Adicionando campos personalizados do suporte técnico
Você pode adicionar novos campos conforme suas necessidades em seu Zoho Desk. Esses campos estarão disponíveis para todos os agentes adicionados ao seu help desk. Por exemplo, você pode querer que seus clientes especifiquem o número de série do produto enquanto enviam os ingressos. Essas informações podem ser coletadas adicionando um campo personalizado à página Adicionar ticket .
Nota:
- Campos personalizados são específicos para o departamento no qual eles são criados.
- O número máximo de campos que você pode criar em cada módulo varia. Da mesma forma, há também um limite máximo para cada tipo de campo que você cria.
- Você pode renomear os campos personalizados, mas não pode alterar o tipo de campo (por exemplo, linha única, número inteiro, data etc.) dos campos personalizados. Por exemplo, se você criar um campo de linha única, não poderá alterá-lo para o campo inteiro.
Aqui está o número máximo de campos que você pode criar em tipos de campo individuais:
Tipo de campo / módulo | Tickets, contatos, contas, produtos e tarefas | Contratos e entrada no tempo |
Campos de string ( linha única, lista de seleção, email, telefone e URL ) | 100 | 20 |
Outros campos ( Seleção múltipla e múltipla ) | 30 | 5 |
Inteiro | 20 | 5 |
Decimal, Porcentagem e Moeda | 20 | 5 |
Encontro | 20 | 5 |
Data hora | 20 | 5 |
Caixa de seleção | 20 | 5 |
Adicionando campos personalizados
Em cada módulo, você pode adicionar campos personalizados para capturar dados relevantes específicos de seus requisitos comerciais, especificando algumas informações relacionadas a campos. Ao adicionar um novo campo personalizado, você precisa especificar o seguinte:
- Rótulo : especifique um nome para o campo.
- Propriedades do campo : Especifique as propriedades do campo, como descrição, valores de campo e assim por diante.
À medida que você adiciona novos campos e remove campos existentes, Campos personalizados à esquerda informam automaticamente quantos campos mais você pode criar com base nos limites de campo aplicáveis ao seu plano do Zoho Desk.
Outras especificações exigidas para cada tipo de campo:
Tipo de campo | Descrição | Campos |
Única linha | Para adicionar texto |
|
Inteiro | Para adicionar números inteiros |
|
Decimal | Para inserir números decimais |
|
Por cento | Para adicionar porcentagem |
|
Moeda | Para inserir dados relacionados à moeda |
|
Encontro | Para inserir data |
|
Data hora | Para inserir combinações de data e hora |
|
O email | Para adicionar endereços de email |
|
telefone | Para adicionar números de telefone |
|
Lista de escolhas | Para adicionar campos do tipo de lista de opções |
|
Lista de Seleção de Seleção Múltipla | Para adicionar listas de seleção com vários valores de seleção |
|
URL | Para adicionar endereços de sites |
|
Multi Linha | Para inserir texto descritivo ou descrição |
|
Checkbox | Para especificar valores verdadeiros (marcados) ou falsos (não marcados) |
|
Para criar um novo campo personalizado:
- Click no ícone de negociação ( ) na barra superior.
- Na página Setup Landing, clique em Layouts em Customização.
- Na página Layouts , selecione o departamento desejado (quando houver mais de um) e o módulono menu suspenso.
- Clique em Editar layout na parte inferior da página para abrir o editor de layout.
- Na página Editar layout , faça o seguinte:
- Na barra de adicionar campo, à direita, arraste e solte o tipo de campo desejado na seção do módulo desejado à esquerda.
- Nomeie o campo e defina as propriedades do campo conforme necessário para o campo.
- Defina a opção Marcar como necessário para ativar para ativar o campo.
- Defina a exibição na Central de Ajuda como Ativada para exibir o campo para usuários finais em sua Central de Ajuda.
- Na barra de adicionar campo, à direita, arraste e solte o tipo de campo desejado na seção do módulo desejado à esquerda.
- Clique em Adicionar na janela Adicionar Campo .
- Clique em Salvar layout .
Nota:
- Os layouts do módulo Contatos, Contas e Produtos são de toda a organização e não são específicos de um departamento. Isso significa que você não pode ter um campo exclusivo nesses layouts.
- Um campo pode ser definido como necessário somente quando as permissões de Leitura / Gravação são dadas a todos os perfis com acesso a esse campo. Você pode definir essa permissão em Configuração >> Permissões >> Compartilhamento de dados.
- Quando você exibe um campo na Central de Ajuda, ele também é exibido em outros departamentos onde ele está em uso.
- Depois que o campo é criado, você não pode alterar o ‘tipo de dados’ do campo. Por exemplo, um campo Integer (dígitos) não pode ser alterado para um campo Currency .
- Você pode editar os campos personalizados para alterar o tamanho dos seguintes tipos de campos. – Moeda, texto, número (inteiro), decimal, telefone e URL.
Editando Campos Customizados
Você pode editar os campos personalizados que foram adicionados ao seu Zoho Desk.
Para editar campos personalizados:
- Clique no ícone Configuração ( ) na barra superior.
- Na página Setup Landing , clique em Layouts em Customization .
- Na página Layouts , selecione o departamento desejado (quando houver mais de um) e o módulono menu suspenso.
- Clique em Editar layout na parte inferior da página para abrir o editor de layout.
- Passe o ponteiro do mouse sobre o campo que você deseja editar, clique no ícone de engrenagem ( ) e selecione Editar propriedades .
- Faça as alterações necessárias e clique em Atualizar .
- Clique em Salvar layout .
Excluindo Campos Customizados
Os campos que você criou podem ser excluídos quando você não precisar deles. Quando você remove um campo personalizado, ele é movido para a seção Campos Não Utilizados. Isso significa que ele é removido apenas do layout do departamento e não da própria Zoho Desk.
Para excluir o campo permanentemente da Zoho Desk, você deve excluí-lo novamente da seção Não utilizada. Lembre-se de que, depois de excluir um campo personalizado aqui, você não poderá restaurar o campo e os dados associados.
Para excluir o campo permanentemente da Zoho Desk, você deve excluí-lo novamente da seção Não utilizada. Lembre-se de que, depois de excluir um campo personalizado aqui, você não poderá restaurar o campo e os dados associados.
Para excluir campos personalizados de um módulo:
- Clique no ícone Configuração ( ) na barra superior.
- Na página Setup Landing , clique em Layouts em Customization .
- Na página Layouts , selecione o departamento desejado (quando houver mais de um) e o módulo no menu suspenso.
- Clique em Editar layout na parte inferior da página para abrir o editor de layout.
- Passe o ponteiro do mouse sobre o campo que você deseja excluir, clique no ícone de engrenagem( ) e selecione Remover campo . Como alternativa, você pode arrastar e soltar o campo na seçãoCampos não utilizados à direita.
- Clique em Salvar layout .
Nota:
- Quando um campo personalizado é movido para a seção Unused Fields , ele é removido apenas do layout daquele departamento e não do Zoho Desk. Contanto que o campo removido esteja na seção Campos não usados, você poderá restaurá-lo arrastando-o e soltando-o na seção necessária.
- A restauração de um campo da seção Campos não usados restaura também os dados associados.
- Quando um campo removido está na seção Unused Fields , ele ainda faz parte do banco de dados.Portanto, o limite do campo personalizado inclui os campos na seção Campos não usados .
- Quando os campos da lista de opções são movidos para a seção Campos não usados , os relacionamentos de dependência criados para eles também serão removidos.
- Campos padrão que são fornecidos no Zoho Desk por padrão podem ser movidos para a seçãoUnused Fields , mas não podem ser excluídos permanentemente.
- Você não pode excluir um campo não utilizado de um departamento se estiver sendo usado em outros departamentos.
Criando campos de moeda
O campo de moeda permite que você defina as configurações de decimal e precisão com base na sua localidade de moeda selecionada. Existem quatro opções de arredondamento disponíveis para um campo de moeda, conforme exibido no gráfico abaixo:
Para criar um campo personalizado de tipo de moeda:
- Clique no ícone Configuração ( ) na barra superior.
- Na página Setup Landing , clique em Layouts em Customization .
- Na página Layouts , selecione o departamento desejado (quando houver mais de um) e o módulono menu suspenso.
- Clique em Editar layout na parte inferior da página para abrir o editor de layout .
- Na barra Adicionar campo à direita, arraste e solte o tipo de campo Moeda na seção do módulo desejado à esquerda.
- Na página Adicionar Campo , faça o seguinte:
- Digite um nome no campo Rótulo .
- Selecione o comprimento do campo na lista suspensa Comprimento . Exemplo 9
- Selecione a opção Arredondamento na lista suspensa. Exemplo, normal .
- Especifique o número de casas decimais necessárias no campo Casas Decimais . Exemplo 2
- Digite um nome no campo Rótulo .
- Ative a opção Marcar como necessário, se necessário.
- Ative a opção Exibir na Central de Ajuda, se necessário.
- Clique em Adicionar na janela Adicionar Campo .
- Clique em Salvar layout .
Adicionando valores da lista de picking
Por padrão, alguns dos valores da lista de opções padrão do setor estão disponíveis em cada módulo.Você pode criar campos de lista de opções personalizados para permitir que seus usuários selecionem valores nas listas que você define.
Para adicionar valores da lista de opções:
- Clique no ícone Configuração ( ) na barra superior.
- Na página Setup Landing , clique em Layouts em Customization .
- Na página Layouts , selecione o departamento desejado (quando houver mais de um) e o módulo no menu suspenso.
- Clique em Editar layout na parte inferior da página para abrir o editor de layout.
- Na bandeja Adicionar campo à direita, arraste e solte o tipo de campo Lista de seleção na seção do módulo desejado à esquerda.
- Na página Adicionar Campo , faça o seguinte:
- Digite um nome no campo Rótulo .
- Digite os novos valores no lugar dos valores de espaço reservado existentes.
- Para adicionar mais valores, clique no ícone Mais em um valor e adicione o valor abaixo dele.
- Para excluir um valor, clique no ícone Menos contra o valor.
- Para definir um valor como padrão, clique no botão Definir como padrão no valor.
- Para classificar os valores, clique no ícone Classificar .
- Para maximizar o pop-up, clique no ícone Maximizar .
- Para limpar todos os valores da lista de opções, clique no ícone Limpar .
- Para adicionar as opções de uma só vez, clique em Adicionar valores em massa .
Na caixa de texto Add Values in Bulk , digite um valor abaixo do outro.
Clique em Add Values .
- Digite um nome no campo Rótulo .
- Ative a opção Marcar como necessário, se necessário.
- Ative a opção Exibir na Central de Ajuda, se necessário.
- Clique em Adicionar na janela Adicionar Campo .
- Clique em Salvar layout .
Nota:
- Os campos da lista de seleção não são específicos do departamento. Isso significa que um campo de lista de seleção criado no Departamento A também será adicionado ao Departamento B, mas nalista Campos não usados . No entanto, os valores em um campo de lista de seleção são específicos de um departamento.
- Quando você adiciona / renomeia / apaga o (s) valor (es), eles não serão automaticamente atualizados nos registros onde eles já foram usados. Você precisa selecionar cada registro e atualizar o campo da lista de seleção manualmente .
- Quando você exclui um valor da lista de seleção, os registros que possuem o valor do campo associado a ele não serão excluídos.
Substituindo valores da lista de picking
Quando você deseja editar os valores de um campo da lista de seleção de forma que a alteração também seja refletida nos registros aos quais eles estão associados, é possível substituir os valores da lista de opções.
Para substituir os valores da lista de opções:
- Clique no ícone Configuração ( ) na barra superior.
- Na página Setup Landing , clique em Layouts em Customization .
- Na página Layouts , selecione o departamento desejado (quando houver mais de um) e o módulono menu suspenso.
- Clique em Editar layout na parte inferior da página para abrir o editor de layout.
- Passe o ponteiro do mouse sobre o campo da lista de seleção que você deseja editar, clique no ícone de engrenagem ( ) e selecione Substituir valores .
- Na janela Substituir Valores , faça o seguinte:
- No campo Alterar valor de , selecione um valor existente que precisa ser substituído.
- No campo Alterar valor para , selecione o novo valor (que substituirá o valor existente).
- No campo Alterar valor de , selecione um valor existente que precisa ser substituído.
- Clique em Substituir.
- Clique em Salvar layout.
Você receberá um email quando o Zoho Desk concluir a substituição dos valores nos registros existentes.
Nota:
- A substituição dos valores da lista de opções é diferente da renomeação dos valores da lista de opções. Quando você substitui o (s) valor (es), a alteração será refletida automaticamente nos registros em que foram usados. Você não precisa selecionar individualmente os registros e atualizar o campo da lista de seleção.
- A substituição de um valor da lista de opções existente atualizará a data e a hora modificadas dos registros afetados.
Adicionando Valores da Lista de Seleção Multi-Select
Esta opção permite selecionar mais de uma opção em uma lista de seleção. Por exemplo, sua organização pode oferecer serviços diferentes e alguns de seus clientes podem estar interessados em vários serviços. Ao fornecer uma lista de seleção de várias seleções, você pode permitir que seus clientes optem por mais de um serviço ao enviar um ticket.
Para adicionar valores de lista de seleção de várias seleções:
- Clique no ícone Configuração ( ) na barra superior.
- Na página Setup Landing , clique em Layouts em Customization .
- Na página Layouts , selecione o departamento desejado (quando houver mais de um) e o módulono menu suspenso.
- Clique em Editar layout na parte inferior da página para abrir o editor de layout.
- Na bandeja Adicionar campo à direita, arraste e solte o tipo de campo Multi-Select na seção do módulo desejado à esquerda.
- Na janela Adicionar campo , faça o seguinte:
- Digite um nome no campo Rótulo .
- Digite os novos valores no lugar dos valores de espaço reservado existentes .
- Para adicionar mais valores, clique no ícone Mais em um valor e adicione o valor abaixo dele.
- Para excluir um valor, clique no ícone Menos contra o valor.
- Para definir um valor como padrão, clique no botão Definir como padrão no valor.
- Para classificar os valores, clique no ícone Classificar .
- Para maximizar o pop-up, clique no ícone Maximizar .
- Para limpar todos os valores da lista de opções, clique no ícone Limpar .
- Para adicionar as opções de uma só vez, clique em Adicionar valores em massa .
Na caixa de texto Add Values in Bulk , digite um valor abaixo do outro.
Clique em Add Values .
- Digite um nome no campo Rótulo .
- Ative a opção Marcar como necessário, se necessário .
- Ative a opção Exibir na Central de Ajuda, se necessário.
- Clique em Adicionar na janela Adicionar Campo .
- Clique em Salvar layout .