Guia do iniciante para configurar o endereço de e-mail personalizado com o Zoho Mail

Inscrevendo-se no Zoho Mail

  1. Acesse https://www.zoho.com/mail/ e clique na opção ” Inscreva-se agora “, que o levará à página ” Preços e inscrição “. Esta página fornece uma visão geral completa dos planos de preços.Dê uma olhada em tudo, selecione o plano que melhor atende aos requisitos da sua organização e clique em ” Inscreva-se “.zohomail-tutorial-2
  2. Oferecemos duas opções para configurar seu e-mail conosco. Você pode ” Inscrever-se em um domínio que você já possui ” ou “Comprar um novo domínio para sua empresa “. No exemplo abaixo, mostramos como comprar e registrar um domínio “zohoworkplace.in” conosco. Digite seu nome de domínio preferido e selecione uma extensão das opções dadas e verifique a disponibilidade. Uma vez satisfeito com o seu nome de domínio, clique em “Comprar domínio“.zohomail-tutorial-3
  3. Preencha todos os detalhes necessários e clique em ” Inscreva-se “.zohomail-tutorial-4
  4. Insira o código de verificação exclusivo enviado para o seu número de celular. Este processo ajuda a verificar sua conta com o Zoho.zohomail-tutorial-4
  5. Na seção Detalhes do plano da página Pagamentos, insira o número de IDs que você deseja comprar e clique em “Continuar“.zohomail-tutorial-4-1
  6. Confirme sua compra após verificar na seção Revisar pedido e clique no botão ” Confirmar “.zohomail-tutorial-4-2
  7. Insira seus detalhes de pagamento e selecione ” Efetuar pagamento ” para concluir sua transação.zohomail-tutorial-4-3

Configurando o Zoho Mail

Assim que você concluir as etapas acima, a mensagem deve ler que você verificou seu domínio com o Zoho.

  1. Selecione o Gerenciador de DNS do seu domínio na caixa suspensa que fornece uma lista de hosts DNS populares. Por exemplo, se o seu DNS estiver hospedado por ” GoDaddy “, o Zoho fornecerá instruções de acordo.zohomail-tutorial-6
  2. Entre com seu nome de usuário e senha na sua página de host DNS (abaixo, usamos o GoDaddy como o Gerenciador de DNS). Vá para Minhas Contas >> Domínios >> Gerenciar DNS . O Gerenciador de DNS é aberto com um conjunto de informações de registro DNS.zohomail-tutorial-7
  3. Copie o ” código zb ******** ” (único para cada domínio) gerado na sua conta Zoho e cole-o no campo ” Host “. Digite ” zmverify.zoho.com ” no campo “Points To” nos registros DNS e clique no botão ” Salvar “.zohomail-tutorial-8
  4. Depois de salvar o registro, o CNAME será adicionado com sucesso. Clique em ” Continuar para a verificação CNAME ” e clique em ” Verificar agora “. Para mais informações sobre verificação de domínio, clique aquizohomail-tutorial-9
  5. Agora, você pode criar seus respectivos IDs de e-mail comercial com seu domínio clicando em “Criar conta “.zohomail-tutorial-10
  6. Você pode ” Continuar para adicionar usuários ” da sua organização ou pular essa etapa para mais tarde. Os usuários podem ser adicionados posteriormente fazendo login em mailadmin.zoho.com como administrador ou superadministrador.Consulte esta página de ajuda para mais detalhes sobre como adicionar usuários.zohomail-tutorial-11
  7. Criar grupos para coordenar perfeitamente dentro da organização é uma tarefa fácil a partir de então.Saiba mais sobre Grupos no Zoho Mail neste documento de ajuda.zohomail-tutorial-12
  8. A configuração da entrega de e-mail pode ser feita adicionando seus registros MX. Você poderá receber e-mails em sua caixa de correio Zoho somente depois de adicionar os registros MX.zohomail-tutorial-13
    • Entre para o seu Gerenciador de DNS GoDaddy >> Minhas Contas >> Domínios >> Gerenciar DNS.
    • Na página de informações de registros DNS, clique no botão ” Adicionar “. Selecione o tipo como “MX” no menu suspenso “Tipo”.
    • No campo “Host”, digite “@”, no campo “Points To”, insira “mx.zoho.com” e, no campo “Priority”, digite “10” e clique em ” Save “.
    • Da mesma forma, adicione outro registro MX hospedando-o em “@”, apontando para “mx2.zoho.com”, defina a prioridade para “20” e clique em ” Salvar “.
    • Adicione um terceiro registro e hospede-o em “@”, apontando para “mx3.zoho.com”, defina a prioridade para “50” e clique em ” Salvar “.
    • Certifique-se de ter excluído todos os registros MX relacionados ao seu provedor de e-mail anterior, pois ele entrará em conflito com o Zoho Mail e afetará a entrega de e-mail.
  9. Saiba mais sobre como configurar a entrega de e-mail deste documento de ajuda.zohomail-tutorial-14
  10. Depois que você terminar de adicionar o registro, sua página para ” Configurar Entrega de E-mail ” deve ler que seus Registros MX estão apontados para os servidores Zoho.zohomail-tutorial-21

Configurações Essenciais

Assim que você concluir as etapas acima, a mensagem deve ler que você verificou seu domínio com o Zoho.

  1. Depois que você terminar de adicionar o registro, sua página para ” Configurar Entrega de E-mail ” deve ler que seus Registros MX estão apontados para os servidores Zoho.zohomail-tutorial-21
  2. Registros SPF para o Gerenciador de Domínios GoDaddy
    • Entre para o seu Gerenciador de DNS GoDaddy >> Minhas Contas >> Domínios >> Gerenciar DNS .
    • Na seção Registros, clique no botão ” Adicionar “.
    • No menu suspenso Type, selecione “TXT”, especifique “@” no campo Host e no campo TXT value, insira ” v = spf1 include: zoho.com ~ all ” e clique em ” Finish “.

    Consulte esta página de ajuda para obter mais informações sobre como configurar registros SPF.

    zohomail-tutorial-15

  3. Adicionando assinatura DKIM ao seu domínio:Para configurar seu DKIM, você precisará adicionar um registro TXT gerado em sua conta do Zoho Mail ao gerenciador de DNS do seu domínio. Um exemplo para adicionar o registro TXT no gerenciador de domínio GoDaddy é fornecido abaixo.Consulte esta página de ajuda para mais detalhes sobre como adicionar assinatura DKIM.zohomail-tutorial-22
  4. Você pode continuar a configurar o SPF e o DKIM para garantir a credibilidade de seus e-mails seguindo as etapas simples indicadas adiante.zohomail-tutorial-23
  5. Em Email Migration, você pode migrar e-mails de outros provedores de serviços (usando IMAP ou POP). Você pode clicar em ” Continuar para Migrar ” e visualizar as instruções para migração a serem seguidas. Para mais informações, consulte esta página de ajuda sobre a migração POP / IMAP.zohomail-tutorial-16
  6. A próxima tela contém os links para a configuração do Mail Client. Você pode consultá-los para obter informações detalhadas sobre os métodos de configuração para diversos clientes de email.zohomail-tutorial-17
  7. O Zoho Mail pode ser acessado via celular através de vários aplicativos.zohomail-tutorial-18
  8. Quando você seguir todas essas etapas simples para migração de e-mail, acesso móvel e configuração de cliente móvel, voila! sua configuração básica estará completa.zohomail-tutorial-19
  9. Você e seus usuários da organização agora podem enviar e receber e-mails com sua conta “@registered domain” (ex: @ zohoworkplace.in) usando o Zoho Mail.zohomail-tutorial-20

Adicionando Migração

Migração IMAP / POP

Para adicionar uma nova migração, você precisa adicionar o servidor de origem do qual os emails devem ser migrados. Você também pode executar a migração em lotes e também em servidores diferentes se tiver vários domínios hospedados com provedores diferentes e quiser migrar tudo para o Zoho Mail.

  1. Faça o login em https://www.zoho.com/mail
  2. Iniciar o Painel de Controle »Administração de E-mail» Migração de E-mail
  3. Selecione Add Migration, para fornecer detalhes do servidor para migração
  4. Forneça um título para a migração
  5. Selecione o Protocolo de Migração como IMAP ou POP com base em sua preferência.1 nova migração
  6. Forneça o nome do host do servidor, o tipo de SSL e o número da porta para migração.
  7. Selecione se sua migração será feita no Gmail ou em outros serviços. A migração do Gmail segue um processo ligeiramente diferente, conforme descrito aqui .
  8. Forneça o limite máximo de conexão para o seu servidor.
  9. Lista de Pastas Excluídas – A lista de pastas que não precisam ser migradas durante a migração.
  10. Selecione Adicionar migração para salvar os detalhes do servidor.
  11. Você será levado de volta à página inicial da migração.
  12. Você precisa adicionar os detalhes da conta a serem migrados como a próxima etapa.

Detalhes da conta de usuário de origem para migração

Depois de adicionar os detalhes do servidor, você será levado de volta à página inicial da migração. Clique na Migração para adicionar as contas de origem a serem migradas.

migration-process2Você pode adicionar as contas manualmente ou importar os detalhes de um arquivo CSV. No entanto, certifique-se de ter os detalhes da fonte e da conta de destino prontos. Para cada usuário adicionado, as credenciais de origem são verificadas com o servidor e o usuário é adicionado somente se a autenticação de origem for bem-sucedida.

Etapas para adicionar contas de usuário para migração:

  1. Selecione o Nome da Migração ao qual você deseja adicionar os detalhes de origem e destino.migration-process2a
  2. Selecione Adicionar contas para adicionar os detalhes da conta manualmente
  3. Forneça o nome de usuário / senha de origem e o destino para o qual os e-mails devem ser migrados.
  4. No caso de migração IMAP, você pode optar por pular todas as pastas durante a migração.
  5. As pastas ignoradas serão úteis quando os administradores executarem novamente migrações para o mesmo conjunto de usuários para alguns novos e-mails ou e-mails perdidos.
  6. Isso será autenticado com o servidor de origem, uma vez que você clique em Adicionar.Contas 2add

Etapas para importar usuários do arquivo CSV:

  1. Prepare um arquivo excel ou uma Folha Zoho com os cabeçalhos Source, Password, Destination .Como opção, você pode incluir uma coluna Prioridade, que especifica a ordem em que as contas dos usuários precisam ser migradas.
  2. Preencha os detalhes nas respectivas colunas para as contas de usuário a serem migradas.
  3. Salve o arquivo como um arquivo CSV.
  4. Clique no link Fazer upload de contas na página Contas de migração.contas de upload
  5. Escolha o arquivo correspondente e clique em Ok para fazer o upload das contas.
  6. As contas adicionadas serão listadas na seção.4contas-migração
  7. Você poderá modificar os detalhes do servidor ou o tipo de migração antes de iniciar a migração.
  8. Verifique se todas as contas a serem migradas foram listadas na seção “Contas”.

Iniciar processo de migração

No Painel de Controle, navegue até Migração em Administração de Correio. Assegure-se de que as senhas de origem não sejam alteradas após a inclusão dos usuários para migração. A senha deve ser a mesma até que todo o processo de migração seja concluído. Você pode adicionar várias migrações de servidores diferentes ou do mesmo servidor para diferentes conjuntos de usuários para ter uma migração planejada e em fases.

  1. A lista de migrações que você adicionou será listada na página Migrações.
  2. Clique no link “Iniciar”, na migração que você acabou de adicionar para iniciar a migração.migration-process2

Solução de problemas

Comportamento de migração do Gmail

Nas contas do Gmail, os emails são organizados sob rótulos e os rótulos agem como pastas quando acessados ​​via IMAP. O Gmail permite que um email tenha menos de um marcador, de acordo com o seu comportamento. Durante a migração para o Zoho Mail, o mesmo email é migrado para pastas diferentes com base nos rótulos aplicados a esse email na conta do Gmail. ou seja, um email com 4 etiquetas será migrado 4 vezes e ocupará 4 vezes o seu tamanho devido à duplicação.

Digamos que a conta do Gmail tenha um e-mail de tamanho 10 MB sob os rótulos Caixa de entrada e Trabalho. Durante a migração, o email é copiado para as pastas Caixa de Entrada e Trabalho aqui no Zoho Mail e ocupa 20 MB de espaço, levando ao uso de mais espaço do que você esperava inicialmente. Além disso, o Gmail também tem um rótulo chamado “All Mails”, que se aplica a todos os e-mails. Portanto, o email pode ocupar 30 MB de espaço no lugar de 10 MB.

Isso, por sua vez, pode levar à suspensão da migração , caso a conta não precise de armazenamento. Você pode solicitar que seus usuários removam os marcadores do Gmail, caso eles tenham muitos rótulos e práticas de rotulagem múltipla. Em outros casos, você pode simplesmente ignorar a pasta “Gmail” durante a migração.

Erros de Autenticação

  • Certifique-se de que o usuário não alterou a senha da conta de origem ao executar a migração.
  • O acesso ao servidor antigo ainda está em vigor para a conta, até que a migração seja concluída.
  • Caso você esteja migrando de servidores do Google Apps, talvez seja necessário fazer login pela Web uma vez para autenticar a atividade do IMAP na sua conta. Nesse caso, solicite ao usuário que faça login na conta do Google Apps na Web e siga as etapas listadas nesta página de ajuda para o erro ” Login na Web obrigatório “: https://support.google.com/mail/answer/78754
  • Da mesma forma, mesmo no Outlook.com, o acesso à sua conta de origem pode ser bloqueado na detecção de atividade de novos endereços IP. Solicitamos que você faça o login e permita o acesso aos endereços IP do Zoho Mail, listados em Atividade recente. Selecione ‘This was me’ para confiar nos endereços IP do Zoho Mail e prosseguir com a migração.

No caso de algumas falhas, como Erro Interno, o administrador pode migrar apenas pastas seletivas em vez de migração completa. Isso otimizará o tempo de execução da migração, removendo as duplicatas e a verificação de emails duplicados.

Monitore seu progresso na migração

  1. A migração será agendada e o status será “Em andamento” para a migração em execução no momento.
  2. Você pode visualizar o status geral da migração na listagem e o status detalhado da migração na seção Contas.estatísticas de migração
  3. Para a migração IMAP, as estatísticas detalhadas, juntamente com as informações da pasta, estarão disponíveis.
  4. Clique no link ‘Total’ para visualizar as informações detalhadas sobre os detalhes da migração para pastas.contas de migração
  5. Em cada conta, os erros, se houver, também serão listados com detalhes. Clique em Falha ao visualizar o número de e-mails não migrados e o motivo.
  6. Os motivos comuns incluem:
    • Tamanho do email excedido – se o tamanho do email no servidor de origem exceder o tamanho máximo definido na política de email dos usuários, esses emails não serão migrados.
    • E-mail já presente – Duplicado – Se o e-mail for uma duplicata de um e-mail já existente na conta de usuários no Zoho, os e-mails duplicados não serão migrados.
    • Muitos endereços – Se o email tiver o número de endereços Para que excede o limite permitido no Zoho Mail, esses emails não serão migrados.
    • Mensagem Inválida – Se o formato de e-mail não estiver de acordo com as definições do RFC, com cabeçalho ou formato de e-mail incorreto, esses e-mails não serão migrados.
    • Não é possível processar – Caso haja algum erro de processamento interno durante a migração de um determinado email, esses emails serão ignorados durante a migração.migração-falhou-stats
  7. Além das estatísticas de migração, o administrador e os usuários receberão um resumo das informações de migração após a conclusão.

Ferramenta de Migração

Ferramenta de Migração

Definir autenticação de dois fatores

A autenticação de dois fatores é um processo de segurança adicional para proteger sua conta pela combinação de uma senha e um dispositivo móvel. Isso reduz a chance de sua conta ser invadida e protege seus dados com medidas extras seguras.

Para ativar o TFA para sua organização, siga as etapas abaixo:

  1. Entre para mailadmin.zoho.com usando suas credenciais de administrador.
  2. No Painel, alterne a barra de alternância para ” Ativar ” para impor o TFA a todos os usuários.TFA-user1a

Depois de ativar o TFA, os usuários escolherão o modo TFA na próxima vez que fizerem login.

Saiba mais sobre a autenticação de dois fatores aqui .

Configurando Senhas Específicas do Aplicativo

Os usuários precisam gerar e usar senhas específicas de aplicativos ao acessar a conta de e-mail via POP / IMAP ou Active Sync se a autenticação de dois fatores estiver ativada para a conta.

Siga os passos abaixo para configurar o ASP:

  1. Entre para accounts.zoho.com usando suas credenciais.
  2. Selecione Two Factor Authentication >> Gerenciar senhas específicas do aplicativo .TFA-usuario1
  3. Forneça o nome do dispositivo, sua senha de login da web atual na página e clique em ” Gerar “.TFA-user2a
  4. A senha gerada será exibida apenas uma vez. Certifique-se de salvá-lo para referência futura. Esta senha precisa ser usada sem espaços no respectivo dispositivo.TFA-usuário2
  5. Você pode clicar no link ” Mostrar senhas geradas ” para visualizar a hora gerada anteriormente e os nomes dos dispositivos.TFA-usuário3

Saiba mais sobre as senhas específicas do aplicativo nesta página de ajuda.

Acessando o Zoho Mail via URL personalizado

Você pode configurar um URL de login personalizado para o seu domínio, usando o qual seus usuários podem fazer login. Em vez de fazer login no mail.zoho.com, os usuários podem efetuar login usando a URL mail.yourdomain.com (por exemplo: mail.zohoworkplace.in)

Siga as etapas abaixo para configurar o URL de login personalizado:

  1. Vá para Minhas Contas >> Domínios >> Gerenciar DNS .
  2. Clique no botão ” Adicionar ” na página de registros DNS.
  3. Selecione o tipo como ” CNAME “.zohomail-tutorial-custom-url-1
  4. Digite ” mail ” no campo “Host” e ” business.zoho.com ” no campo “Points to” e clique em ” Salvar “.zohomail-tutorial-custom-url-2

Para saber mais sobre como configurar um URL personalizado, clique aqui .