Autenticação de dois fatores

A autenticação de dois fatores é um processo de segurança adicional para proteger sua conta pela combinação de uma senha e um dispositivo móvel. Isso reduz a chance de sua conta ser invadida e protege seus dados com medidas extra seguras.

Como funciona a autenticação de dois fatores:

Entre através de um navegador da Web:

Etapa 1: o usuário efetua login com seu nome de usuário e senha

Etapa 2: Se a senha do usuário estiver correta, o usuário receberá um código seguro adicional. (via SMS / Chamada de voz ou QR Code conforme a configuração do TFA)

Etapa 3: O usuário fornece o código de segurança no navegador para acessar a conta.
O usuário pode escolher lembrar o código no navegador específico no sistema, pelos próximos 45 dias. Se o usuário acessa o sistema de um navegador ou sistema diferente, o usuário precisa fornecer um novo código novamente para acessar a mesma conta.

Acesso via protocolos POP / IMAP ou Active Sync:

Etapa 1: o usuário gera uma senha exclusiva específica do aplicativo para cada aplicativo externo usado.

Etapa 2: Durante a configuração da conta Zoho no aplicativo, forneça a senha específica do aplicativo de 16 dígitos, em vez da senha normal.

Etapa 3: Após a validação bem-sucedida, você poderá acessar sua conta.

Senhas específicas do aplicativo nunca expiram e, portanto, você não precisa atualizar a senha no aplicativo, mesmo se a senha da web expirar. Você pode revogar uma senha específica do aplicativo das configurações do TFA para proibir / banir o acesso para o aplicativo específico. Quando um usuário redefine a senha, o usuário pode optar por revogar tokens de autenticação, o que também revogará as senhas específicas do aplicativo.

Zoho Mail Apps para iOS e Android (Aplicativos criados e publicados pela Zoho):

O Zoho Mail fornece o Zoho Mail e o Inbox Insight para dispositivos iOS e Android para acessar o Zoho Mail com seu conjunto completo de recursos dos smartphones. Isso não requer nenhuma senha específica do aplicativo para efetuar login. Você só precisa fornecer o código de segurança para fazer login no aplicativo.

Etapa 1: o usuário efetua login com nome de usuário e senha.

Etapa 2: o usuário obtém um código seguro via SMS / chamada de voz ou aplicativo QR Code vinculado à conta durante a configuração.

Etapa 3: O usuário fornece o código de segurança no navegador para acessar a conta.
O usuário pode escolher lembrar o código no navegador específico no sistema, pelos próximos 45 dias. Se o usuário acessa o sistema de um navegador diferente ou de um sistema diferente, o usuário precisa fornecer o código novamente.

Autenticação de dois fatores para organizações

Como uma medida de segurança, você pode determinar a autenticação de dois fatores (TFA) para a organização. Todos os usuários devem usar o código de segurança adicional para fazer login em suas contas. Portanto, certifique-se de que cada usuário tenha acesso a um dispositivo móvel para obter o código de segurança via SMS / Chamada de voz ou o aplicativo móvel com a opção de verificação de código QR.

  1. Entre para www.zoho.com/mail como Administrador
  2. Clique em Painel de controle >> Painel >> autenticação de dois fatores
  3. Selecione a opção ‘Ativar’ para ativar e impor a autenticação de dois fatores para todos os usuários na organização.

Depois de ativar o TFA, os usuários escolherão o modo TFA (SMS usando um número de celular ou verificação de código QR) para configurar o método de autenticação de dois fatores preferido na próxima vez que fizerem login. Você pode desativar o TFA para desativar TFA para toda a organização.

Para obter informações sobre o modo do TFA, consulte esta página de ajuda.

No entanto, o usuário precisa desativar o TFA novamente, se o TFA já tiver sido configurado para a conta.

Etapas para redefinir o TFA para usuários específicos:

O administrador pode redefinir o TFA para os usuários, caso eles tenham perdido o dispositivo móvel ou não tenham acesso ao dispositivo móvel usado no momento da ativação do TFA.

  1. Entre para www.zoho.com/mail como Administrador
  2. Clique em Control Panel >> Mail Accounts >> Selecione o usuário
  3. Selecione Redefinir TFA para o usuário, cujo processo de TFA você precisa redefinir.
  4. Na próxima vez que o usuário fizer login, o usuário poderá configurar o TFA desde o início, fornecendo um novo número de celular / Google Authenticator.

Etapas para ativar / desativar o TFA para usuários específicos:

O administrador pode ativar ou desativar o status do TFA para usuários no Painel de Controle.

  1. Entre para http://www.zoho.com/mail  como Super Admin
  2. Clique em Painel de controle >> Detalhes do usuário
  3. Selecione a autenticação de dois fatores
  4. Selecione “Ativar” ou “Desativar” para ativar / desativar a autenticação de dois fatores para o usuário.

Gerando Senhas Específicas do Aplicativo

Os usuários precisam gerar e usar a senha específica do aplicativo ao acessar a conta de e-mail via POP / IMAP ou Active Sync se a autenticação de dois fatores estiver ativada para a conta.

Etapas para gerar senhas específicas do aplicativo:

  1. Entre para http://www.zoho.com/mail  como usuário
  2. Clique no link Minha Conta na parte superior para visualizar as Contas Zoho
  3. Selecione Autenticação de Dois Fatores >> Gerenciar senhas específicas do aplicativo.
  4. Forneça o nome do dispositivo e sua senha de login da web atual na página. O nome do dispositivo é apenas um nome de referência, para você verificar / revogar no futuro.
  5. Selecione “Gerar” para visualizar a senha específica do aplicativo.
  6. A senha específica do dispositivo será exibida apenas uma vez e não será exibida novamente.
  7. Você precisa usar a senha sem espaços no dispositivo.
  8. Você pode selecionar Mostrar senhas geradas para vincular para visualizar a hora gerada no passado e os nomes dos dispositivos.
  9. Você pode revogar qualquer senha se não usar mais o dispositivo ou remover o acesso ao aplicativo.