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ROI (Return On Investment): o que é e como aplicar

By 10 de março de 2022maio 25th, 2022B2B, B2C, Blog, Customer Success

Como podemos visualizar o retorno dos investimentos em Marketing e Customer Success? Vamos te explicar como usar a métrica ROI (Return On Investment) para fazer isso!

O termo ROI (que, traduzido, significa “Retorno sobre o Investimento”), se refere à métrica usada para entender se está valendo a pena investir em determinados canais (no caso de Marketing) ou no acompanhamento do cliente (no caso do Customer Success).

Então, analisando o ROI, podemos acompanhar e criar metas baseadas em resultados palpáveis!

Em um departamento de Marketing, o público recebe atenção desde o momento inicial, sempre com o intuito de atrair leads (clientes em potencial).

Por isso, é papel do Marketing educar os leads e os clientes atuais, para que estejam sempre atualizados das novidades do produto, serviço, segmento ou ecossistema relacionado à empresa.

Gerando conteúdos pertinentes à realidade do cliente, esse departamento também se relaciona com o de Customer Success, que está sempre sugerindo soluções customizadas para as dores e necessidades do cliente. 

Inclusive, dados muito interessantes da área apontam que esse esforço sai mais em conta quando comparado com o CAC (Custo de Aquisição de Clientes).

De fato, em média, é sete vezes mais barato manter clientes atuais do que adquirir novos!

Afinal, esses clientes já estão acostumados com sua empresa e seus processos e, provavelmente, já foi criado um ótimo rapport (ligação de empatia) com eles.

Portanto, vale a pena pensar duas vezes antes de decidir onde você estará alocando seus esforços e investimentos dentro da empresa!

Como calcular o ROI da sua empresa?

Para calcular o ROI, usamos a seguinte fórmula:
O valor da receita gerada menos o valor dos custos e investimentos deve ser dividido pelo valor dos custos e investimentos.

Inclusive, existem soluções tecnológicas que podem ajudá-lo a tomar essa decisão de forma automática e prática.

Assim, analise sua realidade… e tome a melhor decisão pela sua empresa tendo todos os dados em mãos!

Um exemplo de tecnologia  que oferece ferramentas para ajudar a empresa a manter este dados é o software Zoho Analytics! 

Com essa plataforma, você tem acesso a uma análise completa de ROI e de muitos outros dados para entender se os investimentos já realizados estão sendo financeiramente recompensadores.

Você não precisa escolher entre manter os clientes atuais ou adquirir novos: alcance os dois com Zoho Analytics!

Project ROI Analytics with Zoho Analytics