Skip to main content

10 sinais de que você está fazendo a liderança certa

By 25 de julho de 2019Blog, Processos de Negócios

O que faz para um grande líder? Esta pergunta foi feita muitas vezes, e provavelmente não há uma resposta definitiva para ela. A marca de um bom líder pode ser encontrada de muitas maneiras, e se você não tem certeza de que está fazendo a sua liderança corretamente, fique atento a esses dez sinais que informam se você está indo na direção certa:

 

  1. Você é acessível

 

Mais frequentemente do que não, o que as pessoas procuram em seu líder é que eles sejam acessíveis, alguém a quem podem pedir ajuda. Pergunte a si mesmo se você é essa pessoa para sua equipe. Uma das marcas de um verdadeiro líder é ser acessível. Seja seu ir para a pessoa para quando eles estão em apuros, e mais importante, ser  confiável .

 

  1. Você mantém um temperamento tranquilo

 

Uma das maiores fraquezas de um líder é o temperamento deles. Pergunte a si mesmo se você é o tipo de pessoa para manter a calma durante situações estressantes ou se você explodir sua cabeça no momento em que sentir o cheiro de problemas. Manter a compostura é uma das melhores características que um líder pode ter, e não é algo que você vê com frequência. Da próxima vez que sua equipe atrapalhar sua tarefa ou se você estiver sendo gritado por seus clientes, tente manter a calma porque, como diz o ditado, “serviço com um sorriso levará um longo caminho”.

  1. Você é bom com feedback

 

Todo mundo comete erros e o líder não é exceção. A coisa a ser notada é como o líder lida com seus erros sendo apontados e quão bem eles respondem à crítica construtiva. É fácil deixar que o seu ego tire o melhor de si e anote o feedback, mas se quiser ser um bom líder, mantenha sempre a mente aberta e receba críticas com uma perspectiva positiva.

 

  1. Você é sincero

 

Você provavelmente se viu em uma situação em que você tem que dar más notícias à sua equipe ou ser honesto quando alguém está vindo até você para sua opinião. Como você lida com essas situações? Como você fornece feedback sobre o desempenho de sua equipe? Ser direto é uma das maiores marcas de um bom líder. Seja seu colega ou até mesmo seu melhor amigo, você deve ser capaz de dar uma má notícia sem revestir com açúcar. Seja franco, mas não cruel.

 

  1. Você transmite positividade

 

Todo mundo precisa de informações positivas dos outros, e mais ainda no ambiente de trabalho, onde a pressão e o estresse de tudo isso são suficientes para tirá-lo de toda a sua energia. Pergunte a si mesmo se você é o tipo de pessoa que sempre procura  uma fresta de esperança mesmo em situações desafiadoras e se você é o tipo de pessoa que carrega a positividade e a espalha por toda parte. Um bom líder sabe como manter sua equipe motivada com a quantidade certa de energia. A Harvard Business Review e a Gallup PollsConcluíram de suas pesquisas que 50% da força de trabalho está desinteressada em vir para o trabalho, independentemente dos benefícios oferecidos, se sentirem que seu bem-estar emocional não é atendido. Um bom líder não tem apenas uma perspectiva positiva, mas também compartilha essa positividade com os membros de sua equipe. Afinal de contas, um local de trabalho positivo trará resultados positivos. 

 

  1. Você pode lidar bem com a responsabilidade

 

Responsabilidade e responsabilidade andam de mãos dadas quando você está tentando ser um bom líder, e uma das qualidades de um bom líder é saber quando dar um passo adiante e assumir a culpa. Saber colocar-se na frente de sua equipe, especialmente quando há uma situação ruim balançando seu caminho. Aprenda a ser responsável pelos erros de sua equipe e pelos seus. E o mais importante, saber quando avançar e assumir a responsabilidade que é esperada de você. Você não pode desistir enquanto sua equipe trabalha mais duro.

 

  1. Você é um bom ouvinte

 

Como mencionado anteriormente, uma das marcas de um bom líder é ter a mente aberta. Sobre o mesmo tema, um bom líder também deve ser um bom ouvinte. Ninguém quer um cachorro velho que não possa aprender novos truques. Um bom líder deve ser capaz de aceitar novas idéias e ouvir mudanças. 

 

  1. Você dá crédito quando é devido

 

Todo mundo gosta de dar um bom tapinha nas costas pelo trabalho que fizeram bem, e em uma equipe isso pode ser a maior força motriz para deixar seus membros empolgados em ir trabalhar. Para ser verdadeiramente apreciado como um bom líder, não se esqueça de dar crédito onde é devido – para apreciar e recompensar o trabalho duro.

 

  1. Você conhece sua equipe

 

Às vezes é fácil ser desconectado de sua equipe depois de ter sido entregue a uma posição de liderança, e isso pode afetar o desempenho de sua equipe porque, para mantê-los em seu melhor desempenho, você precisa saber como eles trabalham e jogam com eles. forças. Uma  pesquisa conduzida pela Deloitte mostrou que um ambiente de trabalho inclusivo aumenta o desempenho da equipe em 17% e a colaboração da equipe em 29%. Então, para ser um bom líder, você deve conhecer e entender sua equipe. Com ferramentas de comunicação instantânea como o  Zoho Cliq , você pode reunir sua equipe em uma única plataforma, eliminar barreiras de comunicação e construir uma cultura de trabalho inclusiva.

 

  1. Você é líder, não chefe

 

Há uma diferença considerável entre ser um chefe e ser um líder. É fácil identificar um chefe. Um chefe é alguém que ‘gerencia’ sua equipe, enquanto um líder é alguém que sabe como levar a equipe adiante enquanto gerencia o trabalho ao mesmo tempo. É fácil microgerenciar e ainda mais fácil de mandar em volta. Pergunte a si mesmo se você gerencia ou se você lidera. São as pequenas coisas que fazem a diferença.

 

Então, você tem isso, 10 sinais para saber se você está fazendo sua liderança direita. É difícil restringir as amplas habilidades e desafios da liderança a apenas 10 pontos, mas se você concordar com a maioria dos pontos mencionados, parabéns! Você está no caminho certo. 

 

Fonte: https://www.zoho.com/cliq/blog/10-signs-youre-doing-leadership-right.html

Close Menu