A arte de atender sorrindo! - CRM7 - Zoho Partner Brasil

A arte de atender sorrindo!

By 23 de agosto de 2018Blog

Quando entramos para o mercado de trabalho, somos profissionais crus, que se bem lapidados e se nunca deixarmos de buscar conhecimentos, podemos ter uma carreira de sucesso.

Cada experiência de trabalho, seja num supermercado, numa loja, de qualquer função, traz um aprendizado e uma bagagem para o currículo. Basta sabermos ouvir, questionar e buscar aprender.

Aos 18 anos comecei a trabalhar no telemarketing de uma empresa de TI, sem saber absolutamente nada. Nem Facebook tinha e já era muito utilizado pelas pessoas. Setor de vendas é sempre um obstáculo para mim, pois vejo que precisa ter um pouco de dom pra se sair bem.

Depois de algum tempo, passei para o setor de suporte, onde atendia as solicitações dos clientes e tentava ajudar da melhor forma possível na resolução do problema. Atendi todo tipo de pessoa, desde as mais calmas até as mais furiosas. Uma das colaboradoras disse uma vez pra mim:

– Cris, atenda os clientes sorrindo, porque o sorriso e a simpatia faz qualquer um desmoronar.

Eu fiz e não é que ela tinha razão. Eu percebi uma grande diferença no retorno do cliente para comigo. Acontecia muito de atender clientes bravos e eu já soltava:

– Bom dia Fulano, tudo bem com você? Em que posso lhe ajudar?, numa entonação simpática.

Ele já ia se acalmando e no final dávamos boas risadas, falávamos do tempo e até me contavam como tinha sido seu fim de semana ou como se chamava sua mãe.

E não pense que isso não ocorre com nós também. As vezes você teve um dia de trabalho ruim, estressante,trânsito complicado por causa da chuva, celular sem bateria, com fome de leão, se molhou do carro até a lanchonete que parou para comprar sua janta, nem deu boa noite para a atendente e já vai olhando o cardápio, ela lhe deseja uma boa noite com gosto de noite boa mesmo, sorri, lhe olha nos olhos e lhe atende fazendo você repensar se vale mesmo a pena toda essa carranca.

Você sai de lá até mais leve e termina sua noite em paz pelo simples fato de a moça da lanchonete ter lhe atendido bem.

Então, você que está lendo esse artigo e não é dono ou líder de algum setor em alguma empresa eu lhe digo:

ande sorrindo, seja simpático até com o mendigo de rua. Generosidade gera generosidade.

E você que é proprietário de um negócio ou está à frente de algum departamento em alguma organização: sorria em dobro. O sorriso é uma grande artimanha.

Você as vezes pode não ter o melhor preço de mercado, nem o melhor produto ou serviço, mas você sabe falar, sabe conquistar o cliente e acaba mostrando à ele que a sua empresa pode realmente ser a melhor opção apenas por sorrir.

Faça como eu, teste essa técnica e perceba a diferença.

 

Sorria, você está sendo filmado!

Leave a Reply