Usando o Zoho Survey com o Zoho CRM
Como posso…
Construa uma pesquisa
Para enviar uma pesquisa por e-mail do Zoho CRM, primeiro você deve criar uma pesquisa usando o Zoho Survey. Vá para https://survey.zoho.com e escolha entre três opções – Pesquisa em branco, Modelo e Pesquisa existente – para criar sua pesquisa.
Veja também: Como construir uma pesquisa usando o Zoho Survey
Envie uma pesquisa
Depois de criar sua pesquisa no Zoho Survey, você pode enviá-la para todos os seus contatos do Zoho CRM por email. Você deve criar um modelo de email que tenha um link para o questionário necessário. Este modelo pode ser inserido em seus e-mails para seus contatos.
Para criar um modelo de email de pesquisa
- No Zoho CRM, clique em Configurações> Configuração > Personalização > Modelos > Modelos de e- mail.
- Na página Modelos de email , clique em Novo modelo.
- Na página Novo modelo de email , selecione o tipo de registro .
- Preencha todos os campos obrigatórios.
- Ao redigir o email, clique em Inserir Link do questionário.
- No pop-up Insert Survey Link , selecione a pesquisa que você deseja inserir na lista suspensa Select the Survey .
- Altere o texto que será exibido como o link de pesquisa, se necessário.
- Clique em Inserir .
- No pop-up Insert Survey Link , selecione a pesquisa que você deseja inserir na lista suspensa Select the Survey .
- Clique em Salvar .
Nota:
- Ao criar um modelo de email, o botão Inserir link de pesquisa é exibido para o módulo Leads / Contatos / Casos ou qualquer outro módulo personalizado no qual você tenha uma lista de endereços de email. Por exemplo. Fornecedores Ele também aparece para Potenciais, Pedidos de Vendas e Faturas.
- Apenas os usuários do Zoho CRM para os quais a permissão Gerenciar modelos de e-mail está ativada em seus perfis podem inserir o link da pesquisa e criar um modelo de e-mail.
Depois de criar um modelo de e-mail com os links da pesquisa, você pode enviar pesquisas por e-mail para seus contatos. As pesquisas por e-mail podem ser enviadas usando todas as opções de e-mail disponíveis no Zoho CRM. Eles são os seguintes:
- Emails automatizados
- E-mails individuais
- E-mails em massa
E-mails automatizados usando regras de fluxo de trabalho
Você pode automatizar o envio de pesquisas por email criando uma regra de fluxo de trabalho para o módulo necessário. Por exemplo, quando você ganha um potencial, pode querer enviar ao contato associado uma pesquisa genérica por e-mail sobre sua experiência de compra com sua organização. Você pode fazer isso configurando uma regra de fluxo de trabalho. Toda vez que o campo Stage for atualizado para Closed Won , o contato associado ao potencial receberá sua pesquisa por email. Consulte também Criar regras de fluxo de trabalho
E-mails individuais
Você também pode enviar uma pesquisa por e-mail para um contato manualmente. Você pode enviar essas pesquisas para seus leads e contatos na opção Enviar e-mail na página Detalhes do registro ou na Exibição de lista .
Na página de composição de e-mail, basta selecionar e inserir o modelo de questionário na lista suspensa Modelo de e-mail e enviar o e-mail.
Alternativamente, você pode clicar no ícone de pesquisa ( ) para navegar e enviar uma pesquisa específica. Um modelo de email não é necessário para isso.
E-mails em massa
Existem duas maneiras de enviar e-mails de pesquisa em massa para seus contatos do Zoho CRM.
- Envie e-mails do Zoho CRM usando o recurso E – mail em massa
- Envie e-mails de campanhas Zoho (integre o Zoho CRM com Zoho Campaigns)
E-mails em massa podem ser enviados para seus contatos do CRM do Zoho CRM usando o recurso E – mail em massa . No entanto, existem limites para o envio de e-mails em massa do Zoho CRM. Se você precisar enviar e-mails para milhares de contatos de uma só vez, poderá fazê-lo integrando Zoho CRM com Zoho Campaigns. Usar o Zoho Campaigns para enviar seus e-mails também garante que você tenha acesso a estatísticas úteis de marketing por e-mail, como número de aberturas, cliques, e-mails devolvidos, etc.
Para enviar e-mails em massa do Zoho CRM
- Clique no módulo necessário (leads / contacts / custom module).
- Selecione a opção de email em massa nas Ferramentas do Módulo
- Selecione o modelo de pesquisa de e-mail desejado e clique em Enviar . Consulte também Enviar emails em massa
Para enviar e-mails de pesquisas em massa do Zoho Campaigns
- Integre Zoho CRM com Zoho Campaigns, se você não tiver já. Veja também : Configurando a integração do Zoho Campaigns
- Na sua conta do Zoho Campaigns, sincronize os contatos do Zoho CRM com a lista de discussão apropriada do Zoho Campaigns.
- Para criar uma campanha de pesquisa, na guia Campanhas por e-mail , clique em Campanhas avançadas > Campanhas de pesquisa > Zoho Survey Campaign .
- Na guia Informações básicas , insira o nome da campanha, selecione a pesquisa que você deseja enviar para seus contatos na lista suspensa Pesquisas e preencha todos os outros detalhes necessários.
- Clique em Criar Conteúdo >> .
- Escolha o modelo de email desejado.
- Edite o conteúdo do email conforme necessário e clique em Salvar e fechar.
Observe que clicar no botão Call to action leva um usuário para a pesquisa selecionada. Este botão de CTA pode ser editado. - Depois de revisar o conteúdo, clique em Destinatários >> .
- Escolha sua (s) lista (s) de endereçamento para a qual você deseja enviar a pesquisa. Clique em Continuar >>
- Revise todas as ações e envie imediatamente ou agende a campanha conforme necessário.
Depois de enviar a campanha, você pode visualizar as respostas a essas pesquisas na página de detalhes de contato / lead correspondente na seção Zoho Survey no Zoho CRM.
Você também pode ativar a atualização automática dos campos do CRM com as respostas da pesquisa. Para fazer isso, você deve ter mapeado o CRM-Survey antes de enviar a campanha. Veja também: Atualizar automaticamente dados do CRM com respostas de pesquisa
Visualizar respostas da pesquisa
Um dos principais benefícios da integração do Zoho Survey é que você pode visualizar as respostas da pesquisa de forma contextual a partir do Zoho CRM. Isso evita o trabalho de procurar manualmente a resposta de um contato nos resultados da pesquisa. Se você vai fazer um acordo com um contato, pode ver o número de contato e as respostas da pesquisa na mesma página.
Para ver as respostas da pesquisa
- Clique nomódulo.
A lista relacionada do Zoho Survey está disponível para qualquer módulo que suporte o campo de email, incluindo módulos personalizados. - Selecione um registro para ir para a página Detalhes dos Registros .
Na seção Zoho Survey , os detalhes das pesquisas por e-mail enviadas para os registros serão listados. As colunas ” Enviadas por e Fonte” informam se a campanha foi enviada do Zoho CRM por meio de alertas individuais / de email em massa / alerta de fluxo de trabalho ou de Zoho Campaigns.
- Clique no link Visualizar resposta para a pesquisa correspondente.
Se o destinatário não respondeu a uma pesquisa, não haverá um link Visualizar resposta . Em vez disso, você verá uma entrada chamada “Ainda para responder”. - No pop-up Resultados da pesquisa, selecione o seguinte para visualizar os detalhes das respostas:
- Relatório individual – Clique em Resposta individual para visualizar os detalhes da resposta exata do lead / contato.
Os detalhes incluem a resposta real pelo lead / contato, tempo de resposta e endereço IP.
- Relatório de resumo – Clique em Relatório de resumo para visualizar os detalhes da resposta geral à pesquisa.
Os detalhes incluem total de visitas à pesquisa, número total de respostas, resposta com o máximo de votos, etc.
- Relatório individual – Clique em Resposta individual para visualizar os detalhes da resposta exata do lead / contato.
Nota:
- O link Visualizar Resposta pode não ser exibido caso o questionado tenha participado da pesquisa, mas você tenha usado um serviço de email diferente do Zoho CRM para enviar emails em massa.
Faça o levantamento em nome de um cliente
Além de enviar pesquisas para seus clientes, você também pode fazer uma pesquisa em nome de um cliente. Por exemplo, você está em uma ligação com um cliente e ele escolhe responder às perguntas da pesquisa por telefone, em vez de responder a um e-mail. Nesse caso, você pode fazer a pesquisa por e-mail em nome do cliente e enviar a pesquisa.
Para fazer uma pesquisa
- Clique no lead ou contato desejado.
- Na página Detalhes do lead ou contato, desça até a Lista relacionada do Zoho Survey .
- Clique no link Take Survey .
- No pop-up Participar da pesquisa , selecione a pesquisa que você deseja participar em nome do lead ou contato.
- Responda às perguntas no pop-up Levantamento e apresentar a pesquisa.
A pesquisa realizada por um usuário de CRM em nome de um lead ou contato é tratada como qualquer outra pesquisa regular. Para distinguir as pesquisas feitas pelos usuários de CRM das obtidas pelos clientes, procure a entrada “Obtida por usuário” para uma pesquisa na coluna Fonte da Lista relacionada do Zoho Survey.
Nota:
- Além de fazer uma pesquisa, você também pode criar uma pesquisa ou enviar uma pesquisa para os clientes da Lista relacionada do Zoho Survey, clicando nos links Criar pesquisa ou Enviar pesquisa, respectivamente.
Atualizar automaticamente registros do CRM com respostas de pesquisa
A integração do Zoho Survey com o CRM permite a atualização automatizada dos dados do CRM com as respostas do questionário. Quando você coloca os dados do CRM e da Pesquisa juntos, é possível extrair insights da combinação de dados e tomar melhores decisões de negócios informadas. Esse é um recurso poderoso que permite automatizar seus planos de ação pós-pesquisa de maneira eficiente, sem esforços manuais. Depois de mapear os campos de CRM com as perguntas apropriadas da Pesquisa, dependendo das respostas de seus clientes, você pode acionar todas as ações baseadas em fluxo de trabalho, como “Alerta de envio, Atualização de campo, Atribuir proprietário, Funções personalizadas”.
Por exemplo, você enviou uma pesquisa para seus clientes sobre o desempenho de seu representante de vendas. A pesquisa tem uma pergunta que pede ao destinatário que avalie as habilidades de comunicação do representante de vendas. Você quer ver todos os usuários que avaliaram as habilidades “Excelente”. Tudo o que você precisa fazer é aplicar um filtro e pesquisar todos os registros nos quais o valor do campo personalizado “Comunicação do representante de vendas” seja ” Excelente “. Voila! Todos os registros que atendem aos critérios serão exibidos.
Isso é obtido mapeando os campos do CRM com as respectivas perguntas da pesquisa antes de enviar a pesquisa. A resposta para uma pergunta específica é atualizada como o valor do campo mapeado. Para mapear campos de CRM com perguntas de pesquisa, siga as etapas abaixo:
- Vá para https://survey.zoho.com e crie uma pesquisa .
- Na guia Integração , clique em Zoho CRM.
- Na seção Integração de CRM , clique em Integrar Agora.
- Selecione o módulo necessário.
- Mapeie todos os campos para as respectivas perguntas da pesquisa.
Por exemplo, mapeie o campo “Comunicação do representante de vendas” para a pergunta “Como você gosta das habilidades de comunicação de nosso representante de vendas?”
Se você não tiver um campo adequado, crie um campo personalizado no Zoho CRM e mapeie o campo para a pergunta. - Selecione o tipo de ação como registro de atualização . Isso significa que o Zoho CRM simplesmente atualizará os campos do registro existente.
Selecione Add Record se quiser que o Zoho CRM crie um registro apesar das duplicatas.
Selecione Add / Update Record se quiser que o Zoho CRM verifique se há duplicatas. Se houver uma duplicata, somente o registro existente será atualizado. Se não houver tal registro, um novo registro será criado e as respostas serão adicionadas. - Selecione Preencher previamente os campos mapeados do CRM para o Survey, se desejar que o Zoho Survey exiba o valor existente dos campos já disponíveis no Zoho CRM.
Por exemplo, se o nome do lead / contato já estiver disponível no CRM, o destinatário não precisará digitar seu nome ao fazer a pesquisa. Seu nome será pré-preenchido e exibido. - Clique em Salvar .
Agora as perguntas do Zoho Survey são mapeadas com os campos do CRM.
Para enviar esta pesquisa para um lead / contato
- Crie um novo modelo de email.
- Insira o link da pesquisa no modelo.
O ID do lead é anexado automaticamente ao URL da pesquisa. Isso é fundamental para buscar as respostas da pesquisa do registro em particular.
Se você não deseja ter esse id, pode removê-lo manualmente. Observe que, se você remover esse ID ou adulterá-lo, as respostas da pesquisa não serão enviadas automaticamente ao CRM.
- Salve o modelo.
- Selecione este modelo ao enviar o email de pesquisa para um lead / contato.
Para ver o registro atualizado com as respostas da pesquisa
- Clique no lead / contato desejado
- Na página Detalhes do registro , você verá que as respostas do questionário foram atualizadas automaticamente nos respectivos campos.
Como você pode ver, as respostas da pesquisa estão agora disponíveis como dados do CRM. Você pode filtrar registros específicos com base em determinados critérios. Por exemplo, para ver quem classificou as habilidades de comunicação do representante de vendas como “Excelente “, crie uma visualização personalizada com os critérios apropriados.
Os registros que correspondem aos critérios são exibidos.
Nota:
- Para que esse recurso funcione no caso de e-mails em massa enviados via Zoho Campaigns, certifique-se de configurar o mapeamento do CRM-Survey antes de enviar a campanha. O ID de contato / lead é anexado automaticamente ao URL da pesquisa. Portanto, depois de configurar o mapeamento, nenhuma ação adicional é necessária.