Hoje queremos contar a história por trás da Zoho Corp.
Em 1996, o empresário indiano Sridhar Vembu fundou em Pleasaton (EUA), a AdventNet, empresa mãe da Zoho, focada na administração de redes.
Ao longo dos anos, a empresa, que desde o início desenvolve seu software em Chennai, começa a concentrar os seus esforços no desenvolvimento de aplicações em nuvem, customizáveis e adaptáveis por desenvolvimentos em qualquer tipo e tamanho da empresa.
Em 2005, anuncia o lançamento do Zoho Writer, originado do atual Zoho Docs e seu best-seller, Zoho CRM.
Naquela época, ele já havia rejeitado um de capital de 200 milhões de dólares para manter sua independência e é isso, Zoho é especial e tem um jeito especial de fazer negócios. Ele sabe que o mundo do software é extremamente competitivo e sabe que é difícil reter talentos, então ele tenta criar vínculos com seus funcionários. Oferece bolsas de estudo para estudantes sem recursos do ensino médio para estudar na Universidade de Zoho.
Ano após ano, a empresa continua lançando diferentes aplicações no mercado para completar uma coleção com mais de 30 aplicativos distribuídos em 6 áreas:
– Marketing e vendas Zoho Design
– E-mail, comunicação e colaboração.
– Processo empresarial
– Finanças
– Atendimento ao cliente
– Recursos humanos.
Os valores da Zoho
Colocar a atenção no que importa.
A Zoho investe mais em desenvolvimento de produtos e suporte ao cliente do que em vendas e marketing. Ao não investir grandes somas em publicidade, mantém uma política de preços acessível a qualquer cliente, concentrando-se no desenvolvimento e melhoria dos seus produtos.
Privado e lucrativo
A Zoho é uma empresa privada, que manteve sua independência, apesar das tentativas de múltiplos investidores em controlá-la. É rentável e conta com cerca de 3.500 funcionários, dos quais cerca de 15% vêm de sua própria universidade.
Crescimento sustentável
A suíte da Zoho cresce. Ela irá adicionar aplicações para atender às diferentes necessidades de seus usuários, mas não vão comprar outras empresas, vão criar o seu próprio software, a sua própria solução com os seus próprios valores.
Em 2015, a empresa atingiu 15 milhões de usuários, número que continua crescendo.
Uma curiosidade: o nome Zoho é um acrônimo para Small Office Home Office.
Ficou interessado em conhecer os produtos Zoho?
Veja outras matérias do nosso blog e nos chame para uma conversa. Podemos trazer um custo benefício para a sua empresa e transformar seus negócios.