Como podemos visualizar o retorno dos investimentos em Marketing e Customer Success? Vamos te explicar como usar a métrica ROI (Return On Investment) para fazer isso!
O termo ROI (que, traduzido, significa “Retorno sobre o Investimento”), se refere à métrica usada para entender se está valendo a pena investir em determinados canais (no caso de Marketing) ou no acompanhamento do cliente (no caso do Customer Success).
Então, analisando o ROI, podemos acompanhar e criar metas baseadas em resultados palpáveis!
Em um departamento de Marketing, o público recebe atenção desde o momento inicial, sempre com o intuito de atrair leads (clientes em potencial).
Por isso, é papel do Marketing educar os leads e os clientes atuais, para que estejam sempre atualizados das novidades do produto, serviço, segmento ou ecossistema relacionado à empresa.
Gerando conteúdos pertinentes à realidade do cliente, esse departamento também se relaciona com o de Customer Success, que está sempre sugerindo soluções customizadas para as dores e necessidades do cliente.
Inclusive, dados muito interessantes da área apontam que esse esforço sai mais em conta quando comparado com o CAC (Custo de Aquisição de Clientes).
De fato, em média, é sete vezes mais barato manter clientes atuais do que adquirir novos!
Afinal, esses clientes já estão acostumados com sua empresa e seus processos e, provavelmente, já foi criado um ótimo rapport (ligação de empatia) com eles.
Portanto, vale a pena pensar duas vezes antes de decidir onde você estará alocando seus esforços e investimentos dentro da empresa!
Como calcular o ROI da sua empresa?
Para calcular o ROI, usamos a seguinte fórmula:
O valor da receita gerada menos o valor dos custos e investimentos deve ser dividido pelo valor dos custos e investimentos.
Inclusive, existem soluções tecnológicas que podem ajudá-lo a tomar essa decisão de forma automática e prática.
Assim, analise sua realidade… e tome a melhor decisão pela sua empresa tendo todos os dados em mãos!
Um exemplo de tecnologia que oferece ferramentas para ajudar a empresa a manter este dados é o software Zoho Analytics!
Com essa plataforma, você tem acesso a uma análise completa de ROI e de muitos outros dados para entender se os investimentos já realizados estão sendo financeiramente recompensadores.
Você não precisa escolher entre manter os clientes atuais ou adquirir novos: alcance os dois com Zoho Analytics!