas campanhas e assinantes do MailChimp para o CRM, poderá visualizá-los e gerenciá-los na guia “Campanhas”. Se você importar contatos do Zoho CRM para o MailChimp, poderá visualizá-los e gerenciá-los na lista Contatos do Zoho CRM.

Para configurar suas configurações de sincronização:

  1. Vá para o módulo MailChimp e clique na guia Configurações .
  2. Escolha entre Sincronização em massa ou seletiva . A sincronização em massa importa todos os seus contatos ou leads, enquanto a sincronização seletiva permite que você escolha determinadas listas de contatos para importar.
  3. Se você escolher a sincronização seletiva, marque as caixas ao lado das listas que você deseja importar. As listas selecionadas serão adicionadas a um módulo personalizado chamado MailChimp Lists e seus contatos serão visualizados nas respectivas listas.
  4. Selecione One-way ou Ambos-maneiras sincronia. A sincronização unidirecional traz os contatos do MailChimp para os módulos do Zoho CRM ou vice-versa, mas não os dois. A sincronização de ambas as maneiras move simultaneamente os dados do CRM para os dados MailChimp e MailChimp no CRM.
    • Uma maneira: escolha se você deseja mover dados do MailChimp para o Zoho CRM ou de outra forma.
    • Ambas as formas: Escolha sua preferência em caso de duplicação de dados. Se o CRM Sempre vencer for escolhido, novos registros do MailChimp que já existem no Zoho CRM não serão sincronizados, evitando assim que os dados do MailChimp sobrescrevam registros existentes do CRM.
  5. Se você tiver ativado a sincronização agendada, escolha se deseja que ela ocorra diária ou semanalmente.
  6. Clique em Sincronizar.
  7. Na seção Mapeamentos , selecione onde você deseja que os dados do MailChimp sejam armazenados no CRM. Escolha o módulo para o qual os assinantes do MailChimp devem ser armazenados. Nos próximos menus suspensos, selecione em quais campos do CRM você deseja que o Email e Nome do MailChimp sejam armazenados.
  8. Clique em Salvar .

No módulo MailChimp Lists , você pode visualizar todas as listas e adicionar novos contatos. Os contatos nessas listas são mapeados para contatos / leads do Zoho CRM, com a respectiva lista do MailChimp como fonte, para fácil visualização.

Depois que a sincronização é feita, é assim que os campos correspondentes são mapeados:

Campos MailChimpZoho CRM Fields
CampanhasCampanhas
Título da campanhaNome da campanha
Tipo de campanhaTipo de campanha
Status da campanhaStatus da campanha
data criadaData de início da campanha
URL do arquivo de campanhaURL de visualização do MailChimp
ID da campanhaID do MailChimp

 

Contatos do MailChimpContatos / leads do Zoho CRM
Primeiro nomePrimeiro nome
Último nomeÚltimo nome
O emailO email
StatusStatus do MailChimp
ID do membroID do MailChimp
Lista de nomesLista MailChimp
Padrão do endereço de e-mail (lista)MailChimp Contact Criado por

Os contatos do MailChimp serão adicionados ao módulo Contatos ou Leads. Esses registros terão um valor LeadSource de ‘MailChimp’.

Nota:

Quando os contatos ou leads já existentes e as campanhas presentes no Zoho CRM são sincronizados do MailChimp, os respectivos contatos, leads e campanhas são atualizados. Novas entradas são criadas somente quando nenhum registro correspondente é encontrado.

 

Você também pode escolher dados para sincronizar a partir de suas listas de contatos no Zoho CRM.

Para sincronizar dados selecionados do CRM para uma lista de discussão:

  1. Abra seu módulo Leads ou Contacts no Zoho CRM.
  2. Marque a caixa ao lado de cada lead ou contato a ser sincronizado.
  3. Clique em Adicionar contato à lista do MailChimp .
  4. Selecione a lista MailChimp para a qual você deseja sincronizar as entradas selecionadas.
  5. Clique em Adicionar Contatos para finalizar.

Visualizar e Personalizar Notificações SalesSignals

O recurso SalesSignals notifica você sobre eventos importantes relacionados às suas campanhas do MailChimp. Por padrão, ele avisa quando um novo assinante é adicionado, quando um contato cancela a inscrição e quando o perfil de um contato é atualizado.

Para ver as notificações do SalesSignals, clique no ícone Bell no canto superior direito do seu painel.

Para personalizar suas notificações do SalesSignals

  1. Clique no ícone Bell no canto superior direito do seu painel.
  2. Clique em Configurações na parte inferior da sua janela SalesSignals.
  3. Escolha as notificações que você deseja receber.
  4. Clique em Salvar.

Desinstalar o MailChimp

Se você desinstalar a extensão MailChimp, os dados da Lista MailChimp que foram sincronizados para o Zoho CRM serão excluídos permanentemente junto com os campos personalizados como Origem de leads, ID do MailChimp, URL de visualização do MailChimp, etc.

Contatos e campanhas que foram sincronizados com o Zoho CRM permanecerão intactos. Antes de desinstalar, certifique-se de ter sincronizado todos os dados que deseja manter; os dados excluídos não podem ser recuperados.

Para desinstalar a extensão:

  1. Vá para Setup >  Marketplace > All . Todas as extensões instaladas estão listadas. Em  Todas as extensões,  pode ver todas as extensões suportadas no seu CRM.
  2. Procure por  MailChimp  e clique no link  Desinstalar  correspondente .
  3. Clique em  Ok  para confirmar e desinstalar a extensão.