Inbound Marketing indispensável - CRM7 - Zoho Partner Brasil

Inbound Marketing indispensável

By 8 de novembro de 2018Marketing

 Será Que Inbound Marketing É O Que Você Precisa?

É preciso entender que o inbound marketing é uma estratégia que utiliza muitas formas de marketing de conteúdo – blogs, eventos, SEO, mídias sociais e muito mais – para criar reconhecimento de marca e atrair novos negócios.

Em contraste com o outbound marketing, no qual os profissionais de marketing tentam encontrar clientes “empurrando” suas soluções, o inbound marketing desperta a atenção dos clientes e torna a empresa mais fácil de ser encontrada.

Quando pensamos sobre os métodos tradicionais de marketing, normalmente pensamos em outbound… comprando anúncios de rádio e TV, veiculando anúncios impressos, comprando listas de e-mail, cold calling, publicidade em outdoors ou patrocinando um estande em uma feira de negócios.

Estamos levando nossa mensagem de marketing para um determinado público, esperando por uma resposta, um lead e novos negócios.

É claro que ainda há uma enorme necessidade de outbound marketing e o inbound não é destinado a substituir essa forma de publicidade … mas, em vez disso, destina-se a aprimorá-la e complementá-la.

Por que O Inbound Marketing Está Em Alta Hoje?

Vivemos em um mundo de abundância de informação e escassez de atenção – e o ritmo de criação de informação está se acelerando.

Tanto que 90% dos dados no mundo de hoje foram criados apenas nos últimos dois anos.

Os compradores de hoje são mais capacitados. A web fornece uma enxurrada instantânea de informações.

Eles podem acessar especificações detalhadas, preços e avaliações sobre um produto ou serviço 24 horas por dia, 7 dias por semana, com alguns movimentos de seus polegares.

Enquanto isso, a mídia social os incentiva a compartilhar e comparar, enquanto os dispositivos móveis acrescentam uma dimensão onde e quando quiser a cada aspecto da experiência.

O Inbound Marketing é tão poderoso porque você tem o poder de dar ao usuário / consumidor exatamente as respostas que ele procura no momento exato em que ele precisa.

Isso cria confiança, reputação e autoridade em qualquer nicho que você esteja praticando.

Por causa disso, táticas de marketing tradicionais baseadas em “alugar” a atenção que outros construíram – e interrompendo o comprador no processo – estão se tornando cada vez menos eficazes.

Embora isso varie muito com a complexidade do produto e a maturidade do mercado, os compradores de hoje podem estar entre dois terços e 90% do caminho durante sua jornada antes de se envolverem com o representante de vendas de um fornecedor.

Hora de Inbound Marketing!

Para substituir táticas de marketing desatualizadas de “empurrar as coisas”, as empresas estão implantando novos métodos voltados para a conscientização, o desenvolvimento de relacionamentos e a geração de leads.

Em suma, com o inbound marketing é possível criar o cenário onde você atrai clientes, ao invés de persegui-los.

Ele ajuda os potenciais clientes a encontrar sua empresa nos estágios iniciais de seu processo de tomada de decisões, o que leva a uma influência mais forte em suas futuras decisões de compra.

O método inbound se concentra na criação de conteúdo de qualidade que atrai as pessoas para o seu negócio e marca.

Eles já estão procurando respostas online, pesquisando sua empresa, verificando seus concorrentes e tentando decidir se eles realmente precisam de seu serviço ou produto. Assim, o objetivo é ter conteúdo que fale para todos esses cenários e estágios do processo de compra, a fim de capturar essas pessoas interessadas onde elas naturalmente estão online.

Ao alinhar o conteúdo que você publica com os interesses de seus clientes, você atrai naturalmente o tráfego que você pode converter, fechar e encantar com o tempo

Por que você precisa de inbound marketing para sobreviver

O inbound marketing oferece inúmeros benefícios. Quando utilizado de forma eficaz, pode:

  • Formar uma preferência de marca e influenciar futuras compras.

  • Gerar compartilhamentos de mídia social e links.

  • Colocar os clientes no banco do motorista.

  • Ajudar nos esforços de otimização dos mecanismos de busca.

  • Aumentar o conhecimento da marca.

  • Permitir que os clientes se envolvam com sua marca no ponto de necessidade, 24 horas por dia, sete dias por semana.

  • Gerar leads qualificados por menos dinheiro (quando comparado ao marketing tradicional/outbound).

Ao contrário das iniciativas de marketing tradicionais, os esforços internos se desenvolvem com o tempo.

Por exemplo, um conteúdo de qualidade oferece muitos benefícios imediatos e de longo prazo.

Chama a atenção para a sua empresa quando é lançado e continuará a fornecer recursos aos seus clientes, contanto que eles permaneçam no seu site. À medida que o conteúdo ganha mais exposição, ele pode se tornar uma fonte contínua de tráfego de entrada via otimização de mecanismos de busca (SEO), compartilhamentos sociais e boca a boca.

A chave é criar uma estratégia de conteúdo adaptada à sua persona e ao estágio do ciclo de compra em que ela está.

Ao fazer isso, você está fornecendo um conteúdo valioso voltado diretamente para esse visitante específico. Isso ajuda a diminuir o ciclo de compras, responder suas objeções e criar confiança.

Todos esses fatores resultam em um tempo de vendas curto, leads mais qualificados e um funil de vendas mais confiável para sua equipe de vendas.

Tipos de Inbound Marketing: O Que Faz Uma Campanha De Sucesso

Não existe uma tática única de inbound marketing que funcione bem por conta própria.

O inbound marketing não pode ser segmentado em categorias separadas, com cada seção detendo poder independente.

Embora dependamos de SEO para atrair visitantes da pesquisa orgânica, esse SEO não funciona se não houver conteúdo.

Sem as mídias sociais, os blogs não alcançam novas pessoas interessadas.

E SEO, conteúdo e mídia social são completamente inúteis sem um processo de geração de leads.

As campanhas de marketing de entrada mais bem-sucedidas incorporam todos ou parte dos seguintes elementos:

SEO

Search Engine Optimization é uma parte integrante do marketing inbound eficaz.

Usando uma análise eficaz de palavras-chave, design de sites, landing pages bem estruturadas e outras “melhores práticas” de SEO para lançar sua empresa até o topo dos resultados de pesquisa garante que seu conteúdo seja visto pelo público alvo certo e traga os leads certos.

Blogs

De longe, a forma mais comum de inbound marketing, o blog pode desempenhar um papel poderoso na geração de tráfego e na promoção de leads.

Mídia Social

Com 67% dos adultos online usando as mídias sociais para compartilhar informações, você não pode negligenciar comunidades muito populares, como Facebook, Twitter e Pinterest.

Eventos ao vivo e webinários

Leve o inbound marketing para o próximo nível com webinários e eventos ao vivo.

Como Iniciar Sua Estratégia De Inbound Marketing

Quando falamos sobre inbound marketing, quanto mais você investir, maior será o seu retorno.

Criar um conteúdo matador é mais sobre inteligência e comprometimento do que sobre orçamento.

Não jogue dinheiro nisso – coloque sua cabeça e seu coração nisso!

Veja como começar:

  1. Identifique o seu público-alvo e aprenda tudo o que puder sobre eles. Você não pode escrever conteúdo para informar seus clientes até saber o que faz seu público-alvo funcionar.

  2. Determine sua história única e atraente. Por que seu público deve ouvi-lo?

  3. Escolha suas plataformas de entrega. Blog? Tweets? Facebook? Pinterest?

  4. Crie e execute seu calendário de conteúdo.

É importante criar um cronograma que disponibilize consistentemente conteúdo relevante e novo para continuar engajando seu público.

Lembre-se de que na hora de trabalhar seu assunto, seu tema deve estar focado nos problemas do cliente, não no seu negócio.

Em vez de se concentrar no conteúdo ‘suficiente’, os profissionais de marketing devem se concentrar em publicar conteúdo de qualidade.

Conteúdo que educa o público e constrói marcas e autoridade.

O conteúdo certo será compartilhado, aumentando seu alcance, aumentando a conscientização, aumentando a confiança e aumentando os leads.

O conteúdo errado irá perder seguidores e prejudicar sua reputação.

E não se esqueça de reservar um tempo para análise semanal.

Esta etapa ajudará você a entender a eficácia dos seus esforços de inbound marketing e como eles podem ser aprimorados.

Automatize Os Processos

Inbound marketing não pode ser considerado como o único meio de gerar negócios.

Para alcançar uma abordagem mais equilibrada, combine os esforços internos com as atividades de outbound, como nutrir leads, pontuação de leads e outros componentes de automação de marketing.

A automação de marketing capacita os profissionais de inbound marketing com ferramentas e estratégias para converter fãs e seguidores em leads e clientes.

A automação realiza isso cultivando relacionamentos com leads que ainda não estão prontos para comprar (na maioria das vezes, por meio de campanhas de email direcionadas).

A automação também aprimora seus esforços de inbound ajudando você a separar leads legítimos dos não tão legítimos. Além disso, conectar a automação de marketing ao sistema de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) garante que nenhum dos seus leads se perca no meio do caminho.

Aprenda A Quantificar Seu Sucesso

Ao medir o sucesso de seus esforços de inbound marketing, há uma infinidade de métricas para escolher. Independentemente de você decidir ver as classificações de SEO, os links de entrada ou o número de artigos publicados, você certamente obterá algumas informações sobre o desempenho de suas campanhas.

No entanto, não se envolva apenas em basear suas decisões nas atividades de marketing.

Por exemplo, ter 5.000 seguidores no Twitter pode parecer impressionante, mas é apenas uma métrica de vaidade.

Ela poderia fazer seu ego se sentir bem, mas é apenas isso.

Esse número não oferece muita percepção em termos de resultados comerciais reais.

Em vez disso, você deve estar olhando para métricas financeiras que mostram como o retorno sobre investimento (ROI) do marketing ajuda sua empresa a gerar mais lucros e crescimento mais rápido quando comparados com seus concorrentes.

Uma dessas métricas valiosas é o tráfego orgânico, que envolve pessoas que encontram seu site por outros meios, além de digitar seu URL ou pesquisar o nome de sua marca.

Então, digamos que você seja uma empresa de contratação de pessoal e um cliente em potencial digite “soluções de equipe local” em uma pesquisa do Google.

Se o nome da sua empresa aparecer nos resultados, você se beneficiará de uma pesquisa orgânica bem-sucedida.

Rastrear quanto desse tráfego é convertido em leads lhe dará uma ideia de como você pode ajustar suas estratégias de marketing.

Dando um passo adiante, você deve estar acompanhando as tendências (não apenas os números concretos) para que você possa ver a rapidez com que sua presença online está melhorando.

Algumas soluções de automação de marketing têm esse tipo de funcionalidade útil incorporada.

Faça O Inbound Marketing Trabalhar Para Você!

Em nossa sociedade acelerada, onde a Internet e as redes sociais moldam nossas decisões diárias, os clientes estão expostos a mais informações do que nunca.

Esse fenômeno não apenas os torna mais instruídos, mas também está causando uma mudança nos comportamentos de compra.

Como resultado, os esforços de marketing B2B e B2C devem ser ajustados para responder a essa mudança.

As empresas de hoje estão percebendo que os esforços de outbound sozinhos não são suficientes para gerar lucros. Em vez disso, o inbound marketing pode ser utilizado para atrair mais leads e promover uma melhor preferência de marca.

Para ter sucesso no marketing inbound, as empresas precisam introduzir uma abordagem disciplinada à criação de conteúdo, introduzir ferramentas de automação de marketing que possam ajudá-los a nutrir e classificar leads e otimizar como esses leads fluem pelo pipeline de vendas.