Autenticação de dois fatores
A autenticação de dois fatores é um processo de segurança adicional para proteger sua conta pela combinação de uma senha e um dispositivo móvel. Isso reduz a chance de sua conta ser invadida e protege seus dados com medidas extra seguras.
Como funciona a autenticação de dois fatores:
Entre através de um navegador da Web:
Etapa 1: o usuário efetua login com seu nome de usuário e senha
Etapa 2: Se a senha do usuário estiver correta, o usuário receberá um código seguro adicional. (via SMS / Chamada de voz ou QR Code conforme a configuração do TFA)
Etapa 3: O usuário fornece o código de segurança no navegador para acessar a conta.
O usuário pode escolher lembrar o código no navegador específico no sistema, pelos próximos 45 dias. Se o usuário acessa o sistema de um navegador ou sistema diferente, o usuário precisa fornecer um novo código novamente para acessar a mesma conta.
Acesso via protocolos POP / IMAP ou Active Sync:
Etapa 1: o usuário gera uma senha exclusiva específica do aplicativo para cada aplicativo externo usado.
Etapa 2: Durante a configuração da conta Zoho no aplicativo, forneça a senha específica do aplicativo de 16 dígitos, em vez da senha normal.
Etapa 3: Após a validação bem-sucedida, você poderá acessar sua conta.
Senhas específicas do aplicativo nunca expiram e, portanto, você não precisa atualizar a senha no aplicativo, mesmo se a senha da web expirar. Você pode revogar uma senha específica do aplicativo das configurações do TFA para proibir / banir o acesso para o aplicativo específico. Quando um usuário redefine a senha, o usuário pode optar por revogar tokens de autenticação, o que também revogará as senhas específicas do aplicativo.
Zoho Mail Apps para iOS e Android (Aplicativos criados e publicados pela Zoho):
O Zoho Mail fornece o Zoho Mail e o Inbox Insight para dispositivos iOS e Android para acessar o Zoho Mail com seu conjunto completo de recursos dos smartphones. Isso não requer nenhuma senha específica do aplicativo para efetuar login. Você só precisa fornecer o código de segurança para fazer login no aplicativo.
Etapa 1: o usuário efetua login com nome de usuário e senha.
Etapa 2: o usuário obtém um código seguro via SMS / chamada de voz ou aplicativo QR Code vinculado à conta durante a configuração.
Etapa 3: O usuário fornece o código de segurança no navegador para acessar a conta.
O usuário pode escolher lembrar o código no navegador específico no sistema, pelos próximos 45 dias. Se o usuário acessa o sistema de um navegador diferente ou de um sistema diferente, o usuário precisa fornecer o código novamente.
Autenticação de dois fatores para organizações
Como uma medida de segurança, você pode determinar a autenticação de dois fatores (TFA) para a organização. Todos os usuários devem usar o código de segurança adicional para fazer login em suas contas. Portanto, certifique-se de que cada usuário tenha acesso a um dispositivo móvel para obter o código de segurança via SMS / Chamada de voz ou o aplicativo móvel com a opção de verificação de código QR.
- Entre para www.zoho.com/mail como Administrador
- Clique em Painel de controle >> Painel >> autenticação de dois fatores
- Selecione a opção ‘Ativar’ para ativar e impor a autenticação de dois fatores para todos os usuários na organização.
Depois de ativar o TFA, os usuários escolherão o modo TFA (SMS usando um número de celular ou verificação de código QR) para configurar o método de autenticação de dois fatores preferido na próxima vez que fizerem login. Você pode desativar o TFA para desativar TFA para toda a organização.
Para obter informações sobre o modo do TFA, consulte esta página de ajuda.
No entanto, o usuário precisa desativar o TFA novamente, se o TFA já tiver sido configurado para a conta.
Etapas para redefinir o TFA para usuários específicos:
O administrador pode redefinir o TFA para os usuários, caso eles tenham perdido o dispositivo móvel ou não tenham acesso ao dispositivo móvel usado no momento da ativação do TFA.
- Entre para www.zoho.com/mail como Administrador
- Clique em Control Panel >> Mail Accounts >> Selecione o usuário
- Selecione Redefinir TFA para o usuário, cujo processo de TFA você precisa redefinir.
- Na próxima vez que o usuário fizer login, o usuário poderá configurar o TFA desde o início, fornecendo um novo número de celular / Google Authenticator.
Etapas para ativar / desativar o TFA para usuários específicos:
O administrador pode ativar ou desativar o status do TFA para usuários no Painel de Controle.
- Entre para http://www.zoho.com/mail como Super Admin
- Clique em Painel de controle >> Detalhes do usuário
- Selecione a autenticação de dois fatores
- Selecione “Ativar” ou “Desativar” para ativar / desativar a autenticação de dois fatores para o usuário.
Gerando Senhas Específicas do Aplicativo
Os usuários precisam gerar e usar a senha específica do aplicativo ao acessar a conta de e-mail via POP / IMAP ou Active Sync se a autenticação de dois fatores estiver ativada para a conta.
Etapas para gerar senhas específicas do aplicativo:
- Entre para http://www.zoho.com/mail como usuário
- Clique no link Minha Conta na parte superior para visualizar as Contas Zoho
- Selecione Autenticação de Dois Fatores >> Gerenciar senhas específicas do aplicativo.
- Forneça o nome do dispositivo e sua senha de login da web atual na página. O nome do dispositivo é apenas um nome de referência, para você verificar / revogar no futuro.
- Selecione “Gerar” para visualizar a senha específica do aplicativo.
- A senha específica do dispositivo será exibida apenas uma vez e não será exibida novamente.
- Você precisa usar a senha sem espaços no dispositivo.
- Você pode selecionar Mostrar senhas geradas para vincular para visualizar a hora gerada no passado e os nomes dos dispositivos.
- Você pode revogar qualquer senha se não usar mais o dispositivo ou remover o acesso ao aplicativo.
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