Skip to main content

Conheça 5 desafios do recrutamento digital

By 15 de fevereiro de 2022maio 25th, 2022b2b, Blog, Gestão de Pessoas, Trabalho remoto, Zoho Recruit

Conheça 5 desafios do recrutamento digital – e prepare-se para superá-los!

Da noite para o dia, a tecnologia mudou drasticamente o processo de recrutamento.

Então, enquanto muitas empresas de recrutamento ainda estão se acostumando com o “novo normal”, surgiram desafios que exigem soluções intuitivas.

E isso é essencial para manter as empresas competitivas no mercado de trabalho atual!

Felizmente, muitos desses são problemas que recrutadores sempre enfrentaram.

Nesse artigo, vamos discutir 5 desafios do recrutamento digital, com sugestões de soluções tecnológicas!

Desafio 1:
O talento local é limitado

Empregadores do mundo todo estão com dificuldade para encontrar candidatos adequados.

Solução:
Diversificar fontes de candidatos e expandir sua pesquisa!

Hoje, mais de 73% dos candidatos a emprego estão apenas procurando passivamente por um emprego.

E, com o trabalho remoto se tornando mais comum, o mercado de trabalho competitivo está começando a exigir que você procure além do seu próprio quintal em busca do talento certo.

Felizmente, isso traz benefícios, como aumentar a qualidade de suas contratações, além de reduzir o tempo de preenchimento.

Com as ferramentas de automação certas, milhões de candidatos a emprego podem descobrir seus anúncios todos os dias, por meio do Google, empregos no Facebook e vagas no LinkedIn.

Além disso, se você optar por contratar funcionários internacionais, terá diversas origens culturais, experiências de trabalho e habilidades em sua organização, o que também ajuda a combater o preconceito.

Desafio 2:
Candidatos qualificados estão escassos

O problema que a maioria das empresas e empresas de recrutamento enfrenta hoje é como atrair os melhores talentos e colocar candidatos altamente qualificados nas funções certas.

Na verdade, mais de 80% dos recrutadores dizem que a marca empregadora afeta a sua capacidade de atrair talentos.

Solução:
Priorizar a qualidade ao invés da quantidade!

Uma prioridade para os recrutadores é manter uma esteira de candidatos de alta qualidade e uma marca empregadora respeitável.

Assim, ser cuidadoso mesmo nos estágios iniciais do processo de recrutamento é essencial para evitar contratações inadequadas.

A boa notícia é que é possível automatizar a análise de currículos, triagem e avaliações pré-contratação, com recursos que são projetados para eliminar de forma rápida os candidatos que não são qualificados.

Desafio 3:
Oferecer uma experiência de qualidade ao candidato

Encontrar cada candidato é uma tarefa monumental! Por isso, o recrutador gasta muito tempo engajando com ele, enquanto tenta oferecer uma experiência positiva.

Solução:
Comunicar de forma precisa e concisa!

Hoje, praticamente todo o processo de recrutamento é digital.

Como resultado, é fundamental ter linhas abertas de comunicação com os clientes em potencial.

Além disso, é preciso desenvolver um bom relacionamento com eles, evitando uma alta desistência de candidatos.

Assim, é preciso nutrir esses clientes em potencial, mantendo seu esteira de talentos engajada com conteúdo criativo da sua marca empregadora.

De fato, 83% dos candidatos afirmam que a sua experiência de seleção melhoraria se os empregadores fornecessem um cronograma claro do processo de contratação.

Então, a comunicação é a chave!

Por isso, desde os passos iniciais da contratação, é interessante usar e-mails automatizados para gerenciar a comunicação com os candidatos. Isso inclui soluções para mensagens em massa, integrações de ponte telefônica e muito mais!

Desafio 4:
Anúncios de emprego abaixo do padrão

Atrair os talentos certos é fundamental para o sucesso futuro da sua empresa.

Portanto, é importante ser criativo nas próprias descrições de cargos!

Inclusive, descrições de cargos insuficientes e genéricas não apenas irão desencorajar bons candidatos – elas podem atrair outros que não são qualificados!

Infelizmente, isso faz com que a equipe de seleção e recrutamento desperdice tempo e recursos valiosos eliminando esses candidatos inadequados.

Solução:
Melhore as descrições dos cargos!

Todos sabemos que a contratação dos melhores talentos começa com a atração desses candidatos.

Assim, o desafio é descrever claramente os requisitos do trabalho enquanto oferece aos potenciais candidatos uma noção da cultura da sua empresa.

Primeiro, verifique se o seu anúncio de emprego está sendo exibido por mecanismos de pesquisa como o Google.

Portanto, é preciso escolher o cargo mais eficaz, além de outras palavras-chave realmente relevantes. Isso ajuda a converter uma visualização ou uma visita em uma inscrição enviada!

Aliás, certifique-se de incluir essas palavras-chave também em sua cópia do anúncio, título da página e meta descrição.

Além disso, usar modelos de descrição de vagas e atualizar os anúncios de vagas que você publica em seu site de carreiras e assemelhados ajuda a acelerar seu processo de recrutamento.

Primeiro, porque constrói um banco de talentos melhor, ajudando a atrair as pessoas certas – quase tão bem quanto o programa de inteligência artificial para recrutamento da Zoho Recruit faria!

Afinal, as descrições das vagas estão diretamente relacionadas às habilidades que os candidatos listam em suas candidaturas, certo?

Segundo, com uma boa descrição, é possível chamar a atenção de candidatos mais passivos, mas que estão preocupados com a missão da empresa e possuem valores parecidos aos da força de trabalho atual.

Desafio 5:
Métricas de desempenho complicadas

Sem métricas de desempenho adequadas, os recrutadores podem achar difícil melhorar sua estratégia de contratação.

Solução:
Otimize seus dados de recrutamento

Toda grande contratação traz oportunidades de ampliar sua rede, construir relacionamentos e identificar talentos para o futuro.

Por isso, uma boa análise durante o recrutamento ajuda a reduzir o custo de cada contratação, otimizando o tempo para encontrar talentos mais rápido.

Portanto, melhore a qualidade do banco de dados de candidatos… e saia na frente!

Lembre-se: quanto mais vagas abertas você tiver, mais importante é medir os indicadores para impulsionar sua estratégia de contratação!

Conheça uma ferramenta para superar todos esses desafios

Para competir no mercado atual, é hora de parar de adivinhar e começar a usar dados e tecnologia na hora de contratar.

Por isso, ter um sistema de aquisição de talentos como o Zoho Recruit te ajuda entender melhor os desafios do recrutamento… e refinar as soluções!

Com esse sistema simples e baseado em dados, você tem tudo o que precisa para encontrar e se relacionar com todos os candidatos que deseja em sua equipe!

Clique aqui para saber como o Zoho Recruit pode ajudar seu departamento ou agência de Recursos Humanos!

Close Menu