Profissionais de suporte – Este post é escrito pelo convidado Greg Smoragiewicz, Gerente Sênior de Marketing de Conteúdo da Aircall.
O suporte ao cliente ainda é um país estrangeiro para muitas equipes de vendas. Certamente, eles viajam para lá de tempos em tempos, quando interesses mútuos se alinham repentinamente, mas geralmente retornam dessas breves expedições, sem nenhuma compreensão adicional dos costumes locais.
Como cidadão do departamento de Marketing, sou um vizinho neutro que depende do meu entendimento das duas tribos para realizar meus negócios. Portanto, se eu puder desempenhar o papel de embaixador por um momento, gostaria de lembrar às vendas algumas verdades da equipe de suporte que elas podem ter esquecido.
O marketing não é o único gerador de leads.
No funil de vendas padrão, o Marketing é responsável por atrair clientes em potencial curiosos e convertê-los em leads qualificados. Mas nem todas as jornadas dos clientes seguem esse funil familiar. Às vezes, leads incandescentes chegam à porta do departamento de vendas sem nenhum cuidado prévio. E quando o fazem, esses presentes geralmente são cortesia do Suporte ao Cliente.
Como a confiança do consumidor diminuiu amplamente nos últimos anos, as referências pessoais e as análises por pares tornaram-se ainda mais influentes no processo de compra. E, sejamos honestos, é muito mais provável que os clientes apreciem uma excelente experiência de serviço do que uma campanha de marketing inteligente.
Portanto, nunca subestime uma equipe de suporte de primeira classe. Mais da metade dos clientes estão dispostos a experimentar uma nova marca ou pagar um preço premium por uma garantia de ótimo serviço. E em uma análise plurianual, os clientes gastaram 2,4 vezes mais anualmente com as marcas que oferecem as melhores experiências.
O suporte também pode estar mais próximo.
O impacto na receita de uma forte reputação de serviço é inegável, mas admito que pode ser um pouco difícil de atribuir. No entanto, existem várias maneiras mais diretas de suporte para fechar vendas.
O exemplo mais óbvio é um upsell oportuno. Os profissionais do Suporte experiente podem perceber quando os clientes podem ser melhor atendidos por um produto complementar ou assinatura premium. Muitas vezes, os clientes consideram suas recomendações de baixa pressão mais atraentes do que as ofertas diretas fornecidas por Marketing ou Vendas.
Fonte Zoho Blog: https://www.zoho.com/crm/blog/3-realities-sales-teams-remembered.html