Migração do G Suite para o Zoho Mail

Migração de contas do G Suite (Google Apps) / Gmail:

O Zoho Mail oferece opções flexíveis para migrar das contas do G Suite. Os dados de email, contatos e calendário podem ser migrados das respectivas contas do G Suite para o Zoho Mail. As respectivas contas de usuário precisam ser criadas no Zoho Mail antes de adicionar a migração. Siga este link para obter instruções detalhadas sobre a adição do usuário.

Comportamento do G Suite (Gmail) durante a migração

Nas contas do G Suite (Google Apps / Gmail), os emails são organizados usando marcadores. Os rótulos são tratados como pastas e o email é migrado para as respectivas pastas. Como mais de um rótulo pode ser aplicado a um email, o email aparece em mais de uma pasta.

Durante a migração para o Zoho Mail, haverá duplicação de email em pastas diferentes, com base nos marcadores aplicados a esse email no Gmail. Isso também aumenta o tamanho da conta de email, devido à duplicação de email.

Ex: se um email no Gmail tiver 3 marcadores, o email será migrado 4 vezes, se você não escolher as configurações relevantes. Se o email de tamanho 10 MB tiver 3 marcadores, Caixa de entrada, Trabalho e Importante, o email será migrado nas pastas Caixa de entrada, Trabalho e Importante no Zoho Mail e acabará ocupando 30 MB de espaço.

Para evitar essa situação, tente manter os rótulos sobrepostos na sua conta do Gmail no mínimo.

Os e-mails com o marcador “Importante” no Gmail geralmente estarão presentes nos seus outros marcadores. Caso deseje salvar algum armazenamento em sua conta do Zoho Mail, você pode adicionar “IMPORTANTE” à lista Excluir Pasta enquanto adiciona os detalhes do servidor.

Etapas para adicionar detalhes do servidor para migração do G Suite:

  1. Faça login em https://mailadmin.zoho.com
  2. Em  Administração de Correio,  escolha  Migração.
  3. Selecione Adicionar migração , para fornecer detalhes do servidor para migração.
  4. Forneça um nome de migração para sua referência.
  5. Selecione  Aplicativos  como o Protocolo de Migração.
  6. Selecione G Suíte  para preencher automaticamente os detalhes do servidor.
  7. Você também pode optar por migrar seus detalhes de Contatos e Calendário, juntamente com seus e-mails.
  8. Quando você seleciona  Contatos , todos os contatos da sua conta anterior serão migrados para o Zoho Mail nas categorias relevantes.
  9. Selecionar a   opção Calendário em  Dados  criará os respectivos calendários no Zoho Mail e migrará os dados para cada calendário. Verifique se os pré –  requisitos  estão em cheque para a migração do calendário do G Suite.
  10. Clique no botão Instalar o  aplicativo Zoho Mail  após os detalhes do servidor serem preenchidos.
  11. No pop-up, siga o link para fazer login na sua conta de super administrador do G Suite.
  12. Verifique se o  acesso à API  está ativado para seu domínio no G Suite.
  13. Agora, no Painel de controle do Zoho Mail, siga o link para instalar o aplicativo Zoho Mail no G Suite Marketplace.
  14. Após a instalação do aplicativo, no Painel de controle do Zoho Mail, insira o Endereço de e-mail superadministrador do G Suite e clique em Verificar aplicativo . Essa verificação é um processo único e deve ser feito apenas ao adicionar os detalhes do servidor pela primeira vez. Você pode remover o acesso do aplicativo a partir de sua conta a qualquer momento a partir da lista de migração .
  15. Após a verificação for bem sucedida, clique no  Add Migração  botão.
  16. Você precisa adicionar os detalhes da conta a serem migrados como a próxima etapa.

Pré-requisitos para a migração de calendários do G Suite:

  • Para garantir a migração completa, todos os usuários presentes na respectiva conta do G Suite precisam ser criados no Zoho Mail antes da migração do calendário.
  • Para que os dados do calendário sejam migrados corretamente, o nome de domínio no Zoho Mail deve ser o mesmo que o nome de domínio no G Suite. Por exemplo, se seu domínio no G Suite for abc.com, seu nome de domínio no Zoho Mail deve ser o mesmo.

Etapas para adicionar detalhes do usuário para migração do G Suite:

O Zoho Mail fornece três opções para adicionar Contas de Usuário para migração, como adição manual de usuário , migração de várias contas de usuário por meio da opção CSV e provisões para Buscar Usuários diretamente do servidor de origem.

Adição manual do usuário

  1. Selecione o Nome da migração ao qual você deseja adicionar os detalhes de origem e destino.
  2. Selecione  Adicionar Contas  para adicionar os detalhes da conta manualmente.
  3. Forneça o nome de usuário de origem ou o destino para o qual os e-mails devem ser migrados.
  4. Digite a prioridade que você deseja definir para a migração desta conta.
  5. Marque ou desmarque as caixas de seleção em  Escolher opção,  conforme sua preferência.
    • Marcar importante como tag – os  e – mails marcados como importantes no Gmail serão adicionados na tag ZMImportant no Zoho Mail.
    • Marcar com estrela como tag  – os  e –  mails marcados como importantes no Gmail serão adicionados na tag ZMStarred no Zoho Mail.
    • Excluir e-mails da caixa de entrada, caso tenha mais de um marcador –  se um e-mail tiver vários marcadores na caixa de entrada da sua conta do Gmail, esses e-mails não serão migrados para o Zoho Mail.
  6. Na  opção de pasta , você pode escolher a opção  Todas as pastas  ou  Pastas específicas  .
  7. Se você escolher a  opção Todas as pastas  , poderá ignorar qualquer pasta durante a migração usando a   opção Excluir lista de pastas .
  8. A opção ignorar pastas será útil quando o administrador executar novamente as migrações para o mesmo conjunto de usuários para novos e-mails ou e-mails perdidos. Digite os nomes das pastas entre aspas duplas (“Pasta1”); nesse caso, apenas essa pasta será excluída. Se você deseja que todas as subpastas de uma pasta pai sejam migradas, digite o nome da pasta seguido por  / *  entre aspas duplas (“Pasta1 / *”). Para informações detalhadas sobre a convenção, consulte  aqui .
  9. Se você escolher a  opção Pasta específica  , poderá especificar as pastas que precisam ser incluídas na lista  Incluir pasta. 
  10. Na lista  Incluir pasta,  insira os nomes das pastas entre aspas duplas ( “Pasta1” ); nesse caso, apenas essa pasta será incluída. Se você deseja que todas as subpastas de uma pasta pai sejam migradas, digite o nome da pasta seguido por  / *  entre aspas duplas ( “Pasta1 / *” ). Para informações detalhadas sobre a convenção, consulte  aqui .
  11. As credenciais serão autenticadas com o servidor de origem fornecido, depois que você clicar em  Adicionar .
  12. Repita as etapas até adicionar o último usuário para migração.
  13. Clique em Adicionar e Fechar para fechar o pop-up e retornar à página Migração.

Convenção para mencionar pastas:

  • Caso queira mencionar uma pasta pai específica (por exemplo, Relatórios), insira-a como  “Relatórios” .
  • Caso haja várias subpastas em Relatórios e você queira mencionar todas as subpastas, insira-as como  “Relatórios / *”
  • Caso exista uma subpasta em  Relatórios  denominada  2016  e você queira mencionar essa subpasta específica, insira-a assim –  “Relatórios / 2016”. 
  • Se você quiser que todas as subpastas da  Caixa de entrada , apenas a   pasta Marketing sem as subpastas, e uma subpasta específica,  2012 , apenas na   pasta Relatórios de Vendas, sejam mencionadas, será necessário digitar a Lista de Pastas como esta –  “Caixa de Entrada / *” , “Marketing”, “Relatórios de vendas / 2012”.

Etapas para importar usuários do arquivo CSV:

Em vez de adicionar manualmente os usuários para migração, você também pode adicionar os detalhes do usuário a uma planilha do Excel, salvá-lo como um arquivo CSV e carregá-lo. As contas de usuário mencionadas no CSV serão carregadas para migração.

  1. Clique no  upload Contas  link na página Contas de Migração.
  2. O formato para inserir os Detalhes do usuário no arquivo CSV será diferente de acordo com o tipo de migração que você escolheu.
  3. No painel da direita da seção Carregar contas, você vai encontrar um exemplo de arquivo CSV.
  4. Faça o download do arquivo de amostra, procure os detalhes e insira os detalhes do usuário de acordo.
  5. Salve-o como um arquivo CSV.
  6. Escolha o respectivo arquivo e clique em  OK  para fazer upload das contas.
  7. As contas de usuário adicionadas serão listadas na seção Contas.
  8. Verifique se todas as contas a serem migradas foram listadas na seção Contas.

Nota:

  • Em todos os tipos de migração, a conta de origem e os detalhes da conta de destino devem ser obrigatoriamente inseridos no arquivo CSV.
  • Caso haja um problema durante o upload dos usuários, outro arquivo com os detalhes do erro será baixado automaticamente.

Buscando contas de usuário do servidor de origem:

Você pode preencher os detalhes da conta no Zoho Mail diretamente do servidor de origem.

  1. Clique na  opção Buscar usuários  na página Contas de migração.
  2. Selecione seu nome de domínio no menu suspenso e clique em  Buscar usuários 
  3. Selecione os usuários cujas contas precisam ser migradas e clique em  >>
  4. Você pode visualizar as contas que foram selecionadas para migração.
  5. Se você deseja desmarcar uma conta, clique na caixa de seleção relevante e clique em  <<
  6. Depois de selecionar as contas necessárias, clique em  Avançar 
  7. Marque ou desmarque as caixas de seleção em  Escolher opção,  conforme sua preferência.
    • Marcar importante como tag  – os  e – mails marcados como importantes no Gmail serão adicionados na tag ZMImportant no Zoho Mail.
    • Marcar com estrela como tag  – os  e –  mails marcados como importantes no Gmail serão adicionados na tag ZMStarred no Zoho Mail.
    • Excluir e-mails da caixa de entrada, caso tenha mais de um marcador –  se um e-mail tiver vários marcadores na caixa de entrada da sua conta do Gmail, esses e-mails não serão migrados para o Zoho Mail.
  8. Selecione as opções de pasta e o período para os usuários selecionados e clique em Adicionar. Para saber mais sobre a convenção para mencionar pastas, clique aqui .
  9. Caso alguma das contas de usuário que você selecionou ainda não tenha sido criada no Zoho Mail, um erro será mostrado e um arquivo csv com os detalhes do erro será baixado.
  10. Você pode criar essas contas e tente buscar os usuários novamente.
  11. Após buscar o conjunto de usuários necessário, clique em  Avançar.

O que outras pessoas estão dizendoIniciar processo de migração

No Painel de Controle , navegue até Migração em Administração de Correio. Certifique-se de que as senhas de origem não sejam alteradas após adicionar os usuários para migração. A senha deve ser a mesma até que todo o processo de migração seja concluído. Você pode adicionar várias migrações de servidores diferentes ou do mesmo servidor para diferentes conjuntos de usuários para uma migração planejada e em fases.

  1. A lista de migrações que você adicionou será listada na página Migrações.
  2. Clique no link ‘Iniciar’, na migração que você acabou de adicionar para iniciar a migração.
  3. A migração será agendada e o status será ‘Em andamento’ para a migração que está atualmente em execução.
  4. Você pode visualizar o status de migração global na listagem, e status de migração detalhado na seção Contas.
  5. Para a migração de email, relatórios detalhados, juntamente com as informações da pasta, estarão disponíveis.
  6. Clique na contagem no  campo Total  para visualizar as informações detalhadas sobre os detalhes da migração em pastas.
     
  7. Em cada conta,  os erros, se houver, também serão listados com detalhes. Clique em Falha para visualizar o número de e-mails não migrados e o motivo.
  8. Da mesma forma, você também pode visualizar as estatísticas da migração de contatos clicando na respectiva contagem na categoria Total.
  9. Os detalhes da migração do calendário também podem ser visualizados na mesma página. Clique na respectiva contagem sob total na categoria Calendário para ver os detalhes.

Caso haja alguma falha ao migrar contatos e calendários, clique no botão  Exibir contatos de falha  ou  Exibir calendários de falha  na parte superior direita da janela. Para obter mais informações sobre os motivos da falha na migração, siga esta página de ajuda.

Nota:

Você pode remover o acesso que você deu ao aplicativo na página de listagem Migrações . Clique na opção Aplicativos instalados no canto superior direito da página, selecione a opção G Suite e clique em Remover . Verifique se não há migrações em andamento antes de remover o aplicativo. Você precisará instalar o aplicativo Zoho Mail e verificá-lo novamente para adicionar outras migrações.