Por que a automação de marketing é importante para o seu negócio - CRM7 - Zoho Partner Brasil

Por que a automação de marketing é importante para o seu negócio

By 19 de novembro de 2018Marketing
automação de marketing

Automação é o futuro. A automação de marketing, em particular, pode transformar uma equipe de marketing enxuta em uma força a ser considerada, permitindo que startups e empresas em crescimento possam competir com empresas de grande escala na guerra pela atenção do cliente. O número de opções é vasto, e pode ser um desafio encontrar a combinação ideal de ferramentas de automação de software como serviço (SaaS).

Ao explorar suas opções, comece pelos objetivos mais imediatos da empresa. Então, ganhe o buy-in de seus colegas com vitórias rápidas e consulte especialistas. As melhorias de desempenho são reais e há muitas evidências de que as empresas podem atingir suas metas de crescimento maximizando a eficiência do SaaS e minimizando os custos operacionais. Deixe os bots cuidarem do dia-a-dia e dê à sua equipe a chance de ser criativo.

O que você imaginaria ao ouvir o termo automação? Um chão de fábrica com robôs industriais ou um escritório corporativo onde os trabalhadores foram substituídos por máquinas? Talvez até o mundo do pós-trabalho ? Você pode estar certo, mas o que as pessoas geralmente não pensam é uma empresa em crescimento que precisa de uma maneira escalável de crescer. O marketing é tão importante para as empresas de médio porte quanto para as grandes empresas. No entanto, as empresas menores geralmente desconhecem a simplicidade de integrar a automação de SaaS em seu fluxo de trabalho. Tudo começa com a suposição de antigos pressupostos e a análise das suas necessidades.

O que é automação de marketing e por que isso importa?

A maioria das empresas adora o conceito de SaaS – o desafio está em executar uma implementação adequada. Lembre-se da história do tigre e dos tênis? Dois rivais em uma excursão na selva acordaram no meio da noite com gritos de “Tigre no acampamento! Corra! O primeiro saiu correndo da tenda, mas o segundo sentou-se e começou a calçar tênis. O primeiro voltou e disse: “Não há tempo para isso, você não pode fugir de um tigre com aqueles!” O segundo disse: “Eu não preciso fugir do tigre. Eu só preciso fugir de você. No mundo dos negócios, isso significa que aproveitar a ferramenta certa geralmente é a melhor maneira de ter sucesso. A automação de marketing de SaaS está correlacionada estatisticamente com o melhor desempenho financeiro. Mesmo um pequeno investimento em automação de marketing tende a gerar retornos desproporcionais que podem impulsionar seus negócios para o topo. Como somos orientados a dados, aqui está uma análise de algumas das métricas mais relevantes para ajudar você a usar os sapatos.

67% dos líderes de marketing confiam na automação de marketing e  21% planejam implementar uma nova plataforma de automação de marketing no próximo ano. Além disso, 82 % dos profissionais de marketing reconheceram um retorno positivo sobre o investimento (ROI) da automação de marketing e disseram que isso os torna mais eficientes. Enquanto a maioria dos profissionais de marketing foi desafiada por gerar leads e desenvolver conhecimento da marca, os principais profissionais de marketing que utilizavam inteligência artificial (IA) e automação de marketing SaaS já haviam passado para tarefas com impactos financeiros mais fortes, incluindo a melhoria das oportunidades de marketing para vendas e retendo clientes existentes.

Como começar a automação de marketing

Comece pequeno e defina suas métricas de sucesso antecipadamente. Os principais indicadores de desempenho (KPIs), como taxa de abertura, conversão e vendas, ajudarão você a navegar pela infinidade de opções que enfrentará ao fazer sua escolha. A tática mais fácil e potencialmente mais eficaz para lidar com as suas campanhas de e-mail. A técnica mais fácil que não envolve codificação ou configuração de qualquer tipo de lógica programável é utilizar os recursos especializados disponíveis para você, como campanhas de gotejamento que podem gerenciar aspectos transacionais do comércio de conversação .

Gere, gerencie e acompanhe seu marketing. 

O marketing de conteúdo é quente, mas a maioria das empresas simplesmente publica conteúdo inócuo e fica surpresa quando seus esforços geram vendas zero. É mais importante produzir qualidade do que produzir uma quantidade alta. Depois de descobrir a mensagem apropriada na forma de white papers, estudos de caso e relatórios do setor, você poderá otimizar seu conteúdo para conversões. Procure softwares que ampliem o engajamento com agendas de cadência de contatos, formulários de solicitação de depoimentos, etc. Os dados coletados precisam ser filtrados para entender as oportunidades de geração de receita que você não conseguia ver antes. Use os kits de ferramentas de integração e interfaces de programação de aplicativos (APIs) para tarefas como conectar o gerenciamento de relacionamento com o cliente ao tratamento de tickets. Procure áreas onde o software legado pode ser atualizado,

O impacto da automação de marketing

Os resultados devem ser notados em menos de 30 dias após a implementação. Por exemplo, para uma empresa com vendas de milhões de libras por ano, o aumento nas vendas deve ser de cerca de 10% ao ano. O investimento em automação para chegar a esse ponto deve ficar entre 2% a 5% da receita total. À medida que o processo é implementado, o C-Suite terá que estar pronto para lidar com os problemas de gerenciamento de mudanças rapidamente e capacitar os funcionários a irem de tarefas de marketing repetitivas para pensar estrategicamente. Lembre-se que um sistema automatizado sem supervisão humana é apenas uma roda de hamster mais rápida, e você está com o objetivo de fazer um foguete.

Fonte: Revista Forbes